12 de dezembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana RTP


Tal como vem sendo comum nos últimos tempos, o concurso apresentado por Fernando Mendes continua a manter a sua caminhado rumo à conquista do troféu de líder no seu horário.

Esta semana não foi diferente e, mesmo com um feriado pelo meio, O Preço Certo continua a manter a sua excelente performance, levando a melhor sobre a concorrência.

É claro que este é um concurso com vários anos, mas acredito que ainda estará no ar muito mais tempo, até porque, o sucesso que tem tido, principalmente nesta época só vem reforçar a excelente prestação da RTP. E este é um horário de grande importância para qualquer estação televisiva…

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana SIC


A semana que se passou foi dura para os lados de Carnaxide. Os resultados audiométricos foram, definitivamente, muito baixos, no entanto, há algo que continua a destacar-se entre tanta “desgraça”.


À semelhança do que aconteceu há uma semana, o Jornal da Noite continua a ser o formato que ajuda a SIC a não cair ainda mais. Esta semana, por exemplo, durante todos os dias teve a proeza de ser o programa mais visto do canal. Com shares agradáveis, o principal bloco informativo continua a ser o ponto forte de Carnaxide.


A pergunta que se coloca é, pois está, o que aconteceria se o Jornal da Noite tivesse um antecessor como o tem a RTP, por exemplo.

O Melhor & Pior da Semana



Boa Noite! Seja bem-vindo às três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana".


Pior da Semana TVI


Ninguém tem dúvidas do enorme sucesso que Secret Story tem feito. Quer em resultados publicitários, quer em audiências, o novo reality-show da TVI está em altas. Talvez por isso, ainda André Cerqueira “reinava” em Queluz de Baixo, surgiu um novo “prolongamento” do programa, agora denominado Diário da Tarde.


Emitido entre as 18h40 e as 19 horas, este é mais um chamado “enlatado”. A TVI decidiu aproveitar o sucesso da sua “galinha dos ovos de ouro”. No entanto, semana após semana este Diário da Tarde continua sem ter sucesso, leia-se, sem vencer a concorrência directa.


Assim, o formato apresentado por Leonor Poeiras continua a perder quer para Escrito nas Estrelas, quer para Portugal em Directo. Qual será então a solução para regressar aos bons velhos tempos?

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana. Com 2010 a chegar ao fim, O Protagonista termina assim uma volta de 52 edições. Significa isto que a partir de amanhã, de segunda a quinta-feira, às 21:30, poderá passar a contar com mais uma rubrica no seu Televisão-Opinião. O Protagonista do Ano está à sua espera para eleger a personalidade que marcou os últimos doze meses. Em 2009, José Eduardo Moniz levou a melhor. Este ano, quem será?


Foi a notícia bomba dos últimos sete dias. Júlia Pinheiro está mesmo a caminho da SIC. Apesar de ainda não existir uma informação oficial, a verdade é que já são várias as vozes que ecoam que a apresentadora não irá permanecer nos quadros da estação de Queluz de Baixo no próximo ano. A comandante da TVI partirá, desta forma, para Carnaxide com o objectivo de recuperar um projecto debilitado. Tal como referido na edição do Falar Televisão de quinta-feira, são várias as questões que se colocam com a saída de Júlia Pinheiro do canal da Media Capital. Confrontadas com elas, as revistas de televisão procuraram responder a algumas. Com a perda da estrela maior por parte da TVI, existem duas possibilidade de substituição no talk-show das tardes do canal: Cristina Ferreira e Fátima Lopes. Se fosse a primeira, terminaria a dupla com Manuel Luís Goucha que nos últimos cinco anos animou os telespectadores no Você na TV!. Se, pelo contrário, a escolhida fosse Fátima Lopes, o seu Agora é Que Conta seria entregue a Leonor Poeiras. Como tal, Teresa Guilherme ficaria a cargo da condução da segunda temporada da Casa dos Segredos. Iva Domingues, por enquanto, está fora do baralho de Queluz de Baixo.

Segundo as últimas informações, e depois de um pré-acordo com a SIC, Júlia Pinheiro terá como função comandar os programas diários do canal de Francisco Pinto Balsemão. Depois de vários anos na liderança, as manhãs e as tardes de Carnaxide estão mais debilitadas que nunca. Se Companhia das Manhãs continua em terceiro, Boa Tarde, com a novata Conceição Lino, já está atrás de Portugal no Coração.
Enquanto "directora de Conteúdos", tal como afirmou uma fonte à Notícias TV desta semana, existe uma forte possibilidade de Júlia Pinheiro passar a integrar um talk-show diário. "Há fortes possibilidades de ela vir a ter um programa diário ao jeito do que ela faz nas Tardes da TVI", revelou. Por outro lado, e tendo em conta que 2011 será um ano de estreias de grandes formatos de entretenimento na SIC, é possível que a ainda profissional de Queluz de Baixo possa integrar a versão portuguesa de The Biggest Loser.


Depois da saída de José Eduardo Moniz da TVI, da transferência de Gabriela Sobral para a SIC e de André Cerqueira ter deixado a direcção de programas de Queluz de Baixo, Júlia Pinheiro prepara-se para dizer adeus à estação que ajudou a construir nos últimos anos. Apesar de negar qualquer informação que diga respeito ao terceiro canal, a verdade é que esta suspeita é cada vez mais uma certeza.

Sem dúvida nenhuma que a mãe de Rui Pego, também na SIC, marcou a semana. Capa de algumas revistas, presença na primeira página de vários jornais diários, Júlia Pinheiro foi e continua a ser a mulher do momento. Isto, porque a pergunta impõe-se: o que acontecerá se a TVI perder Júlia Pinheiro e se a SIC passar a contar com ela? Afinal, ela é um dos pesos pesados do canal da Media Capital e, como tal, é impossível que este não se ressinta com tal transferência. Veremos...


Rúben Vieira continua a trabalhar para a SIC

rubenvieiraefatimalopes

Ao contrário do que tem sido escrito um pouco por toda a Web, o marido de Rita Ferro Rodrigues não deixou, em definitivo, a estação de Carnaxide.


É já conhecido que Rúben Vieira é o assistente de realização de Fátima Lopes, a própria chegou a falar sobre a confiança que deposita no jovem e os motivos que a levaram a chamá-lo para a auxiliar em Agora é que Conta, no entanto, o marido de Rita Ferro Rodrigues continua a colaborar com a SIC.


Ainda esta semana a TV Guia publica fotografias de Rúben Vieira a trabalhar no Ídolos, o que confirma a notícia de que o jovem continua fiel à Freemantle, produtora para a qual costuma trabalhar. A ela junta-se a Endemol, responsável pela produção do programa de Fátima Lopes na TVI.

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Katie Stevens no "Ídolos"


Depois de ter ficado em oitavo lugar no talent-show American Idol, a luso-descendente marca esta semana presença no Ídolos. Cláudia Vieira e João Manzarra dão assim as boas vindas a Katie Stevens que, depois de sessenta dias em tournée com os seus colegas americanos, está dedicada à preparação do seu primeiro disco.
A jovem vai interpretar o tema All I Want For Christmas Is You, de Mariah Carey. A não perder, a partir das 22:00, na SIC.

Quiosque: Diário de Notícias

SIC vai emitir duas novelas em simultâneo!

laos_de_sangue_equipa_2

Desengane-se quem pensou que o remake de uma produção brasileira seria apenas a substituta de Laços de Sangue. Ao contrário do inicialmente anunciado, em 2011, a estação de Carnaxide terá duas telenovelas portuguesas em exibição ao mesmo tempo.


A notícia é avançada pela edição de hoje do Correio da Manhã, que falou com Virgílio Castelo sobre a recente chegada de novos actores à SIC. Sobre isto, o consultor para a ficção do canal foi directo: “Não podemos repetir actores de Laços de Sangue porque as duas novelas vão ser exibidas ao mesmo tempo, pela primeira vez na história da SIC”, frisou.


Está assim encontrada a justificação para os recentes contratos anunciados e, ao que tudo indica, os responsáveis prometem não ficar por aqui, até porque nos próximos dias deverão ser anunciados novos reforços para a ficção.


Depois de Manuel Cavaco, Helena Laureano e André Nunes, que deverão entrar nesta nova telenovela, fala-se agora de Pedro Carvalho, Maria João Bastos, Joana Solnado, Lídia Franco e Marta Melro como possíveis reforços de Carnaxide.


Quiosque: Correio da Manhã

O Melhor & Pior da Semana



Pior da Semana SIC


Se na TVI a emissão especial do Você na TV conseguiu deixar uma boa imagem, o especial Natal de Esperança da SIC foi um autêntico desastre. Apesar de à tarde ter conseguido uma média de 24.4% de quota de mercado, de manhã baixou ainda mais, face aos números de Companhia das Manhãs.


Menos de 16% de share é, efectivamente, muito pouco, quando pensamos no valor investido no evento. E ainda para mais esta era uma emissão de solidariedade. O que se passará, então, para os lados de Carnaxide?

O Melhor & Pior da Semana


Melhor TVI


Qualquer tipo de gala no canal de Queluz de Baixo é símbolo de sucesso. Este é um cenário que se vem manifestado há bastante tempo. E, como não podia deixar de ser, a Gala de Natal deste ano não foi excepção.


Emitida a partir do Casino do Estoril e com mais de duas horas de duração, o programa foi o segundo mais visto do dia, alcançando uma audiência média de 14% e um share médio superior a 47%.


Tendo em conta os recentes números feitos quer por Sedução, quer por Mar de Paixão, percebe-se que esta foi uma excelente opção por parte do canal de Queluz de Baixo. E porquê? Porque, por aqueles lados não há receio por parte dos profissionais em mostrarem um outro lado…

O Melhor & Pior da Semana



Bom dia! Seja bem-vindo à primeira edição de O Melhor & Pior da Semana!


Pior da Semana RTP


Foi na passada quarta-feira que a estação pública emitiu mais um programa especial de Natal. Apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira durante o dia e por Catarina Furtado à noite, Causa Maior foi um autêntico flop audiométrico.

Os resultados alcançados foram muito baixos, quando comparados com aqueles que Praça da Alegria ou Portugal no Coração têem feito. É certo que dia 8 foi feriado, mas o que se terá passado? Ou não foi esta uma boa estratégia? Deveria o programa ter sido emitido noutro dia?

Apesar de tudo, é quase certo que os resultados publicitários deverão ter sido elevados.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


A última gala

Quando, às 23.15 de quinta-feira, liguei a um amigo a convidá-lo para um cafezinho, aproveitando os estranhos 17 graus na noite lisboeta de Dezembro, ele respondeu-me que estava "a ver a Júlia na TVI". E, sem que lhe perguntasse nada, lá começou a sua análise: "Que vergonha reflexa. Não sei porque é que eles insistem nestas coisas de pôr as estrelas do canal a cantar e a fazer figuras tristes." "Não sabes?", perguntei-lhe. "As pessoas adoram. Todos os anos, a gala da TVI tem audiências avassaladoras e desta vez não vai ser excepção, vais ver", sentenciei. E, de facto, o programa, que tanto trabalhinho deu a Júlia Pinheiro, agora que tem o seu resistente coração dividido entre o dever de missão à TVI e as cócegas na barriga que deve sentir com a certa transferência para a SIC, foi líder absoluto de audiências. Um milhão e 300 mil pessoas viram a gala de Natal, ou seja, quase metade dos portugueses que viram televisão entre as 22.10 e as 24.40.



O meu amigo bem pode achar que Pedro Granger, Teresa Guilherme, Manuel Luís Goucha, Júlio Magalhães, Cristina Ferreira e companhia fizeram "figuras tristes", mas para o comum dos mortais, aquele que diariamente se senta no sofá depois de um dia de trabalho, este é o momento em que as estrelas descem do pedestal, perdem a pose e se aproximam de si. Se nós, comuns mortais, desafinamos no banho, fazemos figuras tristes no karaoke numa noite bem bebida entre amigos, porque é que aquela gente, tão importante e que ganha tão bem, não pode fazê-lo? É este o conceito do sucesso das galas de Natal inventadas por Moniz e que os seus sucessores, e bem, souberam reinventar. É aproveitar. Na SIC, Júlia Pinheiro talvez não tenha essa oportunidade...