23 de maio de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
A informação da RTP1 apesar de toda a polémica de instrumentalização por parte do governo é a preferida dos portugueses. E o "Jornal da Tarde" é líder incontestável durante a semana, deixando a concorrência a léguas. Esta semana chegou no seu melhor dia a alcançar 40% de share, valor que empurrou a concorrência para baixo dos 25% de share. Enquanto que na RTP1 estavam sintonizados cerca de 740 mil espectadores, na TVI eram pouco mais de 400 mil e na SIC abaixo deste valor.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
É de louvar a decisão da SIC de voltar a transmitir a sua "Grande Reportagem" nas noites de domingo. E o regresso ao horário de que nunca deveria ter saído resultou bem e alcançou valores que nunca desde tinha passado para as terças feiras tinha alcançado. Venceu o espaço de reportagem da RTP1 e perdeu apenas para a novela da TVI. "Grande Reportagem" tem tudo para alcançar os valores de "Repórter TVI" mas ao domingo na SIC.

O Melhor & Pior da Semana

Seja bem-vindo à edição da noite de "O Melhor & Pior da Semana" consigo entre as 22h e as 24h.


Pior da Semana TVI
O noticiário da noite da TVI foi relegado para último lugar esta semana. E mais curioso é que a TVI lidera das 19h às 20h e depois são muitos os espectadores que mudam de canal para a RTP1 e para a SIC para seguir a actualidade informativa. O "Jornal Nacional" esta semana ganhou um novo trunfo para alcançar espectadores (Marcelo Rebelo de Sousa), mesmo que seja só ao domingo, mas que pode permitir que os portugueses sintonizem mais vezes no noticiário da quatro.

O Protagonista

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Protagonista.

Perfeito Coração destacou-se nesta semana. Os valores da novela foram bastante razoáveis.
Na sua recta final, a novela da estação de Carnaxide obteve, nos últimos dias resultados memoráveis. Durante a última semana, Perfeito Coração chegou aos top dos cinco programas mais vistos do dia várias vezes. Destaco o resultado de dia 20 de Maio - 11% de rating e 31.3% de share.
É verdade que na concorrência, leia-se TVI, foi transmitido uma tourada. No entanto, estes meios não chegam para justificar os fins, ou seja, as audiências. A novela da SIC não só alcançou um dos seus melhores resultados, como chegou a ser o programa mais visto do dia. Conseguiu mesmo destronar do primeiro lugar Mar de Paixão.

Perfeito Coração foi uma aposta ganha da SIC. Sem dúvida. Os 24/25% de média de share que consegue alcançar diariamente, ajudam a estação a subir os seus resultados.
Como adepto da concorrência, considero bastante positivo os portugueses se terem rendido à novela do terceiro canal. Para além de dar trabalho aos actores, Perfeito Coração conseguiu não repetir os valores vergonhosos de Podia Acabar o Mundo, e demonstrar que a ficção também se pode fazer noutros canais que não a TVI. Os resultados dos últimos cinco dias não só vieram confirmar esta minha opinião, como dar razão para a SIC continuar a apostar em novelas.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21.00, o Protagonista entra em linha. A partir das 22:00, fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.
Globos

Hoje é dia de Globos de Ouro. A festa, uma iniciativa da SIC e da revista Caras, é uma tradição da estação da Impresa, sendo que os últimos anos têm sido uma tentativa de recuperar o brilho e glamour que a festa já teve. Para o menu não faltam estrelas convidadas: as actrizes brasileiras Thais Araújo e Flávia Alessandra (actrizes das novelas Viver a Vida e Caras & Bocas) e ainda a portuguesa Daniela Ruah, grande atracção nos Estados Unidos, por via da sua participação na série Investigação Criminal.

Logo à noite não faltarão momentos de humor, música, alguma emoção, justos reconhecimentos, discursos inflamados e relativamente piegas, vestidos estrondosos, figuras e figurinhas que vão ao Coliseu para serem vistas. O normal.

O espectáculo, independentemente do mérito de quem o promove, está coxo e assim vai continuar. Com o fim da categoria de televisão em 2006, que Francisco Penim ainda tentou ludibriar no ano seguinte com uns patéticos globos para "Melhor Beijo" "Melhor Herói" e "Melhor Vilão", o principal prémio de mérito às artes em Portugal ficou sem o seu principal motivo de interesse. Não se trata de menorizar artes como o cinema, o teatro, o desporto, a moda e a música. Mas é bom reconhecer que é a televisão que dá impacto a estas cerimónias. São os prémios de televisão que se comentam no dia seguinte.

Cinco anos depois, as televisões ainda não se conseguiram entender quanto aos seus prémios. Um disparate de quem só olha para o seu umbigo. Por muito menos, a TV7 Dias já conseguiu juntar as estrelas da TV numa sala de espectáculos e ocupar o lugar vago pela Caras...

“O Preço Certo” chega ao Facebook

Não é indiferente a ninguém o sucesso que a rede social faz entre milhões de cibernautas. Muito deste êxito deve-se ao facto de esta plataforma entreter cada vez mais a população mundial. Uma das aplicações lúdicas que caracteriza o Facebook é, precisamente, o grande catálogo de jogos que oferece.

Por outro lado, também é do conhecimento geral que o concurso das tardes da RTP tem um grande número de seguidores.


Deverá ter sido com estas duas ideias em mente, entre muitas outras, que as duas entidades decidiram criar um jogo on-line sobre O Preço Certo, que fará parte da oferta da rede social. Contudo, ainda não se sabe se será distribuído em território nacional, ou se estará disponível em todo o mundo.


Quiosque: TV Guia

"Rock in Rio Lisboa 10" Eu Fui!


Quando se começou a compor o cartaz do Rock in Rio Lisboa 2010, lembro-me perfeitamente de dentro do meu grupo de amigos comentar que se Leona Lewis, uma das minhas interpretes favoritas, viesse ao Festival, que eu seria um dos muitos a estar no meio da plateia. E, como por vezes os nossos desejos são concretizados, a vencedora de X Factor acabou mesmo por vir. Era o concretizar de um desejo.


E assim foi, ontem, dia 22 de Maio, eram precisamente 16 horas quando eu e a Cláudia, a minha “companheira de guerra” entramos na cidade do Rock. Confesso que fiquei surpreendido, uma vez que eram poucas as pessoas que entraram conosco, dentro daquilo que estava à espera. Cheguei a pensar “será que ficou tudo em casa para ver s o Mourinho conseguia ser campeão europeu?”. Enganei-me, algum tempo depois, o parque da Bela Vista estava completamente lotado.


Fiz de tudo um pouco. Andei na montanha russa, fui ao slide, e recebi montes de ofertas que os patrocinadores do evento davam. Desde o saco, que me foi muito útil, dado pela SIC, aos óculos “à Miguel Veloso” que a Pepsi distribuiu, não esquecendo a fantástica recordação que a Friday’s deu aos visitantes: um saco personalizado com uma foto nossa.


Foram mais de três horas e meia o tempo que eu e a Cláudia andamos de um lado para o outro de modo a tentarmos aproveitar tudo ao máximo. Ainda passamos pelo Sunset para ouvir Mariza e Tim, fomos ao Espaço Fashion, onde vimos desfilar a muito bela Paola Oliveira, Isabel Figueira ou Pedro Carvalho, e fizemos um pin personalizado na banca da SIC K.


Marcava o relógio da minha “companheira de guerra” dezanove horas e trinta minutos”, quando decidimos comer ao mesmo tempo que assistíamos ao show de João Pedro Pais. Vibrámos ao som de Mentira, música por nós muito apreciada, entre muitos outros. Fiquei surpreendido pela garra do cantor, pela grande energia que demonstrou em palco. Terminado o momento português, estava a chegar o grande momento. E “doido” como sou, fiz questão de tentar chegar o mais próximo do palco possível. Não fiquei na primeira fila, claro está, mas estive próximo, muito próximo.


Eram oito e trinta quando Leona Lewis pisou o palco Mundo. Ao som de Brave, a plateia foi ao delírio. E eu, fã confesso da cantora, também. Tentei acompanhar todas as músicas e estava radiante. Ao vivo, Leona Lewis é ainda mais bonita. Eu diria mesmo fantástica. Não só pela presença de palco, como também pela magnífica voz. A Cláudia percebeu bem o meu estado. Estava completamente feliz. Era a Leona, a rapariga que tantas vezes ouço cantar quando vou a caminho da faculdade. Lindo mesmo. O tempo passou muito rápido e estava na hora do adeus. Soube a pouco, queria mais, mas não podia ser. E o pouco que foi, significou muito, muito mesmo, acreditem.


E se com a interprete britânica a plateia delirou o que dizer de quando Elton Jonh subiu ao palco? A plateia rebentou. Toda a gente estava em êxtase. Até eu, que pouco ou nada conhecia do cantor, fiquei assim. Um grande espectáculo, de um excelente artista que em nada desiludiu. Foi realmente, magnifico. Ver as luzinhas que andaram a distribuir durante o dia acesas e a acompanhar a melodia. O parque da Bela Vista estava completamente em sintonia. No final, foi caso para dizer: “Elton, quando é que volta?”


Terminado o concerto do músico britânico, eu e a Cláudia lá tivemos q nos sentar. Viemos para traz. As pernas já doíam, os pés já não aguentavam mais. Foram muitas horas de diversão, a andar, em filas enormes para se ganhar um gelado, mas a sensação era a melhor. E foi celebrada com o fogo de artificio que a organização lançou. E, até eu que me assusto com o barulho fiquei em êxtase. Lindo mesmo. Chegaram então os Trovante. Confesso que já não consegui ver todo o show. Já estávamos muito cansados, e não era uma das bandas que mais ambicionávamos ver. Era altura de recolher, de regressar a casa. Não só porque hoje a Cláudia se ia levantar cedo, como também porque amanhã há avaliações e vida de universitário não é fácil. No caminho até ao carro, eu e a Cláudia falamos sobre o excelente dia. Foi realmente muito bom e para além de tudo isto, a minha “companheira de guerra” provou ser a companhia ideal. Falamos sobre tanta coisa. Rimos, gozámos (no bom sentido, claro) e aproveitámos. Foi um dia grande e em grande. É a ela que tenho que agradecer, em grande parte. Se não fosse ela, talvez não tivesse gostado tanto, não sei.


A todos os que estão aí desse lado, e que vão ainda este ano à cidade do Rock, aconselho que aproveitem ao máximo. Para além dos concertos, o convívio e tudo aquilo que o festival oferece tem que ser aproveitado. Tentem ir o mais cedo que possam, porque vale mesmo a pena. Sim, eu sei que são 58€, mas há muito que aproveitar no Rock in Rio. Não, eu não faço parte da organização, nem nada que se pareça, mas sou uma pessoa mais realizada, depois de por lá ter passado. Para a próxima, é claro que volto a estar “lá batido”.


P.S: o meu pedido de desculpas por não publicar nenhuma fotografia, mas até ao momento ainda não as tenho disponíveis.

Morreu o cantor Beto


Morreu esta madrugada, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) o famoso cantor português, Beto. O artista tinha 43 anos de idade e até ao momento não lhe eram conhecidos quaisquer problemas de saúde.
Em televisão o cantor distinguiu-se na interpretação de vários temas para telenovelas nacionais, tais como em Nunca Digas Adeus ou Tudo Por Amor e também como presença assídua nos mais variados talk-show's.

O nosso blogue associa-se a esta grande perda no panorama nacional, desejando as maiores condolências aos familiares, amigos e todos os admiradores do cantor.

Ana Rita Clara apresenta magazine de viagens

A apresentadora tem um novo desafio na SIC Mulher. Após substituir Adelaide de Sousa em Mundo das Mulheres e de ter dado a cara por Querido, Mudei o Visual!, Ana Rita Clara tem novo desafio.

A jovem vai conduzir um magazine sobre viagens. Ainda sem nome definido, o programa percorrerá o mundo para dar a conhecer paisagens exóticas e hábitos de vida diferentes dos portugueses.


A estreia deverá ser ainda antes do Verão.

Quiosque: Notícias TV

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Apesar de ser uma série com extrema qualidade (gravada em HD, bons textos e boas interpretações) e de estar nomeada para vários prémios no Festival de Monte Carlo, a série policial da RTP1 não conquista os espectadores e desde a estreia que tem vindo em queda. Esta semana, "Cidade Despida" ficou-se pelos 500 mil espectadores e 17% de share, e que ficam aquém das expectativas da RTP1, e abaixo de uma série ("Pai à Força") que foi mais barata que esta.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Fátima Lopes conseguiu no início deste ano liderar sobre Júlia Pinheiro nas tardes das televisões. Mas com o passar dos meses e após a renovação em "As Tardes da Júlia", "Vida Nova" perdeu o fôlego e tem sido relegado para segundo plano. Esta semana, mesmo com a presença de Taís Araújo e Flávia Alessandra o programa não foi além dos 2.5% de rating enquanto que Júlia Pinheiro chegou até aos 3.8% no seu melhor dia da semana.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia!! Seja bem-vindo à edição matinal do "Melhor & Pior da Semana". Fique no Televisão-Opinião com esta rubrica entre as 10h e as 12h.

Melhor da Semana TVI

O final de tarde é desde à uns meses para cá da TVI. "Morangos com Açúcar" é uma "marca" de sucesso e esta mais recente série é prova disso. Depois de um declínio nas audiências, a série com o subtítulo de "Vive o Teu Talento" voltou a angariar espectadores e a conquistar os jovens e vencer no horário das 19h. E esta semana a série portou-se muito bem com uma média de share acima dos 35% deixando para trás a concorrência da RTP1 e principalmente da SIC.