7 de setembro de 2010

Iva Domingues desentende-se com fotógrafos

ivadominguesfotografia


Foi na passada sexta-feira que a TVI celebrou, nas emissões de As Tardes da Júlia e de Você na TV o aniversário da estreia de Big Brother. No entanto, nem tudo correu bem nos bastidores.


É que, os diversos fotógrafos que lá estavam levaram Iva Domingues a ter um ataque de nervos. Quem o garante é a edição da TV 7 Dias desta semana. Ao que parece, a apresentadora não gostou de ter sido fotografada e exigiu que as imagens fossem apagadas.


Iva alegou que não estava em condições de ser fotografada e que não era ela a entrevistada.


Quiosque: TV 7 Dias

Gala dedicada a “Morangos com Açúcar” a 19 de Setembro

morangos_com_acar_musical

Depois de ter revelado que a 15 de Setembro a estação de Queluz de Baixo emitirá uma gala com vista a apresentar os novos trunfos do canal e a homenagear grandes nomes do panorama audiovisual português, a TV 7 Dias anuncia mais uma emissão especial da TVI.


Será no domingo, 19 de Setembro, e em directo de um local ainda por confirmar, que o canal transmitirá uma gala dedicada à conhecida série juvenil. Na sequência dos musicais, os actores da sétima temporada terão, assim, mais uma oportunidade de se despedirem do seu público. Ao que tudo indica, também as novas caras da oitava temporada serão apresentadas.


Tudo isto para que, no dia seguinte, 20 de Setembro, chegue aos ecrãs a nova série. A não perder!


Quiosque: TV 7 Dias

“A Fátima não se portou bem”, diz Nuno Santos



Depois de se ter confessado ao Correio da Manhã de ontem, o director de programas da SIC é um dos entrevistados da edição desta semana da revista TV 7 Dias. Uma conversa sincera e directa, em que não fugiu a qualquer pergunta.


Questionado sobre o facto de a SIC ainda não ter conseguido ser líder um único mês, desde que assumiu o cargo, o jornalista foi peremptório: “Quando cheguei, não prometi a SIC imediatamente líder. Disse que a estação pretendia ser mais inovadora, irreverente e interventiva. Não se conseguiu na exacta medida em que eu pretendia, porque sou um eterno insatisfeito, mas o caderno de encargos está a ser cumprido. Hoje, a oferta da televisão temática pesa cerca de 20 por cento no mercado. Nesse contexto, enquanto canal generalista, a SIC é a estação líder naqueles que são os seus públicos prioritários, os targets comerciais.”


Em cima da mesa esteve, claro está, a transferência de Fátima Lopes para a TVI. E sobre isso, Nuno Santos não quer alongar-se: “Tenho pouco a dizer sobre isso porque aquilo que me importa é o futuro, não o passado. Lamento a perda da Fátima. Acho que ela é um nome forte da televisão em Portugal, mas acho que não se portou bem com a SIC. Desejo-lhe sorte. É uma pessoa por quem tenho, até, estima.” E, agora é Conceição Lino quem vai dar o litro nas tardes do canal. E o que poderão os portugueses esperar de Boa Tarde? “Será uma tarde diferente. Teremos uma fase de habituação dos públicos a uma apresentadora que, nos últimos 18 anos, fez outras coisas. Uma situação que, vista de fora, significaria fraqueza – devido à saída de Fátima Lopes -, mas que transformámos numa situação de força!”, explicou, frisando ainda que Conceição Lino não deixará “de ser quem é”.


Não querendo entrar em polémicas, o director de programas fez questão de elogiar a concorrência, nomeadamente André Cerqueira, que nas suas palavras, “deu boas provas e quer ganhar este novo combate. Ainda não o vi fazer muito, também não teve tempo, mas tem falado bastante.” E sobre José Fragoso? “gosto muito do Fragoso, é sério a trabalhar, mas não me peça para falar sobre os conteúdos da RTP. Não sou crítico de televisão. Durante os meus anos, todos os dias se escrevia sobre a RTP e agora constato que não é assim…”


Prestes a terminar, Nuno Santos deixou bem claro que continuará a desempenhar o cargo de responsável pela programação, mesmo com a chegada de Gabriela Sobral: “O Luís Marques entendeu reforçar a nossa estrutura de produção e, conceptualmente, isso está certíssimo. A Gabriela é uma das profissionais de televisão mais competentes e experientes que conheço e vai ajudar a SIC a ser mais forte. Eu gosto de trabalhar com os melhores”, frisou.


Por último, uma questão curiosa: “Não teve a hipótese de comprar a Casa dos Segredos, que a TVI vai exibir?”, perguntou o entrevistador, recebendo como resposta: “Na grelha da SIC, os géneros fundamentais são ficção, desporto, informação e entretenimento, onde incluo os reality-shows. Um programa com o perfil de A Casa dos Segredos – ou outros que temos identificados – cabe na nossa grelha”.


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 07/09/2010

Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Maria João Luís é “Alice Mendes Soares” em “Malmequer”


Decorrem a todo o vapor as gravações da nova telenovela de Rui Vilhena. Com um elenco de luxo, esta será “uma história de grandes mulheres e da sua força”, tal como o próprio argumentista confessa à revista ANA.

Uma dessas grandes mulheres será desempenhada por Maria João Luís, conceituada actriz portuguesa que tem dado vida a vilãs. Mas, desta vez, será uma das “boazinhas”: Alice Mendes Soares. E quem é esta senhora?


Alice é uma mãe de família que faz tudo para dar uma boa vida ao marido, Belmiro (Nuno Homem de Sá), e aos filhos, Tiago (Pedro Granger), Vitória (Margarida Vila-Nova) e Ana (Sara Butler). Um dia, assiste, sem querer, ao envolvimento do companheiro num crime e fica vê-se envolvida numa luta interior. Para não o denunciar à polícia, decide desaparecer, fazendo com que todos acreditem que faleceu.

Algum tempo mais tarde, Alice regressa com o objectivo de recuperar a vida que deixou no passado, no entanto, encontra o marido casado com a ex-cunhada, Júlia (Fernanda Serrano), e os filhos renegam-na.


Triste, dedica-se a cem por cento à carreira, tornando-se numa mulher de sucesso e com muito dinheiro. Perante estas alterações, Belmiro quer voltar para a sua vida e os filhos também. Todavia, Alice sabe que tudo isto é apenas por interesse. O que deverá fazer? Perdoá-los? Ou esquecê-los de vez?

Será este um dos grandes dilemas de uma das principais personagens da substituta de Meu Amor, que promete prender os portugueses do primeiro ao último minuto.


Catarina Avelar lamenta falta de convites



Afastada dos ecrãs desde que terminou de gravar Conta-me Como Foi, em Agosto de 2009, para a RTP, a actriz continua em casa à espera que o telefone toque.


É em entrevista à Correio TV desta semana que a própria actriz afirma: “Os autores não escrevem para actores da minha idade, ao contrário do que acontece em Espanha ou no Brasil”.

Quando será que alguém voltará a chamar tão talentosa actriz? A dúvida permanece no ar…


CITAÇÃO DO DIA:


“Estou habituada ao ritmo da novela, mas um actor deve ser versátil e agarrar coisas diferentes”


Sara Barradas



Número do dia:


26.1%


Foi a quota de mercado média alcançada pela derradeira emissão de À Procura do Sonho – Face Model of The Year 2010.



Quiosque: ANA, Correio TV

Para lá das 24


Terminou ontem o programa de moda da SIC. "À Procura do Sonho - Face Model Of The Year" esteve no ar seis semanas, e elegeu como vencedores Diogo Abreu e Joana Cruz.

No cômputo geral, achei as seis emissões fracas. Apesar de o primeiro episódio ter tido a força dos castings, dos cromos e dos talentos, as restantes acabaram por estragar o programa. As audiências provaram isso mesmo.
Antes da grande final deste domingo, foram exibidos os mais variados desafios. Fotografia, desfiles de passarelle, anúncios de publicidade e lições de postura, foram a base de quatro dos programas de "À Procura do Sonho". As ideias destas provas foram bem pensadas. O problema esteve na sua produção, e na elaboração de todo o programa no geral. Os episódios três a cinco foram totalmente monótonos, principalmente o último referido. Visualizar concorrentes a enfrentar o mesmo desafio, a confessarem as mesmas emoções, a ouvirem praticamente os mesmos comentários da parte dos jurados só poderia ter essa falha como resultado. A CBV foi pouco inovadora, e acabou por ficar muito longe na produção de formatos como "America's Next Top Model" ou "Project Runway", ambos emitidos na SIC Mulher. Foi pena.


Por exemplo, neste último programa, foi notória uma falta de coesão. Caso contrário não teríamos verificado que todos os concorrentes foram sujeitos a avaliações sobre a mesma prova - desfilar. Significa isto o quê? Apesar de mudarem de roupa, era impossível que estes conseguissem melhorar a sua performance de um desfile para o outro, num curto intervalo de dez minutos. Resultado? Voltámos a ouvir os mesmos comentários dos três jurados sobre os finalistas de "Face Model Of The Year".

Por outro lado, e na minha visão, os concorrentes eram extremamente fracos. Sim, de facto notei finalmente alguma evolução do primeiro programa para a gala final. Afirmo isto porque, até ao dia de ontem, considerei os finalistas demasiado "pobres de espírito", com falta de atitude, sem postura. Questiono eu, como pode alguém desejar e afirmar querer ser modelo quando uma das suas características seja a timidez, e a falta de à vontade? Posso enumerar, entre os vinte finalistas, vários que se destacaram por isso mesmo.
É caso para dizer que a beleza nem sempre é o pilar fundamental na carreira de um artista. Neste sonho de "Face Model Of The Year", tal facto foi notório.
De referir igualmente as respostas feitas dos concorrentes, dadas com um ar de "tira-me o microfone da frente". Esta postura não se justifica só com os nervos, pois uma das supostas características de um modelo é a sua atitude descontraída.

Mas há mais: os apresentadores. Enquanto Vanessa Oliveira fez jus à aposta da direcção de programas da SIC para a condução de "À Procura do Sonho", Pedro Guedes foi uma autêntica nódoa. É verdade que o conhecido manequim não é, nem nunca será um bom apresentador. No entanto, isso não é desculpa para o seu péssimo trabalho. Se nos programas gravados, as suas falhas eram visíveis, na última gala foi totalmente impossível não as notar. De tal forma que o partner de Vanessa Oliveira acabou por ser apenas um pequeno acessório do programa, dando a cara por entrevistas rápidas aos elementos da família dos concorrentes.
Destaco novamente a menina do "Fama Show", que foi âncora de "À Procura do Sonho". Disso não tenho dúvidas.

Questiono por fim Piet-Hein, que muito bom trabalho já demonstrou: o dinheiro para "Face Model Of The Year" era assim tão baixo para a CBV produzir o programa desta forma?

6 de setembro de 2010

Frente a Frente

Boa noite e bem-vindo ao Frente A Frente desta semana!

Os programas de moda marcaram a edição da última segunda-feira. Esta noite mudamos de tema e vamos ter frente-a-frente dois grandes nomes femininos da representação em Portugal: Carla Andrino e Marina Mota!



Carla Andrino é, no meu entender, um dos maiores exemplos de que hoje em dia os actores não possuem rótulos. Até ao ano de 2007 vimo-la desempenhar, na grande maioria dos casos, papéis cómicos. No entanto, a TVI deu-lhe uma oportunidade de mostrar que não era apenas humorista. E a sua São Costa

provou, claramente, que ela é, definitivamente, uma actriz versátil.


Cenas intensas, muito bem conseguidas e que só vieram ajudar a que esta produção conquistasse ainda mais telespectadores. A meu ver, esta personagem ajudou a que muitos portugueses também mudassem a imagem que tinham desta excelente actriz.


Simpática, bonita e muito carismática, assim é Carla Andrino, alguém por quem tenho uma admiração especial. Que bom foi ver o seu talento reconhecido em telenovelas. E espero que continue o excelente percurso que tem construído, até porque senhoras destas há muito poucas!


Para sempre guardarei expressões como Tchanam! ou Cansas-me a Beleza, que a sua Lu de A Outra tantas vezes entoou. É isto que se pede a um actor, que faça com que as pessoas se identifiquem com a personagem por ele interpretada e que a “adorem”. E eram muitas as pessoas que adoravam esta “nova rica”. Confesso que eu próprio via esta trama de Tozé Martinho em grande parte por causa deste núcleo.

Mas não é só a representar que Carla Andrino dá cartas. Quem não se lembra do segundo lugar alcançado na primeira série de Dança Comigo? Segui atentamente o seu percurso e adorava vê-la mostrar a Portugal o quão bem dançava. Talvez por isso acabasse por ajudar um dos casais de Cantando e Dançando por Um Casamento de Sonho, na TVI. Prestável como ninguém, sem sombra de dúvidas que foi uma aposta ganha.

Actualmente, vê-mo-la em Espírito Indomável, novamente como mãe da sua filha, Marta Andrino. Uma prova de que a família desta actriz é, de facto muito talentosa! Ver mãe e filha representarem aquilo que são na vida real é, de facto, uma mais valia para os telespectadores da trama líder de audiências.

Por muito que aqui escreva tudo isto será sempre pouco. Afinal de contas, tantos anos de carreira de Carla Andrino e a admiração que por ela nutro são difíceis de resumir em poucas linhas. Carla Andrino? Sim, eu Adoro, e você?




Marina Mota é das caras mais remotas da televisão que guardo na minha memória. E de facto, os anos 90 foram para ela os anos de ouro na pequena caixinha que mudou o mundo. Na grandiosa SIC de Rangel, Marina Mota deu a cara por inúmeros formatos feitos à sua medida e que foram sucessos incríveis. Lembro-me de, por exemplo, Ora Bolas Marina, Um Sarilho Chamado Marina, ou até mais tarde já na TVI, o mítico Bora Lá Marina que me prendia à televisão pela proximidade que Marina trazia em cada personagem que desempenhava. Desde à desbocada Matilde até ao irresponsável Bisnagas.

E Marina tornou-se assim, ao longo da sua carreira, a voz de todo um povo português, expressando, literalmente, o que lhe vai na alma de uma maneira extremamente peculiar. Prova disso, e fora do contexto televisivo, são as prestações da actriz do teatro de revista. É ali, numa conciliação bem conseguida entre o humor e a as nossas preocupações do dia-a-dia, que Marina nos alerta acerca do que vai mal neste país onde vivemos, através das suas habituais ironias ou levantando a sua imponente voz num intenso ‘lamúrio’, em tudo conveniente e oportuno.

E são estas múltiplas facetas que caracterizam Marina Mota enquanto mulher e profissional. Prova disso foi a sua única presença em telenovelas. Em Fascínios (2007) Marina Mota esteve à altura ao desempenhar uma personagem completamente fora da sua linha mais conhecida, o humor, mas que mesmo assim tinha um contagiante toque da própria Marina, nas formas como falava e nesse inconformismo de que falei, inato a esta actriz.


Mas apesar de todas estas qualidades e ricas características de Marina, é profundamente triste que uma actriz como Marina Mota não tenha actualmente um projecto a solo na TV. Ela própria o lamenta, mas pouco ou nada pode fazer. Vivemos numa época em que o trabalho dos nossos profissionais se resume a números e audiências, havendo um esquecimento ingrato de carreiras consolidadas ao longo de largos anos, como é o caso de Marina.

No fundo (e que ironia), Marina é actualmente vítima de ‘males’ e hábitos que sempre foi criticando ao longo dos anos com a sua assumida frontalidade, quer na televisão, quer no teatro de revista, quer na sua própria vida. E reforço, isso é de lamentar!

.


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre À Procura do Sonho/Projecto Moda:


Projecto Moda, por Tiago Henriques - 57%

À Procura do Sonho, por Pedro Esteves - 43%

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do
Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a edição desta semana do Frente a Frente.

Ainda a Casa Pia

Não concordo nada com a generalidade das críticas que tenho lido (na imprensa, nas redes sociais, nos blogues…) à cobertura que as televisões fizeram, na passada sexta-feira, à leitura da sentença do processo Casa Pia, que condenou Carlos Cruz e os restantes arguidos a penas de prisão efectiva. E não concordo porque, tendo acompanhado em permanência as emissões especiais de RTP, SIC e TVI, acho que elas foram muito mais ponderadas e serenas do que o início do caso, há sete anos, prometia.


Acusam a televisão de ter montado um circo no campus de justiça, com muitas horas em directo? O que queriam, afinal? O processo Casa Pia pode não ter sido o mais importante caso judicial português (o caso FP-25 teve outra dimensão), mas foi seguramente o mais mediático, num tempo em que nada escapa ao escrutínio da opinião pública. É perfeitamente natural que o fim (veremos…) de um caso de pedofilia que envolve vários arguidos e, entre eles, um dos mais populares apresentadores portugueses suscite a atenção que as estações de televisão lhe concederam.


Depois, não acho que tenha faltado serenidade à generalidade dos jornalistas. A cobertura foi longa, é certo, mas ponderada, procurando a contextualização jurídica com especialistas no terreno ou em estúdio, cumprindo aquilo que são as regras jornalísticas. Houve, além disso, trabalhos de grande qualidade: o de Maria João Ruela, como aqui já destaquei. Mas também o de Cristina Esteves e Rita Marrafa de Carvalho, na RTP. Ou o de Clara de Sousa, que, à noite em estúdio, soube fazer as perguntas duras que qualquer mortal faria a Carlos Cruz.

Esta noite..


..mais um duelo no Frente a Frente. Todas as segunda-feiras ele está presente no Televisão-Opinião. Vai querer ficar de fora?

“Faltam novelas realistas em Portugal”, afirma Aguinaldo Silva

equipa_laos_de_sangue


É em entrevista à edição desta semana da revista Maria que o argumentista brasileiro volta a falar um pouco sobre a ficção que se faz em território luso.


Na opinião de Aguinaldo Silva “as novelas portuguesas, de uma maneira geral, apelam mais para a fantasia”, usando como exemplo uma das tramas de Queluz de Baixo: “O Espírito Indomável, por exemplo, é visivelmente uma fantasia, que não tem muito a ver com o que as pessoas estão a viver actualmente. Claro que isto não é um defeito, é uma escolha”, frisou.


Todavia, embora não seja um grande fã deste estilo, o autor de Tieta percebe que é algo que tem vindo a cativar os portugueses: “Estas novelas têm muita audiência e, por isso mesmo, reafirmo que não é um defeito, é uma escolha da estação que as produz. O que eu penso é que também existe espaço para as mais realistas; é isso que falta na televisão portuguesa”, afirmou.


E é precisamente a realidade portuguesa aquilo que Laços de Sangue, a nova telenovela que supervisiona trará de novo, até porque “esta novela é baseada, sobretudo, na actualidade”: “O desemprego, a crise, a barreira que se cria em relação aos jovens quando precisam de entrar no mercado de trabalho, tudo isto está presente. Este não é um trabalho sociológico, é ficção… todos estes problemas são tratados ficcionalmente. Para além disso, é muito portuguesa, com uma linguagem coloquial, que nunca nenhuma outra teve. É a linguagem das ruas, aquilo que as pessoas estão a falar”, concluiu Aguinaldo Silva.


Quiosque: Maria

Fala-se! 06/09/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!


Alexandra Lencastre

De regresso aos palcos, com a peça Um Eléctrico chamado Desejo, a actriz confessou-se a Carlos Castro, numa entrevista para o jornal Correio da Manhã.


Entre muitos temas abordados, Alexandra falou sobre a sua vida pessoal e frisou que Piet Hein Backer foi o “homem da sua vida”: “Sem dúvida! Parecíamos metade da mesma laranja, éramos muito parecidos. Ele completava as minhas frases, resolvíamos as coisas da mesma maneira, e foi pai das minhas filhas. Foi a época mais feliz da minha vida. Devo a ele ter estas filhas maravilhosas. Estou ligada a ele até à morte pelas nossas filhas. Tenho um grande carinho por ele, e acho que isso é muito importante.”, explicou.





Gonçalo Diniz


A imprensa chegou a noticiar que o actor estava a começar a envolver-se com a colega de Voo Directo Micaela Reis, mas, na passada sexta-feira, calou todas as bocas, ao surgir numa festa do LUV, com a verdadeira namorada.


Natural de São Paulo, Juliana surgiu ao lado de Gonçalo Diniz e foi apresentada a todos os seus amigos. O casal esteve junto e apaixonado durante toda a noite.


Quiosque: Correio da Manhã

“Eu proporia a Bárbara (para as tardes da SIC)”, diz Francisco Penim

franciscopenin


É já na próxima semana que estreia o novo programa das tardes de Carnaxide. Após a saída de Fátima Lopes para a TVI, Nuno Santos decidiu terminar com Vida Nova e passar a dar uma Boa Tarde aos seus telespectadores. Como cara do formato elegeu Conceição Lino.


Foi em declarações à Notícias TV que Francisco Penim falou um pouco sobre a rentrée da estação que dirigiu no passado. No caso particular das novas tardes, o antigo director de programas confessou: “A Conceição vai ter de fazer algumas cedências. Para a carreira dela é bom, mas para a SIC é uma aposta arriscada. Eu proporia a Bárbara. Lembro-me de falar com ela e de ela se ter mostrado disponível para fazer a manhã ou a tarde. Admito que agora internamente não haja grandes soluções”, explicou.


Todavia, parece que esta hipótese nunca esteve nos planos, até porque a apresentadora de Atreve-te a Cantar está prestes a entrar em licença de maternidade. No entanto, é já sabido que terá um novo programa em 2011. Será este novo formato o substituto de Companhia das Manhãs?


Quiosque: Notícias TV

Hernâni Carvalho já se estreou!


Foi no Companhia das Manhãs desta segunda-feira que a nova aposta da SIC marcou presença nos ecrãs da estação, após a tão badalada contratação.
As razões que levaram Hernâni Carvalho a abandonar a TVI, estão relacionadas com a possibilidade de o jornalista poder participar na construção de novos conteúdos.

Rita Ferro Rodrigues afirmou que o jornalista é a maior referência das manhãs da televisão portuguesa, tendo por base estudos de mercado.

Ainda esta manhã, Hernâni Carvalho entrevistará uma das vítimas do processo Casa Pia.

Revista de Imprensa 06/09/2010


Segunda-feira, dia 6. Bem-vindo à Revista de Imprensa desta manhã!


República das Perguntas em Outubro na RTP2

Na sequência das comemorações do centenário da república, a RTP continua a apostar em séries que retratam a efeméride que neste ano se comemora.

República das Perguntas é um desses exemplos. Esta série irá ter exibição na RTP2 e distingue-se pelo seu elenco, maioritariamente infantil. Nela, meninos e meninas, vestidos a rigor, vão mostrar como era ser criança quando a República dava os primeiros passos.

Jorge Wemans, director da RTP2, caracteriza esta aposta no elenco infantil como uma verdadeira “aventura”. Já Pedro Cavaleiro, guionista de República das Perguntas, garante que o mais difícil nesta série foi “encontrar registos diferentes para cada um dos 30 guiões” que compõem a série.

República das Perguntas estreia dia 4 de Outubro, na RTP2!



Salve-se Quem Puder em CD


Apesar do insucesso da temporada 2010 do programa de Verão Salve-se Quem Puder, a verdade é que ainda antes de Marco Horácio e Diana Chaves se despedirem dos telespectadores haverá uma nova aposta em torno do programa.

Vai estar disponível, em breve, o CD Salve-se Quem Puder onde estarão reunidas as músicas que fizeram parte deste mítico programa. Hits de Verão como Rebolation ou Tutti Frutti Summer Love, que acompanhava os alucinantes segundos de ‘bobagem’, estarão certamente presentes nesta compilação do programa de Verão da SIC.

É caso para dizer: E soltem a música!



CITAÇÃO DO DIA
"O que deve chocar as pessoas é o que não está bem. E não apenas uma imagem gratuita"
Hernâni Carvalho


NÚMERO DO DIA
1,3
Este foi o resultado, em share, do quarto dia de emissão do TVI 24 na MEO. Desde 1 de Setembro que este canal não é exclusivo dos pacotes da ZON estando incluido também no serviço MEO e, desde então, tem-se posicionado audimétricamente mais próximo da concorrente RTPN mas ainda longe da líder e pioneira no segmento, SIC Notícias.

Quiosque: Notícias TV, Correio TV, Telenovelas

5 de setembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Após a sua estreia no ano passado, e para além dos apresentadores habituais (Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes), já passaram pelo "Companhia das Manhãs", Vanessa Oliveira, Liliana Campos e Nuno Graciano na apresentação. Os resultados foram e continuam a ser bastante prejudiciais para a SIC e sem fazerem frente à concorrência. Desde que se iniciou o verão o programa tem menos quase 1 hora de duração do que "Verão Total" e "Você na TV" o que teoricamente era mais fácil para conquistar melhores resultados. Com a saída de cena de Rita Ferro Rodrigues, a luta fica pior, mas têm um pequeno trunfo chamado Hernâni Carvalho.

Joana Cruz e Diogo Abreu são os vencedores de "À Procura do Sonho - Face Model Of The Year"
















Bastou hora e meia de emissão, para se divulgarem os novos modelos agenciados por Fátima Lopes. Diogo Abreu, de 16 anos, e Joana Cruz, um ano mais nova, foram os felizardos da noite, tendo brilhado e captado mais elogios por parte dos jurados, em comparação com os restantes concorrentes.
De referir igualmente que, no sexo masculino, Miguel Guerreiro e Renato Seabra completaram o top três da final do programa. Em relação ao sexo feminino, Inês Junqueira e Diana Vinha conseguiram chegar ao último desafio de À Procura do Sonho.

É caso para dizer que a ingenuidade dos mais novos, acabou por vencer a experiência dos mais velhos!

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
André Cerqueira, enquanto director de programas, decidiu apostar num enlatado na gaveta da TVI e transmiti-lo no período late-night, após a transmissão das novelas. E se começou por ser uma aposta de quinta-feira, esta semana alargou-se a todos os dias e com resultados muito satisfatórios. "O Prédio do Vasco", programa de anedotas de fraca qualidade, conseguiu após as 24h20, share na volta dos 30% e conquistar mais espectadores que por exemplo "Passione" na SIC que começa por volta das 23h40. Se é para continuar a aposta, não sei, mas que resultou lá isso resultou.

André Saraiva diz adeus a "Projecto Moda"

Andr_Saraiva

Terminou à instantes mais um episódio da versão portuguesa de Project Runway. Com um desafio de equipa, as criações dividiram os jurados. Não houve apenas elogios para uma única peça, o que deixa transparecer o cansaço que já está presente em cada um dos concorrentes.

Ainda assim um deles teve que dizer adeus ao sonho de se tornar no melhor desginer. E, tendo em conta também o percurso anterior, André Saraiva acabou por ser o candidato expulso. Pedro Reis voltou a vencer mais um desafio.


Para a semana há mais e serão conhecidos os dois grandes finalistas de Projecto Moda!

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite. Depois de conhecidas as três primeiras escolhas no "Melhor & Pior da Semana" durante a manhã, fique com as últimas escolhas entre as 22h e as 24h.
Pior da Semana RTP1
No âmbito das suas repetições de verão, a RTP1 decidiu voltar a transmitir, em blocos de dois episódios e após as 23h a série de grande qualidade "O Dia do Regicídio". A aposta não poderia ter sido tão desastrosa. A verdade é que a série nem 200 mil espectadores conquistou (à mesma hora até a RTP2 tinha mais audiência). E se falarmos em quota de espectadores, esta ficou bem abaixo dos 10%, enquanto que por exemplo a TVI fazia mais de 40%. Não fosse a série, a RTP1 teria uma semana mais positiva. Esperam-se melhores resultados das 4 mini-séries a estrear para o centenário da República.

O Protagonista

Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição de O Protagonista.
Se na semana passada Manuela Moura Guedes ocupava a cadeira de destaque desta rubrica, neste domingo é Carlos Cruz que lá está sentado.


Com o processo Casa Pia, o ex-apresentador de televisão foi falado, comentado, debatido e julgado. É impossível não considerarmos ter sido a pessoa que mais protagonismo deteve esta semana. Independentemente dos motivos que o levaram a ser noticiado, a verdade é que esteve envolvido num dos casos mas morosos da justiça portuguesa.
Não vou falar nesta rubrica de quem é culpado do quê, ou de quem fez o quê. Vou apenas relatar factos, dos quais tenho a certeza serem reais. Actualmente, são as cunhas e os amigos dos amigos que fazem a justiça do nosso país. São estes que ultrapassam a força das leis, e corrompem a nossa pátria. Basta estar dentro de um processo que envolva advogados e tribunais, para chegar a esta conclusão. Afirmo-o por experiência própria.
Logo, quando alguém defende que é possível que um indivíduo pague a uma criança para ela prejudicar um arguido, eu só tenho que acreditar. Já sei como funciona o sistema. E isso pode ser provado pelo vídeo que Carlos Cruz divulgou para demonstrar a sua inocência. Nele, encontramos várias incongruências que apenas vêem demonstrar que algo não bate certo. Alterações numa casa que não foi modificada. Afirmações de jovens bastante duvidosas.
No mínimo, estranho.



Não quero com isto defender a inocência ou culpa de Carlos Cruz, mas sim demonstrar que com dinheiro e relações de confiança se pode corromper a justiça. Não sei se o apresentador de 1,2,3 violou ou forçou crianças a terem práticas sexuais com ele ou com outros. É impossível ter a certeza disso. Segundo o que sei, e pelo que um dos primeiros advogados deste processo me confessou, existem muitas coisas que ainda não vieram a público. Coisas horríveis. Logo, muito do que foi feito nunca se saberá. Infelizmente.

Depois da decisão final sobre os crimes que cada arguido cometeu, inicia-se a fase dos recursos, significando isto um continuar do processo Casa Pia.
Se para algumas das vítimas, o julgamento de sexta-feira foi uma luz ao fundo do túnel, para outras ela não chegou para acalmar a revolta que as tortura. há anos. É de facto uma situação muito complicada, que um ser humano que nunca tenha sofrido na pele abusos sexuais possa comentar. As palavras não chegam para descrever o sofrimento de menores a serem violados.

De referir por isso um aspecto que devemos aprender com este processo, relacionado com o facto de não podermos ter em conta aquilo que os arguidos já foram, o que fizeram, o que demonstraram ser. Só uma pessoa sem escrúpulos, e com sérios problemas mentais, poderia abusar de crianças.
Refiro isto porque muitas das pessoas são capazes de afirmar que Hugo Marçal e Ferreira Diniz são culpados, mas duvidar da culpa de Carlos Cruz por ter sido um senhor da televisão. Obviamente que cada um pensa o que quer, no entanto já não seria a primeira vez que se encontrava na vida humana um "Aníbal mil caras".

O que desejo a todo este processo vem do fundo do coração. Espero que a verdade venha ao de cima, que os corruptos sejam descobertos, os criminosos condenados e as verdadeiras vítimas ouvidas pela justiça. Já chega de tentarem calar a boca daqueles que realmente sofreram.

Fecho


Muito boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha O Protagonista da semana. Passado uma hora não perca o reste da rubrica O Melhor & Pior da Semana.

Bons e maus momentos

1. Bons e maus momentos marcaram a cobertura dedicada pelos diferentes canais à leitura da sentença do processo Casa Pia. No fim, as contas que interessam, para a TV como para os jornais ou as rádios, é que a verdadeira rentrée foi vivida ali, a partir do Campus de Justiça. Ao pé disto, nem o centenário da República, nem o campeonato de futebol, nem (muito menos) as eleições para a Presidência terão expressão. Esperemos a continuação da saga.


2. Está confirmado: Sinais de Fogo foi um fracasso. Na forma, no conteúdo, nas audiências e, naturalmente, na longevidade também. Miguel Sousa Tavares volta agora ao comentário, abandonando de novo o jornalismo tradicional. É tudo o que tem a fazer. Há caminhos que não têm regresso.


3. Excelente ideia, a da RTP2: recriar a vida das crianças em 1910, com República das Perguntas. E, no entanto, o problema mantém-se: como será a direcção de actores? Serão capazes, os miúdos recrutados, de transportar-nos para o início do século passado ou, pelo contrário, parecerão apenas mais uma série de cachopos do século XXI a fingir que estão em 1910, num intervalo dos seus jogos de vídeo, dos seus chats de Internet e das suas tardes a ouvir os Gorillaz no iPod?


4. Diz Fernanda Serrano que ser vilã "é muito mais interessante". Repete Sara Barradas que está a adorar fazer de vilã noutra telenovela. Confirma-se: esta gente não tem sequer uma ideia de qual o primeiro desafio da representação: a interpretação de emoções, muito mais do que a construção de um boneco. Estamos nos domínios do teatro de marionetas, não mais - e dizê-lo já é insultar o teatro de marionetas, que não o merece.

Esta noite..


... descubra qual O Protagonista da semana! Às 21:00.

Episódio Seguinte MCA

Boa tarde e bem-vindo ao Epísodio Seguinte - Morangos com Açúcar desta semana!

Leo magoa-se no pulso

Fábio diz a André que a relação dele com Nuno acabou pois não tem notícias do namorado. André não sabe o que dizer ao amigo.
Fábio liga a Nuno mas este tem o telemóvel desligado. Furioso, atira o telemóvel e acerta no pulso de Leo. Jorge entra em pânico, pois o baterista poderá não conseguir participar no concerto do dia seguinte e, se isso acontecer, vão ter de pagar uma indemnização.

Leo passa a noite em casa de Papoila e Paula cede-lhe a sua cama para que este fique mais confortável, dormindo no sofá. Mariana ajuda Leo a vestir o pijama e este convida-a para dormir com ele na mesma cama. No dia seguinte, Leo acorda e vê que não está melhor do pulso. Jorge avisa-o de que, se ele não puder tocar vai ter de pagar uma indemnização de 2 500€. Triste, decide então que é melhor vender a sua bateria para pagar a dívida.
.
.
Célia parte para os EUA

Célia diz a Linda que no próximo ano não vai estar na escola, pois vai dar aulas para Nova Iorque. Linda fica surpreendida mas deseja felicidades à professora, agradecendo a sua presença na escola.

CURTAS:
- Isabel revela que é Shimie
- Carmo é convidada pelo padeiro para tomar café

.
Quiosque: Mariana

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
A série juvenil da SIC esta semana esteve em alta. É certo que não faz frente à novela da TVI, e fica um pouco atrás de "Quem Quer Ser Milionário" na RTP1, mas "Lua Vermelha" conseguiu ao longo da semana alcançar cerca de quase 900 mil espectadores e uma média de share superior ao que a estação conseguia no diário total. Após a rentrée no dia 13 de Setembro, Nuno Santos irá manter "Lua Vermelha" em horário nobre ou vai empurrá-la para mais um "novo" horário, depois de ser o tapa-buraco que "Salve-se Quem Puder" se tornou em horário nobre?

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
É sabido que o "Jornal da Uma" ao fim de semana não faz frente à concorrência, mas recuperava durante a semana e tinha conquistado o segundo lugar neste horário. Mas isso foi antes da época estival. Após o início do verão o noticiário das 13h da TVI perdeu muito terreno para a concorrência. Esta semana isso foi notório. Com uma média de cerca de 500 mil espectadores, a SIC conseguue mais 100 mil e a RTP1 mais 300 mil, o "Jornal da Uma" teve uma média de share na casa dos 21%, estragando em muito a média diária da TVI, que sai prejudicada por este bloco informativo.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". Fique connosco entre as 10h e as 12h e conheça as primeiras escolhas.
Melhor da RTP1
"Verão Total" é pelo terceiro ano consecutivo uma aposta da RTP1 para o day time e é sem dúvida uma aposta ganha, depois de no ano passado ter a concorrência de "SIC ao Vivo". Para além das caras habituais dos programas da manhã e da tarde do canal do estado, José Fragoso também decidiu apostar em caras menos conhecidas como Joana Teles e Diamantina. Esta semana no período da manhã, "Verão Total" liderou sobre a concorrência e na passada quinta-feira empurrou "Companhia das Manhãs" e "Você na TV" para valores abaixo dos 20% de share. Depois do fim deste programa a RTP1 já prepara uma "Praça da Alegria" e "Portugal no Coração" renovados.