9 de fevereiro de 2011

Cine-Opinião


Boa noite! Seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião


Em exibição nos cinemas - Sexo sem compromisso




O velho tabu de "será que isto não vai estragar a nossa amizade" é retratado nesta produção de Ivan Reitman. Mais uma comédia romântica para juntarmos à longa lista de filmes que ou nos fazem chorar (mesmo que tentemos esconder) ou nos colocam a pensar que situações tão perfeitas só mesmo nos filmes. Independentemente do desfecho das nossas emoções, este é um filme que nos transporta pela relação de Emma (Natalie Portman) e Adam (Ashton Kutcher) que vêem a sua amizade ameaçada por uma manhã de sexo. Para colmatarem este terrível erro, decidem anular a palavra "sério" do vocabulário da sua relação - sem ciumes, sem expectativas, sem discussões, SEM COMPROMISSO. Podem fazer aquilo que lhes apetecer, quando lhes apetecer, onde quer que estejam, desde que não se apaixonem um pelo outro. No entanto, rapidamente surgem situações, sentimentos e atitudes que provam que tal possa não ser possível. Confesso que gosto bastante de comédias românticas, nem que seja apenas para descomprimir e dar umas gargalhadas (afinal os filmes light são mesmo para isso), mas não posso deixar de referir a participação de Natalie Portman que mais uma vez prova a sua versatilidade, profissionalismo e talento. Por isso, já sabe, leve a sua cara metade ao cinema no dia de São Valentim ou então junte um grupo de amigos e vá rir com as complicações deste casal, que afinal não tem problemas assim tão ficcionais. Acima de tudo, divirta-se!




Meryl Streep intimidada pelo desafio de interpretar Margaret Thatcher
«The Iron Lady», com estreia marcada para final de 2011, recorda a vida da ex-primeira ministra britânica, encarnada por Meryl Streep, que considera intimidante a responsabilidade de interpretar a Dama de Ferro.


Nicolau Breyner realiza filme rodado em português e em inglês
O filme realizado por Nicolau Breyner «A Teia de Gelo», cujas filmagens decorrem em Torres Vedras, é das primeiras produções nacionais a serem gravadas em inglês e português, revelou o realizador numa apresentação dos bastidores aos jornalistas.

Sofia Ribeiro e Vítor Fonseca jurados de “Uma Canção para Ti”!

uma_cano_para_ti


Ao contrário do que a revista Telenovelas chegou a afirmar, Angélico Vieira não vai fazer parte do júri do talent-show da TVI. Mas um dos seus colegas dos D’ZRT marcará presença.


É já certo que Helena Vieira e Pedro Granger não transitam para a quarta temporada de Uma Canção para Ti. Ainda assim, a estação de Queluz de Baixo já escolheu duas grandes estrelas para os substituir.

De acordo com a edição desta semana da TV Mais, Vítor Fonseca e Sofia Ribeiro serão os dois novos colegas de Luís Jardim e Rita Pereira, que continuaram a avaliar os jovens talentos portugueses.


A estreia está marcada para dia 20 de Fevereiro, e, ao longo de seis semanas, 24 crianças passarão pelo palco do programa da TVI. Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira são os apresentadores.

Já a 27 de Março Uma Canção para Ti sai do ar, dando lugar ao novo reality-show de Fátima Lopes, Mulheres Ricas, segundo o Diário de Notícias de terça-feira.


Quiosque: TV Mais

Falar Televisão


Uma tarefa inglória

Ninguém tem dúvidas do talento de Leonor Poeiras, da sua energia, de ter dado vitalidade ao programa das tardes da TVI. No entanto, a verdade é que Agora É Que Conta está desde há algumas semanas a registar baixas audiências no horário das 17:00 às 18:30. O que fazer? Leonor Poeiras garantiu a várias revistas de televisão que conseguiu virar o programa que paga as contas dos portugueses, colocou as ideias que tinha em mente em prática, e procurou dar um novo rumo ao mesmo.


Não é de todo mentira que já na altura de Fátima Lopes, Agora É Que Conta demonstrava algumas fragilidades. Com shares várias vezes abaixo dos 30%, a apresentadora cumpria os mínimos. No caso de Leonor Poeiras, esses mesmos mínimos estão a diminuir, e aproximam-se demasiado dos 20% de share. Não quero ser tão negativo, mas será que Agora É Que Conta vai acabar com os mesmos resultados do extinto Quem Quer Ganha?


Leonor Poeiras é uma excelente apresentadora, tal como neste blog já afirmei tantas vezes. Sempre com um sorriso na cara, e com um sentido popular na sua personalidade, esta profissional tem dado largos passos na estação de Queluz de Baixo.


Poucos são os que não gostam dela, porém é de facto importante referir que Leonor Poeiras recebeu uma tarefa inglória. Recomeçar um programa que já estava a demonstrar sinais de desgaste, trabalhar nele e dar-lhe uma segunda vida é de facto difícil. No início, os telespectadores reconheceram o esforço, porém e tal como Nuno Azinheire referiu numa das suas crónicas somos um povo que se cansa muito facilmente dos formatos. No meu ver, Agora É Que Conta incluí-se nesse grupo. Só espero que Leonor Poeiras consiga dar outra volta ao programa, e incluír novas ideias no mesmo.

Catarina Furtado em duas frentes!


Será ao lado de José Carlos Malato que Catarina Furtado dará a cara pela mais recente iniciativa da estação pública: 7 Maravilhas da Gastronomia. A apresentadora da RTP1 marcou presença na conferência deste novo projecto do primeiro canal, e demonstrou-se bastante satisfeita por mais um voto de confiança da direcção de programas. Até Setembro serão apresentadas os vários candidatos, e no final serão desvendados os resultados numa gala conduzida pelos dois apresentadores referidos.

De salientar ainda os projectos que estão a ser preparados para a mulher de João Reis ao nível da ficção. "Vêm aí novos projectos, na representação também. Há um projecto de ficção, que não sei se começa em 2011 ou em 2012... Ainda não posso adiantar nada", explicou à TV Guia.

Quiosque: TV Guia

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Goucha defende Cristina Ferreira


A polémica que Jorge Simões lançou nos últimos dias e que colocou em cheque Cristina Ferreira, motivou Manuel Luís Goucha a defender a sua colega das manhãs. Crente de que ambos têm métodos de trabalho diferentes, o apresentador explica que a profissional da TVI não faltou ao respeito a ninguém: "Ele tem uma linha interessante, mais jornalística, mais dura, mas nós não podemos estar todos os dias a falar de desgraças. O País não é só isso. Se estamos em crise, ainda vamos pôr as pessoas mais deprimidas. Não nos sentíamos tão felizes com o rumo que o programa estava a ter. Respeito o Jorge Simões, mas a Cristina não desrespeitou ninguém".
Resta agora Cristina Ferreira pronunciar-se sobre uma situação que, de certa forma, manchou o seu nome junto daqueles que a seguem.

Quiosque: TV Guia

Fala-se! 09/02/2011


Boa Tarde! Está em linha mais um Fala-se!




Marco Medeiros e Ana Rita Tristão


Afastados dos ecrãs há já algum tempo, os dois actores continuam a manter uma relação bastante estável. E parece que, dentro de pouco tempo, poderão dar o nó.

Segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, Ana Rita Tristão terá já alterado o seu estado civil no Facebook para “noiva”.

Recorde-se que o casalinho vive junto há mais de dois anos.



Isabel Angelino


Acabada de celebrar 44 primaveras, a apresentadora continua imparável. Depois de regressar das Bahamas, onde comemorou o aniversário, está já de malas aviadas para Miami e, quando regressar, o seu destino será Évora no Alentejo.

Enquanto que nos Estados Unidos irá passar o dia dos namorados com o marido Ângelo Rebelo, no Convento do Espinheiro, em Évora, vai celebrar o seu aniversário de casamento, garantiu Isabel Angelino ao Correio da Manhã.


Quiosque: TV 7 Dias, Correio da Manhã

Goucha não descarta saída da TVI


Foi numa entrevista frontal, na qual esclareceu aos jornalistas da TV Guia algumas das dúvidas sobre o seu relacionamento com Rui Oliveira e sobre o encerramento do seu restaurante, que Manuel Luís Goucha falou do seu futuro na televisão.
O colega de Cristina Ferreira revelou que foi muito difícil a saída de José Eduardo Moniz, Gabriela Sobral e Júlia Pinheiro do canal da Media Capital, porém não deixa que os lamentos ganhem forma na sua profissão: "Não misturo amizade com trabalho. Isto é. quando digo que fiquei triste é o amigo a falar e não o profissional". Sobre a mulher de Rui Pego, Manuel Luís Goucha apenas condena quem a julga por ter abonado a TVI por uma questão monetária: "Não sei quanto é que vai ganhar e estou-me nas tintas, mas de certeza que ela não vai ganhar muito mais do que ganhava na TVI. Aqui não é o dinheiro que está em causa".

Em relação à apresentação de Júlia Pinheiro na SIC, quando regressou das suas merecidas férias, o profissional da estação de Queluz de Baixo não julga a decisão da concorrência. "É o papel da SIC rentabilizar uma mais-valia da estação. Compreendo isso. É receber alguém que volta à casa onde se tornou conhecida. Não tenho de julgar o que quer que seja. À SIC era importante fazer toda aquela manhã à sua volta", explicou à publicação da Cofina.

Sobre o seu futuro na TVI, Manuel Luís Goucha confessa que não é eterno, logo convites de outros canais são recebidos e ponderados. Por outras palavras, o contrato que o mantém ligado com a estação de Queluz de Baixo pode ser quebrado se lhe for apresentado um projecto com qualidade.
Assim, e apesar de se sentir bem no canal da Media Capital, uma situação menos feliz pode levar ao seu abandono: " sairei de um sítio quando não me sentir estimado, apoiado e feliz". Será que um telefonema de Júlia Pinheiro para integrar a equipa de Carnaxide poderá motivar a sua saída da TVI? O apresentador não sabe, mas tem a certeza do seguinte: "A Júlia não me vai convidar nesta fase. Eu não faço falta".

Quiosque: TV Guia

Júlia Pinheiro acredita no sucesso de "Peso Pesado"


Os castings do novo concurso da estação de Carnaxide já começaram, e os prognósticos de Peso Pesado já foram lançados. Júlia Pinheiro, apesar de ainda estar a ambientar-se à sua nova casa, não tem dúvidas de que o formato seja um sucesso: "Vai ser um grande sucesso e vai correr lindamente. As pessoas vão ter ternura pelos concorrentes e vão emocionar-se".
Com o início das gravações agendadas para o mês de Abril, uma vez que uma grande parte do programa será gravado, a apresentadora considera que essa é a melhor opção não só para respeitar os concorrentes, ou seja, o tempo que estes levam a perder peso, como também para acompanhar a sua evolução e mudança de hábitos físicos e alimentares. "Uma característica do programa é que as pessoas têm de emagrecer e precisamos de tempo. não se consegue ver diariamente elas a perderem peso", explicou.

Em relação à equipa que fará parte da versão portuguesa do The Biggest Loser, a mulher de Rui Pego não se importaria de ter Humberto Barbosa a trabalhar no seu programa. "Tenho imensa simpatia e estima pelo dr. Humberto Barbosa. Foi ele que me tirou 10 quilos. É um bom amigo", frisou à publicação da Cofina.
Apesar desta amizade, a verdade é que a equipa de Peso Pesado ainda não está fechada: "Temos imensas pessoas interessadas em participar, mas ainda vamos fazer castings".


Quiosque: TV Guia

O elenco de “A Família Mata”!

LOGO_FAMILIA_MATA

Foi ontem apresentada à imprensa a nova série da estação de Carnaxide. Com a tarefa de alegrar o horário nobre do canal, A Família Mata chega a 7 de Março e vai ocupar o lugar que até agora era de Os Malucos do Riso. Apresentamos-lhe, em seguida, o elenco desta nova série.


Paulo (André Nunes) – é um rapaz simples, honesto, simpático e muito boa pessoa. Tem apenas 28 anos e namora com Susana. Todavia, o seu sogro, Artur, roubou-lhe o dinheiro que ia usar para comprar uma casa para viver com a namorada. Por este motivo, Paulo tem que viver com Susana em pleno sótão da Família Mata.


Susana (Maya Booth) – bonita e modera é completamente apaixonada por Paulo, mas continuar a dar-se muito bem com o ex-namorado, Jorge, apesar de odiar a sua arrogância. Habitualmente é a voz da razão dos casos disparatados que acontecem à sua família. Tem 26 anos.


Artur (José Pedro Gomes) – é o patriarca da família Mata e tem já 52 anos. Gere um armazém que é utilizado para os mais variados ramos de negócio, uma vez que correm sempre todos mal. Sempre que pode, rege-se pelo lema da sua família, que é como quem diz, enganar os outros. Acha ter sempre razão, por ser uma pessoa carismática e dominadora.


Glória (Rita Blanco) – tem 50 anos e vive um casamento feliz com Artur. Odeia Paulo, uma vez que sempre quis que a filha se unisse a Jorge. Católica, apenas praticante quando lhe convém, confia no marido e acredita que ele um dia levará a família a uma boa posição social.


Marco (Marco Horácio) – é visto pelos outros como ridículo em tudo o que faz e diz. Tem 34 anos e está em fase de divórcio, sendo pai de duas crianças, Raquel e Roberto, que não o respeitam. Apesar de tudo, gosta de rebaixar os outros sempre que tem oportunidade ou lhe é dado algum poder.


Raquel – tem apenas 13 anos, mas é já uma rapariga bastante esperta. Encontra em Paulo o seu mentor, mas o pai acabará por não desistir facilmente de a conquistar.

Roberto – ao contrário da irmã, é muito imaturo. Na escola sofre constantes humilhações por ser obeso e distraído.


Mónica (Maria João Abreu) – é a irmã mais nova de Glória e vive em profunda depressão, com apenas 42 anos. Solteira, continua à procura do homem da sua vida e usa o seu corpo na tentativa de encontrar o príncipe encantado. Ambiciona ser mãe.

Alfredo (Vítor Espanhia) – com 75 anos está já na idade da reforma e acredita que já fez tudo o que tinha que fazer na vida e por isso não quer saber dos problemas da família. É irreverente.


José (Miguel Costa) – tem 28 anos e é primo de Paulo. Trabalha no armazém de Artur e tem uma grande amizade com Rúben. É bastante inteligente e dá muitas ideias ao primo para resolver os seus problemas.

Rúben (Pedro Lacerda) – é amigo de José e tem a mesma idade. Ao contrário do colega, não é muito inteligente e anda sempre alheio do mundo. Gosta de comer e está sempre a encher a barriga.


Jorge (Jorge Henriques) – é o director do Centro Cívico e aspira a um cargo político na Câmara Municipal, embora ainda tenha apenas 30 anos. Foi trocado por Paulo e dá a entender que aceitou a rejeição de Susana, mas não perde uma oportunidade para a impressionar e humilha o rival constantemente.


Laura (Alda Gomes) – tem 33 anos e é uma mulher sem papas na língua, sabe o que quer da vida e gosta de a gozar. É divorciada e tem um filho de 13 anos. Trabalha ao lado de Jorge como professora, mas no decorrer da história, acabará por se tornar administrativa. É uma das melhores amigas de Susana e será um dos alvos de Marco, que a quererá conquistar.


Com um elenco de luxo, a nova sitcom da SIC promete animar as noites dos portugueses!


Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa 09/02/2011



Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Pedro Carvalho já é exclusivo TVI!




Depois de há pouco mais de um mês ter surgido o rumor de que a SIC estava de olho no Alexandre de Mar de Paixão, eis que a estação de Queluz de Baixo conseguiu impedir a perda de mais um dos seus promissores actores.

Segundo a edição desta semana da revista TV 7 Dias, Pedro Carvalho foi, de facto, “abordado pela SIC, mas a TVI ganhou a corrida”, garante fonte bem colocada no processo.


A mesma fonte revela ainda que o contrato do actor é recente: “O Pedro assinou contrato de exclusividade há pouquíssimo tempo com a TVI. O canal apresentou-lhe várias propostas e ele decidiu ficar na casa que apostou nele e que o está a fazer crescer cada vez mais”.

Para já, o próximo trabalho de Pedro Carvalho será em Eclipse, a nova telenovela de António Barreira, onde contracenará com outros actores da sua geração, casos de Joana Solnado, Rita Pereira ou João Catarré.


Apesar de tudo, contactado pela TV 7 Dias, o actor não respondeu aos telefonemas.


José Raposo na equipa de “Nico à Noite”




É já no próximo dia 25 de Fevereiro que Nicolau Breyner estreará o seu novo talk-show na RTP. Como bom comediante que é, o actor não prescindiu da ajuda de um dos seus melhores amigos e escolheu-o para um dos momentos de humor de Nico à Noite.


É em entrevista à TV 7 Dias desta semana que Nicolau Breyner confirma que José Raposo estará ao seu lado: “Terá uma banda, terá convidados, haverá pessoas a cantar, mas só se forem entrevistados. Juntando a tudo isto, há a participação de José Raposo, que comigo fará uma rubrica cómica, intitulada As Caturras. Terei sempre um convidado muito conhecido e outros serão anónimos, mas que terão qualquer coisa de interessante para contar ou fazer”.


Os dois actores voltam assim a trabalhar juntos, algo que já não acontecia há bastante tempo.


CITAÇÃO DO DIA:


“Se fosse um projecto aliciante, não excluía a hipótese (de voltar a trabalhar com a TVI)”


Ângelo Rodrigues



Curiosidade do dia:


A dedicação ao trabalho e a intensidade das cenas que gravou recentemente custaram bem caro a Joaquim Horta. É que, quando o actor gravou o take em que a sua personagem vai reconhecer o corpo do filho à morge, Joaquim Horta deixou-se levar pelas emoções subjacentes e cortou-se nas mãos, tendo, inclusivamente, levado vários pontos.

Quiosque: TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


O regresso de Dallas

Não me inquieta, quanto a esta notícia do regresso da série Dallas, que os actores estejam drasticamente mudados e, portanto, desprovidos da sua capacidade original para gerar empatia. Importa-me, a partir deste inesperado regresso com cujo anúncio a cadeia TNT se recoloca de repente no centro da actualidade, perceber até que ponto o de-senvolvimento das cópias permite novo êxito a um original, ainda por cima retrabalhado.


Deve Dostoievski ser lido à luz das urgências da Rússia do século XIX ou continua, como gostamos de dizer, "absolutamente actual", apesar da ascensão e da queda do existencialismo? Deve Orson Welles ser visto a partir das idiossincrasias do cinema dos anos 40, pouco depois da chegada da cor, ou mantém ainda "toda a acuidade", apesar de a sua narrativa não linear ter sido sucessivamente copiada e melhorada e canonizada e abandonada? O debate perdurará.


Curiosamente, Dallas quer levá-lo para o inusitado domínio das soap operas. Diz a TNT que, apesar de Larry Hagman, Patrick Duffy, Linda Grey e as suas personagens estarem vinte anos mais velhos, ainda há na intriga dilemas capazes de permitir à série bater-se com a concorrência. Admitamos que sim. Mas, nesse caso, estaremos mesmo a falar de Dallas, a mãe de todas as telenovelas, ou de uma versão "actualizada" dela, de resto capaz de vencer duas décadas supostamente pujantes na história da televisão?



Aguardo para ver. Ou muito me engano ou alguém sairá daqui ridicularizado: aqueles que agora recuperam Dallas ou aqueles que, afinal, não conseguiram, em vinte anos, elevar a ficção para televisão a uma fasquia a que a velhíssima e empoeiradíssima Dallas já não fosse capaz de chegar.