
A estação pública e o contra-ataque!






Já são conhecidos mais pormenores sobre os enviados especiais da televisão de Queluz de Baixo ao Casamento Real de William e Kate. E a prova de que a aposta da TVI neste evento é bastante ousada são os seus enviados especiais.
Se, por um lado, já é um dado adquirido que Judite Sousa será a coordenadora de toda a emissão a partir do Palácio de Buckingham, e que Manuel Luís Goucha também integrará a equipa, fazendo directos para o Você na TV, há pelo menos dois jornalistas bem conhecidos da TVI que também estarão em Londres a 19 de Abril.
De acordo com a edição desta semana da TV Mais, Júlio Magalhães e Cristina Reyna estarão a fazer reportagem sobre o enlace real. Fica assim bem explícito que a nova direcção de Informação da TVI está bastante empenhada neste grande acontecimento a nível mundial.
Quiosque: TV Mais
Fique então a conhecer o calendário dos debates para as Legislativas, bem como os canais que os transmitirão.
À semelhança do que fez no passado, a TVI voltará a ter o seu principal bloco noticioso conduzido por uma dupla. E desta vez com dois jornalistas “de peso”: nem mais, nem menos, do que os mais recentes reforços do canal. Este é o grande segredo da direcção de informação e que a TV Guia desta semana revela.
De acordo com a referida revista, o sucessor de Júlio Magalhães pretende algo diferente e mais ousado do que foi feito no nosso país até ao momento. Num estúdio que está a ser construído a todo o vapor, Judite Sousa e José Alberto Carvalho darão as notícias aos telespectadores.
Num modelo em tudo semelhante ao que é comum nos Estados Unidos da América, que transmite uma dinâmica diferente e impressionante de ver no pequeno ecrã: um fica com a apresentação das notícias, e o outro é responsável pela parte dos comentários e entrevistas. “Mas não será nada estanque”, adianta fonte da administração.
E as diferenças face ao que se fez em tempos são evidentes: “Na altura, um pivô lia uma notícia, depois lia o outro. Agora não. Isto vai ser por blocos… Economia, política, desporto”, explicou ainda a mesma fonte.
Para além do Jornal Nacional, também o Jornal da Uma sofrerá uma grande mudança, contudo, não está previsto que seja apresentado por uma dupla, mas sim por um único pivô, que poderá continuar a ser Pedro Carvalhas ou, adianta a TV Guia, José Carlos Castro ou Pedro Pinto.
Numa altura em que continua a perder para a informação da RTP, é de prever que as alterações surtam um grande efeito para os lados de Queluz de Baixo. E, ao que tudo indica, ainda durante Abril serão vistas as alterações!
Quiosque: TV Guia
Desde a confirmação oficial da chegada de José Alberto Carvalho à informação de Queluz de Baixo que se tem especulado que a cenografia dos blocos noticiosos do canal serão renovados.
E é isso mesmo que o Correio da Manhã confirma, ao revelar que o novo director de Informação da TVI chegará à apresentação do Jornal Nacional quando os novos cenários estiverem prontos.
Embora ianda não haja uma data prevista, tal poderá suceder ainda em Abril ou, no mais tardar, no mês de Maio. Até lá, Pedro Pinto e José Carlos Pereira continuarão à frente do principal noticiário da estação de Queluz de Baixo.
Quiosque: Correio da Manhã
Tal como a imprensa já havia avançado, a nova direcção de informação da televisão de Queluz de Baixo pretende mesmo contar com o antigo comentador de As Notas Soltas (da RTP).
Foi num encontro com os jornalistas que José Alberto Carvalho adiantou que o socialista "está entre os potenciais" reforços face à necessidade de a TVI alargar o seu lote de comentadores.
Embora desminta o convite oficial, o novo director de informação de Queluz de Baixo já falou com António Vitorino e afirmou ao Correio da Manhã que se trata de “um excelente comentador” e que “não há nenhuma dúvida sobre isso”.
Este seria mais um reforço de forma a garantir o “equilibrio” no que ao lote de comentadores diz respeito, pretendido pela nova direcção de informação da TVI.
Resta aguardar para ver se António Vitorino se voltará a cruzar com Judite Sousa, como o fez durante vários anos na RTP.
Quiosque: Correio da Manhã
Depois de se ter estreado nos ecrãs da TVI na passada quinta-feira, a nova directora adjunta de informação do canal voltará à antena já nesta segunda-feira, dia em que a nova direcção de informação se estreia oficialmente.
De acordo com a notícia avançada pelo Diário de Notícias, Correio da Manhã e Público, Judite Sousa entrevistará durante a próxima semana quatro conhecidos banqueiros da banca privada no nosso país. Segunda-feira a jornalista conversará com Carlos Santos Ferreira, do BCP, seguindo-se, no dia seguinte, Ricardo Salgado, do BES, Fernando Urich, do BPI, na quarta-feira, e Nuno Amado, do Santander Totta, na quinta-feira.
Já no último dia útil da semana, Judite Sousa irá para a cidade Invicta, acompanhar os trabalhos do Congresso do Partido Socialista, com Constança Cunha e Sá, responsável pela análise política. No domingo, as duas jornalistas farão uma entrevista em directo no TVI 24 a José Sócrates, cujos melhores momentos serão recuperados no Jornal Nacional da TVI.
É caso para dizer que a jornalista está de regresso “em força” aos ecrãs!
Ainda em entrevista ao Correio da Manhã, a directora adjunta de informação confirmou que teve "recepção muito positiva" por parte dos novos colegas e recorda que o negócio dos media é "muito competitivo". Por isso, diz: "Temos de estar unidos para caminhar no mesmo sentido e para criar valor para a empresa".
Já sobre os primeiros dias em Queluz de Baixo Dias, Judite Sousa faz "um balanço muito positivo" da nova casa. "Estamos a trabalhar numa empresa nova e tudo está a ser uma novidade. Quando se muda para uma empresa que não se conhece é preciso conhecer a casa, as pessoas e a metodologia de trabalho", adianta a comunicadora, que acrescentou ainda que na redacção "está tudo muito entusiasmado e as pessoas estão muito motivadas".
Quiosque: Correio da Manhã, Diário de Notícias, Público
É já hoje à noite, durante o Jornal Nacional, que a mais recente contratação de Queluz de Baixo se estreia.
Embora até aqui se tenha pensado que a jornalista apenas chegaria aos ecrãs da TVI a partir de amanhã, 1 de Abril, Ana Guedes Rodrigues acaba de anunciar para esta noite a primeira entrevista de Judite Sousa na TVI.
E para a estreia, um convidado muito especial: o ministro Teixeira dos Santos, naquela que é a primeira entrevista após a demissão de José Sócrates do governo.
A não perder, esta noite, durante o Jornal Nacional.
É a actual directora de Internacional da RTP e tem já no seu curriculum a presença em diversos cenários de guerra, sendo que o último foi o conflito no Egipto. E é em entrevista à Correio TV desta semana que elogia a escolha de Nuno Santos para a direcção de informação da televisão pública.
“Tenho a experiência de trabalhar directamente com o Nuno Santos. É uma solução muito motivadora. Além disso, é uma pessoa que já conhecemos e com quem trabalhámos, não é, de todo, estranha à casa”, começa por dizer.
Apesar de tudo, caso recebesse o mesmo convite que o antigo director de programas da SIC, Márcia Rodrigues não o aceitaria: “Não. Não me via nesse cargo, nem nunca me fizeram essa pergunta. Gosto muitíssimo de ser editora do Internacional e espero continuar a ser. Gosto muito do trabalho que faço”.
A terminar, a jornalista comentou a saída de José Alberto Carvalho e Judite Sousa para a TVI: “Foram momentos emocionais para toda a gente quando os vimos partir. Tivemos pena que fossem embora, eram pessoas de que gostávamos muito e respeitávamos. Por outro lado, conforme disse aos dois, não há nada de que se possam orgulhar do que serem contratados para novos desafios que só manifestam que eles têm currículos dignos”.
Quiosque: Correio TV
A chegada dos dois jornalistas à TVI promete trazer várias alterações, a começar já pelo principal noticiário da estação. Quem o garante é Marcelo Rebelo de Sousa, em entrevista ao Correio da Manhã.
Prestes a iniciar funções como director de Informação da televisão pública, Nuno Santos começa a ver a sua chegada provocar algumas saídas. Tal como avançam o Correio da Manhã e o Diário de Notícias, Luís Marinho, até aqui administrador do pelouro da Informação da RTP, decidiu deixar o cargo que ocupava.
Curiosidade do dia:
Outro sector muito movimentado, e aquele que mais me surpreendeu foi sem sombra para dúvidas, o da informação.
Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
1. Quem esperava algo de completamente diferente na manhã da SIC, enganou-se. Os temas são os mesmos, o cenário é diferente, mas não é um ovo de colombo, o público é o mesmo, embora não seja constituído por figurantes, as palmas e a alegria são contagiantes, como sempre neste tipo de programas. O que mudou, então? Há Júlia, esse globetrotter da televisão, estridente e histriónica como só ela sabe, mas verdadeiramente eficaz. Não tenho dúvidas que as manhãs da SIC estão a mudar e vão mudar. Não duvido que Querida Júlia vai acabar por triunfar. Não sei se já hoje (atenção às leituras apressadas dos resultados ao dia de ontem, da estreia), se apenas daqui a dois meses, que a televisão é uma corrida de longo curso. Mas Júlia Pinheiro, mais o porco Afia Lápis, mais a vaca Concha, mais as chouriças e os rebolanços no chão vão fazer mossa na concorrência. Ela é irritante, dizem muitos. É, confirmo. Irritantemente competente.
2. Em Portugal, contam-se pelos dedos de uma mão os profissionais televisivos que levam público consigo quando mudam de canal. Júlia Pinheiro é indiscutivelmente um desses casos. Judite Sousa é outro. A jornalista, que acaba de trocar a a RTP, onde estava há 30 anos, pela TVI, já se sabe, vai dar a cara por um programa de informação, que terá, seguramente, entrevista, a área onde se especializou na última década. Ao que me dizem, a Grande Entrevista vai continuar na RTP1. É um marca forte da informação do canal público, mas quem, como eu, gosta de Judite Sousa e da forma assertiva, ponderada e conhecedora como conduz entrevistas, vai seguir- -lhe o rasto onde quer que ela esteja. Ou seja, a TVI ganhará espectadores novos, que nunca a tinham visto.
É já no inicio do próximo mês que a jornalista será, oficialmente, uma profissional da TVI. E será também em Abril que regressará aos ecrãs, agora de Queluz de Baixo. Embora ainda não seja conhecido que linhas seguirá o formato, é um dado adquirido que Judite Sousa já está a trabalhar nele.
Segundo a edição deste sábado do Diário de Notícias, a esposa de Fernando Seara já se terá reunido, inclusivamente, com João Cotrim Figueiredo, que garantiu ao referido jornal: “Já temos ideias muito concretas”, contudo, mantém o suspense no ar: “Temos visto formatos, e só posso dizer que vamos surpreender as pessoas”.
Ainda por aquilo que adianta o DN, está em cima da mesa a hipótese de Judite Sousa apresentar um programa de reportagem, semelhante ao Vidas Contadas, da RTP, ou de entrevista, tal como fez com Grande Entrevista, também na estação pública.
Uma vez que a TVI já tem um formato de grande reportagem, Repórter TVI, é quase certo que a jornalista apresentará um formato de entrevistas, ela que é, para muitos, a melhor no género.
Quiosque: Diário de Notícias


