15 de outubro de 2010

Like & Dislike


O Like/Dislike desta semana já está em linha. Boa noite e bem-vindo!


LIKE - Estela Machado

Ela é das caras mais queridas e simpáticas da RTPN e ao longo destes anos o seu crescimento enquanto pivôt tem sido bem preceptível. Por isso, já era de prever e é de justificar o pequeno "bom-bom" que a direcção de informação do canal de notícias do estado ofereceu a Estela Machado.

Na primeira semana a apresentar as Notícias 18/20, a jovem jornalísta tem-se mostrado bastante segura, dinâmica e com a habitual presença agradável no ecrã.

Um bom fruto da escola NTV e uma clara promessa para possíveis voos mais altos para a generalista, quem sabe. O like desta semana! 




DISLIKE - Escrito nas Estrelas

Com uma estreia de sucesso nas tardes da estação, a direcção de programas da SIC não pensou duas vezes em arriscar numa exibição dupla de Escrito nas Estrelas.

Desde ontem que a  novela da Globo (que fez um enorme sucesso no Brasil) marca presença por volta das 18h e mais tarde, às 23h. 

Se resultará a nível audimétrico? A primeira experiência correu mal mas algo havia a fazer para colmatar a falha de Cenas do Casamento.

Se eu concordo com esta medida? Definitivamente não. Lembro que está não é a primeira vez que a SIC transmite uma trama da Globo em formato duplo. Alma Gémea, em 2005, também passou pelo mesmo. Mas por uma questão de mera coerência televisiva, não fica nada bem à tão desorientada SIC tomar este tipo de medidas colocando o mesmo produto para públicos completamente diferentes, entre outros aspectos a apontar. O dislike da semana!

Falar Televisão


A televisão do povo

Os resultados audimétricos dos últimos dias dão que pensar. A RTP1 tem arrecadado números arrebatadores na maioria dos horários. De manhã, a tripla Bom Dia Portugal/Praça da Alegria/Jornal da Tarde lidera folgadamente com uns constantes e bombásticos 35%/40% de share. Depois, e com todo este embalo, Poder Paralelo consegue impor-se nos 30 pontos percentuais contra uma novela da Globo mais fraca, como é o caso de Negócio da China. Antes do Telejornal, o Preço Certo de Fernando Mendes retoma o primeiro lugar, fazendo disparar o informativo nocturno que, para além de liderar no seu horário, consegue ser dos programas mais vistos de cada dia.

Resultado: nesta semana, o canal 1 conseguiu obter shares médios que rondaram os 27%, números esses que chegaram mesmo a garantir uma supremacia face à habitual líder, TVI.


Estes factos apenas vêm comprovar uma tese: a RTP1 é, sem sombra de dúvidas, a televisão mais fiel aos portugueses e com uma relação de maior proximidade para com os espectadores. Nos grandes acontecimentos nacionais e internacionais, é na informação da televisão pública onde os portugueses depositam a sua escolha. Nos talk-shows diários (exteriores ou em estúdios), a preferência é predominantemente no canal 1. Nos grandes debates, como foi o caso do último Prós e Contras, o público também se vê atraído.

Em diversos estudos de mercado, a RTP consegue ser distinguida como a marca de confiança do meio audiovisual.

E apesar de uma programação pouco ortodoxa e, na maioria das vezes, bem próxima das privadas, a RTP1 tem um lugar cativo nas televisões lá de casa podendo-se considerar mesmo que o canal 1 é actualmente (e que ironia) a ‘televisão do povo’!

Conceição Lino cumprimentou Fátima Lopes na estreia de "Boa Tarde"


A apresentadora da estação de Carnaxide está satisfeita com o percurso que o seu talk-show tem feito. Apesar de a SIC continuar em último lugar num horário em que já liderou, Conceição Lino é sensata: "Ninguém conquista um lugar logo que chega. Eu já sabia que era difícil".
A nova companhia das tardes dos portugueses afirma ainda que tem sido um prazer estar à frente de Boa Tarde: "O programa foi feito com pouco tempo e por isso exige muito de mim. E vai continuar a ser assim até podermos estar num ritmo mais tranquilo...".

Curiosamente, no dia de estreia do talk-show da SIC, Conceição Lino encontrou Fátima Lopes, agora na TVI. "Cumprimentámo-nos, não foi nada de especial", confessou à Notícias TV.

Quiosque: Notícias TV

Leonor Poeiras: "Estou muito entusiasmada!"


Foram preciso sete anos para a TVI retirar Quem Quer Ganha do ar, e dar uma nova oportunidade a Leonor Poeiras. A apresentadora, que está a adorar trabalhar no reality-show A Casa dos Segredos, afirma que se fosse necessário continuaria a conduzir o extinto concurso das tardes da estação de Queluz de Baixo. "Adorei fazer o Quem Quer Ganha. Fazia por mais tempo, se fosse esse o plano, mas ao fim de sete anos, fecha-se um ciclo e mudar é importante. Não só para quem dá a cara, mas principalmente para os espectadores. É importante oferecer aos nossos espectadores programas variados e nesse aspecto a TVI não brinca", explicou à Flash! desta semana.
Em relação às suas expectativas sobre A Casa dos Segredos, a profissional do canal da Media Capital demonstrou-se confiante com o sucesso do programa: "Estou muito entusiasmada, acho que estão todos e que isso se nota! O mistério é sempre apetecível. Acredito que esta Casa dos Segredos vai entreter muito e bem os portugueses".

Por fim, Leonor Poeiras falou ainda da sua relação com Pedro Granger, com quem mantém uma amizade há vários anos, e com Júlia Pinheiro, apresentadora que idolatra. "Foi com a Júlia que me estreei há sete anos em Diário da Manhã. Temos uma relação muito próxima e de grande confiança. Conto com ela sempre. Tem um background invejável, percebe tudo de televisão, é muito dedicada, determinada, intuitiva e, por isso, visionária. Trabalhar com ela é um prazer, como sempre. No entanto, se calhar, o que mais gosto na Júlia é o facto de não se levar muito a sério! Aí, revejo-me totalmente. Por sua vez, o Pedro é um amigo há muitos anos! Temos vários pontos em comum. Cultivamos o lado bom da vida. Rimos muito! Adoro vê-lo nas novelas e adoro tê-lo no estúdio ao me lado! É um 'workaholic' empenhadíssimo!", finalizou.

Quiosque: Flash!

Nicolau Breyner não quer fazer mais novelas


Com o contracto de exclusividade com a TVI a terminar no final do ano, Nicolau Breyner ainda não sabe o que o espera até lá. A verdade é que o actor não tenciona fazer mais novelas, o que automaticamente dificulta a sua ligação com a estação de Queluz de Baixo. "Estou farto de novelas. Aliás, quero ficar afastado das novelas", confessou à Notícias TV.

Por esse motivo, muitas questões terão de ser debatidas com André Cerqueira, caso o director de programas do canal da Media Capital queira renovar o contrato de exclusividade com Nicolau Breyner.

Segundo uma fonte da referida publicação, a ligação que o actor tem com a TVI não o favorece: "O Nicolau Breyner é tão bom actor que todos o querem. E tem de recusar convites quando está a fazer novelas".

Com o futuro indefinido na televisão, o também realizador começará a produzir em Janeiro o seu próximo filme: A Casa.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves vai dar mais um Like e um Deslike. Saiba a quê, ou a quem, às 21:00!

Hugo M., namorada e Joana Sousa já se conheciam!


A verdadeira namorada de Hugo M. está destroçada com a falsa relação que o concorrente de Massamá está a traçar com Joana Sousa, para cumprir a missão que a "Voz" lhe impôs. Apesar das carícias, abraços e beijos entre os dois participantes do reality-show da estação de Queluz de Baixo não serem, supostamente, sentidas, Soraia Brito não está contente pelas imagens que têm sido transmitidas.
Segundo uma fonte que falou com a Notícias TV, "Ela está de rastos". No entanto, a mãe de Hugo M., não percebe o porquê desse estado, na medida que o relacionamento entre os dois foi terminado antes de A Casa dos Segredos começar. "Ele tinha uma pessoa cá fora de quem gostava muito e que gostava muito dele. Só que a namorada não concordou com a entrada dele e decidiram interromper o namoro", confessou Anabela Marques.

De referir igualmente que o trio entre Hugo M., Joana Sousa e Soraia Brito já existia antes do início do reality-show do canal da Media Capital. A mesma fonte que havia afirmado que a namorada do concorrente estava de rastos, acrescentou o seguinte: "A Soraia e a Joana conhecem-se socialmente. E o Hugo também conhece a Joana".
"Como?", questiona o leitor. Ao que parece, as duas raparigas iam juntas ao Festival do Sudoeste e para Sagres.


Resta-nos então esperar por mais desenvolvimentos sobre este casal.

Quiosque: Notícias TV

As dúvidas acabaram: Ivo esteve 9 anos num convento!


Já lhe foram atribuídos vários segredos, entre os quais ser cúmplice da "Voz", ser obsessivo-compulsivo e de ter vivido nove anos num convento. A Telenovelas desta semana termina com o mistério que foi construído à volta deste concorrente. Devido à ligação da mãe a uma instituição religiosa, Ivo viveu nove anos num convento!
Depois do divórcio dos pais, o jovem acabou por seguir os passos da sua progenitora. Mais tarde, porém, foi viver com o seu pai, tendo a partir daí refeito a sua vida. Estudou e completou o serviço militar com sucesso.

A referida publicação informa ainda que Ivo Caneças é amigo de Marco Borges, ex-concorrente do Big Brother. Segundo o comentador da TV Mais, não existiu nenhuma zanga entre o jovem e o seu pai: "Conheci os dois. Eu era director comercial na empresa, o Sr. Ivo Silva era o presidente e o Ivo trabalhava na área comercial. Quando ouvi falar da má relação entre os dois soou-me a perfeito disparate. Como pai, esteve sempre presente".

Antes de o concorrente entrar para o reality-show da TVI, Marco Borges aconselhou-o a divertir-se ao máximo. "Ainda falamos muito e, antes de entrar, disse-lhe para se divertir, porque era uma experiência que ia recordar para sempre, e para procurar contornar as adversidades com as suas melhores armas", finalizou.

Quiosque: Telenovelas

Fala-se 15/10/2010


As famosas de esperanças, a marcar o último Fala-se da semana...



Inês Castel-Branco
Depois de Bárbara Guimarães e Rita Mendes, Inês Castel-Branco também deu à luz esta semana. Foi na passada segunda-feira, dia 11 de Outubro, que o pequeno Simão nasceu no hospital da CUF num parto normal e que, segundo fonte próxima da actriz, “correu bem”.

Inês Castel-Branco namora há já cinco anos com o artista plástico Filipe Pinto Soares. O pequeno Simão é, até agora, o único filho do casal.




Luciana Abreu

Quem ainda está espera da chegada do bebe é Luciana Abreu e Yannick Djaló. Grávida de seis meses, a eterna Floribela confidenciou à TV Guia desta semana os sacrificos por que Djaló passa para satisfazer os desejos da grávida: “Ele tem sempre o carro pronto para ir buscar os rissóis de carne, mas ainda não foi preciso. Continuo com muitos desejos. Às vezes, é de madrugada e eu estou a comer três ou quatro laranjas. E como púre cinco vezes por semana”, contou.

Quanto ao nome da criança, Lucy adianta que este ainda não foi escolhido mas promete uma “fusão entre do nome do pai com o da mãe”



Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 15/10/2010


Sexta-feira, dia 15. A última Revista de Imprensa da semana!


Fernanda Serrano emocionada com o seu regresso à TV



Foi recentemente apresentada à imprensa a nova aposta na ficção da TVI. Sedução marca o regresso de Rui Vilhena à escrita de novelas e também o regresso de Fernanda Serrano, que durante bastante tempo esteve afastada do ecrã.

Este mesmo regresso teve uma enorme carga emocional para a actriz que não escondeu as lágrimas durante a apresentação de Sedução: “Houve momentos emocionantes. Para mim, tem uma carga que para as outras pessoas não tem. Deixei cair uma lágrima quando o André falou do meu regresso”, revelou.

Fernanda Serrano ficou especialmente marcada com o início das gravações, em especial, a gravação do genérico: “Marcou a minha volta. Foi no dia antes de gravar a primeira cena. Senti que tinha voltado à acção”

Sobre a novela, André Cerqueira garante que esta “vai fazer jus à nomeação que recebemos por Meu Amor” e adianta que a próxima aposta da TVI na ficção nacional vai começar em Janeiro e irá ser uma “novela de época, passada nos anos 80”



CITAÇÃO DO DIA
"A SIC nunca me piscou o olho e estou bem onde estou"
Nuno Janeiro


NÚMERO DO DIA
15,7
Foi o resultado, em share, do episódio da última quarta-feira de Cenas Do Casamento. A terceira tempoarada do programa de humor da SIC não vingou e, por isso mesmo, Cenas Do Casamento já saiu da grelha de Carnaxide, sendo substituído pela novela Escrito Nas Estrelas.


Quiosque: TV Guia, TV Mais

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Quatro estrelas

Com outro tipo de polimento, o programa Portugueses pelo Mundo (RTP1) podia ser a melhor coisa da actual televisão portuguesa. Nesse particular, a falta de arrogância é uma desvantagem.

As infografias são pobres, a realização tipo "TV em movimento" datada - e, quando enfim entra em cena a banda sonora, chega a parecer que regressámos aos anos 80 e ao velho Vamos Jogar no Totobola.

Assim, dificilmente alguma vez teremos uma excelente colecção de DVD. Mas temos, em todo o caso, um bom programa de televisão.

A ideia é simples, como quase sempre são as boas ideias: uma equipa de reportagem desloca-se a uma cidade estrangeira, com o intuito de recapitular a sua história, transmitir a sua atmosfera e conhecer as suas heterodoxias - e, a partir daí, fica tudo a cargo dos imigrantes portugueses que lá vivem, incluindo recantos e tradições, ansiedades e sonhos, etnias e modus vivendi.

Podia chamar-se-lhe "um programa de viagens", mas seria uma tolice. Aquelas pessoas não se limitam, como os viajantes de hoje em dia, a coleccionar carimbos no passaporte e a acumular memórias tontas para contar à mesa do café.

Aquelas pessoas efectivamente experimentam, entrosam-se, amam e odeiam. E, quase sempre, dão-nos uma lição sobre o que é "conhecer" um local - uma lição que tantas vezes envergonha até a relação que nós temos com as próprias cidades onde nascemos e vivemos há décadas.

São pessoas especiais, naturalmente. Gente educada, muito mais próxima do fenómeno da "fuga de cérebros" do que da velha emigração operária, que se instalava em Paris durante 30 anos sem alguma vez sequer subir à Torre Eiffel. Mas também por isso são o paradigma de um novo tempo. A globalização é isto.