18 de junho de 2010

"America's Most Smartest Model" versão portuguesa na SIC?


Já passam nos intervalos da SIC as promos ao casting para um novo programa da estação. Procuram-se modelos, é a única informação disponível.


Qual será o formato que está a caminho da estação? Sobre moda, é de certeza, resta é saber se será algo semelhante a Project Runway. Ou será uma adaptação à realidade portuguesa de America's Most Smartes Model?


Dentro em breve deverão ser fornecidas mais informações.


Se desejar concorrer, basta enviar uma sms com: MODELO(espaço), Nome, Idade e Localidade para o número 68327. O custo da chamada é de 060€ mais IVA.

Os Escolhidos

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma Edição dos Escolhidos. O Verão está a chegar ao Televisão-Opinião. Finalmente! Novas rubricas, novos conteúdos, um novo template, e acima de tudo, muita energia! Sinta-a a partir deste momento, na expulsão do Escolhido desta semana!

Judite Sousa - 69%
Vanessa Oliveira - 31%

Judite Sousa é assim a expulsa da semana. Vanessa Oliveira resiste a mais uma nomeação. Fique agora com a análise da semana, com base na seguinte tabela:

(clique para maximizar)


Vanessa Oliveira - O magazine do início das tardes de domingo da estação de Carnaxide melhorou a sua perfomance. Se há quinze dias Fama Show se tinha ficado nos 6,7% de rating e 28,9% de share, no último domingo subiu aos 7,6% de audiência média e 30,4% de share. Não foi um resultado do outro mundo, mas foi uma subida e, como tal, deve ser assinalada. O que se irá passar depois de amanhã? Mais um crescimento nos resultados?

Daniel Oliveira - Com os casamentos de Santo António durante o último sábado, o apresentador de Alta Definição viu o seu programa sofrer mais uma queda no share (passou de 27,6% para 24,5%). A esta altura dos Escolhidos, quase na final, estes deslizes são bastante perigosos, e podem levar a uma nomeação. Daniel Oliveira é, por isso, quem está em cima do terreno negativo nesta semana.

Paula Lobo Antunes - Considerei esta semana de Mar de Paixão bastante constante ao nível de audiências. A novela da estação de Queluz de Baixo conseguiu, desde a última sexta-feira, um crescimento de rating. É um factor positivo, que é necessário assinalar. Apesar de ter perdido um dia para a concorrência e de ter ficado abaixo dos 30% de share, nos restantes, e tal como referi, esteve bem

Nicolau Breyner - Tal como Mar de Paixão, Meu Amor esteve bem. Em termos de share, nada a apontar. Afinal, na segunda,terça e quarta-feira ultrapassou os 40 pontos. Tal como a novela protagonizada por Paula Lobo Antunes, também Meu Amor perdeu um dia para a concorrência (sexta-feira, 11 de Junho). Estes resultados não se justificam apenas pelo facto de a partir das 23:00 a concorrência não ser tão forte, mas também pela opinião positiva que os portugueses têm dela.

Contamos agora com o seu voto. Quais os próximos dois nomeados? Aliás, os últimos! Para a próxima semana ficaremos a saber os dois primeiros finalistas da segunda edição dos Escolhidos! Não pode perder. Até lá, é você que decide!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha Os Escolhidos.

Falar sem dizer nada

Da maneira como estão as coisas entre a televisão, o futebol e os espectadores, os programas de debate entre adeptos notórios dos três clubes grandes (vulgo "debate de painelistas") são a única coisa capaz de impedir-nos de mergulhar na esquizofrenia total. É tanto o "4-3-3", tanta a "basculação" e tanta a "posição 6" que, não havendo alguém que nos recorde que o futebol é sobretudo uma brincadeira, ainda acabamos todos doutorados em pontapé na bola.

Assistir a O Dia Seguinte (SIC Notícias), tanto quanto às intervenções suplementares dos seus três comentadores sobre este Mundial, já é outra coisa. Porque o mínimo que se podia esperar era que José Guilherme Aguiar, Dias Ferreira e Sílvio Cervan vissem os jogos, soubessem os resultados ou tivessem ao menos uma ideia de como vai o Campeonato do Mundo. E o facto é que viram pouco, não sabem bem e, quanto à dita ideia, é no mínimo demasiado geral.


Ter alguma coisa para dizer, no contexto de uma tal impreparação, é naturalmente impossível. E, porém, conseguem fazer-se programas longuíssimos, incluindo debates supostamente pormenorizados em torno de tudo o que se passa na África do Sul, sem ter nada para dizer. Ou, então, reduzindo a discussão àquilo que já toda a gente repete na rua porque, entretanto, ouviu os narradores das televisões, conferiu os comentadores da rádio e visitou os sites dos jornais.


Se O Dia Seguinte goza ainda de algum sucesso, é em resultados dos clubismos primários (que são os únicos que fazem sentido, diga-se). A verdade é que, mesmo sobre os jogos de FC Porto, Sporting e Benfica, porém, os três comentadores da SIC Notícias já acrescentam pouco. Quanto ao Mundial, é um deserto.

Paulo Pires e José Carlos Pereira em filme com Sónia Braga



Estão prestes a arrancar as gravações de um novo filme norte-americano, que terá como protagonistas dois actores portugueses. Em Feminina, José Carlos Pereira e Paulo Pires lutarão pelo amor de uma mulher, papel a cargo de Sónia Braga, conceituada actriz brasileira.


A película será gravada em várias zonas do nosso país, bem como em território gaulês e as filmagens arrancam já em meados de Julho. Mas não são estes os únicos actores portugueses a entrar em Feminina. Também Ana Brito e Cunha, Pepê Rapazote, Jorge Mourato e Pedro Górgia farão parte do elenco do filme.


Realizado por Matt Cimber, Feminina deverá estrear nas salas de cinema durante o ano de 2011.



Quiosque: Notícias TV

Cláudia Vieira a dobrar, a partir de Setembro!


Quando se mudou para a estação de Carnaxide, muita gente dava o futuro da actriz como de pouco sucesso. O certo é que a direcção de programas tem feito "render" o potencial que uma estrela como Cláudia Vieira possuí.


Depois de Podia Acabar o Mundo, seguiu-se Ídolos e agora ela será a protagonista de Caminho da Felicidade. Mas não é tudo! É que a companheira de Pedro Teixeira vai estar em dose dupla nos ecrãs. E porquê? Porque em Setembro o talent-show está de regresso à antena da SIC.


Após o anuncio de que iria entrar na próxima telenovela da estação, chegou a dar-se como certo que Ídolos só regressaria em 2011. No entanto, Nuno Santos decidiu que a aposta é para manter e na reentré, o formato estará de volta.


Apesar de tudo, foi uma tarefa complicada convencer a recém mamã a aceitar os dois desafios. Mas o director de programas e Vírgilio Castelo falaram com Cláudia Vieira e convenceram-na a dar o sim, mostrando-lhe, assim, o quão é importante e imprescindível para a estratégia do canal. Assim, já a partir de meados de Setembro, a jovem actriz e apresentadora poderá ser vista durante a semana, em Caminho da Felicidade, e aos domingos, nas galas de Ídolos!


Mais uma prova de que Nuno Santos aposta forte numa das suas estrelas maiores!


Quiosque: TV Guia

Novidades de "Malmequer"


Com as gravações quase a arrancar, começam a vir a público algumas novidades sobre a nova telenovela de Rui Vilhena. A mais recente prende-se com um dos núcleos da trama.


Tudo gira em torno de um programa de televisão, apresentado pela personagem de João Perry, José Carlos Faria, alguém muito negativo, despótico e insuportável. Marido da personagem de Helena Isabel, Mafalda Faria, e pai de Paula Neves e Luís Simões, o jornalista vai chocar com a produtora do seu programa, personagem de Sofia Grillo. "Ela é uma mulher cheia de força, de garra, que vê a televisão como prioridade na vida dela. É ela quem vai comandar as tropas e, por isso, vai chocar um bocadinho com a personagem do João", disse a actriz à Notícias TV.


Neste núcleo insere-se ainda a personagem de Marco Delgado, que dará vida ao realizador do programa, Bárbara Norton de Matos, a maquilhadora de serviço e Pedro Granger, que será contratado para ajudar o apresentador José Carlos Faria.


Está a descoberto mais uma das temáticas que fará parte de Malmequer, a substituta de Meu Amor, que promete prender o telespectador do primeiro ao último instante.

Júlia Pinheiro de luto!

Foi ontem, após o término de As Tardes da Júlia que a anfitriã do programa recebeu a triste notícia de que o seu progenitor não resistira a um cancro no pulmão.

O pai de Júlia Pinheiro lutava há vários meses contra a doença e havia sido, inclusivamente, submetido a duas intervenções cirúrgicas, na tentativa de controlar a doença e poder ter uma melhor qualidade de vida. Este problema foi sempre vivido de forma discreta com a imprensa, até porque Júlia Pinheiro quiz resguardar toda a família.


O momento é de luto e, como tal, a apresentadora não está hoje nas tardes de Queluz de Baixo. Ainda não se sabe quando regressará, mas deverá ser já segunda-feira, até porque Manuel Luís Goucha está de férias e, neste caso, seria Cristina Ferreira a conduzir As Tardes da Júlia e Você na TV, como aconteceu nesta sexta-feira.

Fala-se 18/06/2010


Boa Tarde! São 15 horas e está na hora de mais um Fala-se!

Vera Kolodzig e Diogo Amaral


O amor passou novamente da ficção para a realidade! Segundo várias publicações escritas, como a Lux, Notícias TV ou Telenovelas, os protagonistas de Espírito Indomavel estão apaixonados. A publicação do grupo Controlimveste apanhou, inclusivamente, Vera e Diogo aos beijos, durante um fim-de-semana a dois no Algarve. O clima, garantem, é de muito romance, e faz-se notar por beijos, abraços, sorrisos e muitos momentos de ternura.


Apesar de tudo, nenhum dos dois confirmou a notícia, mas as fotografias publicadas falam por si!

Jéssica Athayde e João Manzarra


O apresentador de Achas que Sabes Dançar? e a actriz de Mar de Paixão são o novo casal da nossa televisão! Quem o garante é a revista TV Guia, que falou com alguns amigos de ambos. Apesar de ainda não ser nada de sério, diz quem sabe que Jéssica e João se "estão a conhecer melhor" e por serem figuras públicas, têm tentado ao máximo manter a descrição.


Apesar de tudo, nenhum deles comentou a notícia, até porque desejam manter o relacionamento afastado da imprensa, uma vez que gostavam que se tornasse em algo mais do que uma "amizade colorida".


Quiosque: TV Guia, Notícias TV

Manuela Moura Guedes de regresso, em Setembro?


Está prestes a fazer um ano que a jornalista foi afastada do Jornal Nacional de Sexta-feira. Desde o mês de Setembro do ano passado que Manuela Moura Guedes está de baixa, mas poderá estar para terminar este período de ausência.


Quem o garantiu foi a própria, ao dizer ao jornal 24 Horas: "A única coisa que há é que se estiver boa volto para a TVI", começou por afirmar, para acrescentar, de seguida: "O que eu gostava era que fosse em Setembro, mas não depende dos meus desejos".


Apesar de tudo, Manuela Moura Guedes continua a não estar de acordo com a "linha editorial", mas é contra isso que "lutará", assim que regressar ao activo: "Às vezes pode-se fazer muita coisa não concordando, apontando o dedo ao que está mal", sublinhou.


A antiga pivô garantiu ainda, à mesma publicação, que espera que este seu retorno seja de bom senso: "Com aquilo que já fiz, com certeza que não me porão a fazer qualquer coisa que não tenha a ver com as minhas capacidades e o meu estatudo. Seria vergonhoso e costumo reagir", afirmou, determinada.


A pergunta que se coloca, no entanto, é "haverá espaço para Manuela Moura Guedes na TVI?"

Até sempre, José Saramago!


Despediu-se hoje, com 87 anos de idade, aquele que é considerado por muitos como um dos melhores escritores portugueses. José Saramago faleceu por volta das 11h45, na localidade de Lanzarote, em Espanha, onde vivia há vários anos.


Com uma vasta colecção de livros editados, entre os quais se destacam Memorial do Convento ou Ensaio Sobre a Cegueira, o escritor foi o primeiro português distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, no ano de 1998. A sua última obra foi Caim, que provocou muita polémica, no ano passado.


Com um cancro há já vários meses, José Saramago encontrava-se em estado "estacionário", mas a doença acabou por levar a melhor.


Hoje, 18 de Junho de 2010, O país está de luto e despede-se de um dos homens que levou o seu nome pelo mundo fora.


Até sempre, José Saramago!

Parabéns, Tânia Ribas de Oliveira!



Ela é uma das profissionais que dá a cara por vários programas da estação pública. Começou no Só Visto e, actualmente, é a apresentadora de Portugal no Coração, formando com João Baião uma das duplas com maior empatia da televisão portuguesa.


Foi neste mesmo dia, mas do ano de 1976 que Tânia Ribas de Oliveira viu pela primeira vez a luz do dia. E porque hoje é dia de festa, daqui vão os mais sinceros votos de muito sucesso para uma das melhores comunicadoras da actualidade!


Parabéns, Tânia Ribas de Oliveira!

MEO permite opção de censura às vuvuzelas


São várias as criticas que têm surgido, um pouco por todo o mundo, ao referido instrumento, utilizado frequentemente nos jogos do presente campeonato do Mundo de Futebol. As vuvuzelas foram, inclusivamente, criticadas por vários jogadores, bem como jornalistas presentes no terreno.


Pensando nos seus clientes, o serviço de televisão português, pertencente à PT, arranjou uma solução, que permite a censura destes sons. Através de “um processo de filtragem” e a quem o desejar, será permitido omitir o barulho das vuvuzelas durante a transmissão dos jogos, se perder o restante som ambiente do estádio. Bastam dois cliques no comando da televisão.


Esta funcionalidade é exclusiva da MEO, em território nacional, e estará disponível para clientes IPTV e Meo Satélite, mas apenas para os jogos transmitidos pela RTP, RTP HD e SIC. Ficam assim de fora os que são emitidos somente na SportTV.


Quiosque: 24 Horas

Última Hora - "Big Brother" regressa em Setembro


Dez anos depois, a TVI prepara-se para fazer regressar o formato que revolucionou a televisão portuguesa no inicio do milénio. A notícia ainda não foi confirmada pelo director de programas, André Cerqueira, no entanto, a TV Guia desta semana dá a boa nova como certa.

Segundo apurou junto de fonte próxima à estação de Queluz de Baixo, esta "é uma hitpótese muito forte e só ainda não está preto no branco, porque há verbas a acertar". Quer isto dizer que, apesar de a crise que o país atravessa, a TVI vai investir tudo numa nova temporada do programa que tantas alegrias lhe proporcionou.


A dúvida que se instala neste momento é sobre quem apresentará Big Brother. Todas as outras edições do programa foram conduzidas por Teresa Guilherme, no entanto, neste momento a apresentadora tem estado fora dos ecrãs. Será esta uma boa forma para a "casamenteira" regressar? "Sim, faz todo o sentido ser ela", garantiu a mesma fonte, acrescentando ainda que Júlia Pinheiro não está descartada: "Se, por acaso, não houver Big Brother, mas outro reality-show, sim, a Júlia poderá ser a nosssa aposta.", explicou ainda.


Nos próximos dias o regresso do "Grande Irmão" deverá ser confirmado, até porque os castings para encontrar os candidatos arrancam já em Julho.

Revista de Imprensa 18/06/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!


António Barreira entra em Meu Amor


As gravações da trama da TVI decorrem a todo o vapor e deverão terminar ainda este mês. Com grandes acontecimentos na calha, nenhum pormenor é deixado ao acaso.

Assim, foi criado um evento da moda portuguesa, que se dá apenas em Meu Amor, para servir de pano de fundo à apresentação de uma colecção de Estela. O acontecimento terá lugar no Lisboa Fashion Week, onde estará presente grande parte do elenco da história.


Há, no entanto uma presença na plateia muito especial: a de António Barreira e Sara Simões. Autor e guionista estarão entre o grupo de espectadores convidados a testemunhar o desfile na primeira fila da passerelle. Apesar de tudo, o evento acaba por ser mal recebido, mas isso são pormenores que serão conhecidos mais à frente.


Para o autor da telenovela, esta foi uma experiencia muito agradável, encarada com muito “à-vontade”, mas que não se deverá repetir, até porque “Há actores tão bons, não precisam de um canastrão como eu”, disse, entre sorrisos, ao 24 Horas.


O resultado destas cenas será visto lá mais para a frente da acção de Meu Amor.


Dias com Mafalda estreia sábado na SIC Notícias



Parece que a gastronomia pegou moda nos canais de televisão portugueses. Depois de RTP e SIC Mulher, é a vez de a estação de notícias estrear um programa sobre a mesma temática.


Será na própria cozinha de Mafalda Pinto Leite, que a própria chef vai dar dicas de culinária todos os sábados, durante a hora de almoço. Com vários livros editados e depois de criar um blogue na Internet, Mafalda Pinto Leite chega agora à televisão, com Dias com Mafalda.


A estreia é já este sábado, pelas 13 horas, na SIC Notícias.


CITAÇÃO DO DIA:


“Preciso de voltar a trabalhar, para recuperar a minha sanidade mental”


Fernanda Serrano



Curiosidade do dia:


Depois de ter criado dois vestidos muito especiais para Ana Bola e Maria Rueff utilizarem durante a mais recente gala dos Globos de Ouro, Dino Alves volta a fazer parte de um projecto televisivo. É que o ousado estilista português vai abrilhantar o desfile de apresentação da colecção de Estela, em Meu Amor.



Quiosque:
24 Horas

Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta quinta-feira.

O próximo sábado é dia de Morangomania. A TVI volta a apostar nas suas bandas para promover uma nova era de Morangos com Açúcar. O sucesso vai ser fácil de alcançar pela seguinte mistura: praia, música, animação e muitas caras conhecidas!


O tema deste Para lá das 24 não tem a ver necessariamente com o evento que a estação de Queluz de Baixo está a organizar, ou com o facto de Rita Pereira ser uma das apresentadoras. O objectivo da rubrica de hoje é perceber afinal o fenómeno das bandas made in TVI. Se não se tem ouvido falar muito dos 4 Taste, ou de Patrícia Candoso, o mesmo não se pode dizer de D'ZRT, Just Girls e FF. Sejamos sinceros, gostos à parte, há uma verdade indiscutível - os D'ZRT foram, são e serão um fenómeno para a posterioridade. Veja o seguinte vídeo, filmado na edição deste ano do Rock In Rio:





Reparou nas palmas? Nos saltos? Nos gritos? Na alegria estampada na cara dos festivaleiros? Eu notei, e tenho a dizer que as bandas da estação de Queluz de Baixo têm todo o poder quando esta os lança, divulga, e promove até ao fim. Foi o que se passou com os D'ZRT, é o que se tem vindo a passar com o novo CD das Just Girls. Tal como já referi, indepentemente dos gostos, o importante é divulgar a música portuguesa, e o canal da Media Capital tem feito isso. Sim, com o objectivo de também lucrar com isso, mas é algo a valorizar.



Dou assim os parabéns à TVI e, principalmente aos D'ZRT, que têm conseguido manter os fãs com o ouvido atento aos seus temas. Afinal são estes que decidem o "Feeling" deste "Verão Azul".