12 de maio de 2011

Falar Televisão


O Último a Errar


Foi no passado domingo que a RTP estreou a sua “grande aposta” para a “guerra” dos domingos à noite. A promoção nos ecrãs foi pouca, mas pelo Facebook foi mais do que muita. Contudo, deparei-me com várias pessoas a questionarem-se sobre a realidade daquele formato. Sim, é isso que está a pensar! Conheço gente que acreditou que o pontapé de Marco Borges a Bruno Nogueira fosse verdade!

Então, será que aqui não falhou a estratégia de comunicação? Não era suposto todos os telespectadores acreditarem que O Último a Sair não era a realidade, mas sim um produto de ficção?


Mas não é só isto que vai mal no novo formato da RTP, na minha opinião, claro está. Desde quando é que a ideia de Bruno Nogueira e restantes colegas se adequa à grelha da televisão do estado? Sim, também é verdade que não passa de um programa de humor, mas tudo parece tão forçado, sem sentido, sem graça. E quando algo que pretende que os telespectadores riam não faz rir, é porque vai mal.

Como me disse uma amiga: “O programa não é mau de todo, mas na RTP? Para as pessoas mais velhas (habitual público-alvo do canal público) não, não! Porque não na SIC Radical?” E a resposta é simples, na SIC Radical não havia impostos públicos para pagar o salário de Luciana Abreu, Rui Unas ou Filipa Castro.

Onde está o serviço público? Onde está a alternativa às televisões privadas? É por isso que, tal como tantos críticos da nossa praça, também eu sou cada vez mais a favor da privatização da RTP…

Joana Santos "orgulhosa" da nomeação para os "Globos de Ouro"


Depois de ter recebido o Troféu TV 7 Dias de Televisão como a revelação do ano de 2010, a actriz poderá também ser considerada a revelação do ano passado, mas desta vez na XVI Gala dos Globos de Ouro, na televisão para a qual trabalha.


É em entrevista à TV Mais desta semana que Joana Santos se mostra muito feliz com a nomeação: “É um grande orgulho ser nomeada para um prémio destes. Não estava nada à espera”, começa por dizer, acrescentando em seguida: “Estas coisas dão-me vontade de fazer cada vez melhor, continuar a estudar e apostar forte na formação”.


Quanto à concorrência, de André Villas-Boas, Rui Porto Nunes e Áurea, a protagonista de Laços de Sangue confessa: “Vamos lá ver, os outros nomeados são muito bons. O Rui Porto Nunes fez um excelente trabalho na Lua Vermelha, Áurea canta muito bem e o Villas-Boas, apesar de não ser do meu clube, dizem ser um bom treinador”.


Por fim, Joana Santos falou sobre a indumentária que vai levar à gala: “Uma mulher começa sempre a pensar nessas coisas. Vou levar um vestido da Ana Salazar”, frisou.

Fala-se - 12/05/2011


Boa tarde. Nesta quinta-feira "Fala-se" de...



Andreia Leal

A ex-concorrente da "Casa dos Segredos" está cansada com o processo que decorre no tribunal pela custódia do filho. Com uma gravidez de risco, Andreia Leal não perde esperança de recuperar o seu filho Salvador: "Não vamos desistir do Salvador. Estou disposta a lutar e a meter recurso".

Sobre o pai do seu filho, a ex-acompanhante de luxo confessa o seguinte: "O bebé não é filho do Tiago. O Tiago está feliz e vai assumir o bebé, mas quem vai ter que assumir sou eu".


Júlia Belard

A conhecida actriz da estação de Queluz de Baixo tem o seu coração ocupado há cerca de um ano. Segundo a TV Guia desta semana, o namorado de Júlia Belard chama-se Miguel Nunes Sousa, um conhecido surfista português.

"Estou mesmo muito feliz e apaixonada. Nunca tinha revelado nada sobre isto porque é o meu lado privado e queria fortalecer a nossa relação", explicou.

Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa - 12/05/2011


Muito bom dia. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Revista de Imprensa".

RTP1 aposta em mais "Verão Total"



Tal como no passado, a estação pública irá apostar nos exteriores. Assim, "Verão Total" estará de volta, e já a partir do dia 27 de Junho. Os apresentadores serão as actuais duplas das manhãs e das tardes (Jorge Gabriel/Sónia Araújo e João Baião/Tânia Ribas de Oliveira), contudo existe a possibilidade de outros profissionais se juntarem à equipa de forma esporádica: "Haverá oportunidades para todos, sim, mas o núcleo principal está formado e é nele que assenta a nossa estratégia", confessou uma fonte à TV Guia.
Assim, Serenella Andrade, Isabel Figueira, Hélder Reis e Francisco Menezes irão igualmente sair à rua para fazer companhia aos portugueses.

Do norte ao sul do país, são vários as metas a cumprir pela direcção de programas da RTP1 e, como tal, as expectativas são um pouco elevadas. Afinal, "Onde se ganha não se mexe".

Até Setembro, os referidos apresentadores irão acompanhar os telespectadores nacionais, altura em que o primeiro canal irá igualmente apostar na transmissão de uma autêntica tradição: as vindimas. "É isso que está pensado, até porque logo a seguir vêm as vindimas, que vamos voltar a acompanhar em exclusivo", explicou a mesma fonte à publicação da Cofina.

Resta assim esperar pela chegada dos meses quentes para a equipa de profissionais da RTP1 sair à rua. Este ano, e sem "SIC ao Vivo", talvez hajam surpresas!

Concorrentes diferentes, cachets diferentes.



Apesar de a imprensa ter noticiado que cada concorrente de "Perdidos na Tribo" ganharia cerca de cinco mil euros com a sua participação, a TV Guia desta semana demonstra uma realidade diferente. De acordo com a referida publicação, José Castelo Branco foi aquele que amealhou mais dinheiro, com um contrato de vinte mil euros. De seguida, e apesar de se ter colocado em causa a existência do seu cachet, ficou José Carlos Pereira, com um cheque de sete mil euros.

Em terceiro lugar ficou o grupo constituido por Marta Cardoso, Luís Lourenço, Mafalda Teixeira, Joana Alvarenga, Io Apoloni, Cláudia Jacques, Kapinha e Fernando Mendes. Estes concorrentes levaram para casa entre quatro e cinco mil euros.

Nos últimos lugares estão Sérgio e Vera, que receberam respectivamente três mil e dois mil euros. Indepentemente da quantia ganha por cada um, a verdade é que a estadia na selva acabou por demonstrar-se um desafio mais difícil do que aquele que era julgado, o que leva a crer que todos os participantes muito provavelmente consideraram que talvez o contrato tivesse de ser melhor negociado depois de todas as dificuldades vividas.

Resta agora esperar pela final de "Perdidos na Tribo", na qual se saberá a quantia doada à Cruz Vermelha!

Citação do dia

Libertei-me de todos os males. Foi óptimo para o meu espírito.

José Carlos Pereira




Número do dia

14%

... foi o rating da primeira semifinal do "Festival da Eurovisão", da última terça-feira.


Quiosque: TV Guia

Júlia Pinheiro defende o comando de “Peso Pesado”



Há quase duas semanas no ar, o programa da SIC causou polémica desde o início com a ERC a receber duas queixas sobre uma das “personagens”. Todavia, em entrevista à TV Mais desta semana, Júlia Pinheiro defende o “comando”.

Questionada sobre se foi dela a ideia de criar esta personagem, a apresentadora afirmou: “Não, de todo. Julgo que também existe no formato australiano. Ele é o castigo máximo.”.


Confrontada com toda a polémica que se gerou, a comunicadora argumentou: “Mas os programas também são isso, têm de ser polémicos, de envolver a discussão. Porque tudo o que for com uma única aresta não mobiliza, não desafia, não nos provoca. O Tiago, que foi o alvo daquilo que foi designado como uma humilhação, não se sentiu nada humilhado, antes pelo contrário. Ainda vamos ter o ‘comando’ noutras ocasiões muito engraçadas, que já gravámos. Estamos muito contentes com o produto e temos a certeza de que os portugueses estão motivados para ver”.


Na mesma entrevista, Júlia Pinheiro mostrou-se ainda surpreendida com o resultado da estreia de Peso Pesado: “Fui surpreendida pelos números. Sabia que íamos ter sucesso, não havia dúvida nenhuma, mas não estava à espera de quase dois milhões de pessoas a verem no dia da estreia. E estamos a fidelizar as pessoas durante a semana. Foi, de facto, uma coisa bombástica”.


A terminar, a apresentadora não se fez rogada e comparou a performance de Peso Pesado aos resultados de uma partida de futebol: “De facto, só mesmo a Selecção Nacional é que conseguiu tanto quanto o Peso Pesado. Estou muito contente, primeiro porque é uma grande aposta da estação. É um programa pelo qual eu acho que as pessoas têm ternura”.


Quiosque: TV Mais


Fecho


Em fecho mais uma crónica da autoria de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

Meio carne, meio peixe

Comparado com os reality shows em que se inspira, O Último a Sair (RTP1) é, naturalmente, um passo em frente. Distingue-o a ficção e distingue-o a ironia: a ironia que já demonstrou sobre os outros (e sobre o universo da televisão em geral) e a ironia que promete demonstrar sobre si próprio (e sobre o humor na televisão em particular).

O problema é que, se participantes como Miguel Guilherme, Rui Unas, Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington ou mesmo Luís Pereira de Sousa interpretam bem essa ironia, o mesmo não se poderá dizer de Luciana Abreu e Roberto Leal, que têm claramente uma agenda mediática, ou de outsiders como Filipa Castro, Débora Monteiro, Sónia Balacó e Susana Mendes, que não só têm uma agenda mediática, como essa agenda pode depender perigosamente deste programa.

Resultado: um formato claramente a duas velocidades, pelo menos na primeira edição, emitida domingo.

Se uns estão ali para ganhar uns cobres, gozar o pratinho e (quem sabe) satirizar um pouco a TV mais tonta, outros estão ali para se mostrarem, para exibirem os seus talentos (?) e para, na melhor das hipóteses, voltarem a aparecer em programas do género.

É o que percebo do comportamento de cada um "dentro da casa" e mesmo nas entrevistas prévias em que se dão a conhecer, e ao longo das quais se chegou a ouvir a frase "O meu principal defeito? Ser boa de mais" (entre outras, entre outras).
E a única forma de que isto venha a resultar numa sátira global à TV é se as raparigas (mais Roberto Leal) não estiverem ali para outra coisa senão para serem gozadas à fartazana pelos rapazes (com o Batatoon a aplaudir ao fundo, isto é).
Será divertido. Mas chegará?