Mostrando postagens com marcador Judite de Sousa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Judite de Sousa. Mostrar todas as postagens

5 de maio de 2011

Falar Televisão




A estação pública e o contra-ataque!


Estamos a viver um verdadeiro período de glória para as estações privadas em Portugal, que é o mesmo que dizer que estamos em estreia / pós-estreia de novos reality-shows que atraem muito público.

Falemos ainda da estreia da nova informação TVI, liderada por Judite de Sousa e José Alberto Carvalho, antigos responsáveis pela informação líder da RTP. Ficará a liderança da informação pública comprometida, agora que dois dos responsáveis pela mesma assumem o "barco" da estação de Queluz de Baixo? Resta-nos aguardar pelos resultados, mas segundo as "sondagens", que é como quem diz a opinião pública, poderá muito bem acontecer uma reviravolta nas audiências da informação da TVI, que, actualmente, apenas tem segura a liderança de domingo, com a opinião do professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Mas mais do que a informação, a RTP lida agora com o contra-ataque às "privadas" com o novo programa do horário nobre de domingo, Último a Sair, um programa de sátira humorística que envolve toda uma inovadora produção.


Último a Sair é um programa de ficção que terá a duração de 13 semanas e o principal objectivo consiste em mostrar um lado sátiro-humorístico em torno dos reality-shows. A autoria é, obviamente, de Bruno Nogueira, humorista da RTP1, que desempenhará também um papel enquanto participante deste pseudo-reality-show.

Os participantes são todos conhecidos do público e são reconhecidos pelo nome próprio, ainda que seja o único traço real em torno do programa, já que tudo, refere a RTP, será uma ficção com uma vertente unicamente humorística. Dos vários participantes, destaca-se a participação de Luciana Abreu, que regressa assim ao pequeno-ecrã depois de ter saído da SIC.

Esta é a resposta da estação pública para combater Peso Pesado e Perdidos na Tribo da SIC e TVI, respectivamente. Último a Sair não é uma crítica directa aos conteúdos dos outros canais (ainda que seja esse o propósito) já que os formatos são completamente dissemelhantes, no entanto a aposta da RTP conta conseguir distrair a atenção dos programas de "peso" da concorrência, o que os responsáveis pela aprovação destes conteúdos para a estação pública não se lembram é que o objectivo de uma televisão pública é prestar um serviço público e não focar-se em concorrer com as estações privadas. 

             

E agora posso estar muito enganado, mas neste momento estão as estações privadas a prestar um melhor serviço público do que a própria televisão do estado! 

Ora vejamos: na estação de Carnaxide 20 participantes anónimos lutam por salvar a sua vida contra a Obesidade, doença que afecta grande parte da população portuguesa, ensinando as regras de uma alimentação mais saudável e incentivando à prática desportiva.

Pelos lados de Queluz de Baixo, os participantes são famosos, mas ainda assim, este programa consegue aliar o humor e entretenimento a uma vertente documental, cujo efeito é dar a conhecer novos povos e culturas.

Posso estar errado, mas não andará a RTP um bocado deslocada?
Fica a questão.

28 de abril de 2011

Falar Televisão


Casamento Real mexe com as televisões!

É já amanhã que se realiza a grande e muito esperada boda! William de Gales, príncipe herdeiro do trono britânico, casa amanhã com Catherine Elizabeth Middleton, depois de uma relação de oito anos.


O casamento decorrerá durante o dia de amanhã e as estações de televisão de todo o mundo estão concentradas em Londres, local onde decorrerá o grande evento. Sem excepção, todas as televisões portuguesas se encontram em Inglaterra, preparando diversos especiais para acompanhar e comentar a par e passo todo o casamento real.

Muitas são as caras destacadas para conduzir as emissões especiais, tendo sido aposta das televisões portuguesas conjugar apresentadores dos programas matinais com os pivôs da informação, fazendo uma articulação vertical entre os dois tipos de conteúdo televisivo.

Pela estação pública de televisão está destacado Jorge Gabriel, que conduziu já hoje um especial Praça da Alegria a partir de Londres, onde deu a conhecer as tradições londrinas, o ambiente envolto em torno do grande casamento e a opinião de ingleses, mas também portugueses que se encontram no Reino Unido. Faz também parte da equipa enviada da RTP a Londres, João Adelino Faria que conta com a companhia de Pedro Benavides e Teresa Nicolau. Fica ainda em Lisboa a jornalista Estela Machado, que contará com o comentário do legítimo representante da monarquia portuguesa, o exmo. senhor D. Duarte, Duque de Bragança. 

Pela estação de Carnaxide, o grande destaque será dado a Júlia Pinheiro que estará em Londres a documentar e informar os espectadores da SIC sobre as últimas novidades da boda. A apresentadora de Querida Júlia contará com a presença de vários convidados, como Martim Cabral, que comentarão todos os detalhes. Clara de Sousa será o rosto da informação, que já se encontra em Londres e que conduzirá a informação a partir de Inglaterra. 

Por Queluz de Baixo estão destacados igualmente vários nomes, sendo que já hoje a emissão de Você na TV! contou com alguns comentários de Manuel Luís Goucha que se encontra já em Londres e que se fará acompanhar amanhã por Júlio Magalhães para dar conta dos convidados e vários outros pormenores acerca do casamento que contará ainda com o comentário, também a partir de Londres, de Judite de Sousa e Filipa Garnel.


Parece que as televisões portuguesas estão cada vez mais preocupadas em assegurar uma concorrência de qualidade, assegurando sempre os melhores profissionais para os trabalhos de 'peso'.

O que pensa você de todo este ênfase dado ao casamento real por parte das televisões portuguesas? Será um exagero? Será prestar serviço de qualidade?

21 de abril de 2011

Júlio Magalhães também vai a Londres


Já são conhecidos mais pormenores sobre os enviados especiais da televisão de Queluz de Baixo ao Casamento Real de William e Kate. E a prova de que a aposta da TVI neste evento é bastante ousada são os seus enviados especiais.


Se, por um lado, já é um dado adquirido que Judite Sousa será a coordenadora de toda a emissão a partir do Palácio de Buckingham, e que Manuel Luís Goucha também integrará a equipa, fazendo directos para o Você na TV, há pelo menos dois jornalistas bem conhecidos da TVI que também estarão em Londres a 19 de Abril.


De acordo com a edição desta semana da TV Mais, Júlio Magalhães e Cristina Reyna estarão a fazer reportagem sobre o enlace real. Fica assim bem explícito que a nova direcção de Informação da TVI está bastante empenhada neste grande acontecimento a nível mundial.


Quiosque: TV Mais

19 de abril de 2011

Debates televisivos para as legislativas já estão divididos


A cerca de um mês e meio das eleições legislativas, as estações de televisão já procederam ao sorteio dos debates que ocorrerão durante o mês de Maio. No total serão dez frente-a-frente entre os candidatos dos principais partidos ao acto eleitoral que se realizará no dia 5 de Junho. Todos os confrontos terão a duração de 45 minutos, com excepção do último debate que contará com José Sócrates e Pedro Passos Coelho e que se estenderá até 1hora.

Para pivôs a RTP escolheu o jornalista Vitor Gonçalves, enquanto que a SIC optou por Clara de Sousa e a TVI por Judite Sousa.

Fique então a conhecer o calendário dos debates para as Legislativas, bem como os canais que os transmitirão.

  • 6 de Maio (sexta-feira) Paulo Portas / Jerónimo de Sousa (RTP)
  • 9 Maio (segunda-feira) José Sócrates / Paulo Portas (TVI)
  • 10 Maio (terça-feira) Passos Coelho / Jerónimo de Sousa (TVI)
  • 11 Maio (quarta-feira) José Sócrates / Francisco Louçã (SIC)
  • 12 Maio (quinta-feira) Francisco Louçã /Jerónimo de Sousa (RTP)
  • 13 Maio (sexta-feira) Passos Coelho / Paulo Portas (SIC)
  • 16 Maio (segunda-feira) José Sócrates / Jerónimo de Sousa (SIC)
  • 17 Maio (terça-feira) Passos Coelho / Francisco Louça (TVI)
  • 19 Maio (quinta-feira) Paulo Portas / Francisco Louça (SIC)
  • 20 Maio (sexta-feira) José Sócrates / Passos Coelho (RTP)

13 de abril de 2011

Falar Televisão



Informação a mudar...



O dia 1 de Abril ficou marcado pela entrada oficial da nova direcção de informação na TVI.
Uma vontade em reestruturar a informação do canal de Queluz foi a maior promessa de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa.

Desde então, a directora-adjunta, Judite de Sousa não mais parou. A sua primeira semana foi marcada por uma maratona de entrevistas que começou com o ex-ministro das finanças Teixeira dos Santos e acabou com as caras dos donos dos principais bancos portugueses.
Quanto ao fim-de-semana, esse foi ocupado a acompanhar o Congresso do Partido Socialista em Matosinhos, juntamente com uma vasta equipa da TVI.

Esta semana já conta com uma entrevista ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho.
Não me lembro quando acontece-se algo assim pelos lados de Queluz.


Uma mudança na linha editorial e nos cenários dos blocos informativos da televisão de Cotrim Figueiredo têm sido notícias na imprensa e José Alberto Carvalho já garantiu que vai voltar ao ecrã no papel de pivô assim que o novo cenário estiver concluído. Para breve, prevê-se.

Espero que não mudem para pior, porque na minha opinião o ainda actual cenário é bastante positivo, uma vez que através dele podemos ver toda uma redacção a trabalhar para nos informar a nós telespectadores.
Novos conteúdos vão também ser parte integrante do Jornal Nacional.

A promessa de uma informação de coragem e iniciativa, responsável, credível, mais próxima dos portugueses, transparente, que fala a verdade, livre, actual, de confiança e capaz e encarar o futuro foi feita. Agora resta-nos esperar para vê-la cumprida.

Todas estas transformações, são claro está, para atrair cada vez mais portugueses a ver o noticiário da TVI e assim reforçar as audiências, até chegar a ser o bloco informativo mais visto de Portugal.

Quanto a mim, eu acredito nesta mudança e nos profissionais que são José Alberto Carvalho e Judite de Sousa. E você, o que acha de tudo isto?

Judite Sousa e José Alberto Carvalho: a nova dupla do "Jornal Nacional"


À semelhança do que fez no passado, a TVI voltará a ter o seu principal bloco noticioso conduzido por uma dupla. E desta vez com dois jornalistas “de peso”: nem mais, nem menos, do que os mais recentes reforços do canal. Este é o grande segredo da direcção de informação e que a TV Guia desta semana revela.


De acordo com a referida revista, o sucessor de Júlio Magalhães pretende algo diferente e mais ousado do que foi feito no nosso país até ao momento. Num estúdio que está a ser construído a todo o vapor, Judite Sousa e José Alberto Carvalho darão as notícias aos telespectadores.


Num modelo em tudo semelhante ao que é comum nos Estados Unidos da América, que transmite uma dinâmica diferente e impressionante de ver no pequeno ecrã: um fica com a apresentação das notícias, e o outro é responsável pela parte dos comentários e entrevistas. “Mas não será nada estanque”, adianta fonte da administração.


E as diferenças face ao que se fez em tempos são evidentes: “Na altura, um pivô lia uma notícia, depois lia o outro. Agora não. Isto vai ser por blocos… Economia, política, desporto”, explicou ainda a mesma fonte.


Para além do Jornal Nacional, também o Jornal da Uma sofrerá uma grande mudança, contudo, não está previsto que seja apresentado por uma dupla, mas sim por um único pivô, que poderá continuar a ser Pedro Carvalhas ou, adianta a TV Guia, José Carlos Castro ou Pedro Pinto.


Numa altura em que continua a perder para a informação da RTP, é de prever que as alterações surtam um grande efeito para os lados de Queluz de Baixo. E, ao que tudo indica, ainda durante Abril serão vistas as alterações!


Quiosque: TV Guia

9 de abril de 2011

Informação da TVI de "cara lavada"


Desde a confirmação oficial da chegada de José Alberto Carvalho à informação de Queluz de Baixo que se tem especulado que a cenografia dos blocos noticiosos do canal serão renovados.


E é isso mesmo que o Correio da Manhã confirma, ao revelar que o novo director de Informação da TVI chegará à apresentação do Jornal Nacional quando os novos cenários estiverem prontos.


Embora ianda não haja uma data prevista, tal poderá suceder ainda em Abril ou, no mais tardar, no mês de Maio. Até lá, Pedro Pinto e José Carlos Pereira continuarão à frente do principal noticiário da estação de Queluz de Baixo.


Quiosque: Correio da Manhã

TVI quer António Vitorino


Tal como a imprensa já havia avançado, a nova direcção de informação da televisão de Queluz de Baixo pretende mesmo contar com o antigo comentador de As Notas Soltas (da RTP).


Foi num encontro com os jornalistas que José Alberto Carvalho adiantou que o socialista "está entre os potenciais" reforços face à necessidade de a TVI alargar o seu lote de comentadores.

Embora desminta o convite oficial, o novo director de informação de Queluz de Baixo já falou com António Vitorino e afirmou ao Correio da Manhã que se trata de “um excelente comentador” e que “não há nenhuma dúvida sobre isso”.


Este seria mais um reforço de forma a garantir o “equilibrio” no que ao lote de comentadores diz respeito, pretendido pela nova direcção de informação da TVI.

Resta aguardar para ver se António Vitorino se voltará a cruzar com Judite Sousa, como o fez durante vários anos na RTP.


Quiosque: Correio da Manhã

7 de abril de 2011

Revista de Imprensa 07/04/2011


Bom dia! Bem-vindo à rubrica Revista de Imprensa.

Concorrentes já andam Perdidos na Tribo


Na passada segunda-feira, 8 dos 12 concorrentes do novo Reality -show da TVI, Perdidos na Tribo, embarcaram rumo a tribos do continente australiano.

Os actores José Carlos Pereira, Luís Lourenço, Joana Alvarenga, e Mafalda Teixeira foram os primeiros a marcar presença no aeroporto para partir em direcção à tão esperada aventura.

Para trás ficaram alguns objectos pessoais como por exemplo, os telemóveis, algo que tanto custou a Mafalda Teixeira. José Carlos Pereira levou a sua guitarra para, quem sabe, ensinar algumas notas musicais aos indígenas. O actor parte ansioso mas sem medos nem receios “Vai ser uma grande aventura para todos. Eu vejo isto como umas férias” admitiu à TV Guia desta semana.

Quem também partiu no mesmo dia foi o grupo constituído por Sérgio Vicente, Marta Cardoso, Vera Ferreira e José Castelo Branco, que chegou ao aeroporto com oito malas.

Já muito próximo da hora da partida, a ex concorrente do Reality-show A Casa dos Segredos, foi quem mostrou mais receios, “Nunca estive tão longe da minha mãe”afirmou à referida revista.

No dia seguinte, 5 de Abril, foi a vez de Kapinha, Iô Apolloni, Fernando Mendes e Cláudia Jacques darem inicio a este grande desafio.


Director Geral da SIC avisa Queluz


Maio promete ser um mês de bastante distracção para os portugueses, pois, aproximam-se não um, mas dois Reality-shows, Perdidos na Tribo joga pela TVI e Peso Pesado pela SIC.

O rosto de Peso Pesado, Júlia Pinheiro, prepara várias armas para o combate e em declarações à TV Guia, o director geral da SIC, Luís Marques, deixa um aviso à estação de Queluz de Baixo, “Eles é que vão levar connosco em cima. Nós já estamos fortalecidos. A Tribo é uma vez por semana e o Peso Pesado é diário.

O confronto vai ser só aos domingos mas estamos confiantes de que as pessoas vão preferir a SIC”, considera.

Durante a semana o programa vai ter diários dos concorrentes a passar logo a seguir ao Jornal da Noite e aos domingos à noite, a emissão é mais alargada porque é nessa gala que se vai decidir que sai da herdade.

A mecânica deste formato que é líder de audiências na SIC Mulher e noutros canais de televisão no estrangeiro, vais ser a seguinte: os dois concorrentes que perderem menor peso vão ficar nomeados, sendo que só um deles vai abandonar o programa.

Luís Marques mostra-se bastante confiante, sobretudo por ser Júlia Pinheiro a apresentar o Reality-show, “Com a Júlia Pinheiro, isto tem outra dimensão humana. Desde o princípio, em 2009, quando começámos a trabalhar no formato, que pensámos nela para apresentar”, admite à TV Guia desta semana.


Citação do Dia:

"Fomos mais sérios sem deixar de sermos divertidos. Valeu a pena"

Cristina Ferreira a propósito de Uma Canção para Ti



Curiosidade do Dia:

A informação da TVI promete uma mudança e prova disso é o spot que foi lançado no inicio da semana onde aparecem os rostos mais recentes da estação, Judite de Sousa e José Alberto Carvalho.



Quiosque: TV Guia

4 de abril de 2011

Revista de Imprensa 04/04/2011


Segunda-feira, 4 de Abril. A primeira Revista de Imprensa da semana!


César Mourão continua feliz na SIC


Foi o rei do humor nas manhãs da SIC ao ‘contracenar’ todas as suas populares personagens com Fátima Lopes. Com o final de Companhia das Manhãs, em Março deste ano, César Mourão ficou afastado das luzes da ribalta.

Mas, segundo o actor, esse afastamento deveu-se apenas a sua escolha pessoal e não a uma imposição por parte da SIC: “Por ter acabado o Companhia das Manhãs não quer dizer que eu saia do ecrã. Por enquanto, não estou a fazer nada em televisão por opção minha. Já tinha dito, antes de me ter conhecimento da chegada do programa da Júlia, que não passava pelos meus objectivos continuar na manhã. Queria uma paragem do programa da manhã e do day time. A SIC, obviamente, compreendeu”, explica o actor reforçando que esta saída aconteceu dentro da “continuidade de um actor televisivo”

Para o futuro, César Mourão promete que continuará a aparecer em novos projectos no canal de Carnaxide: “Desde que trabalho na SIC, há seis ou sete anos, ainda não trabalhei para outro canal… Estamos a construir, desde que estou no canal, novas propostas. É uma constante. É na SIC que estou”, remata.



Lídia Franco faz pausa na TV


Depois de ter interpretado a maquiavélica Estela na novela da TVI Meu Amor, Lidia Franco está de novo afastada dos ecrãs. A actriz pretende descansar a sua imagem perante o grande público.

“Vou aproveitar os próximos tempos para descansar a minha imagem. A Estela foi uma personagem muito forte, muito marcante e que me obrigou a lidar com energias muito negativas”, justifica a actriz que, sem qualquer tipo de contrato de exclusividade com a estação de Queluz de Baixo, pretende estar mais ligada ao teatro nos próximos tempos: “Nunca tive nenhum contrato de exclusividade, embora gostasse, pois dá-nos outra estabilidade. Por enquanto, vou estar mais dedicada ao teatro, depois logo se vê”

CITAÇÃO DO DIA
"Cada vez percebo menos de audiências"
Rodrigo Guedes de Carvalho



DESTAQUE DO DIA

No semana em que a nova direcção de informação da TVI toma posse oficialmente, Judite Sousa começa, também ela, a trabalhar na sua nova casa. A partir de hoje e até quinta-feira, Judite irá entrevistar no Jornal Nacional da TVI os principais banqueiros nacionais em pequenas entrevistas de 10 minutos. No domingo chegou a vez à jornalista de entrevistar o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, em exclusivo no TVI24.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

3 de abril de 2011

Judite Sousa "bem recebida" na TVI

Depois de se ter estreado nos ecrãs da TVI na passada quinta-feira, a nova directora adjunta de informação do canal voltará à antena já nesta segunda-feira, dia em que a nova direcção de informação se estreia oficialmente.


De acordo com a notícia avançada pelo Diário de Notícias, Correio da Manhã e Público, Judite Sousa entrevistará durante a próxima semana quatro conhecidos banqueiros da banca privada no nosso país. Segunda-feira a jornalista conversará com Carlos Santos Ferreira, do BCP, seguindo-se, no dia seguinte, Ricardo Salgado, do BES, Fernando Urich, do BPI, na quarta-feira, e Nuno Amado, do Santander Totta, na quinta-feira.


Já no último dia útil da semana, Judite Sousa irá para a cidade Invicta, acompanhar os trabalhos do Congresso do Partido Socialista, com Constança Cunha e Sá, responsável pela análise política. No domingo, as duas jornalistas farão uma entrevista em directo no TVI 24 a José Sócrates, cujos melhores momentos serão recuperados no Jornal Nacional da TVI.

É caso para dizer que a jornalista está de regresso “em força” aos ecrãs!


Ainda em entrevista ao Correio da Manhã, a directora adjunta de informação confirmou que teve "recepção muito positiva" por parte dos novos colegas e recorda que o negócio dos media é "muito competitivo". Por isso, diz: "Temos de estar unidos para caminhar no mesmo sentido e para criar valor para a empresa".


Já sobre os primeiros dias em Queluz de Baixo Dias, Judite Sousa faz "um balanço muito positivo" da nova casa. "Estamos a trabalhar numa empresa nova e tudo está a ser uma novidade. Quando se muda para uma empresa que não se conhece é preciso conhecer a casa, as pessoas e a metodologia de trabalho", adianta a comunicadora, que acrescentou ainda que na redacção "está tudo muito entusiasmado e as pessoas estão muito motivadas".


Quiosque: Correio da Manhã, Diário de Notícias, Público

1 de abril de 2011

Revista de Imprensa 01/04/2011



Sexta-feira, 1 de Abril. A última Revista de Imprensa da semana!


Dia 1 da nova direcção de informação TVI


Este primeiro dia do mês de Abril marca a entrada em funções oficial da nova direcção de informação da estação de Queluz de Baixo. José Alberto Carvalho e Judite Sousa, esta última que se estreou já ontem nos ecrãs do quarto canal, são oficialmente a partir de hoje profissionais da TVI, integrando a direcção de informação do canal.

Ontem, e enquanto preparava à sua primeira entrevista em Queluz de Baixo, Judite Sousa confessou sentir-se “lindamente” e bastante animada na sua nova casa e mostrou-se também totalmente dedicada a este novo desafio na sua vida profissional, depois de 32 anos de trabalho na RTP: "Aqui estou para fazer o que sei fazer, que é trabalhar", afirma.

Também esta semana, Júlio Magalhães, o director de informação demissionário, garantiu que sai da direcção de informação da TVI com o espírito de "missão cumprida", confiando totalmente no profissionalismo dos seus sucessores.

Um novo ciclo que começa na informação da TVI e que promete bastantes mudanças e surpresas nas próximas semanas.



Estado de Graça estreia hoje


Com o final da primeira temporada de Voo Directo, estreia hoje o novo programa dos serões de sexta-feira da RTP1. Estado de Graça é o novo programa de humor do canal público que conta com a participação de caras conhecidíssimas do público, tais como, Ana Bola, Maria Rueff, Joaquim Monchique, Manuel Marques ou Eduardo Madeira.

A partir de hoje, e ao longo das próximas 13 semanas, este elenco oferece aos espectadores 50 minutos dos mais variados sketches que, no fundo, pretender caricaturar os vários aspectos da actualidade portuguesa, desde a política, o desporto ou até mesmo a televisão. Um programa, que nas palavras de Joaquim Monchique, pretende diversificar a monocultura de novelas do horário nobre nacional: “Acho que estamos com muitos miúdos a cantar e muitas novelas, por isso já fazia falta um programa destes”, afirma.

Estado de Graça estreia hoje na RTP1, logo após o Telejornal.


CITAÇÃO DO DIA
"É oficial. Sou uma mulher!"
Sofia Arruda


NÚMERO DO DIA
2,6
Este é o peso total, em toneladas, dos 20 participantes da edição portuguesa do programa The Biggest Loser que estreia em breve nos ecrãs da SIC e que conta com a condução de Júlia Pinheiro.


Quiosque: Mariana, TV Mais, Diário de Notícias

31 de março de 2011

Judite Sousa estreia-se hoje na TVI


É já hoje à noite, durante o Jornal Nacional, que a mais recente contratação de Queluz de Baixo se estreia.

Embora até aqui se tenha pensado que a jornalista apenas chegaria aos ecrãs da TVI a partir de amanhã, 1 de Abril, Ana Guedes Rodrigues acaba de anunciar para esta noite a primeira entrevista de Judite Sousa na TVI.


E para a estreia, um convidado muito especial: o ministro Teixeira dos Santos, naquela que é a primeira entrevista após a demissão de José Sócrates do governo.

A não perder, esta noite, durante o Jornal Nacional.

28 de março de 2011

Fala-se 28/03/2011


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta tarde!


Rita Rodrigues

A jornalista da TVI já foi mãe. Rita Rodrigues deu à luz uma menina na passada quarta-feira, 16 de Março. A pivô do Diário da Manhã não escondeu o entusiasmo e na sua pagina pessoal no Facebook escreveu ser “uma mãe feliz, orgulhosa e realizada”.

Rita Rodrigues está na TVI desde a fundação do TVI24, em Fevereiro de 2009, mudando-se mais tarde para a generalista na condução do Diário da Manhã.



Judite Sousa

Prestes a ingressar no novo desafio na direcção de informação da TVI, a jornalista aproveitou os últimos dias para recarregar baterias. Judite Sousa esteve de férias na Malásia com o marido, Fernando Seara.

Judite Sousa entra oficialmente na TVI na próxima sexta-feira, dia 1 de Abril.



Quiosque: Correio TV, Notícias TV

26 de março de 2011

Márcia Rodrigues aplaude escolha de Nuno Santos

É a actual directora de Internacional da RTP e tem já no seu curriculum a presença em diversos cenários de guerra, sendo que o último foi o conflito no Egipto. E é em entrevista à Correio TV desta semana que elogia a escolha de Nuno Santos para a direcção de informação da televisão pública.


“Tenho a experiência de trabalhar directamente com o Nuno Santos. É uma solução muito motivadora. Além disso, é uma pessoa que já conhecemos e com quem trabalhámos, não é, de todo, estranha à casa”, começa por dizer.

Apesar de tudo, caso recebesse o mesmo convite que o antigo director de programas da SIC, Márcia Rodrigues não o aceitaria: “Não. Não me via nesse cargo, nem nunca me fizeram essa pergunta. Gosto muitíssimo de ser editora do Internacional e espero continuar a ser. Gosto muito do trabalho que faço”.


A terminar, a jornalista comentou a saída de José Alberto Carvalho e Judite Sousa para a TVI: “Foram momentos emocionais para toda a gente quando os vimos partir. Tivemos pena que fossem embora, eram pessoas de que gostávamos muito e respeitávamos. Por outro lado, conforme disse aos dois, não há nada de que se possam orgulhar do que serem contratados para novos desafios que só manifestam que eles têm currículos dignos”.


Quiosque: Correio TV

22 de março de 2011

Revista de Imprensa 22/03/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!
José Alberto Carvalho e Judite Sousa apresentam Jornal Nacional

A chegada dos dois jornalistas à TVI promete trazer várias alterações, a começar já pelo principal noticiário da estação. Quem o garante é Marcelo Rebelo de Sousa, em entrevista ao Correio da Manhã.
"José Alberto Carvalho falou com Júlio Magalhães para que assuma os sábados e os domingos. Ele (José Alberto Carvalho) e Judite de Sousa serão os pivôs de segunda a sexta-feira", começa por dizer o professor ao referido jornal.
Todavia, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, esta solução poderá durar apenas até à época de Verão. (José Alberto Carvalho) "pode não ficar até ao Verão como pivô, pois o cargo de director vai dar-lhe muito que fazer, e ele também já não é novo". Assim, caso o futuro director de Informação de Queluz de Baixo acabe por deixar a condução do principal bloco noticioso do canal, Pedro Pinto e José Carlos Castro poderão regressar às antigas funções.
Todavia, provavelmente nos primeiros dias de Abril deverão deixar de ser os pivôs do Jornal Nacional. E as alterações não se devem ficar por aqui, até porque, de acordo com as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, José Alberto Carvalho tem "carta branca da administração, e os seus planos vão trazer nova dinâmica à TVI e ao TVI24".

Chegada de Nuno Santos provoca abandono de Luís Marinho

Prestes a iniciar funções como director de Informação da televisão pública, Nuno Santos começa a ver a sua chegada provocar algumas saídas. Tal como avançam o Correio da Manhã e o Diário de Notícias, Luís Marinho, até aqui administrador do pelouro da Informação da RTP, decidiu deixar o cargo que ocupava.
É o próprio Guilherme Costa, presidente do canal, quem o revela. Os motivos, diz, "são evidentes". Tal como já era do conhecimento público, Luís Marinho votou contra a escolha de Nuno Santos para suceder a José Alberto Carvalho. Contudo, esta situação de descontantamento foi vista como "normal, pacífica" pela administração e Marinho continuará a fazer parte do conselho de administração da RTP, mas sem o cargo que anteriormente tinha.
Anunciado como novo director de Informação da RTP no ínicio do mês, Nuno Santos deverá iniciar funções logo que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social dê luz verde a esta mudança.
CITAÇÃO DO DIA:
"Descanso a trabalhar , porque gosto muito do que falo. Relaxo, não tenho tensões, nem cansaço, e transmito isto à equipa, por isso acho que devia ganhar a dobrar. É fácil e prazeroso ser actriz"
Maria João Luís


Curiosidade do dia:

Depois de emitir documentários sobre William e Kate de Inglaterra, a televisão de Carnaxide adquiriu os direitos de transmissão da biografia não autorizada do casal, que estreia a 18 de Abril na televisão norte-americana.




Quiosque: Correio TV, Correio da Manhã, Diário de Notícias

16 de março de 2011

Falar Televisão


A TV virada de pernas para o ar.


Muito se tem especulado sobre a reviravolta que os principais canais de televisão sofreram nos últimos tempos.

Com todas as mudanças que têm ocorrido nos cargos de directores, apresentadores, actores, jornalistas e até a nível da administração há por aí quem diga que a SIC se está a transformar em TVI.
Recordo que estes dois canais de televisão foram os que mais investiram na guerra aos melhores profissionais do audiovisual.

A RTP, também participou na batalha e apesar de ter sofrido duas grandes baixas, Judite de Sousa e José Alberto Carvalho, ganhou na semana passada um novo director de informação, Nuno Santos, antigo director de programas da SIC.

De todos os sectores que sofreram mudanças, há dois que merecem a minha particular atenção, o entretenimento e a informação.
No que toca ao entretenimento, Fátima Lopes e Júlia Pinheiro foram as grandes protagonistas.
Decorria o Verão de 2010 quando Fátima Lopes, um dos rostos mais emblemáticos da SIC abandonava 15 anos de trabalho naquela estação, para vestir a camisola da TVI.

Já muito perto do final do ano, surgia a informação que dava como certa a saída de Júlia Pinheiro da TVI para a SIC. A apresentadora mudou-se para a estação de Pinto Balsemão, onde estreou na segunda-feira dia 14 o seu novo programa matinal Querida Júlia, o qual ainda não tive a oportunidade de espreitar, com muita pena minha. Ambas trocaram de estação de televisão, e se Fátima Lopes é agora a rainha das tardes, Júlia Pinheiro luta pela conquista das manhãs.
Uma espécie de troca por troca, é assim que classifico estas contratações.

Outro sector muito movimentado, e aquele que mais me surpreendeu foi sem sombra para dúvidas, o da informação.
Além da saída de Manuela Moura Guedes em Outubro de 2010 da TVI para a SIC, onde prepara o seu próprio programa, nas últimas semanas correram rios de tinta, em toda a imprensa, que davam conta da saída de Judite de Sousa e José Alberto Carvalho da RTP, para encabeçar uma nova equipa na casa de Cotrim Figueiredo.

Como já foi notícia em todos os órgãos de comunicação social, a entrada destes dois belíssimos profissionais na TVI está prevista para dia 1 de Abril. Mentira ou não, diz-se por aí que Judite de Sousa está já empenhada no seu programa. Será ela a concorrente directa do futuro programa de Manuela Moura Guedes?
Mais tarde saberemos…

Tudo isto ocorreu numa altura que a palavra crise teima em afirmar-se na nossa sociedade. Crise, foi coisa que parece não ter passado pela televisão, e ainda bem que assim foi. Na minha opinião, de entre todas as contratações (algumas milionárias), nós telespectadores, só temos a ganhar. A concorrência torna-se mais feroz e vale tudo para ganhar audiências.
Resta-nos esperar para ver se vêm aí mais e melhores produtos televisivos.






Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Os pesos pesados


1. Quem esperava algo de completamente diferente na manhã da SIC, enganou-se. Os temas são os mesmos, o cenário é diferente, mas não é um ovo de colombo, o público é o mesmo, embora não seja constituído por figurantes, as palmas e a alegria são contagiantes, como sempre neste tipo de programas. O que mudou, então? Há Júlia, esse globetrotter da televisão, estridente e histriónica como só ela sabe, mas verdadeiramente eficaz. Não tenho dúvidas que as manhãs da SIC estão a mudar e vão mudar. Não duvido que Querida Júlia vai acabar por triunfar. Não sei se já hoje (atenção às leituras apressadas dos resultados ao dia de ontem, da estreia), se apenas daqui a dois meses, que a televisão é uma corrida de longo curso. Mas Júlia Pinheiro, mais o porco Afia Lápis, mais a vaca Concha, mais as chouriças e os rebolanços no chão vão fazer mossa na concorrência. Ela é irritante, dizem muitos. É, confirmo. Irritantemente competente.

2. Em Portugal, contam-se pelos dedos de uma mão os profissionais televisivos que levam público consigo quando mudam de canal. Júlia Pinheiro é indiscutivelmente um desses casos. Judite Sousa é outro. A jornalista, que acaba de trocar a a RTP, onde estava há 30 anos, pela TVI, já se sabe, vai dar a cara por um programa de informação, que terá, seguramente, entrevista, a área onde se especializou na última década. Ao que me dizem, a Grande Entrevista vai continuar na RTP1. É um marca forte da informação do canal público, mas quem, como eu, gosta de Judite Sousa e da forma assertiva, ponderada e conhecedora como conduz entrevistas, vai seguir- -lhe o rasto onde quer que ela esteja. Ou seja, a TVI ganhará espectadores novos, que nunca a tinham visto.

12 de março de 2011

Judite Sousa já trabalha no seu novo programa


É já no inicio do próximo mês que a jornalista será, oficialmente, uma profissional da TVI. E será também em Abril que regressará aos ecrãs, agora de Queluz de Baixo. Embora ainda não seja conhecido que linhas seguirá o formato, é um dado adquirido que Judite Sousa já está a trabalhar nele.


Segundo a edição deste sábado do Diário de Notícias, a esposa de Fernando Seara já se terá reunido, inclusivamente, com João Cotrim Figueiredo, que garantiu ao referido jornal: “Já temos ideias muito concretas”, contudo, mantém o suspense no ar: “Temos visto formatos, e só posso dizer que vamos surpreender as pessoas”.


Ainda por aquilo que adianta o DN, está em cima da mesa a hipótese de Judite Sousa apresentar um programa de reportagem, semelhante ao Vidas Contadas, da RTP, ou de entrevista, tal como fez com Grande Entrevista, também na estação pública.

Uma vez que a TVI já tem um formato de grande reportagem, Repórter TVI, é quase certo que a jornalista apresentará um formato de entrevistas, ela que é, para muitos, a melhor no género.


Quiosque: Diário de Notícias

6 de março de 2011

O Protagonista



Muito boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição de "O Protagonista"! As transferências na informação prometem não parar! Na semana passada José Alberto Carvalho e Judite de Sousa uniam-se por uma nova equipa na TVI, colocando assim uma grande questão na RTP1: "Qual o próximo director de informação?". Assim, e passado cerca de uma semana, uma resposta parece estar prestes a validar-se: Nuno Santos. É ele o grande convidado desta rubrica nesta semana!


José Alberto Carvalho e Judite de Sousa colocaram grandes questões ao abandonarem a RTP1. Sentido-se como um "dado adquirido", numa estação onde os agradecimentos tardavam a chegar, os dois jornalistas optaram pela informação de outro canal. Um desafio? Não, muito mais que isso. Com uma vontade de mudar, o novos profissionais da TVI quiseram sentir-se valorizados, não tendo de dar satisfações a ninguém sobre os mais diversos assuntos relacionados com a vida profissional (cargos, vencimentos, entre outros).

Foram vários os anos que dedicaram à estação pública, e foram muitas as horas que gastaram a trabalhar por um projecto vencedor que, de um momento para o outro, ficou aparentemente sem um líder. Normalmente, pensar-se-ia que esse seria o fim de um ciclo, porém duvido que seja isso a acontecer. A ligação dos portugueses com a RTP1 é forte, sendo este o canal que sintonizam quando o relógio toca as 13:00h e as 20:00h. Muitos dos que lerem esta rubrica pensarão: o "Jornal da Uma" já arranha a liderança do "Jornal da Tarde", e por vezes o "Telejornal" é ameaçado pelo "Jornal Nacional".
São constatações que eu aceito, no entanto se no dia de amanhã ocorresse um atentado, não tenho dúvidas em qual a estação os telespectadores escolheriam para se informar. Não é uma critica à concorrência, é uma verdade que tem vindo a ser construída desde há vários anos.


Desta forma, parte-se agora para uma nova fase no primeiro canal. Segundo o jornal Público, parece ser Nuno Santos uma das peças fundamentais para ela se iniciar. Será que o actual director de programas da estação de Carnaxide irá juntar-se novamente à equipa da RTP1 enquanto director de informação do canal? Não é ainda certo, porém é provável que isso venha a acontecer. Numa altura em que se espelha um futuro esperançoso para a estação de Carnaxide, talvez seja necessário reformular a equipa que por lá toma decisões.

Depois de dois anos a dar a cara pelo canal de Pinto Balsemão, e de os resultados terem sofrido várias oscilações, parece-me que Nuno Santos deixou de ser desde há algum tempo uma "chave" na SIC. Com uma Júlia Pinheiro muito forte ao nível do entretenimento, uma Gabriela Sobral com importantes contactos na ficção e, por fim, um Luís Marques apto para trabalhar nas próximas apostas do canal, o marido de Andreia Vale deixou de ter um papel tão importante como no passado. Lançar esta constatação pode ser um risco, mas faz sentido se tivermos em conta a mensagem que chega aos telespectadores pela imprensa ou pela própria Internet.
Assim, um recomeço seria um decisão que exigiria de Nuno Santos uma grande ponderação.
Imaginando que a resposta fosse "sim", novos valores se levantarão no mercado das transferências, com um lugar por ocupar em Carnaxide. Tal como noticiado pelo Televisão-Opinião, José Eduardo Moniz poderá ser o possível sucessor de Nuno Santos, e completar a equipa que anteriormente era constituída no canal da Media Capital. Ficam desta forma lançadas as armas para um futuro que promete ser aliciante ao nível do mercado televisivo.
Eu, você, todos nós, estarem cá para assistir! Na informação, ficção ou entretenimento, esta possível transferência de Nuno Santos apenas vem alimentar os ecrãs nacionais que, nos últimos tempos, têm sofrido as mais variadas mudanças.

Da minha parte, apenas tenho a confessar o meu respeito por Nuno Santos. Sempre me agradou o seu trabalho, independentemente das decisões com as quais não concordei. Apesar de tudo, merece uma salva de palmas por todo o trabalho que desenvolveu num projecto que estava "encoberto". Veremos o que se segue para este profissional!