25 de novembro de 2010

Ponto M

Boa Noite! Mais uma semana, mais uma cara conhecida da nossa televisão desfila pela passerelle do Televisão – Opinião.


E, depois de Liliana Campos ter sido a estrela principal há sete dias, é agora vez de falarmos de um dos seus colegas no canal de Carnaxide.


Simpático, jovem e um típico “miúdo da sua idade”, João Manzarra soma uma curta carreira já recheada de sucessos!


Muita gente poderá ficar espantada com esta minha selecção, no entanto, creio que faz todo o sentido. Mais do que um apresentador de televisão, ele é um jovem tal e qual como um comum desconhecido. Todavia, o “estatuto” que já tem, os programas que já apresentou, as campanhas publicitárias pelas quais já deu a cara, são mais do que motivos para ter um cuidado redobrado com a sua imagem.


Dotado de uma boa estrutura física, João tem uma imagem de marca: a barba. Nunca, em nenhum dos programas pelos quais deu a cara, surgiu com ela feita. Aliás, muita gente, se o visse assim, com certeza que estranharia. Para além disso, tamm a descontracção com que faz tudo na vida, não podia ser esquecida e é notória no modo como surge vestido.


Comecemos por pensar em formatos como o Curto-circuito ou o SIC ao Vivo, onde estava mais próximo do público, até porque é esta uma das maiores características de programas de day-time. Lá, surgia com uma imagem muito descontraída, que por vezes até parecia descuidada, mas que tinha uma razão de ser: transparecer ainda mais a sua jovialidade. Fosse com pólos de uma só cor, com camisas aos quadrados, de calções, de calças, de ténis, de chinelos, João Manzarra estava igual a si mesmo. O mesmo se passava em TVG, que apresentou no horário nobre de domingo durante o Verão de 2009, ao lado de Carolina Patrocínio. Embora se apresentasse um pouco menos “desleixado”, continuava a com a sua imagem alegre, bem-disposta e à-vontade.

Ainda assim, quando olhamos para programas de horário nobre, como o Ídolos ou o Achas Que Sabes Dançar, vemos uma outra faceta do comunicador, em que aparece de fato e camisa, não esquecendo ainda a gravata, maioritariamente utilizada no programa de música. Embora aparente ser mais formal, a essência de João Manzarra está lá e fica marcada com as escolhas irreverentes dos ténis que utiliza, que no talent-show de dança chegaram a ser de cores bastante apelativas. Tudo isto o torna ainda mais um “jovem da sua idade” ou não fosse esta uma moda partilhada por muitos outros colegas de profissão, bem como por comuns civis, que cada vez mais gostam de mostrar a irreverência característica dos jovens adultos.

Ainda assim, não podemos esquecer uma outra característica fulcral do parceiro de Cláudia Vieira: o sorriso! A meu ver, João Manzarra tem um dos sorrisos mais verdadeiros de entre os profissionais da nossa televisão. E isso marca, claramente, a imagem que transparece para o público que o vê. Que com ele se identifica. Que nele se revê. Porque lá por estar no lugar em que está, João Manzarra não deixa de ser um jovem como qualquer outro, que gosta de mostrar a sua rebeldia e que sabe fazer, melhor do que ninguém, aquilo que lhe é proposto. É genuíno, e isso transparece no seu look.


Uma estrela, com provas mais do que dadas!

… Três Pontos …


Sabia que…


- Depois de Kate Middleton ter anunciado oficialmente o seu noivado com o príncipe William de Inglaterra, o vestido azul com que apareceu na fotografia oficial do anúncio do seu casamento, da autoria da estilista brasileira Daniella Helaye, esgotou na luxuosa loja de departamentos Harvey Nichols e na exclusiva boutique de Londres Matches?


- Segundo um estudo desenvolvido pela Escola de Administração da Universidade de Minnesota (Estados Unidos), divulgado no Journal of Consumer Research, durante a ovulação as mulheres vestem-se melhor e compram roupas e acessórios não só para atrair o romance como tamm para desencorajar possíveis rivais?


Termina assim mais um Ponto M!


Para a semana traz-lhe mais uma análise a uma personalidade bem conhecida da nossa televisão!


Até lá, boas modas!

Falar Televisão



O que se passa, TVI?


Os últimos dias têm sido de tumulto para os lados de Queluz de Baixo. André Cerqueira disse adeus à direcção de programas, muitos actores começam a piscar o olho à concorrência, outros queixam-se dos horários em que as telenovelas em que entram são transmitidas e, como se não bastasse, também há rumores de que uma revolução na informação pode estar para breve, bem como a temível mudança de Júlia Pinheiro para Carnaxide.

Ora, e como se tudo isto já não fosse um claro sinal de que algo não vai bem, os resultados audiométricos do canal não estão nada famosos. Na passada terça-feira, por exemplo, apenas Você na TV, Espírito Indomável, Mar de Paixão e as nomeações de Secret Story levaram a melhor sobre a concorrência, apesar de com uma curta margem. Ora, tendo em conta que ainda há pouco tempo tudo isto era uma miragem, o que se passará agora? O público já não gosta dos seus programas?


A meu ver, há uma clara diferença e um motivo mais do que importante: a herança de Moniz já não está lá e agora tudo se complica. Não há um líder com o carisma do marido de Manuela Moura Guedes e isso está, claramente a surtir efeito nos últimos acontecimentos do canal. Alguma vez o antigo “capitão” permitiria que a RTP ganhasse tantos dias? Alguma vez Sedução teria sido “morta” uma semana após o seu inicio? Alguma vez se assinariam contratos com jovens com pouco talento e rescindiam-se com veteranos? No tempo de Moniz isto simplesmente não acontecia e talvez seja um novo “capitão” aquilo que, principalmente, falta a Queluz de Baixo?

Quem poderia substituí-lo verdadeiramente? Eu sei um nome: Emídio Rangel!

Só Séries - Extra


Esta semana a rubrica vai ser um pouco diferente e especial, vamos apresentar algumas das novidades do inicio de 2011 em termos de séries novas. Algumas já têm sido faladas com alguma frequência, outras ainda se sabe pouco. Esperemos que agrade este especial novas séries de 2011.

The Cape (NBC)

Conta a história de um policia honesto que trabalha numa força policial corrupta e que acaba por ser acusado de algo que não fez, sendo por isso dado como morto. Para manter o disfarce transforma-se num misterioso super herói: The Cape. Uma série ao estilo de Heroes e outras séries fantásticas. Estreia a 9 de Janeiro.


Harry's Law (NBC)

Um drama legal da autoria de David E. Kelly que gira em torna de Harriet Korn uma advogada que acabou de ser despedida e que forma uma peculiar equipa para resolver diversos casos legais. Com o toque de humor e muito drama traz Khaty Bates de regresso à tv. Estreia a 17 de Janeiro.


Mr. Sunshine (ABC)

A nova série da ABC traz de volta Mathew Perry numa comédia que promete bastante. Ben Donovan é gerente de uma academia de desportos, o Sunshine Center, e quando percebe que chegou aos 40 entra numa crise de meia idade, a partir daí tem de lidar com as mais caricatas situações no seu emprego e na vida amorosa. Ainda sem data de estreia.


Off The Map (ABC)

Esta é talvez a série mais aguardada da chamada midseason da autoria de Shonda Rhymes (Greys Anatomy e Private Practice) chega mais um drama médico agora com a particularidade de se passar numa floresta tropical. Aventuras, amor e medicina encontram-se num cenário idílico onde tudo pode acontecer. Estreia a 12 de Janeiro.


Body of Proof (ABC)

Uma médica neurocirurgiã vê a sua vida virar do avesso quando se envolve num acidente e é afastada de praticar medicina. A forma que ela encontra para dar a volta por cima é ajudar a investigar casos tornando-se uma médica legista. Como os mortos não se queixam os seus métodos pouco ortodoxos acabam por ganhar fama. A série tinha espaço nas sextas da ABC, mas terá sido promovida para as quartas feiras. Ainda sem data de estreia.


Happy Endings (ABC)

Uma comédia romântica que se foca num grupo de amigos que se vêem na posição de ter de manter uma amizade depois de um casamento falhado entre dois deles. As dificuldades das relações depois de um quase casamento. Como continuar amigo de quem se ama? Em breve na ABC


Game of Thrones (HBO)

Uma das adaptações literárias mais esperadas do próximo ano. Baseada nos livros The Song of Ice and Fire de George R.R. Martin. Promete fantasia, acção e uma grande aventura épica bem ao género do senhor dos anéis. Com estreia prevista para Março.


Shameless (Showtime)

Uma nova comédia que se irá juntar a Episodes e Californication na grelha da Showtime no inicio de Janeiro. Esta série é uma versão da série britânica com o mesmo nome do canal E4, que passou na sic radical, foca-se uma família de grandes dimensões, mas de poucos recursos e como fazem para ultrapassar as adversidades da vida. Estreia a 9 de Janeiro.


E por agora é tudo. Espero que tenha sido útil este especial.

Até para a semana.

Esta noite...


O Ponto M, estará em linha às 21:00 em ponto!

Fala-se - 25/11/2010


Boa tarde! Nesta tarde os protagonistas do Fala-se são...

Nucha


Foi há cerca de uma semana que Nucha se apresentou aos seus fãs, num concerto em Santarém, com um visual diferente. Depois de lhe terem diagnosticado um cancro na mama, e de a cantora o ter removido, as sessões de quimioterapia têm-lhe ocupado uma parte da sua vida.

Sobre o facto de ter rapado o cabelo, Nucha confessa o seguinte: "Não quis ficar a vê-lo a cair e não me achava bonita com perucas e lenços, por isso, decidi assumir a minha imagem actual, da qual até gosto bastante. É assim que me sinto bem e, aliás, acho que é das carecas que eles gostam mais!".

Alexandra Lencastre


Passou cerca de um ano desde que a actriz terminou a sua relação com Paulo Ferreira. Ciente de ter passado uma fase da vida bastante difícil, Alexandra Lencastre confessou à TV Mais desta semana que aprendeu bastante com esse namoro. "Foi muito complicado, passei por muito, mas espero que tudo tenha constituído uma aprendizagem para me tornar uma pessoa melhor, escolher melhor as amizades, não perder a fé e a esperança, e acreditar no amor, mesmo que seja só maternal e fraternal", explicou.

A estrela da estação de Queluz de Baixo revelou ainda que habitalmente pede a Deus para encontrar a sua cara metade: "Rezo todos os dias para encontrar alguém. Tenho muito amor para dar e não gosto de viver só, adoro poder partilhar a minha vida".

Quiosque: TV Mais

Hugo M continua a arrasar grupo toupeira

hugoMSS

Saiu da “casa mais secreta do país” à pouco mais de uma semana e ainda não se cansou de dar entrevistas. No entanto, para além da sua vida pessoal, o ex-concorrente continua a arrasar com o grupo rival.


“O mais complicado foi estar fechado, não ver os meus pais e ter que conviver com a Ana Isabel. É impossível conviver com aquela mulher: ela é falsa, egocêntrica e não quero a amizade dela cá fora”, começa por dizer o jovem de Massamá, acrescentando em seguida: “Já estava à espera da nomeação. Já andava a dizer isso há uns dias, antes de me chamarem e nomearem. Era para equilibrar o jogo. Eles não queriam que o Hugo F e o Vítor fossem nomeados, porque, para o guião, não seria bom”.


A terminar, Hugo M fez questão de explicar que ficou triste com as imagens que viu sobre si: “O que passou de mim nos compactos distorceu quem eu sou. Apagaram a minha personalidade. Tentaram juntar o pior possível, para encher a personagem, e conseguiram. Agora vou ter que limpar a imagem”


Quiosque: TV Guia

Gonçalo Dias acusa júri de “Ídolos”

gonalodias


Foi expulso na mais recente gala do talent-show da SIC, mas não conteve a surpresa, até porque contava chegar pelo menos até à próxima gala. Ainda assim, sai feliz e orgulhoso, mas não pouca críticas ao grupo de jurados.


É em entrevista à edição desta semana da ANA que Gonçalo Dias afirma: “Senti que o júri foi injusto comigo do que com os outros concorrentes. Até fiquei surpreendido com o que me disseram esta semana. Na gala anterior, criticaram-me por ter escolhido uma música muito complicada. Perante essa crítica, esta semana escolhi um tema mais simples. Agora disseram-me que, apesar de ter dado espectáculo, o tema era muito fácil. Fiquei sem saber o que querem”, começa por dizer, acrescentando em seguida: “Os jurados têm os seus concorrentes preferidos, que são a Sandra, a Carolina e o Martim. Eles têm mérito porque são, de facto, muito bons, mas é visível que o júri tenta modificar as votações do público através dos seus comentários. No meu caso, considero que foram demasiado duros. Só tenho de aceitar e perceber que o programa é assim”.


Apesar de tudo, o oitavo classificado de Ídolos quer continuar a apostar numa carreira musical!


Quiosque: ANA

Os verdadeiros motivos para o sofrimento de Ivo

ivoSS

Quem vê o jovem surfista na Casa dos Segredos falar sobre o seu pai, não imagina ainda o que se passou para que a relação com o progenitor não exista actualmente.

A edição desta semana da revista ANA partiu à descoberta dos verdadeiros segredos de Ivo e descobriu que, na realidade, tudo isto se deve a um alegado roubo que o concorrente fez na empresa do pai.


Tudo aconteceu quando regressou a Portugal, depois de ter estudado em Inglaterra. Por precisar de se sustentar, Ivo foi trabalhar para a empresa do pai. O rapaz começou “por baixo na empresa e passou por todos os departamentos, para ter a percepção de como aquilo funcionava”, disse um amigo à referida publicação. No entanto, tudo corria bem até que o surfista se portou mal…


“A história deu-se há meses. O que aconteceu foi que o Ivo decidiu criar uma empresa própria para vender ‘por fora’ os produtos da empresa do pai. Continuou a trabalhar normalmente na Triquímica (firma do pai), ao mesmo tempo que, paralelamente, ‘montava’ o negócio. Acontece que, para infelicidade dele, o pai tem muitos conhecimentos na área e acabou por descobrir a trafulhice depois de investigar”, contou uma fonte ligada ao concorrente, que acrescentou ainda que José Ivo da Silva “deixou de lhe falar desde esse dia. Até hoje”.


E terá sido, ainda segundo a mesma fonte, este o motivo que levou Ivo a entrar em Secret Story: “Tenho a certeza que ele entrou no programa por causa disso, para tentar pedir desculpa ao pai”.


Quiosque: ANA

TVI com emissão especial dedicada ao Emmy de “Meu Amor”

meu_amor_emmy


Foi na passada segunda-feira, em Nova Iorque, que um grande passo foi dado na ficção nacional. A trama de António Barreira venceu a categoria de Melhor Telenovela Internacional e a festa foi de arromba.


Assim, a estação de Queluz de Baixo decidiu homenagear Meu Amor e, durante o próximo fim-de-semana emitirá um programa especial, cujas reportagens são da autoria de Cristina Ferreira, sobre os bastidores da cerimónia.


A novidade foi avançada pela apresentadora, precisamente pela apresentadora durante esta manhã, no Você na TV. Ainda assim, a colega de Manuel Luís Goucha não confirmou ainda se será sábado ao domingo, mas, ao que tudo indica, deverá ir para o ar domingo, ainda antes da gala de Secret Story.

Revista de Imprensa - 25/11/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira.

Hugo M. e Vasco em horário nobre?

Depois de abandonarem a casa mais vigiada do país, os dois concorrentes decidiram apresentar uma proposta à Endemol, produtora de Secret Story. Na prática, Hugo M. e Vasco pretendem lançar-se num programa humorístico, no qual as imitações aos seus colegas da Casa dos Segredos seriam uma constante. "A nossa proposta é falar dos concorrentes, fazer os portugueses rir, que é algo que faz muita falta no nosso país", explicou o instrutor de fitness. O filho de António Oliveira acrescenta ainda o seguinte: "Temos capacidade para fazer muito mais, éramos nós quem animava a casa, quem punha os colegas a rir, a descobrir os segredos e a dinamizar o programa".

Segundo a TV Mais desta semana, a TVI e a Endemol estão ainda a analisar a proposta. Se a mesma for tomada em consideração, os textos do programa seriam escritos por Hugo M. e Vasco Oliveira. "Há de ser algo feito à nossa medida, mas ainda está tudo no segredo dos deuses. Só garanto que vamos arrasar", explicou o namorado de Joana.

No entanto, se os planos não correrem como esperado, os dois concorrentes têm uma alternativa: Herman José. Segundo a publicação da Imprensa, Hugo M. e Vasco já contactaram o humorista da estação pública, tendo sido até convidados a assistirem a uma emissão de Herman 2010. "O Herman é fantástico, já foi muito bom receber este convite, apesar de ele nos ter alertado que fazer comédia em Portugal é cada vez mais difícil, mas nós temos fé e a crença que vamos conseguir, principalmente porque queremos atingir uma camada jovem", referiu o jovem de Massamá.


Laura Figueiredo satisfeita com o seu percurso na SIC

Depois de ter participado em Lua Vermelha, e de ter sido convidada para apresentar os diários do Ídolos, a jovem actriz foi escolhida por Daniel Oliveira para substituir Cláudia Borges durante a sua licença de maternidade no Fama Show. Segundo afirmações de Laura Figueiredo à TV Guia desta semana, o seu trabalho na apresentação e reportagem tem sido uma "aventura". No entanto, e apesar do risco de falhar, a jovem de 24 anos confessa que está a adorar a experiência: "Estou a adorar! Ídolos é um formato muito jovem e dinâmico que me permite estar na minha pele e divertir-me enquanto trabalho".

Tendo nascido no Rio de Janeiro, Laura Figueiredo não esquece a representação. Porém, a profissional da estação de Carnaxide pretende conciliar os seus dois trabalhos: "A representação é a minha paixão, adoro interpretar novos personagens, mas com Ídolos, os directos de domingo fazem disparar a adrenalina e já começa a ser uma paixão".

A nova menina do Fama Show acrescentou ainda o seguinte: "A reportagem ainda é um 'namoro' muito recente, sempre que tiver oportunidade quero e vou voltar a representar".

Citação do dia

"Sou muito feliz."
Fernando Mendes


Curiosidade do dia


A avó de Catarina, ex-concorrente de Secret Story, não aguentou a emoção da última gala e desmaiou em pleno estúdio da TVI. No entanto, a indisposição não passou de um susto. "Estava com a tensão muito alta, mas foi rapidamente assistida pelos paramédicos e bombeiros que estão sempre no programa", contou uma fonte do programa à TV Mais.


Quiosque: TV Mais e TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Vitórias pequeninas

1. Dedicar uma gala de Operação Triunfo (RTP1) ao velho rock português pode vir a verificar-se uma boa ideia do ponto de vista das audiências, mas não do ponto de vista da qualidade do programa. Ainda há uns dias estive a ouvir um disco inteiro de velhos êxitos do rock nacional. E como eram maus, quase todos eles...

2. Só para deixar claro um contraponto ao triunfalismo reinante, após a vitória de Meu Amor (TVI) no Emmy Internacio-nal para que fora nomeada. Meu Amor bateu concorrentes da Argentina e das Filipinas. Alguém tem ideia de como são as telenovelas na Argentina e nas Filipinas?

3. Há semanas que a SIC vem anunciando com veemência o especial sobre José Mourinho programado para amanhã à noite - e, tendo em conta o que já se conhece do projecto, a coisa promete. Para já, registam-se ao mesmo tempo o engenho de Carnaxide e a boa vontade do treinador. Depois de mais um ano atrás da RTP1, a SIC precisa de boa vontade.

4Não surpreende, o fim de Allô Allô (SIC). Não era um programa, mas um negócio, onde contavam muito mais as chamadas de valor acrescentado do que a publicidade. Com a crise como poderia sobreviver?

5Estamos muitas vezes em desacordo, eu e Nuno Azinheira, com quem alterno nesta rubrica. Ontem, não estávamos. Que um jornalista (no caso, Pedro Mourinho, convidado para rosto da candidatura ao Mundial de 2018) não possa participar numa iniciativa de marketing, devido aos riscos de compadrio que isso supostamente acarreta, é um absurdo. Há instituições que cristalizaram. Uma delas é a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.