16 de novembro de 2009

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. Depois do duelo entre Jorge Gabriel e Manuel Luís Goucha, hoje o confronto é entre duas caras da TVI - Júlia Pinheiro e Cristina Ferreira.

Quando a começamos a ver nos diários de "Big Brother", ninguém imaginaria que Cristina Ferreira se tornasse na grande apresentadora que é hoje. Foi uma aposta de Júlia Pinheiro, que sempre acreditou nas suas potencialidades, e hoje defronta-a neste Frente-a-Frente.
Grande parte do seu sucesso deve-o a Manuel Luís Goucha, uma vez que com ele tem crescido e aprendido a fazer televisão. Tem boa imagem, sabe rir, sabe emocionar, sabe estar. O que seria da TVI sem a "saloia da Malveira"? Ela é bonita, jovem, comunicativa, expressiva, simpática, tem empatia com o público e também tem um magnífico sorriso que cativa qualquer pessoa.Foi notória a quebra de audiências do "Você na TV" na sua ausência e mais do que conhecido o seu contributo para o sucesso do programa. Ainda a vimos poucas vezes a comandar um programa sozinha, mas sempre que o fez, fez bem. Chegou mesmo a bater recordes de audiência quando ficou sozinha na condução do programa matinal. Também já substituiu a "mestre" Júlia Pinheiro no programa desta, e mais uma vez não se saiu mal. Não me admiraria se mais dia menos dia, chegasse à apresentação de um formato sozinha. Já deu provas de que o consegue fazer. Quem sabe a direcção de programas não se lembra de reformular as tardes da TVI e a coloca à frente do novo programa? Tenho a certeza que resultaria.

Para além de tudo isto, Cristina Ferreira sempre soube estar quando questionada sobre a sua vida privada. Preferiu não alimentar polémicas e manter-se à parte.
É acima de tudo uma apresentadora de futuro e uma das caras que mais gosto dever no grande ecrã. O seu olhar cativa-me e faz-me prender ao ecrã. Eu aposto em Cristina Ferreira e você?


Júlia Pinheiro é no meu ver a senhora comandante da TVI. Ela está em todas as frentes, e é sem dúvida o melhor exemplo para o ditado "quem corre por gosto não cansa".



A apresentadora comanda "As Tardes a Júlia", divide o protagonismo com Manuel Luís Goucha em "Uma Canção para Ti", e ainda coordena o talk-show matinal "Você na TV!".
Júlia Pinheiro muito se queixa que precisa de férias, e que está cansada, mas não consegue deixar as suas funções durante muito tempo. A minha conclusão é facilmente comprovada por a apresentadora ter ainda aceite ser subdirectora de formatação e conteúdos da estação de Queluz. Ora, comandando tantas áreas só se pode afirmar que Júlia Pinheiro é uma pedra preciosa na TVI.
Versátil, comunicativa, simpática, culta, bem disposta, extrovertida, e com sentido de liderança, é assim que a descrevo.
Desde que estreou a primeira edição da "Quinta das Celebridades", período a partir do qual, no meu ver, passou a ter mais destaque, tanto no grande público, como no canal, que me surpreendeu.

Apesar de quando o seu tom de voz se eleva, parecer histérica, esta característica esvanece-se quando verificamos o seu sentido de calma e preponderância nos assuntos mais sérios do seu programa.
Sempre disposta a proporcionar uma boa conversa aos espectadores de "As Tardes da Júlia", torna-se notório que se preparou e se informou, ao contrário de alguns apresentadores de televisão. Júlia Pinheiro, apesar de não ser a minha comunicadora preferida, é uma grande profissional.


O seu trabalho está à vista de todos nós. Nota-se que é uma pessoa simples, tirando um ou outro aspecto. Ao afirmar que as suas férias vão ser passadas em casa de "pantufa no pé", só podemos concluir isto.

No que toca a audiências, não há muito a apontar. Pôs fim à liderança de "Contacto", acabando com ele, e é a líder das tardes televisivas. Aos domingos, em "Uma Canção para Ti", o sucesso é garantido. Sim, é verdade que ambos os dois programas já tiveram melhores dias, principalmente o concurso de talentos, mas de qualquer forma não se pode dizer que estejam mal. Apenas tenho a dizer que no que Júlia Pinheiro se mete, dá audiência. É essa a verdade!
Parabéns Júlia!

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "Jorge Gabriel/Manuel Luís Goucha":


"Manuel Luís Goucha" por Tiago Henriques - 76%
"Jorge Gabriel", por Diogo Santos - 24%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite. O "Fecho" de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias. Amanhã não perca, às 20:00, a estreia do simultâneo entre o Televisão Opinião e o SIC Blog da nova rubrica "Discurso Directo"! Imperdível! Daqui a uma hora, vai estar em linha o "Frente a Frente" desta semana.
Linguagens diferentes

Enquanto a SIC vai gerindo a expectativa em torno de Lua Vermelha, que transportará para a TV nacional a mais relevante das novas tendências do cinema (os vampiros), a Valentim de Carvalho Filmes prepara-se para fazer estrear nas salas Uma Aventura na Casa Assombrada, que transporta para o cinema a mais relevante das novas tendências da TV nacional (a ficção para adolescentes). Pensando bem, era inevitável - e, perante o golpe de sorte suplementar que constituiu a quase simultânea chegada de Isabel Alçada ao Governo, é êxito garantido.

Mas é importante que se trate mesmo de cinema, não apenas da transposição para um ecrã maior dos mesmos recursos criativos e das mesmas opções estilísticas da nossa ficção para miúdos. Em grande parte, foram isso os dois primeiros filmes da VC Filmes, Amália, o Filme e Salazar - A Vida Privada: os mesmos guiões pobrezinhos e as mesmas interpretações vácuas das telenovelas lusas (ou lá perto) - e depois aquela mise en scène denunciada, aquela gestão preguiçosa da câmara e aquela fragilidade de efeitos que na TV ainda passa, mas no cinema nem pensar.

Já há algo de constrangedor em ler que Isabel Alçada passou as férias de Verão a escrever, na companhia de Ana Maria Magalhães, quatro novos livros (repito: quatro livros numas férias) da saga Uma Aventura. Para despachar filmes ao mesmo ritmo, mais vale à VC ficar-se pelos telefilmes - e, entretanto, torcer para que este público continue sem ganhar maturidade.

Discussão em "Você na TV!"


Hoje os ânimos exaltaram-se no programa matinal da TVI. O convidado era um suposto bruxo, que enquanto conversava com Manuel Luís Goucha, afirmou que ele não acreditava em nada do que ele estava a dizer. Perante esta acusação, o apresentador de "Você na TV!" respondeu-lhe que não, uma vez que já não era a primeira vez que ele previa algo que não acontecera (parece que para Outubro, este mesmo bruxo, tinha referido que iria acontecer um tremor de terra).
A partir daí os dois trocaram picardetes, com o bruxo a afirmar que Manuel Luís Goucha não tinha qualquer cultura geral para um indíviduo que apresenta um programa.


Gostaríamos de ter um vídeo para melhor se perceber esta situação, mas de momento ainda não há qualquer indício que ele esteja disponível no youtube.

Audimetria - 15/11/2009

Ontem (domingo), a SIC venceu o dia por três décimas em share tendo 25.9% contra 25.6% da TVI. A RTP1 ficou com 23.0% de share.
A liderar o TOP do dia com uma excelente cota de espectadores de 17% esteve Deixa Que Te Leve. Telejornal foi a informação mais vista seguida pelo Jornal da Noite. As Escolhas de Marcelo e Ídolos também figuram no TOP como pode ser visto na tabela.
Na TVI o Jornal Nacional foi a informação da noite menos vista com 10.8% de rating e 25.5% de share. Uma Canção Para Ti a subir em espectadores (10.3% de rating e 35.1% de share).
Perfeito Coração apesar dos óptimos resultados de Deixa Que Te Leve também não esteve mal alcançando 9.6% de rating e 23.1% de share.
Na RTP1, O Último Passageiro é um flop sendo ontem menos visto (5.2% de rating e 13.9% de share) que as repetições de Família Famíla (5.8% de rating e 24.0% de share), e Dá-me Música (9.5% de rating e 26.8% de share).
Na luta dos noticiários das 13h, Primeiro Jornal liderou (9.7% de rating e 35.4% de share), seguido pelo Jornal da Tarde (9.0% de rating e 32.8% de share) e em último o Jornal da Uma (5.5% de rating e 20.0% de share).
De destacar, que Fama Show alcançou 8.1% de rating e 31.4% de share contra os 6.2% de rating e 26.0% de share de Só Visto.

Fontes: Mediamonitor, A Minha TV

Revista de Imprensa 15/11/09

Bom dia! Bem-vindo à Revista de Imprensa desta segunda-feira. Hoje um pouco mais curta, mas com a mesma qualidade e função de sempre: dar a conhecer as novidades do universo televisivo.



SIC e TVI "proíbem" estrelas de patinar no gelo

As duas estações privadas de televisão decidiram "proibir" as suas caras exclusivas de ir ao programa de dança da RTP1. Tudo isto surge devido ao facto de ao participarem no programa estarem sujeitas a perigos extra devido ao facto de dançarem no gelo. Trata-se de uma forma de prevenção por parte de TVI e SIC. Contactada pela Notícias TV, Luciana Abreu revelou que gostaria muito de participar no programa. Contudo tal não deverá ser possível devido à proibição levada a cabo pela SIC. Sem medo de contraírem lesões estão Sónia Araújo e Nuno Markl que marcarão presença na edição do próximo sábado.

Fonte:Notícias TV