9 de julho de 2010

Os Escolhidos

Boa noite. É hoje! É hoje que fica a saber qual o vencedor da segunda temporada de Os Escolhidos. A primeira edição terminou com a vitória de Mariana Monteiro. Nesta final, a TVI brilhou com três dos protagonistas das suas novelas. Para além da referida actriz, Alexandra Lencastre e Lourenço Ortigão foram igualmente a votos para apurar qual O Escolhido pelos leitores do Televisão-Opinião. Mariana Monteiro acabou por vencer com maioria absoluta.

Nesta edição, as votações foram mais renhidas. Em jogo estiveram doze personalidades. RTP1, SIC e TVI estiveram aqui representadas com algumas das suas principais caras. Infelizmente, nenhuma pertencente à estação pública marcou presença nesta final de Os Escolhidos. No que toca à SIC, Daniel Oliveira e Vanessa Oliveira representam a estação. Por fim, Nicolau Breyner veste a camisola da TVI.

Fiquemos então com o terceiro lugar..


Vanessa Oliveira - 19%

A estrela de Fama Show foi a menos votada desta final. No entanto, assegurou a medalha de bronze da segunda temporada de Os Escolhidos.

Resta então saber quem ficou à frente neste duelo! Neste sentido, o vencedor de Os Escolhidos é..
Daniel Oliveira e Nicolau Breyner estiveram muito, muito próximos. Enquanto o actor de Meu Amor chegou aos 43%, o apresentador de Alta Definição alcançou 39%. Mais uma vez, este concurso é ganho por uma cara TVI! Parabéns Nicolau!



Por fim, resta despedir-me desta rubrica com um até já. Afinal, para a semana a terceira temporada de Os Escolhidos vai inovar! Desta vez, os concorrentes são a "sério", estando em jogo um prémio final. Não pode perder!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba qual o vencedor da segunda temporada de Os Escolhidos.
Aproveita ainda este Fecho para informar que para a semana estreará a nova rubrica do Televisão-Opinião.

O primeiro semestre

Os dados de audiências do primeiro semestre do ano revelam conclusões interessantes e vários avisos à navegação, incapazes de ser percebidos na voragem dos dias que correm, sobretudo na análise simplista feita genericamente na imprensa.


O primeiro sinal é mais um passo na mudança de paradigma na televisão que temos: o espectador caminha a passos largos para deixar de ser um receptor passivo que consome tudo o que lhe dão. Emerge a figura do espectador esclarecido, que sabe o que quer ver, que escolhe, que segmenta e que, no limite, paga para ver os conteúdos que lhe dizem respeito.


Ao longo dos primeiros seis meses do ano, houve menos de 15 600 portugueses a ver televisão. Na sua maioria, gente que via te- levisão generalista. Até porque no mesmo período temporal, os canais de cabo, no seu total, receberam mais de 23 mil espectadores do que no ano passado.


Estes dados merecem reflexão. Aqui, naturalmente, mas seguramente nos gabinetes dos executivos, dos programadores, dos investidores. É que eles não reflectem apenas uma tendência de consumo. São também pistas de negócio. É que, ainda de acordo com os mesmos dados, compilados com base na análise diária da Marktest, o horário nobre (entre as 20.00 e as 24.00) foi o horário mais penalizador para a televisão generalista. O prime time não é só o momento em que maior número de pessoas está frente ao ecrã. É também, e por via disso, o momento em que maior número de empresas investe dinheiro em publicidade. O perigo é real, portanto.


E qual foi o canal generalista mais penalizado neste semestre? Cuidado na resposta, porque nem tudo o que parece é. Como verá amanhã.

Esta noite..


..dizemos adeus à segunda temporada de "Os Escolhidos"! Não perca! Às 21:00!

Meo já permite o aluguer de séries!


Se é cliente MEO, então desfrute do novo serviço da operadora. Depois de disponibilizar a visualização de filmes e programas que passaram na televisão, chega agora a vez das séries! Se é fã de algumas das produção da HBO ou da WarnerTV, como Sete Palmos de Terra, Sopranos, ER - Serviço de Urgência, Friends, The O.C. - Na Terra dos Ricos, Dois Homens e Meio, entre outros, então aproveite! Durante o mês de Julho não paga nada!

Fala-se

Boa tarde. Seja bem-vindo ao último Fala-se desta semana!

Bruno Silva brinca com a imprensa

Bruno Silva, o concorrente de Achas Que Sabes Dançar, deu nas vistas no último domingo. Devido ao facto de a imprensa lhe ter arranjado uma nova namorada, o B-Boy, como é conhecido, chegou ao estúdio com a colega Andreia (aos beijos). Procurando lançar uma boa indirecta aos jornalistas, a sua tentativa acabou por não surtir efeito. Porquê? Apesar de a sua relação com Joana, a sua namorada, permanecer, da fama de engatatão Bruno Silva já não se livra. Conseguirá o concorrente provar que é fiel?

Marisa Cruz vai de férias
A estrela da TVI, que completou 36 anos no dia 27 de Junho, está de malas aviadas para o Algarve. Depois de um ano trabalhoso, a apresentadora e modelo vai passar uma semana de férias ao Algarve com a família. No entanto, não se pense que Marisa Cruz se ficará apenas por uns dias de descanso em Portugal. Ao que parece, estão também previstas umas férias no estrangeiro de quinze dias.

António Feio pede desculpa aos fãs


Devido ao facto de a quimioterapia o deixar desgastado física e psicologicamente desgastado, o actor deixou uma mensagem aos seus fãs no Facebook: "Esta quimio deixou-me muito fraco fisicamente! Não tenho energia, tempo ou disposição para poder ler as vossas mensagens! Peço-vos que, enquanto estiver assim, me oouper! Só se for alguma coisa mesmo muito urgente!".

Quiosque: TV Guia; Correio da Manhã

Manolo Bello sente-se "magoado"


Fátima Lopes esteve pela última vez na SIC na passada terça-feira. Numa rápida passagem pelos estúdios do seu antigo programa, Vida Nova, a apresentadora aproveitou para levar os pertences do seu camarim e para se despedir de toda a equipa.

Para espanto de muitos, Fátima Lopes não dirigiu nenhuma palavra a Manolo Bello, o seu verdadeiro guru já que a acompanhou ao longo de todos estes anos na Comunicasom. Fontes próximas do produtor contam que ele confidenciou que se sente "magoado com esta atitude da Fátima", já que esperava "que ela lhe tivesse dito que tinha sido convidada pela TVI"

Em declarações à Correio TV, o produtor apenas desejou em nome da equipa do programa das tardes da SIC "muita sorte" à apresentadora não acreditando que esta mudança tenha sido apenas motivada por questões financeiras.
Quiosque: Notícias TV, Correio TV

Fátima na TVI às 17h


A Notícias TV de hoje avança com vários promenores sobre a transferência de Fátima Lopes para a TVI.

A publicação garante que o projecto que está reservado para a antiga estrela da SIC "será o horário das 17 às 19 horas", sucedendo assim em antena às Tardes da Júlia. Desta forma, Fátima Lopes vai dar a cara por um novo talk-show diário em Queluz de Baixo, ocupando o lugar do concurso Quem Quer Ganha apresentado por Leonor Poeiras e limitando a exibição da série Morangos com Açúcar a um episódio por dia.

Revista de Imprensa

Bom dia! É com um grande agrado que volto a esta rubrica, muitos meses depois. Já nem sequer me recordo a última vez que a fiz, curiosamente. Portanto, seja-bem vindo à Revista de Imprensa desta sexta-feira.

Merche continua à espera
Depois da substituição de Fátima Lopes no talk-show matinal em 2009, da sua participação em SIC ao Vivo, da personagem em Lua Vermelha, e da condução em algumas emissões especiais, Merche Romero não viu desde o ano passado uma grande aposta na apresentação da estação de Carnaxide em si. Com a saída de Fátima Lopes da SIC, pensou-se que a ex-cara da RTP1 pudesse substituí-la novamente, desta vez nas tardes. No entanto, a opção da direcção de programas do canal de Pinto Balsemão recaiu em José Figueiras.

Tal como refere uma fonte oficial da SIC à TVI Guia: "Não temos nada previst
o para ela, e este ano não vamos ter programas de Verão; a grelha mantém-se igual". Confirma-se portante a falta de projectos no terceiro canal para Merche Romero.

A apresentadora tem assim tempo para se dedicar aos seus "dois amores" - Tó Pereira, o namorado, e a discoteca Indústria, no Porto.


César Augusto Moniz confessa-se
O presidente do júri de Achas Que Sabes Dançar deu esta semana uma entrevista à TV Guia. Nela, falou do balanço do programa: "Está a ser muito positivo e tenho tido uma receptividade muito boa da comunidade de dança em Portugal. Eles já me disseram que estou a fazer um trabalho extraordinário e que o programa está com muita qualidade". Apesar das críticas aos jurados sobre a importância que é dada à técnica clássica, César Augusto Moniz defende-se: "Não concordo com isso. O que eu procuro aqui é qualidade, consciência do corpo. Não é técnica. Quando falo em técnica não é apenas dança clássica. É conhecimento do corpo e utilização deste no máximo da sua potencialidade. Isso é que é a verdadeira técnica. É saber usar o corpo na sua máxima plenitude e controla-lo".
Quanto aos s
eus bailarinos favoritos, Marco e Mariana ocupam o seu pódio. Nesta entrevista, César confessou ainda que gostaria de levar do programa alguns bailarinos para a sua Companhia de Dança: "Levava o Collin, o Marco, a Mariana e a Tiffanie. O Tiago já trabalho comigo no conservatório".

De referir igualmente que, apesar de não ter ainda data de estreia, um dos espectáculos da sua Companhia de Dança vai ser transmitido na televisão: "Vai ser gravado no dia 22 de Julho, no teatro Camões, mas ainda não posso revelar o canal, nem a data de transmissão", anunciou o professor de dança.


Citação do dia

"Este vínculo mostra que gostam do meu trabalho, que faço as coisas bem e sou uma boa profissional".

(Jessica Athayde, a propósito do contrato de exclusividade que mantém com a TVI).
Curiosidade do dia - A nova campanha de publicidade do Turismo de Portugal, avaliada em dois milhões de euros, vai excluir a estação de Queluz de Baixo. Apesar de ser líder em audiências, a TVI fica de fora deste investimento. O mesmo acontece com o jornal Sol. As publicações da Controlinveste serão as principais priviligiadas.

- A RTP1 assinou um protocolo com a Secretaria de Estado das Comunidades e vai transmitir a Gala dos Prémios Talento, que homenageia os portugueses no estrangeiro.

Quiosque: TV Guia, Correio da Manhã

Para lá das 24..

Boa noite. O Para lá das 24 desta segunda-feira pode ser denominado por Considerações do Cabo.

1 - Numa altura em que a maior parte das crianças e jovens estão em casa, de férias, têm sido interessantes as alterações que se verificaram ao nível das audiências nos canais por cabo. A que já tenho reparado há algum tempo, é a queda do AXN.
Se a SIC Notícias continua bem no topo, o referido canal de séries não está, neste início de Verão, a ser tão competitivo como era esperado.
Os resultados estão à vista de todos. Basta consultar as grelhas que o blog A Minha TV publica diariamente. Por exemplo, na sexta-feira, 25 de Junho, enquanto a FOX chegou aos 3,2% de share, o AXN ficou-se pelos 2,5%. Se acha esta diferença pouco significativa, então refiro os dados de sexta-feira, 2 de Julho, em que a FOX obteve o dobro da audiência do canal da Sony (2,8% contra 1,4%). Curiosamente, a FOX Life, que durante muito tempo andou desaparecida dos mais vistos do Cabo, tem obtido shares que a têm tornado mais competitiva. Neste último domingo
obteve 1,7%, tendo ocupado a décima primeira posição do top dos canais mais vistos do dia.
Questiono eu: serão só as férias as responsáveis por estas mudanças? Estará a grelha do AXN a perder interesse aos telespectadores?


2 - É com muito agrado que vejo os canais temáticos da SIC a apostar na
transmissão e análise de festivais. SIC K, SIC Mulher e SIC Radical tiveram uma participação impecável no Rock In Rio. Posteriormente, e no Sumol Summer Fest, considerei útil e necessário toda a análise e transmissão de concertos pelo canal radical da SIC. Agora, no Delta Tejo, chegou a vez da SIC Mulher dar a sua perninha nestas andanças. Com uma Ana Ventura cheia de música, e uma Diana Bouça-Nova um pouco nervosa mas simpática, gostei da cobertura que este canal temático fez do Festival a que marquei presença.

3 - Afinal, o Cabo também interessa. E no Televisão-Opinião ele não passa desconhecido.