25 de março de 2011

Like & Dislike


 Boa noite e bem-vindo ao Like/Dislike desta semana!

LIKE
Sim, isto é serviço público!


Numa altura em que o novo acordo ortográfico começa a ser aplicado e a fazer parte do dia-a-dia dos portugueses, a RTP (como primeira estação televisiva a aplicar este “novo” português) começa, também ela, a apostar em programas que esclareçam os espectadores.

O regresso de Cuidado Com a Língua ou o refresh feito na rúbrica Bom Português das manhãs informativas do canal, são exemplos disso, num claro sinal de serviço público dado pela televisão estatal.



DISLIKE
O triste hábito das "promo-news"


A prática não é nova. Empolgados em promover os novos conteúdos e novas apostas do canal, as estações de televisão (principalmente as privadas) extravasam os limites do razoável e promovem nos principais blocos informativos os programas que estreiam em breve.

Recentemente aconteceu isso na SIC com Laços de Sangue a merecer honras de reportagem no Jornal da Noite, e também esta semana, na TVI, Perdidos na Tribo teve direito a alguns minutos de antena. Uma prática triste mas infelizmente recorrente na televisão portuguesa a merecer o dislike desta semana.


Falar Televisão


"Tu queres é aparecer"

No modelo actual de televisão e até de sociedade, aparecer de rompante no horário nobre de uma qualquer estação comercial por cinco minutos que sejam, é algo fulcral para conseguir entrar pela ‘porta grande’ do meio artístico e televisivo. Por outras palavras, é algo fulcral para começar a aparecer nas revistas do social, começar a marcar presenças bem remuneradas nas principais festas e eventos e começar a ser minimamente conhecido pelo público, quer pelas melhores, quer pelas piores razões.


A última edição de Secret Story foi prova disso. Muito para além do dinheiro que estava em jogo, quem participou naquele reality-show procurava visibilidade. Vera, Andreia ou até mesmo Joana são alguns dos nomes que ficaram na cabeça dos portugueses e que conseguiram assim rentabilizar com isso, saindo da casa da Venda do Pinheiro com um outro status-quo, em tudo muito mais vazio de substância.

Do outros lado, estão os media, dispostos a receber de braços abertos estas pseudo-estrelas. A SIC, por exemplo, aproveita ex-concorrentes do Big Brother para comentar a vida alheia; as revistas cor-de-rosa, essas, abrem espaços e crónicas a estes ex-concorrentes; e a própria TVI também lá vai aproveitando estas novas caras, como carne para canhão, criando e promovendo reality e game-shows onde esses mesmos nomes instantaneamente reconhecidos participam e abrilhantam esses mesmos espaços televisivos que, como os ex-concorrentes de Secret Story e Big Brother, são também eles vazios de substância.

Liliana Campos à espera de mais projectos!


Depois da sua saída de "Fama Show", projecto que abandonou por considerar que poderia trabalhar em diferentes formatos, a apresentadora está a aguardar outras propostas para além daquela que já agarrou. "Não há nada garantido, mas já me disseram que vão surgir coisas", explicou Liliana Campos à Vidas.
Em relação ao magazine de domingo, a estrela da SIC apenas afirma o seguinte: "Não tive de deixar o ‘Fama’ para abraçar este projecto. É um ciclo da minha vida que chega ao fim. Foi muito gratificante e aprendi imenso, mas já tinha chegado a altura de fazer coisas novas. Sei que vão surgir outras oportunidades...".

Sobre a sua colega Laura Figueiredo, a apresentadora clarifica que a jovem não ficou com o seu lugar: "As coisas não podem ser vistas assim, porque ela já estava no programa quando eu saí. Está totalmente integrada".

Por fim, e no que toca ao formato pelo qual dá a cara, "Totoloto", Liliana Campos confessa sentir-se bastante satisfeita: "Achei um convite bastante interessante, que marca uma nova fase da minha vida. É um desafio por ser um directo e por se tratar de um jogo com credibilidade. Além disso, vou estar a colaborar com boas causas e, ao dar dinheiro, trago felicidade. É um trabalho com responsabilidade".

Quiosque: Vidas

"O Dom" estreia em Abril

É a primeira de três minisséries que a TVI tem preparado para reforçar a sua grelha e está já em fase de pós-produção. A estreia, essa, será já no próximo mês, garante João Cotrim Figueiredo à Mariana desta semana.


“Já estamos com os guiões aprovados e a primeira já está gravada. O Dom, que tem data de estreia para Abril e será transmitida ao fim-de-semana. Neste momento temos três minisséries previstas e depois, em função dos resultados, podemos tomar a opção de prolongar”, adiantou o director-geral de Queluz de Baixo.


Uma vez que Uma Canção Para Ti termina já no próximo dia 10, é de esperar que O Dom estreie a 17 de Abril e se prolongue até 1 de Maio. Resta aguardar por mais novidades.


Quiosque: Mariana

Pedro Passos Coelho no "Jornal da Noite"


Depois da demissão de José Sócrates, a SIC terá hoje um convidado muito especial no seu principal bloco informativo. É dado como o próximo primeiro ministro português e a partir de agora terá uma grande responsabilidade na campanha que vai fazer.


Hoje à noite, num simultâneo SIC /SIC Notícias, Clara de Sousa entrevistará Pedro Passos Coelho, o secretário-geral do Partido Social Democrata. A não perder, no Jornal da Noite!

"Peso Pesado" a 1 de Maio!


Depois do início das gravações do novo concurso da estação de Carnaxide, a Telenovelas desta semana avança que "Peso Pesado" estreará no dia 1 de Maio. Em pleno feriado nacional, Júlia Pinheiro dará as boas-vindas aos 12 concorrentes que irão tentar perder a maior percentagem do seu peso total. De acordo com a apresentadora, os participantes têm histórias de vida bastante fortes, o que irá proporcionar uma boa ligação com os telespectadores.

"Acho que os candidatos são ainda melhores do que os do formato original, no sentido em que as histórias de vida deste grupo são fantásticas", explicou à referida publicação.

Confiante no sucesso deste "Peso Pesado", Júlia Pinheiro confessou que está ansiosa pela estreia do formato. "Vai ser um programa de primeira", concluiu.

Quiosque: Telenovelas

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Nuno Santos já escolheu director adjunto


Com luz verde da ERC para assumir a direcção de Informação, o jornalista já começou a formar a sua equipa. E já escolheu o seu director adjunto.

Segundo o Diário de Notícias desta sexta-feira, Vítor Gonçalves, correspondente da televisão pública nos Estados Unidos é o eleito. Quatro anos depois de ter assumido este cargo, o jornalista regressa, assim, a Portugal.


Em declarações ao referido jornal, Vítor Gonçalves mostrou-se “muito entusiasmado com a nova missão na direcção de informação da RTP”. “É evidente que estou satisfeito com este convite do Nuno e com esta prova de confiança que me está a ser dada”, explicou.


Também dentro da redação da estação pública o ambiente é de alegria e confiança com esta escolha, tal como uma fonte revelou ao DN: “Ele é um homem da casa, um tipo novo, que cresceu profissionalmente muito com a Judite, que conhece bem a RTP, os seus problemas e potencialidades, e pode ser muito útil ao Nuno porque é um trabalhador incansável”.


Quiosque: Diário de Notícias

Francisco Côrte-Real rejeitou SIC

Não se pense que o actor foi mais um dos que recusou o convite de Gabriela Sobral para mudar de estação. A abordagem a Francisco Côrte-Real por parte da SIC foi há cerca de três anos, tal como o próprio confessou à edição desta semana da Notícias TV.


“Depois de Tu e Eu (2007), fiquei seis ou sete meses sem contacto com a TVI e voltei à faculdade. Não podia ficar à espera que as coisas acontecessem e surgiu a hipótese de fazer Rebelde Way, na SIC, ou o telefilme O Amor não Escolhe Idades, na TVI. Senti que se fosse para a SIC estava a fechar uma porta e decidi, e hoje acho que decidi bem, fazer o telefilme. O telefilme levou-me a fazer o Equador e outra novela, e agora estou aqui”, frisou.


Apesar de se ter mantido “fiel” à televisão de Queluz de Baixo, o actor nunca recebeu uma proposta de contrato de exclusividade: “Não. Não fui abordado nesse sentido. O que acontecer, acontece, não ando aí atrás de nada, só quero é ter o meu trabalho para poder evoluir. Hoje não param de sair miúdos dos Morangos com Açúcar, de onde eu vim também, miúdos que saem da escola de teatro, e cada vez mais pessoas que, pelas motivações erradas, querem ser actores… o que não falta é concorrência. Não ter contrato faz que, se não tiver trabalho na TVI, o vá procurar noutro sítio. Gosto de trabalhar na TVI, sempre fui bem tratado e estou satisfeito. Se tenho ou não contrato é com eles, não é comigo”, explicou.


Quiosque: Notícias TV

Fala-se - 25/03/2011





Boa tarde! Nesta sexta-feira "Fala-se" de...


Diogo Morgado


O actor de "Laços de Sangue" confessou à Vidas que o seu filho lhe mudou a vida. Diogo Morgado tem lidado com a paternidade da melhor forma possível, conjugando sempre a vida profissional com a pessoal: "Todos nós nos perguntamos o que andamos cá a fazer e um filho dá todo o sentido a essas perguntas, muda a nossa vida. Ficamos mais conscientes da vida e damos mais importância aos pequenos nadas, a que não ligávamos muito. Sabendo que um filho repete tudo o que fazemos, descobrimos que qualquer coisa que façamos tem uma extrema importância".




Herman José


Foi no dia do Pai, 19 de Março, que Herman José completou 57 anos. Mais uma vez a trabalhar, o apresentador da RTP1 confessa que essa já é a tradição no dia do seu aniversário: "Não é inédito, já celebrei aniversários em programas de televisão e espectáculos e é bom sentir o carinho que as pessoas sentem por mim neste dia".



Apesar de já estar a caminho dos 60 anos, o humorísta brincou com os jornalistas, explicando que deixou de contar a idade há algum tempo: "Acho que o meu espiríto se ficou pelos 35 ".



Quiosque: Vidas, TV Mais

Fátima Lopes apresenta "Madeira em Flor"

Pela primeira vez desde há muitos anos, a TVI é a estação oficial da Festa da Flor, na ilha da Madeira. E é já amanhã que fará uma emissão especial a partir do Funchal, com Fátima Lopes ao comando.


Tal como pode já ser visto nas promos que o canal tem transmitido, a apresentadora de A Tarde é Sua vai ser a grande anfitriã de uma emissão muito especial, onde terá como convidados Joe Berardo, o primeiro treinador de Cristiano Ronaldo, bem como outras personalidades conhecidas e menos conhecidas no arquipélago.

Madeira em Flor vai ocupar grande parte da grelha da TVI deste sábado, sendo emitido entre as 11h00 e as 13h00 e depois entre as 14h00 e as 18h00.


Apesar de ser apenas uma emissão esporádica, o Diário de Notícias de hoje adianta que poderá vir a ser uma aposta permanente do canal: “Tudo vai depender do sucesso, mas se correr bem, podem vir a acontecer mais especiais”, começa por dizer uma fonte, acrescentando ainda que há a hipótese de “virem a ser feitas edições mensais”.


Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa - 25/03/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à última "Revista de Imprensa" desta semana!


Eduardo Marques anseia vitória


Foi o mais votado do último domingo em "Portugal Tem Talento" e sente que finalmente os seus dotes vocais estão a ser reconhecidos. Eduardo Marques está feliz e confessou à TV Mais desta semana que já não imagina outra vida se não for a cantar: "É a cantar que sou feliz. Já pensei em desistir, mas o som dos aplausos é muito bom. Espero que apostem em mim e me deem trabalho".
A preparar-se para a final do concurso apresentado por Bárbara Guimarães, o ex-marido de Vanessa Silva, conhecida cantora portuguesa, explica que já conhecia Tiago Ribeiro. "O Tiago Ribeiro e eu já eramos amigos. Conhecemo-nos na fila de um casting para um espectáculo de fado onde nenhum de nós passou. Estou feliz por agora tê-lo ao meu lado na final e sei que ele sente o mesmo", referiu à publicação do grupo Impresa.


Ainda sem saber o desfecho de "Portugal Tem Talento", a vitória seria um final bastante desejado. "O principal era conseguir chegar à final. Vou continuar a dar tudo por tudo", garantiu.
Sobre a possibilidade de levar os 100 mil euros para casa, Eduardo Marques confessa que o dinheiro serviria para ganhar alguma estabilidade ao nível pessoal e profissional. Depois das dificuldades que passou, o prémio "serviria para endireitar a minha vida".


Resta por isso esperar pela decisão final dos portugueses!


Maria Vieira de volta ao Brasil




Depois de "Negócio da China", Maria Vieira vai voltar ao Brasil. A participar em "Portugal no Coração", a actriz está bastante satisfeita por ter tido outra oportunidade em terras de Vera Cruz. Segundo a TV Mais desta semana, Maria Vieira irá dar a vida a Brites, na produção "Mundo Melhor".
"Serei Brites, uma portuguesa, mãe solteira, que emigrou para o Brasil há 30 anos, fugindo das más-línguas e carregando nos braços um filho 'bastardo' ", explicou.


Amiga de Miguel Falabella há vários anos, a humorísta do programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira confessa que foi uma sorte conhecer um ser humano tão rico como ele: "O Miguel é um génio que faz o favor de ser meu amigo. Num dia abençoado veio a Portugal, viu-me representar e levou-me com ele para o Brasil. O que se pode dizer de um autor/actor/apresentador/encenador e escritor absolutamente divino? Que ele é inteligente, culto, talentoso, generoso, divertido, saudavelmente louco e muito chique seria dizer pouco sobre o homem".
Apesar deste desafio, Maria Vieira não esquece o compromisso que mantém com "Portugal no Coração": "Em Junho estarei de regresso ao Brasil. Até lá, estarei de pedra e cal no 'Portugal no Coração', na RTP1, e irei cumprir escrupulosamente a minha agenda de espectáculos, um pouco por aqui e por ali".
Assim, e com a partida agendada, resta esperar por ver a actriz a brilhar novamente numa produção da TV Globo, a quarta maior estação de televisão do mundo.
Citação do dia


Foi um gesto muito simpático e emotivo por parte dos meus amigos.


Nuno Santos, a propósito da festa de despedida organizada pela equipa de Carnaxide.


Número do dia

12,8%

... foi o share alcançado pelo noticiário "Hoje", na RTP2, ás 19h00.

Quiosque: TV Mais

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Criatividade precisa-se


1 Alguém tinha de dizê-lo - e que tenha sido Dave Grohl, líder dos Foo Fighters, não é relevante. Em todo caso, fica dito: o sucesso de Glee (Fox Life) é óptimo para a TV, mas não tem necessariamente de mudar as regras da indústria discográfica. Os Foo Fighters não participam, tal como os Kings of Leon ou os Guns 'N Roses. Já aqui disse o que penso da série: que tem méritos, mas está sobreavaliada. E, em todo o caso, não deixa de ser divertido ver três bandas de top venderem discos em resultado de uma polémica contra ela.



2 Cláudia Jacques, José Carlos Pereira, Iô Apolloni, José Castelo Branco, Luís Lourenço, Mafalda Teixeira, Marta Cardoso, Sérgio Vicente, Kapinha e Vera Ferreira são os "famosos" da TVI para Perdidos na Selva. Está ou não tudo dito?



3 Afinal já não é a série toda, é "um módulo". Depois de várias temporadas a adiar o tratamento do novo Acordo Ortográfico, Cuidado com a Língua voltou à RTP com uma edição dedicada ao jargão da Marinha, incluindo as suas etimologias. As novidades no português ficam para próximos programas. É impressão minha ou até os linguistas estão com medo de abordar o verdadeiro aborto que o economicismo mais rasteiro se prepara para impor-nos?



4 A RTP voltou a apresentar lucro - e, desta vez, ainda conseguiu reduzir uma brutalidade no passivo. Por outro lado, essa brutalidade só é uma brutalidade porque o passivo de 2009, por via de um novo sistema contabilístico, foi agora revista em alta. Proponho que se mude de sistema todos os anos, revendo em alta o passivo de dois anos antes e, com isso, reduzindo todos os anos uma brutalidade no passivo do ano anterior. A criatividade é uma coisa muito importante.