18 de outubro de 2010

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries, esta semana excepcionalmente à segunda-feira!

É já quarta-feira que estreia na Fox Life a nova série britânica “Material Girl”, cujo enredo gira em torno do mundo da moda.

Ali (Leonora Crichlow) é uma talentosa, impetuosa, ambiciosa e energética estilista que deixa o seu emprego para montar o seu próprio negócio em parceria com Marco (Michael Landes). Sem escrúpulos, manipulador e demoniacamente brilhante, Marco é um turbilhão de energia, ideias e esquemas. Davina Bailey, a bonita, elegante, frágil e demoníaca ex-chefe de Ali, apesar de ser considerada uma designer de moda razoável é uma fantástica publicista. Mentora de Ali durante anos, depois da saída desta da sua empresa, Davina rapidamente se apercebe que o segredo do seu sucesso era a química criativa que mantinha com a sua assistente.

Entre outras personagens, são estas ligações e amizades, os altos e baixos das mesmas, os destinos interligados que fazem mover a série. Em “Material Girl”, apesar de todas as relações humanas existentes, os espectadores podem esperar glamour e elegância, numa série que promete gargalhadas!

“Material Girl” é uma criação de Chrissy Skinns e Joshua St. Johnston e tem como produtores executivos Polly Hill, Gareth Neame e Sally Woodward Gentle. A sua produção está a cargo da Carnival Film & Television em associação com a British Broadcasting Corporation (BBC) e a NBC Universal.
Voltamos para a semana, com mais uma série para si!

Falar Televisão

O Contraponto

Percebi na última sexta-feira o porquê de A Praça da Alegria, agora com quinze anos, já não ser o programa monótono que julgava. Foram poucos os minutos que vi do talk-show da estação pública, mas os suficientes para mudar a minha opinião.
Habituado a acordar com a companhia da SIC e da TVI nas minhas férias de Verão, poucas foram as vezes que preferi os bons dias de Jorge Gabriel e Sónia Araújo. Sempre considerei Companhia da Manhãs e Você na TV! menos pesados que A Praça da Alegria, à excepção das últimas partes deste tipo de programas, que oferecem sempre as mesmas histórias ao público.
Compreendo que entrevistar uma pessoa que foi agredida pelo marido, um idoso que foi abandonado na rua, ou uma pessoa que sobreviveu a um acidente gravíssimo sejam uma boa história para conquistar a audiência dos telespectadores. Porém, no meu caso, apenas me fazem desligar a televisão.
Neste sentido, fiquei bastante surpreso com o tema que o talk-show matinal da estação pública preparou para os telespectadores no dia 15 de Outubro.


Afinal, quais são os direitos dos consumidores? Quando vamos a um restaurante podemos reclamar se acrescentarem alimentos que na realidade não consumimos? Se não conseguirmos terminar uma refeição, é possível levar o que sobrou para casa? Estas, foram algumas das dúvidas que foram debatidas no programa do primeiro canal. Um autêntico serviço público, para alertar os telespectadores enquanto consumidores que, muitas vezes, o serviço que nos prestam nos mais variados estabelecimentos comerciais não está correcto.


Um tema bem mais interessante que as histórias, e peço desculpa o termo, dos "coitadinhos" do costume. Considero-as importantes, mas verificar que todos os dias os talk-shows oferecerem a mesma ementa ao 12:30, cansa.

Esta noite...


... mais um duelo no seu Televisão-Opinião! Às 21:00, uma hora após o
Falar Televisão.

Fala-se 18/10/2010


Boa tarde. São 15:00, fique com as últimas das caras da nossa televisão!



Herman José

Herman José pronunciou-se há poucos dias acerca do novo reality-show da televisão portuguesa - Secret Story.

Na edição desta semana da revista Notícias TV, o apresentador de Herman 2010 foi peremptório ao afirmar que não gosta do formato A Casa dos Segredos porque esta não passa de um enfadonho dejá vu: “Não é interessante, soa a déjà vu. É mais do mesmo não me excita interesse”, refere.

Mas apesar desta dura crítica, Herman José não punha de parte a hipótese de um dia puder vir a integrar o lote de concorrente de um formato semelhante a este: “Todas as pessoas têm o seu preço, seria uma questão de números. Mas seria um preço muito alto, portanto duvido que alguém me conseguisse colocar lá”




André Cerqueira

Chegado ao fim o namoro entre André Cerqueira e Joana Solnado, o director de programas da TVI foca agora todas as suas atenções no trabalho, ou seja, na direcção de programas de Queluz de Baixo.

“Estou solteiro e bom rapaz… Se estou feliz? Estou a trabalhar”, é assim que André Cerqueira reage às perguntas que dão conta da separação que aconteceu após uns longos 4 anos de namoro com Joana Solnado. É a trabalhar e empenhado em manter a TVI na linha da frente que o também director-executivo da Plural colmata o vazio sentimental.

Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 18/10/2010


Segunda-feira, dia 18. Bom dia e bem-vindo à Revista desta manhã!


João Manzarra quer um programa de aventura

Prestes a arrancar com as galas semanais da quarta edição do Ídolos, João Manzarra começa já a pensar em projecto futuros na estação de Carnaxide. A vontade do apresentador é, segundo a suas palavras, ir para o mato “de mochila às costas, com um canivete e uma carcaça”

E por isso mesmo, João Manzarra adiantou na festa de aniversário da SIC, em tom irónico, que já começou a “pedinchar, discretamente e através da imprensa, um programa de viagens a Nuno Santos”

Apesar desta ironia, João Manzarra admite de forma mais séria que, com o final de Ídolos, pretende mesmo mudar de registo ao experimentar formatos mais “baratinhos” e com uma outra vertente de entretenimento: “Atirem-me para o mato e que seja o ‘desenrasca-te’. Ainda não conversámos, mas gostava que o programa chegasse enquanto ainda tenho pernas para isso”, desabafou o apresentador.

Sofia Sá da Bandeira: "A Adelaide vai irritar algumas pessoas"


Depois de interpretar a excêntrica Emília em Perfeito Coração, Sofia Sá da Bandeira continua a dar a cara pela ficção SIC. Em Laços de Sangue a actriz dá a cara por Adelaide, uma mulher problemática, como é relatada pela própria Sofia: “Ela não tem qualquer censura no cérebro, está muito mal e acaba por se desresponsabilizar desse mal-estar. É tão diferente do que eu sou que acaba por ser um exercício muito interessante”, conta.

Sofia Sá da Bandeira acredita mesmo que esta Adelaide vai irritar muitos dos espectadores da novela através da sua forma irresponsável e insolente de encarar a vida: “Vai irritar algumas pessoas, homens e mulheres. Com a personagem do Ricardo [Carriço] ela vai assumir um papel um bocadinho masculino, fálico… e isso vai irritar muita gente. Muitas mulheres também gostariam de fazer como ela, mas vão perceber que não têm coragem”

Sobre a chegada da TV Globo no supervisionamento desta nova novela, Sofia Sá da Bandeira realça algumas diferenças ao nível da construção do texto que simplifica as acções: “Agora está mais interessante, mesmo para os actores. Era uma chatice estar ali a encher chouriços, como se diz (risos). Em Laços de Sangue, há consistência na estrutura dos jogos entre as personagens, que não são tão lights a nível psicológico”

CITAÇÃO DO DIA
"Em Portugal, os talk-shows não resultam porque os convidados só dizem o óbvio. E os apresentadores também."
Pedro Boucherie Mendes



DESTAQUE DO DIA
Esta segunda-feira marca a reformulação da informação do segundo canal do estado. A partir de hoje, às 19:00 e às 22:00 (ocupando o lugar do extinto Jornal 2), António Esteves, Sandra Felgueiras e Cecília Carmo apresentam as últimas da actualidade no novo espaço de informação intitulado Hoje.


Quiosque: Correio TV, Notícias TV

De Olho nos Segredos

Boa Noite! Júlia Pinheiro já deu por terminada mais uma gala de Secret Story e, como não podia deixar de ser, aqui estou eu novamente De olho nos Segredos!

Depois de Doriana, Vasco não resistiu à primeira nomeação e foi expulso pelos portugueses. Tal como disse na semana passada, é sempre injusto tendo em conta o pouco tempo que decorreu desde a estreia do programa, ainda assim, desta vez parece-me que houve justiça, até porque era um dos concorrentes que não apreciava e que tinha muito a mania.

Passemos então à análise individual.


Vasco, o esperto



Ficou surpreendido com a nomeação e atirou-se a Catarina. Não percebi porquê, quando ele na semana passada nomeou Doriana acusando-a de “sofrer de flatulência”. A meu ver, não tinha qualquer tipo de razão ao criticar tão ferozmente a sua colega. Ainda assim, saiu-lhe a sorte grande: Daniela teve a missão de o seduzir e, devido ao facto de se identificar com ele, ajudou-o a arranjar um romance. Foi positivo para ele, no entanto, dia após dia, a sua estratégia é notória e continuo a achar que é das pessoas mais falsas da Casa dos Segredos.


Vítor, o enciomado-compulsivo



Deitou tudo a perder com os seus ciúmes doentios. Acredito que a pressão o tenha afectado e já ficou provado que, de facto, tem um grande amor pela namorada. A nomeação inesperada não ajudou e ficou a matutar no assunto por muito tempo. Devia ter optado por outra estratégia, até porque assim só se prejudica. É um homem correcto e nota-se que é verdadeiro. Talvez se o seu segredo fosse descoberto conseguisse mostrar um outro lado aos portugueses. Tenho para mim que é um dos pilares de alguns concorrentes, até porque é o homem mais velho.


Joana, a sobrevivente



Depois de uma primeira semana atribulada, a alentejana conseguiu manter-se na casa, mas a sua farsa com Hugo M podia ter sido descoberta. Ana Isabel e Hugo F estão atentos e, acredito que se puderem e ainda lhe forem dados mais motivos para tal, não recusarão carregar no botão dos segredos. Apesar de tudo, esta semana, Joana esteve mais “ausente”, não entrando em polémicas e concentrando-se na sua tarefa. Partilho da opinião de que pode estar a apaixonar-se verdadeiramente pelo seu namorado da “ficção”.


Hugo M, o personal treiner



Durante esta semana, o concorrente de Massamá tentou sempre estar próximo dos restantes colegas, embora não se tenha esquecido de que tem que manter o segredo que tem em comum com Joana. Pôs a casa a fazer exercício dando “aulas” aos seus companheiros. Teve a missão de ensinar António a nadar, mas preferiu concentrar-se mais noutros temas, o que lhe custou uma avultada quebra na sua conta. Por outro lado, esteve bem ao ir carregar no botão, embora tenha ficado com a ideia de que Hugo F percebeu a sua jogada. Acho que continua a manter uma postura um bocado de “quero, posso e mando” e deveria, por vezes, abstrair-se de algumas polémicas.


Jade, a menininha



A pouco e pouco, António vai tentando, a todo o custo obter alguma coisa da luso francesa. Todavia, a rapariga não lhe dá trela, talvez porque não esteja mesmo interessada. Está próxima de Catarina e Ana Isabel, se bem que Hugo F não lhe tem dado descanso, talvez numa tentativa de descobrir o seu segredo. Tenho para mim que, na semana que se aproxima deverá ser uma das nomeadas.


António, o simples



Apelidam-no de novo Zé Maria e, no meu entender, tem demonstrado ser uma das pessoas mais simples que está dentro da Casa dos Segredos. Parece mesmo interessada em Jade e, pelo que vi, esta semana esteve um pouco menos presente nas imagens que passaram para fora, quando comparado com outros colegas. Não conseguiu aprender a nadar e tenho para mim que, dentro da competição é o concorrente de que a grande maioria dos colegas gostam.


Andreia, a “peixeira”



Ao longo desta semana assistimos a uma mudança no comportamento da “super tia”. Deixou de se dar tanto com Vera e Daniela e passou a surgir mais ao lado de Ana Isabel ou Catarina. Acredito que seja tudo estratégia ou então houve mesmo um conflito com as outras duas raparigas. Em sete dias quantas foramas vezes que arranjou “peixeirada”? O motivo esse foi simples: o tabaco. Pode ter muitos defeitos, mas aquilo que Ivo fez não ficou bonito, até porque se notou que pretendia arranjar confusão. Achei que jogou baixo ao ter nomeado Vítor.


Zé Miguel, o descontraído



Se há pessoa dentro da casa que pareça que está sempre com calor esse alguém é Zé Miguel. É rara a vez que não surge ou de calções de banho ou de boxers. E viva o Calor! Esta semana apareceu mais vezes e foi claro que é das pessoas que não quer entrar em conflitos. Pensei que fosse um dos nomeados, mas tal situaçãonão se confirmou. Ainda não percebi a sua táctica de jogo. Pelo que tenho visto, talvez não exista táctica e a sua prioridade seja guardar o seu segredo.


Ana Isabel, a senhora



Tal como disse na semana passada é ela uma das minhas concorrentes favoritas. Tem uma personalidade forte e sabe o que faz. Todavia, caiu no jogo de Hugo F e perdeu toda a avultada quantia que já amealhara. Acontece e aqui o mérito é para o delegado de propaganda médica. Talvez pelos cada vez mais notórios ciúmes de Vítor, tem tido maiores dificuldades em manter o seu jogo, no entanto é um alvo a abater pelos outros concorrentes e, esta semana, foram dois os que tentaram acertar o seu segredo. Acredito que na próxima ronda de nomeações possa ser uma das escolhidas.


Daniela, a sedutora



Já se percebeu que é uma das jogadoras “mais caladas”. Ainda assim, a sua atitude perante a saída de Dorinana foi escusada. Tentou não entrar em polémicas, mas acabou por discutir com Andreia e, se há uma semana era uma das suas melhores amigas, agora já não o é. Já se percebeu que gosta de dizer mal dos outros e é muito próxima de Ivo, Vera e Vasco. Jogo o seu Às quando teve a sorte de lhe calhar a missão de seduzir Vasco. Caso o filho de António Oliveira permaneça na Casa dos Segredos, tem muito boas hipóteses de se envolver ainda mais com ele. Não gosto muito da sua forma de jogar.


Renato, o calado



Ao longo destes últimos sete dias voltou a ser dos mais calados. As imagens que passavam eram quase sempre de Renato a comer qualquer coisa. Não entrou em muitas das brincadeiras dos colegas e, tem-se mantido um pouco ao lado dos colegas. Na festa de sexta-feira enervou-se com Hugo F e, por pouco,não houve violência dentro da Casa dos Segredos. Acredito que, com o decorrer dos dias possa vir a tornar-se mais falador e activo.


Ivo, o mexeriqueiro


Nos primeiros dias desta semana a minha ideia sobre Ivo até melhorou um pouco. Todavia, a “guerra do tabaco” ajudou a que conseguisse apimentar o ambiente dentro da casa. Jogou muito baixo quando tentou colocar Vera contra Andreia e é dos concorrentes que gosta que haja confusão, embora depois tente dar uma ideia contrária. É muito próximo de Vasco e tem tentado descobrir segredos, mas são sempre ao lado.


Catarina, a vítima



A par de Jade é uma das meninas da Casa. Gostei de ver Andreia defendê-la e tem tentado manter a harmonia dentro do grupo. Vasco não gostou de ter recebido o seu voto e declarou-lhe guerra. Tenho para mim que está na corda bamba e que poderá ser nomeada. Tem que se manter forte, até porque teve razão quando nomeou o filho de António Oliveira e não se poderá ir abaixo com tudo isto. Tal como Zé Miguel, não me parece muito concentrada em desvendar segredos.


Hugo F, o jogador



Já descobriu o segredo de Vítor e Ana Isabel. É muito próximo da concorrente de Guimarães, todavia, não fiquei muito esclarecido sobre o seu jogo. É que, três horas antes de confrontar o casal, foi ao confessionário e queria “denunciá-los”. Mas, depois disse-lhes que nunca faria tal coisa. Será que o delegado de propaganda médica seria capaz de “trair” Ana Isabel e fazer-lhe isso? Espero que não, até porque tem mantido uma postura de que tenho gostado. Com a namorada de Vítor tem uma relação bastante boa, pelo menos aparentemente, e juntos poderão formar uma dupla terrível. Se denunciar a colega, talvez fique um pouco sobre a alçada dos companheiros. Nos próximos dias deverá tentar desvendar um segredo. É inteligente e muito perspicaz.


Vera, a esganiçada



Já se percebeu que gosta de aparecer. Depois de uma primeira semana em que esteve sempre na sombra de Andreia, passou a estar ao lado de Daniela. Deplorável o que fez na saída de Doriana e o voto em Vítor foi mesmo por esse motivo, ainda que não o tenha admitido. A guerra pelo tabaco foi um tanto ao quanto dispensável e o que fez com a “super Tia” também podia ter sido evitado. Para a próxima semana poderá, muito bem, receber vários votos dos seus colegas.


Terminadas as análises individuais, é de destacar uma segunda semana muito mais “quente” e em que a polémica teve maior influência. Os ciúmes de Vítor, a relação relâmpago de Daniela e Vasco, as pistas dentro da Casa e, principalmente, a falta de tabaco ajudaram a que o interesse dos telespectadores fosse mantido. À entrada na terceira semana de concurso, resta dizer que tudo pode acontecer dentro da “Casa mais secreta do país”.


Mas, para além dos concorrentes, também o espectáculo em si tem dado caras, com uma Júlia Pinheiro a começar a recuperar de alguns erros iniciais, que muita gente condena. Leonor Poeiras a tornar-se cada vez mais uma excelente aposta para os diários e um Pedro Granger a fazer tudo e, por vezes, a cair um pouco no exagero.

Terça-feira há mais nomeações e desta vez as meninas são as visadas. Doriana e Joana foram as primeiras e como será desta vez? Teremos ainda que esperar mais dois dias, porque, até lá, é tudo segredo!

Vasco abandona "Secret Story"!

Com 69% dos votos, Vasco Oliveira foi o mais votado para abandonar A Casa dos Segredos. O filho do ex-seleccionador nacional acabou por não resistir ao favoritismo dos portugueses pelo namorado de Ana Isabel!

Catarina é a cúmplice da "Voz"!


Ao contrário do esperado, a cúmplice da "Voz" não é um homem! Catarina é a mulher que está por trás deste segredo. Esta semana, terá de levar uma rapariga ao confessionário para confessar que o segredo de Hugo F. é, afinal, o seu.
Será que conseguirá?

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Mais tarde fique a saber tudo sobre a gala deste domingo de A Casa dos Segredos.

J de Judite, J de Justiça

Nas 317 crónicas de televisão que já levo escritas nesta página do DN, já falei muitas vezes de Judite Sousa. E se volto hoje a escrever sobre ela é porque o reconhecimento da competência, da dedicação, da qualidade do seu trabalho, da busca incessante pela melhor história e pela entrevista mais oportuna me obrigam a fazê-lo. E a isso, por muito que os invejosos, medíocres e incompetentes achem que é bajulação, eu chamo justiça.

Judite não terá sido seguramente a primeira jornalista portuguesa a pedir uma entrevista a Paulo Bento, desde que ele foi tornado seleccionador nacional. Mas foi ela que a conseguiu. Judite não foi a única a pedir uma entrevista a Duarte Lima. Mas foi ela que a conseguiu. Judite não foi a única a pedir uma entrevista a Carlos Queiroz logo após o despedimento. Mas foi ela que a conseguiu.

Em 13 anos de Grande Entrevista, Judite Sousa conquistou um capital único, pessoal e intransmissível: ela é sinómico de rigor, de actualidade, de respeito pelo entrevistado. É a referência na entrevista televisiva. E é por isso que a maior parte dos protagonistas da actualidade escolhe aquele estúdio da RTP como o palco ideal para explicar as suas ideias e defender as suas teorias. Quem acha que isso é por acaso, é tonto. Quem acha que isso é sorte, é invejoso.

Tontos e invejosos, porém, não faltam por aí, num país que sacode a sua incompetência para o capote alheio e que, quase sempre, quando vê sucesso ao longe, vislumbra logo uma "cunha especial", uma "subida na horizontal" ou uma "relação próxima com o poder".

Reconhecer que há alguém mais competente, mais produtivo e melhor do que nós é uma coisa que nos incomoda. Está-nos no sangue. E é por isso que continuamos assim. Tristes e amargurados. E incompetentes.