16 de fevereiro de 2011

Fátima Lopes não apresenta “Mulheres Ricas”!

fatimalopes3_thumb_medium366_288

Ao contrário do inicialmente previsto, a apresentadora não vai conduzir o novo reality-show da TVI. Tudo porque Mulheres Ricas será igual à versão original, que é como quem diz, sem apresentadora.

Pois é, embora muita tinta tenha corrido nos últimos dias, dando conta de que a comunicadora se estrearia em horário nobre já a partir de Abril, a edição desta semana da TV Guia desmente tal situação.


“Não faz sentido mexer num projecto vencedor. Não sei onde foram buscar essa ideia”, adiantou fonte da estação de Queluz de Baixo à referida publicação.

Este volte-face traz também novos desenvolvimentos, uma vez que é quase certo que Fátima Lopes se estreie mesmo em reality-shows no decorrer deste ano. Uma vez que não será em Mulheres Ricas, a segunda edição de Secret Story começa a deixar de ser uma miragem para a cara de A Tarde é Sua!


Quiosque: TV Guia

Exclusivo Televisão-Opinião/Action Screen: Ana Rita Clara



Licenciada em "Sociologia das Organizações" pela Universidade do Minho, Ana Rita Clara sempre teve o "bichinho" da comunicação, que a levou a tirar, posteriormente, uma pós-graduação em "Jornalismo".
A bela apresentadora da SIC Mulher já passou por diversos programas do canal de Carnaxide, e hoje, em exclusivo para a Action Screen e para o Televisão-Opinião, diz-nos quais as suas preferências ao nível das séries e dos filmes.



Gosta de séries? Quais são aquelas que não consegue mesmo perder?

Sim, gosto muito. Tento acompanhar as séries "Mad Men", "The Closer", "Medium", etc...

Gostava de poder participar numa série? Se sim, qual?

Talvez na série "Mad Men" pela época em que se insere e porque foca uma área que acho muito interessante, da publicidade ou "Nos Sopranos" porque tinha uma história arrebatadora e personagens incríveis.

Qual o seu estado de espírito quando vê uma das suas séries favoritas? Chora, ri, grita, ou fica "coladinha" ao ecrã à espera de ver o que vai acontecer?

Sempre à espera de ser surpreendida.

A nível nacional, ainda não existe uma grande aposta em séries, se compararmos com o que é feito nos EUA, por exemplo. Ainda assim há bons exemplos, como “Cidade Despida” ou “Conta-me Como Foi”, na RTP. E temos que ainda ter em conta as telenovelas. Aprecia algum dos produtos nacionais? Ou não se rege pela máxima “O que é nacional é bom?

Tem existido uma evolução na qualidade e nas histórias da ficção nacional. O caminho pode ser moroso, por falta de capacidade económica para se apostar a outro nível. Mas deve ser aplaudida e acompanhada.

Dentro daquilo que já foi feito, há algum tema que nunca tenha visto abordado numa série e que gostasse que fosse?

Já existem vários temas a serem abordados nas telenovelas e em séries que são importantes. Sobretudo para educar os públicos e ajudar a quebrar alguns preconceitos sociais. Mas, talvez sugerisse o Bulling nos adolescentes ou até mesmo algo sobre os predadores sexuais.

Diz-se que quem gosta de séries também gosta de filmes. É um desses casos? Quais os filmes da sua vida?

Se é assim, então faço parte da regra. Sou apaixonada por cinema. Tenho muitos filmes que gosto muito, como "Cinema Paraíso", "O Padrinho", "Magnólia", "Memento" e ainda toda a abordagem artística de Woody Allen, Bergman, Sofia Copolla...

Prefere ver um bom filme de acção, um belo drama, um bom filme de terror ou uma divertida comédia?

Um drama é capaz de me fazer ir ao cinema...

Num dia de chuva, em casa, preferia ver uma maratona de uma série ou uma maratona de filmes?

Podem ser as duas?

Que actor/actriz gostava de conhecer? Porquê?

Sean Penn, porque o acho brilhante.

Cine-Opinião



Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme "Discurso do Rei", em exibição nos cinemas!

Numa altura em que a monarquia inglesa vive tempos conturbados, com o domínio da Alemanha a espalhar-se pelo mundo que parece assitir cego ao seu poder, a morte do rei George V (Michael Gambon) exige dolorosas decisões. Quando o filho primogénito sobe ao trono, cedo é perceptível a sua incapacidade de governar. Porém, o filho com um maior conhecimento das exigências dos tempos, George VI (Colin Firth), necessita, primeiramente, de aprender a comunicar com o povo.

George VI é um homem traumatizado com algumas situações da sua infância, que podem justificar a sua gaguez, incapacidade que tende a piorar em momentos de grande ansiedade. Após ter consultado dezenas de doutores, a sua mulher Elizabeth (Helena Bonham Carter), incansável no apoio ao marido, descobre numa modesta rua loondrina um terapeuta da fala, o Lionel Logue (Geoffrey Rush).
Entre a luta para esconder as suas dificuldades na fala e lutar com os demónios do seu passado, "O Discurso do Rei" é mais do que um filme sobre a monarquia inglesa. Na verdade, este é um filme maravilhoso que fala de cada um de nós, das nossas lutas e traumas, das nossas vitórias e das nossas derrotas, enquanto nos conta a história de um rei que, apesar das suas dificuldades em se expressar, se aproximou do coração do seu povo de uma maneira tão eloquente.
A não perder!


Arnold Schwarzenegger vai voltar aos filmes; de corpo e alma. A garantia foi dada pelo próprio. E nunca a célebre frase "I`ll be back!" ("Eu voltarei") teve tanto sentido como agora.
Rob Reiner vai dirigir Anette Bening no regresso da actriz aos filmes depois da nomeação para o Óscar. Em "The Third Act", Bening irá contracenar com Morgan Freeman.
Julia Roberts vai ser a "Rainha Má" de mais um filme da "Branca de Neve". A notícia é adiantada pelo site da "Entertainment Weekly" de acordo com a confirmação feita pela Relativity Media.

Falar Televisão


Não foi primeira, mas parece!


Foi a quinta classificada de Secret Story, mas, se formos a ver bem é a ex-concorrente que mais tem dado que falar. Vejamos: ele foi o romance com Jorge Nuno Pinto da Costa, ele foi a atracção por Vasco Oliveira, a presença no salão erótico do Porto, e agora o mais do que falado contrato com a TVI.

É certo que a fama dos participantes em reality-shows é sempre efémera, mas de uma coisa não se pode criticar Andreia Leal. Mais do que qualquer um dos seus antigos colegas, a portuense tem sabido aproveitar todas as oportunidades para se manter nas luzes da ribalta. Agora vai protagonizar uma Grande Reportagem SIC e em Outubro virá a telenovela em Queluz de Baixo. Será isto suficiente para se manter sempre em voga? Não sei, mas de uma coisa estou certo, Andreia Leal é merecedora destes minutos.

andreia_leal_thumb_medium278_370

Aqui a critiquei por inúmeras vezes, mas também a elogiei por ter contado ao mundo o seu passado, sem receios e com toda a frontalidade. Não a conheço pessoalmente, nem sei se aquilo que aparenta ser é a realidade, mas avaliando a sua prestação fora dos ecrãs, sem sobre de dúvidas que merece o meu aplauso.

Confessou para todos os portugueses ouvirem que precisava de dinheiro para pagar todas as suas dívidas. Dentro da Casa dos Segredos pouco ou nada recebeu, mas cá fora, já não se pode dizer o mesmo. E a própria já veio a público que a 150 mil euros não rejeita a participação num filme pornográfico.


A vida pode não lhe ter sorrido no passado, mas no presente e talvez num futuro próximo Andreia Leal conseguirá provar aos portugueses o porquê de a TVI apostar forte nela, “esquecendo-se” até do vencedor António. E a adaptação do livro da ex-acompanhante de luxo para televisão poderá ser também uma realidade.

A prova de que a estratégia de Andreia dá cada vez mais frutos. O meu aplauso!

Caras da SIC dão os parabéns à TVI


Algumas caras da SIC felicitaram o canal de Queluz de Baixo. Tendo lá passado parte das suas carreiras Sofia Carvalho, Manuela Moura Guedes, Clara de Sousa e Nuno Graciano não quiseram passar o aniversário da estação líder de audiências em branco.
"Foi há dezoito anos que comecei a trabalhar em televisão na TVI, com 'Queridos Inimigos'. Depois fiz 'Doutores e Engenheiros'. Adorei fazer este programa. Foi aí que aprendi a fazer televisão", explicou o apresentador de "Companhia das Manhãs".

Quanto à directora da SIC Mulher, Sofia Carvalho, adianta que foi na segunda estação privada em Portugal que começou a fazer história: "Fui a primeira cara do canal a aparecer. Modéstia à parte, fiz história. Recordo vários momentos. O mais ternurento foi quando o José Carlos Castro me ofereceu um directo umas botinhas feitas pela mãe. Eu estava grávida e foi muito emocionante. Parabéns, TVI!".


Por fim, de referir as duas caras da informação de Carnaxide. Enquanto Clara de Sousa opta por se congratular por também ela celebrar os seus dezoito anos de jornalismo em televisão, Manuela Moura Guedes não esquece o mal-estar que viveu na TVI: "A TVI hoje em dia não tem nada a ver comigo. A história da TVI, sim, tem a ver comigo. Tudo aquilo que a TVI conseguiu foi feito com muito esforço, dedicação, profissionalismo, entrega e criatividade porque não havia dinheiro".

Quiosque: TV Mais

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Lili e Zulmira em "Mulheres Ricas"?


São duas das possíveis candidatas ao novo programa da TVI: Lili Caneças e Zulmira Ferreira estão a ponderar a participação em "Mulheres Ricas". Segundo a mulher de Jesualdo Ferreira, o facto de o formato tocar na sua vida privada não a incomoda: "Fui contactada e estou a ponderar, até porque preciso da opinião do meu marido. Já analisei o formato espanhol e parece-me divertido. Tem tudo para dar certo. Nos dias cinzentos que vivemos, esta alegria pode ser positiva".

Quanto à comentadora de "Você na TV!", habituada às luzes da ribalta, explicou que exigiu algumas condições à TVI para participar em "Mulheres Ricas": "Impus algumas condições, que não posso revelar. Uma delas, por exemplo, é condição sine qua non que nem os meus filhos, nem os meus netos apareçam".

De referir ainda em relação a "Mulheres Ricas" que em princípio a versão portuguesa será igual à espanhola. "Não faz sentido mexer num projecto vencedor. Não sei onde foram buscar essa ideia", explicou uma fonte de Queluz de Baixo.

Quiosque: TV Guia

Fala-se! 16/02/2011


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!




Jéssica Athayde


Depois do pequeno arrufo que a actriz teve com o namorado, João Manzarra, os dois jovens passaram alguns dias de descanso em território tailandês. Apesar de tudo, para Jéssica Athayde as férias já chegaram ao fim, adianta a edição da TV 7 Dias desta semana.

Mas desengane-se quem pense que os dois se chatearam, não. A actriz é que teve que regressar mais cedo ao nosso país, enquanto o namorado ficou mais uns dias com os amigos.



Sofia Alves


Depois de noticiado o seu regresso ao pequeno ecrã, a vida privada da actriz volta a ser falada. Desta vez o caso remonta há já alguns anos, no final de 2006, quando a sua irmã a terá difamado e ao seu actual marido, Celso Cleto, através da Internet.

Segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, o julgamento deste processo está já a decorrer e a irmã de Sofia Alves, Susana Alves incorre numa pena que pode ir de seis meses a três anos de prisão.


Quiosque: TV 7 Dias

TVI sondou Rui Porto Nunes e Cláudia Vieira!

ruiportonunes2

Pedro Granger está de malas aviadas para a SIC, mas parece que a TVI já definiu os alvos para atacar a concorrente directa. Os dois actores são, segundo o Correio da Manhã, os principais candidatos a regressarem ao canal que os viu nascer.


Se o assédio da televisão de Queluz de Baixo a Cláudia Vieira não vem de hoje, Rui Porto Nunes nunca havia sido dado como alvo. Todavia, o referido jornal garante mesmo que a TVI o sondou para reforçar o seu lote de exclusivos.


Apesar de tudo, a missão de “roubar” os dois actores à estação de Carnaxide por parte de João Cotrim Figueiredo e companhia será difícil, uma vez que a namorada de Pedro Teixeira tem contrato de exclusividade até 2012, enquanto que o apresentador do Curto-Circuito. É então provável que se foquem em outros profissionais.


Quiosque: Correio da Manhã

Manuela Moura Guedes exclusiva SIC?

manuela_moura_guedes_thumb_medium302_201

Por enquanto o contrato que liga a polémica jornalista à televisão de Carnaxide é apenas de prestação de serviços, prevendo, assim, um formato com treze episódios. Todavia, Manuela Moura Guedes pode mesmo vir a assinar exclusividade com a SIC.


A notícia é avançada pela edição desta quarta-feira do Correio da Manhã que dá conta de que Nuno Santos pretende que a ligação da esposa de José Eduardo Moniz ao canal que dirige se estenda por mais algum tempo: “Olhamos para a Manuela como uma colaboração de longo curso. Ela pode estar connosco no próximo ciclo da sua vida profissional”, garantiu, durante a apresentação de Doctor White à imprensa.


Ainda sem data de estreia definida, o programa que marca o regresso de Manuela Moura Guedes aos ecrãs deverá chegar já em Março aos ecrãs, sendo que, nas palavras de Júlia Pinheiro, o objectivo deste é que "promova aquilo que a Manuela faz bem, e que é a polémica, o desassossego, a reflexão um bocadinho desalinhada, a capacidade de nos deixar por vezes de boca aberta, com algumas das propostas que desenvolve".


Mas para uma fórmula ainda mais eficaz é de todo útil "arranjar os cúmplices certos para ela brilhar ao mais alto nível, o que não está a ser fácil", revelou ainda a directora de conteúdos de Carnaxide. Sobre a equipa, o referido jornal adianta ainda que grande parte será recrutada na SIC, sendo que podendo ainda chegar reforços da TVI.


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 16/02/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


“Moranguitos” assinam exclusividade com a TVI!




Depois da notícia de que Pedro Carvalho assinara contrato com a televisão de Queluz de Baixo, o Correio da Manhã dá conta de que outros sete actores chegaram a acordo para permanecerem no canal da Media Capital.


E o mais curioso de tudo isto é que todos eles já passaram por Morangos com Açúcar. Ricardo Sá é aquele que ainda pertence ao elenco da série juvenil, conhecido habitualmente como Leo. Catarina Gouveia e Júlia Belard também por lá deram os primeiros passos, assim como Mafalda Pinto e Pedro Barroso. Já Sara Barradas integrou o elenco da quinta temporada, enquanto Pedro Górgia deu o ar da sua graça na quarta temporada de Morangos com Açúcar.


São estes os sete mais recentes exclusivos da TVI, sendo que Catarina Gouveia e Júlia Belard têm já o próximo projecto definido: a substituta de Mar de Paixão, Anjo Meu, enquanto que muitos dos outros deverão dividir-se por A Terceira Vez e Eclipse.

Uma clara demonstração de que a estação de Queluz de Baixo não quer deixar fugir mais pérolas para a concorrência.


Pedro Caeiro regressa em “Eclipse”!


Três anos depois de ter brilhado em Flor do Mar, o actor já está a preparar o seu regresso às telenovelas da TVI. E será, certamente um regresso em grande, pela mão de António Barreira.


Pois é, segundo a edição desta semana da revista TV 7 Dias, Pedro Caeiro está já certo no elenco de Eclipse. Nesta nova história, o actor dará vida ao filho de Hortense, personagem a cargo de Sofia Alves. Aquilo que a sua mãe não saberá é que o jovem manterá um romance secreto com a melhor amiga desta, personagem de Patrícia Tavares. Recorde-se que o nome de Pedro Carvalho chegou a ser dado como certo na pele deste jovem, mas parece que afinal é Pedro Caeiro quem lhe dará vida.


Com os testes de imagem já a decorrer, Eclipse começa a ser gravada já em Março.


CITAÇÃO DO DIA:


“Ganhar 50 mil euros é uma fantasia”


Júlia Pinheiro

Curiosidade do dia:


O frio que se faz sentir ainda em Março levou David Carreira a fazer um apelo à Plural Entretainment: “O Verão nos Morangos com Açúcar é em Março! Não está calor ainda! Os actores sofrem! Faço um apelo à Plural: por favor, levem-me para Cabo Verde, Brasil, um país quente, onde quiserem… Faço tudo o que quiserem, as cenas todas e mais algumas”, declarou, em entrevista à TV 7 Dias desta semana! Irá a produtora aceder ao apelo do actor?


Quiosque: Correio da Manhã, Caras, TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Mundinho deprimente

Suspiramos: "Meu Deus, como é pobre e mesquinho, o chamado mundo dos famosos..." - e mesmo assim, regra geral, não fazemos sequer ideia do quão pobre e mesquinho ele é. Três quartos das "notícias" que as revistas publicam sobre os "famosos" são uma fraude. Três quartos dos gestos através dos quais as revistas confrontam os "famosos" com as "notícias" sobre eles são encenados. Três quartos dos benefícios que os "famosos" retiram deste circo são financeiros. E três quartos dos leitores morrerão de riso no dia em que verdadeiramente se dê conta da pobreza e da mesquinhez dos valores envolvidos.

Está bem, concedo: "três quartos" é força de expressão - não faço sequer ideia da estatística. E, no entanto, conheço alguma coisa sobre os paparazzi portugueses. A primeira curiosidade é que "um paparazzo" já não é, no mundo pobrezinho dos "famosos", um profissional da fotografia, mas a situação em si. As revistas "fazem" paparazzi, "compram" paparazzi e "publicam" paparazzi. E, entretanto, "combinam" paparazzi também: os "famosos" telefonam para lá a informar da hora a que vão entrar ou sair de determinada loja e elas comprometem-se a ficar por detrás da planta do canto, a fingir-se escondidas. No fim, mandam o cheque: 200 euros, 150, às vezes 100 apenas - é consoante aquilo que valha o "famoso" em causa.


Pois é este o mundo que Júlia Pinheiro quer levar para as manhãs da SIC. Todos os dias, Querida Júlia terá um "jornal cor-de-rosa", com uma "redacção" onde se produzirão as "notícias", os "paparazzi" e os comentários (não, comentários não leva aspas) sobre este triste mundinho. Um sucesso, de certeza absoluta. E isso ainda será o mais constrangedor.