29 de janeiro de 2010

Manuel Luís Goucha a caminho da SIC?

A direcção de programas da SIC está à procura de uma solução para o seu horário matinal.

Segundo apurou a TV Guia, o grande desejo de Nuno Santos para conduzir o programa das manhãs é nada mais do que Manuel Luís Goucha. A mesma revista adianta ainda que já terá havido algumas aproximações entre o apresentador de Você na TV e a estação de Carnaxide, apesar de ambas as partes o negarem. Todavia, a mesma fonte assegura que o desejo dos responsáveis da SIC "é forte" e só a duração do contrato do colega de Cristina Ferreira tem impedido que a transferência se concretize.

Outro alvo de Nuno Santos é Hernâni Carvalho, que já terá sido "mesmo abordado" para uma possível transferência.

Seria Manuel Luís Goucha uma solução para a SIC? E Cristina Ferreira estará "preparada" para "concorrer" com o seu actual companheiro?

Os Escolhidos

Boa noite. Seja bem-vindo aos Escolhidos desta noite.

Na semana passada, João Manzarra e Júlia Pinheiro foram a votos. Já são conhecidos os resultados, e temos a agradecer a participação de todos, pois, pela primeira vez, a sondagem criada por esta rubrica ultrapassou as cento e trinta participações.

Aqui ficam os resultados:

João Manzarra - 51%
Júlia Pinheiro - 49%

A votação foi bastante renhida, mas não há duvidas. Por uma diferença de cinco votos, João Manzarra foi o escolhido para abandonar este concurso.

Passemos agora à análise das audiências dos programas das seis personalidades ainda em jogo:
Do lado positivo temos:
Alexandra Lencastre liderou durante toda a semana. Venceu todos os dias a concorrência. Mariana Monteiro seguiu o mesmo caminho, com exepção de domingo, dia em que Ídolos se saíu melhor.
Fernando Mendes esteve normal, e, como tal, não merece um grande destaque.

Do lado negativo temos:


Lourenço Ortigão, e os seus Morangos com Açúcar, continuam com o segundo lugar garantido (apenas sexta-feira venceu a Preço Certo). Neste caso, e tal como já foi referido, o facto de um programa não liderar, pode custar a nomeação à personalidade que o representa.

Júlia Pinheiro recuperou, foi abaixo, e recuperou. Esta oscilação traduziu-se em duas vitórias e três segundos lugares. As Tardes da Júlia já estiveram muito melhor, e preparam-se para acabar o mês de Janeiro sem o primeiro lugar.

Fátima Lopes teve uma semana razoável. Apesar de Júlia Pinheiro se ter aproximado, Vida Nova venceu em três dos cinco dias em análise. No entanto, em dois dias perdeu, tendo ficado esta quinta-feira fora do top dos 10 programas mais vistos da SIC.

Depois da análise da semana, com as audiências e alterações que aconteceram, a equipa do blog decidiu que Alexandra Lencastre é a escolhida entre os melhores, não podendo ser nomeada para a próxima semana.No terreno negativo, a equipa do Televisão-Opinião decidiu poupar Fátima Lopes
da nomeação. Posto isto, Júlia Pinheiro e Lourenço Ortigão vão a votos esta semana.

Na próxima sexta-feira ficaremos a saber quem sai e quem fica n'Os Escolhidos. Contamos com o seu voto, caro leitor.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Às 21:00, não perca Os Escolhidos.

Regresso da Júlia

Depois de ter iniciado o ano na mó de baixo e começado a perder para praticamente toda a sua concorrência um pouco em toda a extensão do programa, eis que o ‘Tardes da Júlia’, TVI, inverte a tendência.

Na última semana de Janeiro, registou os seus melhores resultados do mês o que fez com que a média do talk-show se aproximasse do que é a sua normal performance. Assim, em vez de iniciar um ciclo que potencialmente poderia ser perigoso, o programa mostra bons sinais de competitividade.

Maior e melhor concorrência é o que se quer em qualquer horário da televisão generalista e isso só beneficia o público.

31,7%
De share foi o resultado do ‘Viver a Vida’ de quarta-feira na SIC.

E o convidado desta semana em "Alta Definição" é..

Às 21:00


Saiba quem sai, quem fica, e os nomeados da semana!

Mais uma música

Carlos Costa, vai cantar Ave María, de David Bisbal. Esta foi a melodia escolhida pelo Filipe Pinto e Diana Piedade.

Audimetria - 28/01/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI, que ascendeu aos 29% de share. A RTP1 ficou em segundo lugar, com 24,6%, e por fim, a SIC, com 23,9%.

Os vencedores do dia continuam a ser os mesmos. Meu Amor e Deixa que te Leve, estiveram perto dos 16% de rating, e obtiveram bons shares.
Fernando Mendes não foi o líder da tarde de quinta-feira. Ontem, Morangos com Açúcar fizeram uma rasteira ao Preço Certo. A distância não foi grande, mas é uma vitória.
Nas manhãs, Você na TV! continua com shares na ordem dos 35%.
Ao almoço, quem impera é o Jornal da Tarde, que ontem quase bateu os 39 pontos.


O duelo do dia ocorreu entre os noticiários da noite. Todos entraram no top dos 5 programas mais vistos do dia, mas só um ficou em primeiro lugar. O Telejornal alcançou 13,3% de rating e 31,7% de share, tendo sido por isso a informação mais vista de quinta-feira. Seguiu-se o Jornal da Noite, e mais abaixo o Jornal Nacional.
No que toca a batalhas, de referir ainda a que é traçada entre Sentimentos e Viver a Vida. A distância é curtíssima. Enquanto a novela da TVI obteve 7,3% de rating e 31,3% de share, a da SIC chegou aos 7,2% de audiência média e 29,5% de share

Existem dois derrotados do dia. Liberdade 21, cujos resultado continuam muito abaixo dos esperados. 10% de share é muito pouco, para o horário das 22:30, da estação pública.
Ontem, Vida Nova não fez parte dos dez programas mais vistos da estação de Carnaxide. As Tardes da Júlia regressaram assim à liderança, apesar da audiência média não ter sido extraordinária - 2,4%. Mas como é o share que interessa, 27,6% foi um bom resultado.


Revista de Imprensa 29/01/10

Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa do mês de Janeiro

Júlia Pinheiro em repouso absoluto
As dores começaram na passada sexta-feira, e, depois de ser consultada por um médico, que lhe diagnosticou uma calcificação no ombro, Júlia Pinheiro decidiu continuar a trabalhar. Apresentou As Tardes da Júlia nos dois primeiros dias da semana "já terminou o programa em grande sofrimento e estava muito combalida", revelou fonte próxima da apresentadora ao 24 Horas. A solução passou por permanecer em repouso absoluto para que melhorasse o mais rapidamente possível. "Ela está a recuperar bem", disse o seu marido ao mesmo jornal. O regresso ao activo deverá ocorrer já na próxima semana e até lá será Cristina Ferreira a conduzir o programa das tardes da TVI.

Rui Unas regressa à SIC Radical
É "em Março ou Abril" que Rui Unas volta à apresentação de talk shows na SIC Radical. O programa será produzido pela Sigma 3, empresa detida pelo apresentador e por Pedro Paiva, e, segundo este último, o conceito do programa já está escolhido. "Tudo o que tem a ver com conteúdos e imagem está pronto. Agora é preciso trabalhar naquilo que os espectadores vão ver." Este não será, contudo, um retorno ao Cabaret da Coxa "É uma evolução grande do que foi o Cabaret da Coxa", afirma o produtor Pedro Paiva. O apresentador está actualmente a gravar a série de humor Viver É Fácil, para a RTP, onde contracena Jorge Mourato.


CITAÇÃO DO DIA

"Por brincadeira, costumo dizer que não tenho o curso superior de comunicação, mas tive as melhores master classes."

A citação de hoje é de Mário Augusto.



Fala-se de: Mariline Hortigueira.
A antiga concorrente de "Ídolos" é a capa da FHM deste mês. A decisão de aceitar o convite da revista foi "muito difícil" de tomar, mas, após alguns pedidos como não usar lingerie ou a presença de Carla Baía e do seu namorado na sessão fotográfica, Mariline Hortigueira deu o "sim" à publicação masculina, e os resultados já podem ser comprovados. "Fiquei muito contente com o resultado final", disse ao 24 Horas.


Fontes: 24 Horas, Diário de Notícias

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite


Hoje não lhe falo de um programa de televisão específico, nem de uma figura pública. Falo-lhe de algo indispensável para a "vida" das estações televisivas: a publicidade.

Durante a passada semana, parte do meu tempo foi passado a estudar este meio. Não de uma forma muito específica, mas essencialmente sobre os fundamentos da Publicidade. Resultados concretos desse estudo só serão conhecidos em finais de Março, mas há algo de que me posso "orgulhar": ter ficado com bastantes bases sobre este "mundo sem fronteiras".

Foi isso que percebi quando, no sábado passado, esperava que o "Deluxe" começasse. Para meu espanto, um dos patrocinadores do programa era, nem mais , nem menos, do que a revista VIP. O meu primeiro pensamento foi: "O Deluxe não é um 'parceiro' da revista LUX"? Essa é a ideia que tenho e que me parece ser a realidade.

A minha questão é simples: porque razão é que "episódios caricatos" como este são uma constante na nossa televisão? É evidente que a "culpa" não é das televisões, mas sim dos anunciantes. Será esta a estratégia ideal para a revista VIP? Sim, poderíamos pensar que o departamento de Marketing da revista queria ir buscar público à TVI, mas não penso que esta terá sido a melhor estratégia.

Mas, como esta, muitas outras situações existem no "histórico" da nossa televisão, como marcas de preservativos que chegaram a patrocinar a "Floribella".

Sinceramente, também acho que os responsáveis pela venda de espaço televisivo deveriam ter isso em conta, uma vez que muitas vezes é o sucesso ou a notoriedade do programa que estão em jogo.