13 de setembro de 2010

Frente a Frente

Boa noite! Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana!


É já no próximo domingo que chega ao fim a primeira edição portuguesa de Project Runway.


Como não podia deixar de ser, é tempo de "confrontarmos" os dois grandes finalistas!

Ainda hoje tenho em mente a primeira emissão de Projecto Moda. Como já o referi por diversas vezes, sou um fã incondicional deste programa. Com todos os seus defeitos e com todas as suas qualidades. É precisamente sobre uma das grandes qualidades da versão portuguesa de Project Runway que vou falar hoje: o talento dos participantes.

Para que haja um bom espectáculo televisivo e, principalmente em talent-shows, é necessária a existência de muita qualidade nos concorrentes. E Projecto Moda não foge a esta realidade. E uma das maiores provas de talento é a jovem Carina Duarte. Com apenas 24 anos, a designer do Seixal teve a maior evolução ao longo do programa. Se me perguntassem se veria Carina na final de Projecto Moda nas primeiras duas emissões, diria que não, mas hoje, confesso que está no lugar mais justo.

Criatividade e sofisticação são duas das suas maiores características, sendo que a maior de todas é mesmo não ter medo de arriscar. Ou não fosse o seu grande desejo vestir a editora de moda da Vogue Japão, Anna Dello Russo.


Sempre segui, atentamente, as suas criações. Confesso que as primeiras eram bastante “normais” e não tinham um apontamento que me despertasse muita atenção, mas hoje, já não consigo passar indiferente. Sem sombra de dúvidas que é uma das melhores que passaram pelo programa da RTP. E, mais do que isto, Carina veio desmistificar um pouco o “estereótipo” de que na moda ninguém é amigo de ninguém. Quem ajudou André Saraiva a coser? Quem estava sempre pronta para dar uma “mãozinha”? A Carina, claro está.


De todos os seus coordenados, destaco o que fez para Björk, na última emissão. Estava simplesmente fantástico! A fazer inveja a conceituados estilistas portugueses e estrangeiros!


Vários foram os elogios e criticais que recebeu do júri. E talvez tenha sido a concorrente que mais os ouviu e seguiu os conselhos, como os próprios chegaram a confessar. Ainda assim, criticaram-na por não ter um “marco”. Talvez não seja tão notório como alguns dos seus colegas, mas é claro que ele está lá. Caso contrário, não seriam peças Carina Duarte.


Por tudo isto e, muito, muito mais, acredito que, dentro em breve, ouçamos falar muito desta jovem. Até porque, Projecto Moda foi apenas a rampa de lançamento! A partir daqui, é deixarem-na voar! Carina não tarda muito e estará aí a vestir muitas celebridades portuguesas!

Se Carina se destaca por ter sido a criadora que mais evoluiu, o seu adversário na final tem o percurso com mais sucesso! E é por isso que, a meu ver, é o designer que se destaca entre todos os outros.

Com trinta anos, este jovem de Braga não chegou a terminar a licenciatura, mas não é por isso que deixa de ser brilhante. Foi logo no primeiro desafio que mostrou que merece o prémio final. Com toda a justiça, venceu-o e fê-lo em outras ocasiões.


Há algo curioso no percurso de Pedro Reis: ele esteve sempre entre os melhores! Quererá isto dizer alguma coisa? Talvez. É certo que, desde cedo muita gente começou a dá-lo como o vencedor do programa. Não gosto muito de vencedores antecipados, mas, pelo que já testemunhámos, normalmente, os vencedores antecipados acabam mesmo por ganhar. E será que o designer de Braga vai mesmo seguir a tendência? Não sei, mas era uma situação de que gostava.


Mesmo que não receba a medalha de ouro, é já certo que Pedro alcançou muitas vitórias. A entrada nos dez melhores é, por si só uma prova disso. Mas ele tem mais! Ele é um dos dois finalistas! Ele vai ter um edital de moda na revista ELLE! Há melhor do que tudo isto para o lançamento de uma carreira no complicado mundo da moda? Melhor mesmo só o prémio final!

Se me pedirem para escolher uma das suas melhores criações, não conseguirei arranjar uma resposta. Dizer que gosto de todas, também poderá ser um exagero. Mas todas elas têm algo de especial, têm um toque do concorrente bracarense. Desde o elegante vestido para Vicky Fernandes, ao criativo coordenado com inspiração africana, não esquecendo o fenomenal modelito para o cachorrinho, tudo é chik, tudo é Pedro Reis!


E, ao contrário do que disse o júri na última emissão, é notória a linha deste designer e, quanto a mim, ele tem tudo o que é necessário para triunfar! E acreditem no que vos digo, Pedro Reis ainda vai dar muito que falar na moda portuguesa! Eu tenho a certeza, e você?


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Carla Andrino/Marina Mota:


Marina Mota, por Pedro Esteves - 58%

Carla Andrino, por Tiago Henriques - 42%

Falar Televisão



Dois partos, um aborto


A tarde desta segunda-feira estava prometida ser uma Boa Tarde na SIC. Conceição Lino estreou-se pela primeira vez na condução de um talk-show. E o que dizer acerca deste primeiro programa…?

Confesso que foi para mim bastante difícil fundamentar uma opinião concreta acerca deste Boa Tarde, tendo em conta a sua primeira edição, já que aquelas duas horas de programa foram em tudo estranhas e confusas.

Foi difícil ver Conceição Lino à frente daquele género televisivo. Foi difícil para mim e para a própria Conceição que transpareceu essa mesma estranheza ao ver-se assim lançada às feras naquele desconfortável papel de apresentadora. Na primeira vez em que foi exibido, Boa Tarde pouco ou nada trouxe de novo ao panorama de talk-shows nacionais, indo contra as promessas feitas aquando da promoção do mesmo.

Este primeiro programa foi também um mar de erros e deselegâncias. Desde a escolha de tornar um parto num atractivo televisivo, até aos longos segundos de profundo silêncio provocados por Conceição. Ver o primeiro Boa Tarde foi como estar numa corda-bamba com a preocupante eminência de que tudo aquilo descambasse para um abismo ainda maior, tal era a (des)condução da apresentadora Conceição Lino.

O primeiro Boa Tarde foi assim uma estranha mistura de momentos maus e embaraçosos com pouquíssimos momentos agradáveis e dignos de um qualquer talk-show. Obviamente que é cedo para tirar conclusões, mas a olhar pela primeira edição, tudo cheirou a um fatal aborto televisivo nesta nova aposta da SIC.

Espero bem que isto não se venha a confirmar e que o brilhante percurso profissional de Conceição Lino demonstre o contrário nas próximas tardes que se querem forçosamente melhores que esta primeira.

Fátima Lopes afirma "Já me sinto em casa"


À edição da revista Flash! desta semana, a nova apresentadora de Queluz de Baixo confessou estar muito feliz com o novo projecto na TVI: "Estou muito entusiasmada com esta nova fase profissional. Sinto que tenho muito a aprender e que tenho muitas coisas boas para viver".
Sobre a sua integração no canal da Media Capital, Fátima Lopes não se podia sentir melhor: "...estou muito feliz e contente, e foi bom sentir as pessoas felizes com a minha vinda, senti-me bem-vinda e agora já me sinto em casa", confessou à referida publicação.

De referir ainda que "Agora é que Conta" irá para o ar no dia 21 de Setembro, pelas 17:00, c
om a assinatura da Endemol.

Quiosque: Flash!

Esta noite..


..mais um duelo no Frente a Frente. Todas as segunda-feiras ele está presente no Televisão-Opinião. Vai querer ficar de fora?

Fala-se 13/09/2010


Nesta tarde de segunda-feira Fala-se de...


Núria Madruga


Núria Madruga e Vasco Silva casaram-se no passado Sábado na Igreja do Santo Condestável em Campo de Ourique.

A actriz e o produtor oficializaram assim o seu relacionamento depois de ano e meio de namoro. Em declarações à revista Lux, horas antes do enlace, Núria não escondeu o nervoso mas também bastante felicidade: “Começámos a namorar e, pouco tempo depois, percebemos que nos completávamos. Ele é o homem que quero ao meu lado o resto da vida”, confessou.

O copo d`água realizou-se na Quinta dos Catralvos, em Azeitão, numa festa que contou com a presença de cerca de 250 convidados.


Andreia Rodrigues


A apresentadora do Fama Show ainda não fez qualquer tipo de confirmação ou desmentido depois dos rumores que garantem um relação amorosa entre Andreia e Daniel Oliveira, apresentador do programa Alta Definição.

Em declarações à Notícias TV, Andreia adiantou apenas que está tudo bem: "Estou tranquila como sempre. Sou uma pessoa feliz e sempre me conheci assim. Gosto de sorrir, de ser e estar feliz com a vida"

A verdade é que nos corredores da SIC o namoro já não é segredo para ninguém, até porque Andreia e Daniel já partilham a mesma casa


Quiosque: Notícias TV, Lux

Revista de Imprensa 13/09/2010

Segunda-feira, dia 13. A Revista de Imprensa em dia de reentré televisiva!


Estreia de Tás Aqui Tás Apanhado reforça Dia D da SIC


Hoje é o grande dia de reentré para a SIC. À estreia de Boa Tarde, Negócio da China e ao arranque de Laços de Sangue, a estação de Carnaxide reforça o seu horário nobre com mais um trunfo. Tás Aqui Tás Apanhado está de regresso com mais apanhados em português.

Nuno Graciano, o mentor deste projecto, não esconde o optimismo: “Já ando nisto há muito tempo, e por isso posso dizer com conhecimento de causa: este é o melhor programa de apanhados que já fiz. Vai ser surpreendente e acho que vai captar a atenção dos portugueses”, confessa.

Clara de Sousa, Rui Santos, José Cid, João Manzarra, Diana Chaves ou Fábio Coentrão são alguns dos famosos que, ao longo de 35 minutos diários, irão ser apanhados pelas câmaras da SIC em situações caricatas.

Este formato conta ainda com quadros cómicos mudos, feitos em Portugal, e ainda com a participação de Amadeu Caronho, o primeiro actor de apanhados português.

Tás Aqui, Tás Apanhado estreia hoje logo depois de Laços de Sangue, na SIC.



Vanessa Oliveira: "Não me vejo a sair do Fama Show"


Este foi um Verão profissionalmente intenso para Vanessa Oliveira. A apresentadora afirma mesmo que Junho foi dos meses mais cansativos na sua vida: “O mês de Junho foi muito duro, talvez o mais duro da minha vida. Foram os festivais de Verão, uma semana a fazer a Companhia das Manhãs e depois o À Procura de Um Sonho”, refere.

Vanessa diz que agora é tempo de estabilizar, voltando assim ao seu habitual programa na SIC, o Fama Show: “A é altura de regressar À rotina, regressar a 100% ao Fama, que é o que eu quero muito”

Apesar de todos os novos projectos que conduziu ao longo deste último ano, Vanessa Oliveira garante que é no Fama Show que quer continuar a trabalhar e aprender: “É a minha casa. Não me vejo a sair do Fama Show, só se não pudesse conciliar com outro trabalho. Tem sido um ano de muito trabalho mas que eu estou a aproveitar até aguentar. Estou a evoluir, a crescer aos poucos, que é o que eu quero. Tento fazer o que posso”


CITAÇÃO DO DIA
“Acredito mais na verdade da sua procura de identidade nacional do que no espectáculo da realidade, manipulado para nos convencer de que a nossa vida é aquilo”
Virgílio Castelo (sobre a ficção nacional)



NÚMERO DO DIA
120

O episódio de hoje de Espírito Indomável terá uma duração maior do que a habitual. Ao que tudo indica, 120 minutos de novela. Tudo isto na noite em que a trama de Vera Kolodzig começa a contar com a concorrência directa da novela Laços de Sangue.


Quiosque: Notícias TV, Correio da Manhã