12 de outubro de 2009

Frente a Frente



Boa noite. O duelo desta noite é entre o "Só Visto" e o "Fama Show". Fique a par das duas opiniões acerca destes dois programas.


Com cerca de um ano meio, "Fama Show" colocou "Só Visto" a um canto, e passou a liderar o inicio das tardes de domingo. Cinco apresentadoras bonitas, quatro delas com carreira em televisão, dão as novidades do mundo dos famosos. O público parece que se encantou com "Fama Show", uma vez que raras são as vezes em que não faz parte dos 10 programas mais vistos de domingo.
Os seus conteúdos baseiam-se sobretudo nos eventos dos famosos, em mostrar a casa das pessoas conhecidas, e ainda rubricas relacionadas com animais, o que se passa lá fora, e sexo.
Temas que agradam a muitos, mas que outros tantos detestam. No entanto, o programa da SIC vai somando sucessos, e as apresentadoras têm sido chamadas para participar noutros produtos televisivos da estação.
Rita Andrade esteve no "Mundo dos Recordes", Vanessa Oliveira e Liliana Campos no "SIC ao Vivo" e Cláudia Borges no espaço publicitário "Mudar é Izi".
Muitos já foram os que mandaram fotografias para o mail fama@sic.pt, de modo a aparecerem no programa, e foram vários os que já fazem parte da família "Fama Show" no Facebook.
Daniel Oliveira soube fazer de "Fama Show" um sucesso, e até "Só Visto" se mexer, o panorama do início das tardes de domingo, vai continuar igual em audiências.
A única coisa que sou contra é a inclusão de Orsi Feher no lote de apresentadoras. O programa é para portugueses, e a modelo não sabe falar a nossa língua.
Mas como a mim apenas me compete defender o programa, sem dúvida que concluo a minha opinião com a seguinte afirmação: Fama Show está de parabéns!

Por la já passaram muitas das caras que estamos habituados a ver, quer na televisão, teatro, cinema, desporto, política, ou até mesmo na moda. Quem não se recorda da emocionante entrevista a Fátima Lopes? Ou da conversa com Tânia Ribas de Oliveira, que curiosamente se mostrou ao grande público através deste programa? É do “Só Visto” que vos vou falar hoje. Tudo começou pelas mãos de Daniel Oliveira, entretanto regressado à SIC. Na altura a aposta era arriscada e um formato magazine ainda era pouco visto na televisão pública portuguesa. Mas Daniel Oliveira criou uma equipa e partiu à luta. Passado algum tempo os resultados começaram a surgir, provando que “meia dúzia” de caras não muito conhecidas do público e muito trabalho poderiam fazer a diferença. E ainda hoje continuam a fazer. Embora actualmente já não conte com o rosto mais sonante, o “Só Visto” continua quase igual, com muitas melhorias. Tem rubricas bastante interessantes, como é o caso do “Destinos Só Visto/Agência Abreu” que nos leva até verdadeiros locais paradisíacos. Tem repórteres bastante dinâmicos, preparados para o trabalho que estão escalados. A par disto tudo tem também algo que o diferencia ainda mais do seu concorrente directo: uma entrevista em estúdio. É este, no meu ponto de vista, o grande doce do programa. Há sempre algo que ainda não conhecíamos do entrevistado, que nos é revelado pela talentosa Marta Leite Castro. E até os próprios entrevistados são surpreendidos pela produção do programa, com pequenos mimos. Para mim, este formato não é apenas um magazine, é um produto familiar, que junta no sofá lá de casa todos os membros da família, aos domingos a partir das 14 horas. Eu próprio sou um grande fã do programa e de qualquer um dos seus repórteres/colaboradores. Assim sendo, tento nunca perder uma emissão, e você? Nunca viu? O meu conselho é “Só Visto”.


Iniciado este Frente a Frente, terminamos a enquete relativa à rubrica da semana passada. Assim, aqui ficam os resultados do duelo entro "O Preço Certo" e os "Morangos com Açúcar":

Morangos com Açúcar, por Tiago Henriques - 58%
O Preço Certo, por Diogo Santos - 42%

Neste sentido está em linha mais uma enquete para apurar qual das opiniões presentes neste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho



Boa noite. São 20:00 horas e está em linha O Fecho de hoje, que incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Daqui a uma hora não perca o Frente-a-Frente desta semana que analisará os programas "do social" transmitidos pela RTP e SIC aos domingos, "Só Visto" e "Fama Show", respectivamente.

Vi o 'Gato' na Net... mas a Marktest não

Se há coisa que um telespectador compulsivo mais detesta é chegar a casa para ver um programa e, zás, quando liga a televisão, percebe que já está a acabar. É por isso que sou um dos clientes mais assíduos do sistema de gravação digital da minha operadora de televisão. Ainda ontem revi o Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios com Mário Soares e o episódio de sexta-feira de Viver a Vida. Eu e mais milhares de pessoas.

Mas não só. Basta ir ao Youtube e perceber o número de visionamentos dos Gato. Estão lá todos os episódios, divididos por partes, muitos repetidos e a maior parte deles tem dezenas de milhar de visionamentos. Esta é uma realidade que reflecte os novos consumos de televisão e que escapa à malha da análise de audiências assegurada em Portugal, há dez anos, em sistema monopolista pela Marktest Audimetria.

A actual Marktest é bem melhor do que a que nasceu em 1998 da fusão da AGB e da Ecotel, é certo. Mas não chega. A televisão mudou e a análise de audiências ainda não tanto. As audiências de IPTV (a Meo tem quase meio milhão de subscritores), as audiências fora de casa (a SportTV é a mais prejudicada, porque muita gente se junta em cafés para ver jogos de futebol), as gravações digitais, a própria TDT e até a extensão da televisão para a Internet exigem uma nova forma de medir audiências. E, ao contrário do que muito leigo pensa, a medição de audiências não é um capricho, ou uma "coisa gira para se ver". As audiências são negócio. Que vale milhões de euros.

Estreias - "Salvador"


Às 21:00 na RTP1, "Salvador" é o programa sobre coragem, optimismo e integração que vai marcar a diferença

Quarta feira não perca..


..um simultâneo Por Outro Olhar/Televisão-Opinião.
Esta rubrica vai dar que falar.

Audimetria - 11/10/2009

Num dia atípico com as Eleições Autárquicas, ontem (domingo), a RTP1 venceu um dia com uma diferença de aproximadamente 5% de share para a concorrência. SIC manteve o segundo lugar e a TVI caiu para terceiro lugar a duas décimas da SIC. De referir que o consumo esteve muito baixo.
Nos Especiais Informativos sobre as Autárquicas, a RTP1 com a sua emissão venceu a concorrência e foi o programa mais visto do dia com 9.7% de rating e 33.5% de share. Já a TVI com a sua emissão sobre as eleições foi a segunda mais vista com 7.2% de rating e 23.7% de share. A SIC foi a menos vista com a sua emissão a registar 6.4% de rating e 22.0% de share. De destacar que a RTP1 iniciou este especial ás 19h colocando este programa no 3º lugar do TOP5.
Nota positiva para o Jornal da Tarde e Primeiro Jornal, respectivamente da RTP1 e SIC que se colocaram no TOP5 diário.
Ídolos também está no TOP5, registando 8.7% de rating e 30.2% de share enquanto a estreia na TVI de Quem é o Melhor? quedou-se pelos 6.4% de rating e 26.8% de share. A repetição de Ídolos alcançou 5.4% de rating e 28.3% de share.

Fontes: Mediamonitor, A Minha TV

Revista de Imprensa 12/10/09

Bom dia! Bem vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana. Como habitual trazemos-lhe as noticias que se destacam na imprensa. Ja sabe da invasão vampiresca que o grande ecrã vai sofrer? E as novidades sobre o novo programa de sábado da TVI?


Vampiros invadem SIC e TVI

Depois da introdução do vampiro Alex em “Morangos Com Açucar”, a TVI prepara-se para apostar numa série baseada neste submundo. Trata-se de um formato original, que contará com 6 episódios e seguirá a linha de outras duas séries que o canal de Queluz de Baixo está a preparar. Já correm rumores de que esta série terá como protagonista Paula Lobo Antunes. Quanto á SIC deverá optar pela adaptação de um formato argentino, levada a cabo pela SP Televisão. O elenco ainda está a ser escolhido e segundo o 24 Horas, “O Objectivo é começar muito em breve”.

Novo programa de José Pedro Vasconcelos ao género "Salve-se Quem Puder"

Embora ainda não seja conhecido o nome oficial do novo formato da TVI, já é sabido que este começará a ser gravado no final deste mês. O programa de José Pedro Vasconcelos será idêntico a “Salve-se Quem Puder”, contudo existirão algumas diferenças. Este formato terá três equipas de duas pessoas cada, que competirão entre si. Aqui o público terá um papel preponderante, dificultando a vida aos concorrentes, e também existirá um júri que avaliará a prestação dos concorrentes. O divertimento está garantido.

Fontes: 24 Horas, Notícias TV, TV Guia