12 de janeiro de 2010

Fecho (Discurso Directo)

Boa noite. Estreia hoje a segunda temporada de Discurso Directo. Todas as terças-feiras, às 20:00, esta rubrica estará presente em simultâneo no Televisão-Opinião/SIC Blog.

Diogo Santos entrevista Miguel Reis.

Foi a primeira semana de "Perfeito Coração" diário. O que achaste dos resultados? Estavas à espera que a novela chegasse ao milhão de espectadores?

A novela esteve muito bem durante os últimos 8 dias.! Acho que nem foi tarde nem foi cedo para tornar a trama de Ricardo Pereira e Sandra Barata Belo diária. No entanto, tinha as minhas dúvidas acerca dos resultados que "Perfeito Coração" poderia obter e, fiquei surpreendido pela positiva. Vejo todos os dias esta novela, e aconselho a todos a fazerem o mesmo.

Esta semana Carolina Torres abandonou "Ídolos". Concordas-te com a sua saída? Qual o concorrente que chegou mais alto na gala deste domingo?
Achei super injusta a saída, daquela que era a minha concorrente favorita. Acho que este domingo, ninguém chegou ao topo, mas quem surpreendeu foi o Filipe pela escolha da sua música. Mas agora terão de cantar duas músicas por gala e só uma será escolhida pelos concorrentes. As coisas vão complicar-se.

A estreia de "Investigação Criminal: Los Angeles" correu muito bem à SIC. Achas que estes resultados vão repetir-se no próximo domingo. E se isso acontecer, o que pensas da sua aposta no horário nobre?
Estes resultados vão descer muito este domingo, apesar de liderar confortavelmente. Espero que esteja errado. Eu já pensei sobre isso e lembrei-me que quando eu defendi que o Fama Show deveria ser exibido também em horário nobre (quando estava acima dos 40s%), só depois tive a noção que o melhor a fazer era manter os sucessos nos seus horários inicias. Mas neste assunto, não sou a melhor pessoa para o debater pois ainda não tenho a minha opinião bem estruturada.

Iniciamos neste Discurso Directo um novo conteúdo - On e Off. Qual o programa ou personalidade que para ti mais se destacou pela positiva e negativa, na semana que passou?


As "Tardes da Júlia" estrearam ontem(segunda-feira) um novo estúdio. Achas que isso pode tornar a tarefa de liderar as tardes mais díficil para Fátima Lopes?

Penso que não... Pelo menos na estreia deste novo cenário a SIC sobe aos 33% de share liderando confortavelmente deixando o programa da Vi com apenas 24% de share e perdendo mesmo em rating para Portugal no Coração da RTP1. Mas para Fátima Lopes manter estes resultados, o programa tem de "apimbalhar" mais um pouco, pois quem via a Fátima Lopes de manhã estava habituado aos momentos que são feitos também no Vida Nova mas também aos momentos mais animados e com mais música e convidados famosos. Mas não s pode dizer que este Vida Nova não seja também muito agradável.

A estreia de "Destino Imortal" está marcada para breve. Achas que se "Lua Vermelha" ir para o ar mais tarde, poderá ser afectada em termos audiométricos?
Pela informação que disponibilizam, parece que Destino Imortal é uma série de 6 episódios que serão exibidos logo numa semana. Ao contrário de Lua Vermelha que será praticamente uma novela. Mas se Nuno Santos não se despachar a estrear Lua Vermelha, as pessoas vão dizer "a TVI fez e a SIC imitou", porque nem todos estão bem informados do mundo televisivo. Mas eu punha Lua Vermelha com exibição aos fins-de-semana. Sendo que aos sábados daria das 21h-22h30 e domingos antes do Ídolos, pois este é um formato que agrada aos da faixa etária do programa de talentos.

Até para a semana!

Hoje no Fecho..


..não perca a segunda temporada do Discurso Directo. Às 20:00!

Audimetria - 11/01/2010

A TVI ganhou o primeiro dia útil da semana, com 29,6% de share. Seguiu-se a RTP1, com 26%, e a SIC, com 23,2%.

O programa mais visto do dia foi a novela "Meu Amor". 17,6% de rating é um excelente resultado. Em segundo lugar ficou o "Repórter TVI". O espaço informativo da estação de Queluz de Baixo chegou aos 15,2% de audiência média, e mais uma vez venceu a "Grande Reportagem SIC". Não será melhor o terceiro canal mudar este programa para outro dia?
Seguiu-se "Deixa que te Leve", acima dos 46% de share.
O noticiário mais visto foi o da RTP1. O "Telejornal" chegou aos 13,8% de rating, tal como podemos ver no quadro dos cinco programas mais vistos do dia. Em segundo lugar no horário das 20:00, esteve o "Jornal Nacional", e em terceiro, com 11,3% de audiência média e 27,2% de share, o "Jornal da Noite".

Revista de Imprensa 12/01/10

Bom dia! São 10 horas e está na hora de mais uma Revista de Imprensa

William King of Love vai lançar álbum
Não consegui um "lugar ao sol" no concurso de talentos da SIC, mas prepara-se para entrar ainda mais no mundo da música. William King Of Love está prestes a lançar um álbum, em conjunto com a sua banda "Magical Family". Trata-se de um disco de Rap e seis temas já estão preparados. Falta apenas produzir mais alguns para que o CD saia no mercado. O repórter de bastidores de "Ídolos" ambiciona ainda participar numa telenovela. Depois de ter tentado a sorte em castings para produções do canal de Queluz de Baixo, William King of Love revelou o seu desejo de integrar o elenco de "Lua Vermelha".

Programas de opinião terminam na RTP1
António Vitorino foi recentemente convidado para exercer um cargo político. Esta nova ocupação mostrou-se incompatível com o programa de comentário político que tinha na estação do estado. A direcção de informaçãu optou por acabar com "Notas Soltas", bem como com "As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa". Recorde-se que estes dois espaços foram várias vezes alvo de contestação de outros partidos. Com o final dos formatos, a RTP1 está já a preparar um novo programa de análise política, mas que conte com nomes representativos dos vários quadrantes políticos.


CITAÇÃO DO DIA

"Desde que fiz 30 anos, pela primeira vez comecei a pensar a mais de 3 meses. Antes, tudo era imediato ou quase."

Foi o que disse Luís Filipe Borges em entrevista ao 24 Horas




Fala-se de: Rita Andrade
A apresentadora de "Fama Show" foi mãe no passado domingo. Gustavo nasceu no hospital da Luz e encontra-se de perfeita saúde. "É lindo, perfeito. Estou muito feliz, é o dia mais feliz da minha vida", disse.

Fonte: 24 Horas

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24

À hora a que escrevo esta crónica estou completamente afundado no estudo da língua portuguesa. De repente lembrei-me do quão mal se fala na nossa televisão. Desde os famosos "logotípo" à "rúbrica", são raros os programas cujos apresentadores não dizem um destes erros.

Por instantes chegou ao meu pensamento um dos erros mais irritantes: "equipe". Era aquilo a que prestava mais atenção em "Portugal de Olhos em Bico". Será que José Pedro Vasconcelos pensava que estava no Brasil? Ou anda a ver demasiados programas nos canais brasileiros?

Outro erro que também é bastante usual na nossa praça é a forma de agradecimento. Quantas vezes não testemunhamos apresentadoras a dizer "Obrigado" e apresentadores a proferir "obrigada"?(quando agradecem, por exemplo, a entrevistadas). Será que não sabem que são eles que estão a agradecer, logo uma senhora diz "obrigada" e um senhor "obrigado"?

É fácil de ver as coisas deste prisma, mas, por vezes, a força do hábito faz com que descuremos de falar "bem" a nossa língua.

Não quero com tudo isto que escrevi dizer que eu sou o super homem e que sei escrever muito bem. Tal não corresponderia à verdade. Todavia existe uma diferença. Eu não sou profissional, ao contrário de quem está à frente de um espaço informativo, ou de entretenimento.

Podem até encontrar algum erro neste texto, e caso isso aconteça, pensem assim "Ele fez de propósito, era para ver se estávamos atentos".