24 de novembro de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Com a quantidade ideal de intensidade, escuridão e emoção, David Fincher – bem conhecido pelo público como realizador de filmes como “Seven”, “Sala de Pânico” e “O estranho caso de Beanjamin Button” – regressa aos cinemas com o filme “A Rede Social”. Em adição a este brilhante realizador, logo pela primeira frase, a primeira palavra, percebemos imediatamente o trabalho de Aaron Sorki, que adaptou para o grande ecrã a obra de Bem Mezrich´s.

Universidade de Harvard, 2003. Mark Zuckerberg (Jesse Eis
enberg) tem a ideia de criar um website para classificar as estudantes femininas de Harvard, depois da sua namorada Erica (Rooney Mara) acabar com ele. Em apenas uma noite, bêbado, Mark consegue infiltrar-se nas bases de dados de Harvard e cria o “FaceMash”, atingindo uma rápida popularidade. A inteligência da criação chama a atenção dos gémeos Cameron e Tylor Winklevoss (ambos interpretados por Armie Hammer), que estão a trabalhar num projecto denominado “Harvard Connection”. Assim, eles contratam o jovem Zuckerberg, mas este já tem um outro projecto em mente.

Quando aborda o seu melhor amigo, Eduardo Saverin, Mark descreve-lhe a sua ideia: criar uma rede social online, exclusivamente p
ara os alunos da universidade, onde as pessoas poderiam partilhar informação pessoal e interagir, de forma segura: Facebook. Distanciando-se dos gémeos, os jovens começam a expandir a sua ideia, que rapidamente se torna um sucesso inigualável, rompendo as fronteiras de Harvard. O rapaz que desejava tanto obter atenção e algum tipo de popularidade, atinge uma reputação excepcional na Internet, e uma igualmente excepcional quantidade de ódio. O gémeos reclamam a ideia do Facebook. Influenciado por Sean Parker (Justin Timberlake), Mark traí o seu melhor (e provavelmente único) amigo.

O sucesso deste filme é simples: mais do que uma história sobre a criação (ou o criador) do Facebook, “A Rede Social” captura a essência
do próprio ser humano, e sentimentos tão comuns a todos nós como a amizade, a inveja, a rivalidade, a dor, a ambição cega, a necessidade de aceitação. A história de Mark Zuckerberg é real: o Facebook trouxe-lhe dinheiro, poder e popularidade, mas no final ele será sempre o jovem estudante de Harvard que procurar incessantemente encontrar um lugar no mundo.



Gore Verbinski está confirmado como o realizador de "Lone Ranger", o filme que irá adaptar a famosa série do "Mascarilha" para a televisão sob produção de Jerry Bruckhdeimer. A outra confirmação que continua a faltar é a de Johnny Depp no elenco para fazer o papel do índio Tonto.

Oito filmes, todos premiados, integram a primeira Mostra de Cinemada América Latina a realizar entre quinta-feira e domingo no cinema São Jorge, em Lisboa, e no qual estarão presentes dois realizadores.

"Harry Potter e os Talismãs da Morte»"rendeu 91,2 milhões de dólares (cerca de 66,5 milhões de euros) em receitas de bilheteira no continente norte-americano (Estados Unidos e Canadá); um valor que é um recorde pessoal para os filmes da saga.

Não se esqueça de assistir ao trailer! Para a semana regressa Vanessa Vieira Dias, com mais um Cine-Opinião!


Falar Televisão


E depois do adeus?

Falta cerca de um mês e duas semanas para Secret Story chegar ao fim. Apenas quatro concorrentes irão alcançar a final e só um levará para casa cinquenta mil euros. Independentemente do vencedor, há uma questão que se coloca: o que irá acontecer depois do dia 31 de Dezembro? Para muitos, a cara de Ana Isabel, Vera ou Zé Miguel já fazem parte do seu quotidiano diário. Para outros, elas passam despercebidas. Afinal, qual destas vozes irá reinar? Os que querem que os concorrentes da Casa dos Segredos continuem nas luzes da ribalta, ou os que afirmam que os seus cinco minutos de fama terminam imediatamente após a final do reality-show da TVI?
Tendo em conta os exemplo de Big Brother, apenas os mais audazes e equilibrados continuam a ser falados. Os concorrentes que tencionaram valer-se da sua condição de "novos famosos" acabaram por sair-se bem em alguns casos. Se Marta Cardoso, Marco Borges ou Liliana Aguiar continuam a aparecer nas revistas, outros tantos caíram no esquecimento.


Será que a estação de Queluz de Baixo apostará em alguns dos concorrentes para os seus programas? Ou apenas os convidará para emissões de Você na TV! e As Tardes da Júlia?

Afinal, o que ganharão os concorrentes de Secret Story com a sua participação no reality-show? Dinheiro em presenças? Fama? Não custará mais a perda momentânea do protagonismo do que o ganho de algum dinheiro extra? O que pesa mais nesta balança afinal?

Hugo M. em "Morangos"?

Depois de Renato e Mário terem demonstrado o seu interesse em participarem na série de talento da estação de Queluz de Baixo, Hugo M. confessou que já foi convidado para fazer um casting pela Plural. "Fui contactado pela Plural, vou fazer castings para entrar em novelas, nomeadamente nos 'Morangos'. Vou agarrar estas oportunidades com unhas e dentes, pois o meu sonho sempre foi trabalhar em televisão", revelou à TV Mais desta semana.

O namorado de Joana vê assim as portas a abrirem-se, após se ter oferecido para integrar o novo programa da estação de Carnaxide: The Boggest Loser.

Quiosque: TV Mais

Jéssica Athayde certa em “A Terceira Vez”

jssica_athade


Depois de ter brilhado em Mar de Paixão, a imprensa chegou a especular que se preparava já para integrar o elenco de Anjo Meu, no entanto, tal não corresponde à verdade.


Segundo a edição desta semana da TV Guia, Jéssica Athayde está já escalada para participar na substituta de Espírito Indomável, que será escrita por Tozé Martinho. Ao seu lado estarão Núria Madruga e Margarida Marinho, que já estão confirmadas em A Terceira Vez.


Será que é desta que veremos a eterna Mimi de Morangos com Açúcar no papel de protagonista?


Quiosque: TV Guia

Dalila Carmo exclusiva TVI por mais dois anos


dalilacarmo

Numa altura em que cada vez mais surgem notícias de que a

SIC se prepara para ir buscar vários actores a Queluz de Baixo, a TVI decidiu prolongar a ligação com a Sofia de Sedução.


A notícia é avançada pela edição desta semana da TV Guia, que falou com Dalila Carmo sobre os seus projectos futuros: “Se me deixassem, gostava de me dedicar às mini-séries e aos telefilmes. Não queria fazer só novelas”, explicou a actriz.

Com este novo vinculo, Dalila Carmo está então “segura” pelos responsáveis da TVI, que não terão, assim, que se preocupar com um eventual assédio de Carnaxide.


Quiosque: TV Guia

Ana Isabel e Hugo F. já se conheciam!


Depois de sabermos que muitos dos concorrentes de Secret Story já se conheciam, a TV Guia desta semana informa que Ana Isabel e Hugo F. se incluem igualmente nesse pacote. Afinal, a estudante de Direito cruzou-se com o delegado de informação médica antes de o reality-show da estação de Queluz de Baixo se iniciar. "O Hugo F. é o primo direito do melhor amigo da Ana. Ela já o conhecia", revelou Soraia, a melhor amiga de Ana Isabel, à publicação da Cofina.

Foi numa saída nocturna que os dois concorrentes se acabaram por conhecer. Tal como os telespectadores da Casa dos Segredos têm verificado, Ana Isabel e Hugo F. têm deixado longe de Vítor o que os une.

A pergunta coloca-se: Será que Vítor irá aguentar esta omissão por parte da sua namorada? Como ficará o triângulo do reality-show da TVI, se um dos dois homens em causa sair?


Quiosque: TV Guia

Esta noite...


... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Júlia Pinheiro em dilema

julia_pinheiro_first


Ainda ontem o Diário de Notícias falou com a apresentadora sobre uma eventual mudança para Carnaxide, embora esta se tenha recusado a comentar estes rumores. Ainda assim, a edição desta semana da TV Guia adianta que Júlia Pinheiro está num dilema.


Por um lado, está o ordenado milionário que a TVI lhe quer oferecer, até porque segundo uma das melhores amigas da directora de Formatação de Conteúdos “Com a entrada da Fátima Lopes, a Júlia ficou, digamos assim, mal paga e a administração quer rectificar essa injustiça. Até porque a Júlia tem responsabilidades que a Fátima não tem”.


No entanto, do lado da SIC está um projecto ambicioso e, segundo uma fonte bem colocada no processo “Eles querem chegar à liderança e estão dispostos a investir forte no próximo ano… e isso é motivador e aliciante para qualquer profissional”. Há ainda que ter em mente que foi em Carnaxide que Júlia Pinheiro cresceu e o “amor à casa-mãe” já foi manifestado pela própria recentemente.


Apesar de tudo, por enquanto, e até Dezembro, a comunicadora permanecerá em Queluz de Baixo, mas “tudo pode acontecer. Ela adora a TVI, sente-se bem aqui, mas há coisas que são mais fortes do que nós, às vezes. Pode ficar como está, pode vir a ocupar o lugar do André (Cerqueira) ou até pode sair”, concluiu a referida amiga de Júlia Pinheiro.


Resta esperar por novidades, quando começar o novo ano…


Quiosque: TV Guia

Fala-se! 24/11/2010



Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta quarta-feira!



Luciana Abreu

Aos seis meses de gravidez, a confirmação oficial. Depois de toda a "telenovela" que marcou a sua gestação, a actriz revela agora, oficialmente, que vai ser mãe de uma menina.


"Vem aí uma linda princesinha. O que sempre sonhámos, mais uma vez, concretizou-se", escreveu a Luciana Abreu no seu site oficial, acrescentando ainda que o marido, Yannick Djaló, está radiante com o sexo da bebé.

"Ele já disse que as meninas só querem o pai", escreveu, feliz.

Cristina Areia


Foi no passado fim-de-semana de 13 e 14 de Novembro que a actriz apanhou um valente susto. Tudo porque a sua filha desapareceu...

"Ela desapareceu uns metros e, apesar de saber que estava tudo bem, fiquei assustada. Mas ela é muito responsável e sentia que nada de mal lhe tinha acontecido", disse Cristina Areia à TV Guia, acrescenntando ainda que "Aconteceu tudo muito rápido, mas eu senti logo que estava tudo bem. Eu conheço a minha filha e imaginei logo que ela teria ido ter com uns amigos nossos que estavam numa esplanada bem perto do local, onde estávamos", concluiu.

Refeita do susto, a actriz já está melhor.


Quiosque: Vidas, TV Guia

Jornalistas insatisfeitos com entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa

marcelorebelodesousatvi


Foi há pouco mais de uma semana que, numa situação totalmente inovadora no pequeno ecrã, o militante do PSD entrevistou, em pleno Jornal Nacional o cantor Rui Veloso. No entanto essa situação “não caiu muito bem” no seio da redação da TVI.

Quem o garante é a edição desta semana da revista TV 7 Dias, que adianta ainda que vários jornalistas mostraram a sua insatisfação ao director de informação, Júlio Magalhães, numa reunião em que, adianta a mesma publicação, o jornalista “se terá sentido mais sozinho do que nunca”.


Ainda assim, e apesar de toda a polémica que, alegadamente provocou internamente, esta entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa a Rui Veloso foi um verdadeiro sucesso de audiências.

Audiências à parte, o certo é que vivem-se dias de instabilidade em Queluz de Baixo, depois de André Cerqueira ter deixado o cargo de director de programas…


Quiosque: TV 7 Dias

Manuel Cavaco escalado para substituta de “Laços de Sangue”

manuel_cavaco


O término do seu vínculo de exclusividade com a TVI provocou várias notícias, no entanto, parece que o actor vai mesmo mudar de ares.


Segundo a edição desta semana da revista TV 7 Dias, Manuel Cavaco está já escalado para o elenco da trama que substituirá Laços de Sangue, um remake brasileiro adaptado à realidade portuguesa.


Após o brilharete em Meu Amor, o veterano actor prepara-se, assim, para dizer adeus às telenovelas de Queluz de Baixo, onde deu vida a diversas personagens, para iniciar uma nova etapa, agora para os lados de Carnaxide. É provável que receba um papel com bastante relevo, embora essa informação ainda não seja oficial.


As gravações, essas, arrancam em meados de Março e no elenco deverão estar mais alguns actores vindos, directamente, de algumas produções da TVI.


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 24/11/2010


Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Remake de uma produção brasileira substitui Laços de Sangue






Depois de anunciado o aumento do número de capítulos, Nuno Santos falou agora, durante a conferência de imprensa de apresentação da grande final de Ídolos, sobre a telenovela que substituirá a história de João e Inês.


“Em Março estaremos a gravar uma novela que vai substituir Laços de Sangue, que será um remake de um original brasileiro, mas será uma novela portuguesa, com actores portugueses e que se passa em Portugal. Não vou dizer o nome porque, na verdade, essa questão ainda não está fechada, estamos a trabalhar dois textos. Já estive com a Gabriela Sobral no Brasil e já esteve cá uma equipa da Globo. Durante a próxima semana (esta) vamos fechar contrato”, explicou o director de programas à TV 7 Dias desta semana.


Ainda assim, a referida publicação adianta também que, nesta altura, em cima da mesa estão Roque Santeiro e Tieta, faltando ainda uma última decisão por parte da TV Globo e da SIC.


Paula Lobo Antunes triste com horário de Mar de Paixão

Como se não bastasse as criticas de alguns actores de Sedução face ao novo horário da mais recente produção de Queluz de Baixo, agora é a protagonista da trama que está há mais tempo nos ecrãs a fazer o mesmo tipo de comentários.


É em declarações ao Diário de Notícias que Paula Lobo Antunes se queixa do horário de Mar de Paixão: "Já apresentei queixa, e fi-lo mesmo à TVI, fiquei triste", começa por dizer a actriz, acrescentando em seguida: "Nós fizemos um trabalho muito duro, ainda por cima numa novela que estava a ser tão amada devido ao tema dos pescadores, que é tão português"


A protagonista da história foi ainda mais longe e disse ainda: "As pessoas dizem-me na rua que ficam tristes porque são fiéis àquela novela, sobretudo o público mais jovem, porque esta novela está desenhada para esse público... mas a TVI é que sabe como deve organizar as suas grelhas. Fico triste, mas pronto.", concluiu.


CITAÇÃO DO DIA:


“As personagens é que aprendem conosco. A personagem eu não sei quem é, nunca a conheci, nunca fui apresentada à Alice, neste caso específico. Ela é que, quer queira, quer não, tem de levar com a Maria João Luís”


Maria João Luís


Destaque do dia:


Não perca hoje à noite, logo após o Jornal da Noite, a última emissão de Condenados, na SIC.


Quiosque: TV 7 Dias, Diário de Notícias

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A honra de Mourinho

Pedro Mourinho diz ao DN que ficou honrado por ter sido escolhido para mestre-de-cerimónias da candidatura ibérica ao Mundial de futebol em 2018. E eu acho muito bem. Tem razão para ter ficado honrado. As funções para as quais foi convidado são importantes (ainda para mais numa candidatura ibérica que reúne dois países tão assimétricos como Portugal e Espanha), e honrosas - o impacto económico que uma prova desta grandeza provocará nos dois países não é despiciendo e está também nas suas mãos.

É evidente que em Portugal há regras e elas têm de ser cumpridas. Se o Estatuto do Jornalista diz que um profissional pode dar a cara por uma actividade de interesse público desde que não seja remunerado, Mourinho terá de se sujeitar a esse condicionalismo. Mas todas as restantes considerações, comentários jocosos e de mau gosto (vindos, maioritariamente, do interior da classe) são apenas um sinal da nossa pequenez, num país cheio de gente mais preocupada a invejar as conquistas alheias do que a construir as suas.

A tarefa para a qual Pedro Mourinho foi convidado limita ou impede a independência ou rigor profissionais da actividade normal do jornalista? Não. E essa para mim é a resposta que interessa.

Essa ideia peregrina de que um jornalista está diminuído da sua condição cívica é um absurdo. Um jornalista é um cidadão. Acresce que, pela sua formação e pela sua prática, pode estar em vantagem para assumir outras actividades pontuais, que o dignifiquem a si e ao colectivo em que está inserido.

Eu, como jornalista e como português, fico contente pela escolha de Portugal e Espanha. Acho que Mourinho é capaz de "vender" bem o nosso Mundial. E não acho que, por causa disso, ele passe a ser um vendido.