16 de março de 2011

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme “Gnomeu e Julieta”, em exibição nos cinemas!

A famosa obra de Shakespeare regressa novamente aos cinemas, e à semelhança das adaptações já comuns desta obra, procura-se manter o conflito – esse amor proibido entre dois jovens de famílias opostas – mudando-se os restantes elementos. Neste caso, substituem-se os seres humanos por gnomos, e a trama está lançada!

A história desenrola-se em dois jardins: de um lado os azuis, do outro lado os vermelhos, dois grupos com mais semelhanças entre si do que diferenças, mas que mesmo assim preferem agarrar-se a estas últimas. Gnomeu é um jovem gnomo cheio de vitalidade e aventureiro. Do outro lado da cerca, Julieta é uma jovem sonhadora, protegida em excesso pelo seu pai. Uma noite, os dois jovens cruzam-se fora dos seus jardins, e o amor acontece. Quando se apercebem das cores que os distinguem, e da rivalidade que desde sempre lhes fora incutida, escolhem ficar juntos - mesmo que para isso tenham que combater tudo e todos…

Apesar de se tratar de uma tentativa arrojada e inovadora, é um filme que claramente poderia ter-se desenvolvido mais um pouco. Por mais original que uma ideia possa ser, por vezes não é o suficiente para segurar um guião. Faltou mais acção, mais drama e mais realismo em algumas cenas, mas nem por isso “Gnomeu e Julieta” perde o seu valor – um filme para ver e desfrutar, com toda a família!

O novo thriller de Stephen Frears denominado "Lay the Favorite" vai contar com a participação já confirmada de Bruce Willis, Rebecca Hall, Justin Timberlake e Catherine Zeta-Jones!

Javier Bardem une-se a Brad Pitt, Mark Ruffalo e James Gandolfini em "Cogan´s Trade", uma comédia de Andrew Dominik.

Os vampiros voltam a invadir o grande ecrã, desta vez com Jaume Collet-Serra a dirigir "Harker", uma adaptação livre de "Drácula". David Slade, que realizou "Eclipse", realizará "Lost Voyage of the Demeter", com Noomi Rapace, Jude Law e Ben Kingsley. Por fim, Park Chan-wook encarregar-se-á de Stoker, com Nicole Kidman, Colin Firth e Mia Wasikowska!

Falar Televisão


A TV virada de pernas para o ar.


Muito se tem especulado sobre a reviravolta que os principais canais de televisão sofreram nos últimos tempos.

Com todas as mudanças que têm ocorrido nos cargos de directores, apresentadores, actores, jornalistas e até a nível da administração há por aí quem diga que a SIC se está a transformar em TVI.
Recordo que estes dois canais de televisão foram os que mais investiram na guerra aos melhores profissionais do audiovisual.

A RTP, também participou na batalha e apesar de ter sofrido duas grandes baixas, Judite de Sousa e José Alberto Carvalho, ganhou na semana passada um novo director de informação, Nuno Santos, antigo director de programas da SIC.

De todos os sectores que sofreram mudanças, há dois que merecem a minha particular atenção, o entretenimento e a informação.
No que toca ao entretenimento, Fátima Lopes e Júlia Pinheiro foram as grandes protagonistas.
Decorria o Verão de 2010 quando Fátima Lopes, um dos rostos mais emblemáticos da SIC abandonava 15 anos de trabalho naquela estação, para vestir a camisola da TVI.

Já muito perto do final do ano, surgia a informação que dava como certa a saída de Júlia Pinheiro da TVI para a SIC. A apresentadora mudou-se para a estação de Pinto Balsemão, onde estreou na segunda-feira dia 14 o seu novo programa matinal Querida Júlia, o qual ainda não tive a oportunidade de espreitar, com muita pena minha. Ambas trocaram de estação de televisão, e se Fátima Lopes é agora a rainha das tardes, Júlia Pinheiro luta pela conquista das manhãs.
Uma espécie de troca por troca, é assim que classifico estas contratações.

Outro sector muito movimentado, e aquele que mais me surpreendeu foi sem sombra para dúvidas, o da informação.
Além da saída de Manuela Moura Guedes em Outubro de 2010 da TVI para a SIC, onde prepara o seu próprio programa, nas últimas semanas correram rios de tinta, em toda a imprensa, que davam conta da saída de Judite de Sousa e José Alberto Carvalho da RTP, para encabeçar uma nova equipa na casa de Cotrim Figueiredo.

Como já foi notícia em todos os órgãos de comunicação social, a entrada destes dois belíssimos profissionais na TVI está prevista para dia 1 de Abril. Mentira ou não, diz-se por aí que Judite de Sousa está já empenhada no seu programa. Será ela a concorrente directa do futuro programa de Manuela Moura Guedes?
Mais tarde saberemos…

Tudo isto ocorreu numa altura que a palavra crise teima em afirmar-se na nossa sociedade. Crise, foi coisa que parece não ter passado pela televisão, e ainda bem que assim foi. Na minha opinião, de entre todas as contratações (algumas milionárias), nós telespectadores, só temos a ganhar. A concorrência torna-se mais feroz e vale tudo para ganhar audiências.
Resta-nos esperar para ver se vêm aí mais e melhores produtos televisivos.






"Araguaia" estreia segunda-feira!


A nova novela da estação de Carnaxide já tem data de estreia. Um dia após o primeiro episódio de "Anjo Meu" ter ido para o ar, "Araguaia" presenteia os telespectadores da SIC. A sucessora de "Passione" promete assim surpreender os telespectadores. Depois dos baixos resultados da produção da Globo que está a ser exibida actualmente pela estação de Carnaxide, espera-se que esta nova novela consiga melhores audiências.

Maria João Abreu rejeita contratos de exclusividade!


É a "Mónica" de "A Família Mata", e muitos são os portugueses que já não conseguem viver sem a sua companhia. Maria João Abreu falou esta semana com a TV Guia, e confessou sentir-se bem por esta oportunidade da estação de Carnaxide: "Gosto muito de fazer comédia. Hoje em dia, é uma dádiva".

A ex-mulher de José Raposo explicou também que as audiências são importantes, mas não são elas que criaram o bom ambiente que tem vivido na série da estação de Carnaxide: "Preocupamo-nos, primeiro, em fazer as coisas bem. Se isso resultar em bons resultados para o canal, melhor ainda, porque ficamos todos felizes".

Por fim, e em relação a um possível contrato de exclusividade com o terceiro canal, a actriz confessa que esse não é um dos seus objectivos: "É saudável fazermos outra coisas, porque nos enriquecemos. Depois, mais tarde, quando voltamos a um canal, é mais saboroso rever os amigos".


Quiosque: TV Guia

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Luís Jardim alvo de críticas!


O presidente do júri de "Uma Canção Para Ti" não tem agradado a muitos dos pais dos concorrentes. Em causa está a sua influência na decisão final dos telespectadores na hora de votar. Segundo a mãe de Maria Maciel, "há muita injustiça neste programa". Adelina Miranda acrescentou ainda o seguinte: "O júri fez tudo para salvaguardar a Bárbara Bandeira, por causa das cunhas".
Depois de desvendados os finalistas do talent-show da estação de Queluz de Baixo, a progenitora em causa não teve dúvidas de que Luís Jardim acabou por levar os portugueses a votar em determinados participantes: "As palavras do Luís Jardim valem muito e são muito fortes. Beneficiam, mas também podem prejudicar, e muito, quando são negativos. Toda a gente viu como ele salvou a Bárbaba Bandeira por ser quem é".

Sem papas na língua, e totalmente consciente das suas declarações, Adelina Miranda defendeu a sua filha até ao último minuto.

Maria Armanda, mãe de André Leitão, foi outra das queixosas da noite. "A maior parte dos pais, inclusive das crianças que passaram à próxima fase, falaram em injustiça e na influência que o Luís Jardim tem sobre a avaliação final de cada um", explicou à TV Guia.

Confrontado com tais críticas, Luís Jardim confessou já estar habituado a não agradar a "gregos e a troianos": "Sinto-me privilegiado por influenciar a decisão dos espectadores. Não sou hipócrita e só digo bem e elogio quem merece. Nunca faltei ao respeito a ninguém, tento não ser ofensivo. Percebo os pais que se revoltam com as minhas palavras, mas se os seus filhos são piores que os outros não os posso elogiar. Aí, sim, estaria a ser muito injusto".

Quiosque: TV Guia

Fala-se! 16/03/2011


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!


Maria João Bastos

É em entrevista ao Correio da Manhã que Maria João Bastos explica que as gravações de Sedução estão a correr muito bem e que existe um ambiente extraordinário. Desmente todas as especulações que têm sido feitas nas últimas semanas e afirma que a sua relação com Fernanda Serrano está igual ao que sempre foi, uma amizade de vários anos da qual resulta respeito, admiração e um sentimento de carinho.

Em relação ao papel que desempenha, a actriz diz ser muito divertido construí-la, pois enquanto decorrem as gravações não faltam risos pela quantidade de disparates de Ester Vasconcelos, personagem à qual dá vida. Adianta ainda, que a história desta personagem vai sofrer uma mudança radical, sendo que os acidentes que acontecem enquanto se fala ao telemóvel vão ser o mote dessa mudança.



 Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira

Foi no passado domingo, durante a gala de Uma Canção Para Ti, que Cristina Ferreira desafiou Manuel Luís Goucha a descer a escadaria do estúdio de saltos altos, que a própria vai trazer de casa.

Não há dúvidas de que a dupla é um sucesso mais do que conseguido, sem problema algum em "disparatar", os "réis das manhãs" vêem-se agora também bem sucedidos nas noites da TVI.

A dúvida fica, será que Manuel Luís Goucha aceita o desafio da parceira?
Para que tal aconteça (como se fosse necessário) a apresentadora sugeriu que se criasse uma página na Internet para o incentivar. 

Quiosque: Correio da Manhã, TV 7 Dias

TVI chumba "A Terceira Vez"

Era apontada como a sucessora de Sedução e marcaria o regresso de Tozé Martinho na escrita de telenovelas para Queluz de Baixo. Todavia, a TVI “chumbou” esta história e pediu um novo guião ao argumentista.


Foi o próprio Tozé Martinho que o admitiu, em entrevista à TV 7 Dias desta semana: “é um guião novo e está em apreciação”, explica, acrescentando: “Já entreguei o pedido que fizeram, para escrever uma nova telenovela, diferente da que já tinha entregue; diziam que tinha muitas coisas parecias com uma outra”.


Com esta mudança, surge então a possibilidade de a nova trama do autor de Sentimentos ser a substituta de Sedução, mas sim, arrancar somente em 2012. Resta aguardar por novidades.


Quiosque: TV 7 Dias

Marta Melro prepara personagem "diferente"


Depois da Francisca de Mar de Paixão, a actriz já tem um novo projecto. À semelhança de muitos dos seus colegas, também ela fará parte do elenco de Eclipse. E terá, segundo a própria adianta à edição desta semana da TV 7 Dias “uma personagem diferente das anteriores”.


Na nova história de António Barreira, Marta Melro dará vida a Amélia, uma mulher de contrastes: muito doce e “assanhada” ao mesmo tempo. Vive numa terra pequena perto de Viseu e vai trabalhar para o bar de Hortênsia (Sofia Alves). Será nesse estabelecimento que se envolverá fisicamente com vários desconhecidos, com o objectivo de sair do interior e mudar de vida.


Todavia, Amélia vive amargurada com um desgosto amoroso: é apaixonada pelo primo, Fernando (Renato Godinho), irmão de Gonçalo (João Catarré), filho de Eugénia (Sílvia Rizzo) e Daniel (Almeno Gonçalves).

Para dar vida a esta personagem, Marta Melro submeteu-se a uma grande mudança de visual, tal como referiu à TV 7 Dias: “Coloquei extensões, o cabelo está até meio das costas e castanho. Estou contente com este visual, é uma versão extremamente feminina”.


Quiosque: TV 7 Dias

António Capelo rejeita contratos de exclusividade


É um dos mais conceituados actores portugueses e tem trabalhado, nos últimos tempos, em alguns sucesso da TVI, sendo que o mais recente é, nem mais nem menos, do que a actual telenovela líder da televisão portuguesa.


Agora que já terminou as gravações de Espírito Indomável, António Capelo não poupa nos elogios ao trabalho que desenvolveu: “Foi enriquecedor como actor e como ser humano. Criámos um núcleo de trabalho muito coeso e com boas relações de trabalho e isso foi muito gratificante para aturar tanto tempo as mesmas pessoas. É quase um ano”, começa por dizer em entrevista à TV 7 Dias desta semana.


Sobre o futuro, o actor confessa que pretende ficar ausente da televisão até ao final do ano: “Se faço um projecto atrás de outro, às tantas já não sei o que ando a fazer e começo a confundir tudo. Acho que este ano vou estar completamente parado por opção”, frisou.


A terminar, António Capelo afirmou que nunca recebeu nenhuma oferta de exclusividade por parte de alguma estação de televisão e, mesmo que isso acontecesse, não aceitaria: “Assisto a isto (mudanças de actores) com uma certa graça. Disponho da minha liberdade. Não há nada que pague a minha liberdade de dizer sim… ou não”.


Quiosque: TV 7 Dias

Rogério Samora livre para trabalhar na SIC


A providência cautelar que a estação de Queluz de Baixo instaurou ao seu antigo exclusivo parece estar perto do fim. E os interesses de ambas as partes acabaram por pesar na decisão final.


Segundo a edição desta quarta-feira do Correio da Manhã, o Tribunal de Sintra já analisou a providência cautelar interposta pela TVI e considerou que a rescisão unilateral violou o contrato com Queluz de Baixo. Assim, a TVI está “no direito de ver cumprido o contrato”. Contactada pelo referido jornal, a televisão de Queluz de Baixo confirma estas informações.


Apesar de tudo, a providência cautelar acabou por ser indeferida, o que, na prática, significa que Rogério Samora está livre para integrar o elenco da nova telenovela da SIC, tal como é intenção dos responsáveis do canal de Carnaxide. Ao que parece, o tribunal não considerou que a TVI tivesse provado que a rescisão de contrato causou prejuízos graves e dificilmente reparáveis. O actor e a sua nova entidade patronal terão, assim, que pagar uma indemnização à estação de Queluz de Baixo.


Todavia, a TVI não deverá ficar satisfeita com esta decisão e vai avançar, ainda esta semana, com um processo: a acção principal da providência cautelar agora analisada, adianta o mesmo jornal.


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 16/03/2011



Está em linha a Revista de Imprensa desta manhã, 16 de Março!

Daniela arrepende-se da sua cumplicidade com Vasco





Depois da participação em Casa dos Segredos, Daniela decidiu ficar em Portugal e, não tendo sítio onde ficar (exceptuando Trás-os-Montes onde tinha família), decidiu ficar em casa de Vasco, também concorrente do reality-show, após um gentil convite.

Arrependo-me de ter estado em casa dele, afirma a concorrente que descreve Vasco como alguém doente e sem escrúpulos. Daniela veio a público dizer que o filho de António Oliveira é diferente do que mostrava no programa, que é capaz de esmagar qualquer pessoa para ter o que quer, isto é, é capaz de tudo pela fama.

A jovem, que parte agora para Paris para gravar um novo CD, diz ainda que Vasco, ao contrário da imagem que passou, leva a vida trancado em casa a magicar planos para aparecer nas revistas. Prova disso foi o facto de a ter convidado para combinar um paparazzo que falasse dos dois enquanto um casal com projectos de futuro juntos. Assim, e não tendo tido nenhum tipo de relação de proximidade, Daniela diz que o companheiro de Casa dos Segredos a tentou seduzir inúmeras vezes para que tivessem sexo, tendo sido a resposta sempre a mesma: não!


Homens da Luta podem não actuar em Dusseldorf


Aplaudidos por uns e apupados por outros, os Homens da Luta e o tema A Luta É Alegria poderão não actuar na Alemanha, no Festival da Eurovisão. Nuno Norte, segundo classificado, acha que esta não será a música mais adequada para representar Portugal e receia que a banda vencedora seja desqualificada e que o país nem sequer seja representado. Tudo porque existe uma cláusula no regulamento do Eurofestival que elimina qualquer música com conteúdo político, este conteúdo pode incluir a letra, gestos ou mesmo imagens.

Nuno Norte terá sido contactado por um grupo de músicos e compositores para seguir em frente com o protesto (contra os Homens da Luta), mas o vencedor de Ídolos diz que não quer ter nada a ver com essa polémica e que é amigo pessoal do grupo, não precisando do Festival para fazer carreira. Para além disso, o cantor defende que eles ganharam justamente, conforme as regras do jogo. Para ele o tema não passa de uma sátira de um grupo de humoristas, que não irá ser entendida lá fora. É demasiada brincadeira para um assunto sério.
Indiferentes a estas polémicas estão os dois irmãos. Para Jel, o conteúdo até pode ser político, mas a mensagem é de luta alegre. E afirma que se forem desqualificados vamos lá bater à porta, isto é, não será a desqualificação que os vai impedir de marcar presença em Dusseldorf.


CITAÇÃO DO DIA:

"O combate com a Júlia é estimulante. Não há dúvida sobre o seu potencial, portanto temos de nos preparar para isso."

Bruno Santos
(Novo director de formatos e conteúdos da TVI)



CURIOSIDADE DO DIA:





A SIC Radical vai surgir a partir de Abril com um novo grafismo on air e grelha. A notícia foi avançada durante a apresentação de contas de 2010 do grupo Impresa, e visa assinalar o 10 aniversário do canal temático que passou a emitir desde 23 de Abril de 2001.


QUIOSQUE: Meios&Publicidade, TV Mais, Nova Gente

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Os pesos pesados


1. Quem esperava algo de completamente diferente na manhã da SIC, enganou-se. Os temas são os mesmos, o cenário é diferente, mas não é um ovo de colombo, o público é o mesmo, embora não seja constituído por figurantes, as palmas e a alegria são contagiantes, como sempre neste tipo de programas. O que mudou, então? Há Júlia, esse globetrotter da televisão, estridente e histriónica como só ela sabe, mas verdadeiramente eficaz. Não tenho dúvidas que as manhãs da SIC estão a mudar e vão mudar. Não duvido que Querida Júlia vai acabar por triunfar. Não sei se já hoje (atenção às leituras apressadas dos resultados ao dia de ontem, da estreia), se apenas daqui a dois meses, que a televisão é uma corrida de longo curso. Mas Júlia Pinheiro, mais o porco Afia Lápis, mais a vaca Concha, mais as chouriças e os rebolanços no chão vão fazer mossa na concorrência. Ela é irritante, dizem muitos. É, confirmo. Irritantemente competente.

2. Em Portugal, contam-se pelos dedos de uma mão os profissionais televisivos que levam público consigo quando mudam de canal. Júlia Pinheiro é indiscutivelmente um desses casos. Judite Sousa é outro. A jornalista, que acaba de trocar a a RTP, onde estava há 30 anos, pela TVI, já se sabe, vai dar a cara por um programa de informação, que terá, seguramente, entrevista, a área onde se especializou na última década. Ao que me dizem, a Grande Entrevista vai continuar na RTP1. É um marca forte da informação do canal público, mas quem, como eu, gosta de Judite Sousa e da forma assertiva, ponderada e conhecedora como conduz entrevistas, vai seguir- -lhe o rasto onde quer que ela esteja. Ou seja, a TVI ganhará espectadores novos, que nunca a tinham visto.