4 de junho de 2010

Os Escolhidos


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição dos Escolhidos. Durante a última semana, as votações para averiguar qual das personalidades nomeadas deveria abandonar este concurso, foram muito renhidas. A diferença foi de tal modo pequena que Cristina Ferreira e Vanessa Oliveira ficaram apenas separadas por um voto. Nesse sentido, aqui fica o resultado das votações.


Cristina Ferreira - 51%
Vanessa Oliveira - 49%


De seguida, é apresentada a análise da semana, com base na seguinte tabela:


Judite de Sousa - Uma das profissionais mais importantes da informação da estação público tem vindo a perder terreno às segundas-feiras. É verdade que Vidas Contadas cresceu nas audiências em comparação com a última segunda-feira, ao obter 8,3% de rating e 26,1% de share. No entanto, o terceiro lugar continuou a ser ocupado pelo programa de Judite de Sousa. Mais um sinal negativo para a jornalista da RTP1, que a poderá levar a uma nomeação na próxima semana.


Vanessa Oliveira - Este domingo, Fama Show não só fez um excelente resultados - 8,6% de audiência média e 37,4% de share -, como esmagou Só Visto. O magazine da estação público ficou abaixo dos 18 pontos, e do 3,5% de rating. Marta Leite de Castro também não escapou à TVI, cujo filme transmitido a partir das 14:00, Barbie em Vida de Sereia, chegou ao segundo lugar. Vanessa Oliveira está assim confortável nos Escolhidos.

Daniel Oliveira - Alta Definição continuou em alta, mas desceu aos 29,9% de share. Em termos de rating, permaneceu nos 6,4%. Daniel Oliveira entrevistou Taís Araújo, a protagonista de Viver a Vida, logo previa-se uma subida ligeira nos resultados. Tal não se verificou, ficando o programa das tardes de sábado da SIC um pouco abaixo das expectativas. Como será para a semana?

Nicolau Breyner e Paula Lobo Antunes - As estrelas da ficção da estação de Queluz Baixo brilharam pouco esta semana. Apesar de Mar de Paixão e Meu Amor terem liderado na maior parte dos dias em análise, os rating's obtidos foram baixos. Tal como na semana passada referi, o share é muito importante para um programa, e sabemos que as novelas da TVI conseguem alcançar bons valores nesse segmento. No entanto, o rating é o que determina os vencedores. E neste sentido, tenho vindo a verificar que as novelas têm baixado a sua prestação nesse domínio. Não digo que seja sinal de preocupação para a estação de Queluz de Baixo, mas também não deve ser sinal de orgulho.

Esta foi a minha análise. As nomeações, no entanto, vão ser da sua autoria!
Para a próxima semana saiba quem fica e quem sai nos Escolhidos, e quais os novos nomeados.

O concurso está a ficar cada vez mais renhido, e um percalço pode ditar a saída de um concorrente. Você vai querer ficar de fora? Vote!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, saiba quem sai e quem fica nos Escolhidos.

Portugal é assim

Quase meio milhão de portugueses vêem diariamente o Portugal em Directo, o jornal de cariz mais regional da RTP. Com a chegada do Verão, o programa tende a baixar a sua audiência (todos os anos é assim), mas não deixa de ser assinalável que, ao longo das mais de cem emissões decorridas em 2010, o magazine conduzido, há vários anos, pela experiente jornalista Dina Aguiar ostente a excelente média de 27% de quota de mercado.


Ao longo de cerca de 50 minutos, a RTP1 faz verdadeiro serviço público, dando espaço de antena à sua enorme rede de correspondentes em Portugal, emprestando visibilidade às feiras, exposições, encontros e problemas de regiões do País que não chegam ao Telejornal.


Tudo sem paternalismos bacocos, sem centralismos patéticos, sem o olhar paternal de Lisboa, do tipo "coitadinhos, eles são assim, mas são tão queridos...". Nada disso. Durante aquele directo, a inauguração da Feira de Fumeiros de Vinhais tem tanta importância como o Festival da Sardinha de Setúbal ou o do Marisco em Olhão.


Na sua unidade, Portugal é plural e multidisciplinar. É isso que faz a sua riqueza. A RTP, enquanto estação de serviço público, tem obrigação de a acompanhar, de a promover, de saber interpretar essas raízes e tradições. Num espaço mediático cada vez mais formatado e normalizado, o Portugal em Directo, todos os dias, ao fim da tarde, respira portugalidade. E isso é positivo.


O programa de fim de tarde da RTP, que muitos lisboetas poderão achar desnecessário, já fez mais pela união do País do que qualquer projecto político de regionalização.

Saiba quem sai e quem fica às 21:00!

"Fashion Lab" combate "Projecto Moda"


Apesar de Sofia Carvalho admitir que o novo programa da SIC Mulher já estava em gaveta há cerca de ano e meio, a verdade é que bastou surgir o rumor de que a adaptação de Projecto Moda estava a chegar à estação pública, para a direcção do canal temático da estação de Carnaxide começar os castings para o mesmo. Segundo a Notícias TV desta semana, Fashion Lab vai fechar os concorrentes num apartamento, sem qualquer contacto para o exterior, após terem sido efectuados os castings. Posteriormente, serão apresentadas ao júri as criações de moda dos participantes e, depois dessa fase, ainda não se sabem os seguimentos do programa.
De referir que Fashion Lab, apesar de ser um original português, baseou-se num formato do Channel 4 - Fashion House.
Quanto à apresentação, Sofia Carvalho é o nome mais falado. No entanto, Raquel Strada e Ana Isabel são hipóteses em cima da mesa.

Quiosque: Notícias TV

«Fui insultado e ameaçado»


Augusto Madureira, autor de Há Dias Assim, a canção portuguesa no Festival Eurovisão da Canção, fez revelações surpreendentes à Notícias TV desta semana, confessando que houve momentos de tensão e conflito entre ele e o chefe da delegação da RTP, José Poiares.

Tudo começou nos primeiros encontros entre Augusto e a RTP, logo depois da vitória no Festival Da Canção. Face às preocupações e propostas de Augusto, tais como, a promoção externa da canção portuguesa e a preparação que iria ser feita à Filipa Azevedo face aos novos desafios "Muito rapidamente, o chefe da delegação da RTP para o festival disse-me que esses eram assuntos externos que não me diziam respeito e que eu só iria a Oslo como mero elemento de palco", garante Augusto.

Mesmo assim, o jornalísta recusou assumir esse papel e promoveu o canção Há Dias Assim dentro das suas possibilidades: financiou um videoclip; organizou uma ida a uma festa pré-Eurovisão, na Holanda; e preparou um remix do próprio tema "Ao que me foi dito que estava a exceder as minhas funções e fui de novo colocado no meu lugar de elemento de palco. Tentei sempre ser o mais diplomata possível para que houvesse bom ambiente na delegação e engoli muitos sapos. Nunca esperei ser, nem pessoalmente nem como autor, tratado da maneira que fui. A única coisa que devo ter feito mal deve ter sido zelar pela canção que compus e que ia representar o meu país" desabafa.

Augusto conta que na chegada a Oslo "A Filipa ainda não tinha feito qualquer ensaio cénico. E eu próprio só experimentei a minha roupa pela primeira vez no hotel" e face a todos estes atrasos foi-lhe dito que "Os ensaios serviam precisamente para ver o que se ia fazer. E eu duvido que algum país tenha chegado ao palco de Oslo sem ter feito o trabalho de casa. Isso mete-me pena"

Com isto o ambiente entre a comitiva azedou bastante, ainda para mais, depois da ameaça de agressão que Augusto alega ter vindo a sofrer: "Eu fiquei boquiaberto quando na véspera do segundo ensaio, em Oslo, o chefe da delegação me ameaça de agressão, em termos que eu me escuso a reproduzir, e se dirige a mim de uma forma insultuosa, como nunca ninguém me tinha falado e como ninguém merece ser tratado" alegou o autor da canção.

A própria Notícias TV noticía que Filipa Azevedo chegou a chorar por duas vezes na sequência das palavras do chefe da comitiva, que contactado pela revista, não atendeu o telefone até ao fecho da edição.

Fala-se 04/06/2010


Boa Tarde! São 15 horas e está na hora de mais um Fala-se!



Soraia Chaves


Há algum tempo a estudar em Madrid, a jovem actriz está de regresso ao nosso país, uma vez que vai gravar uma das novas séries da RTP, Voo Directo. Foi recentemente que, em pleno aeroporto, a objectiva de um dos fotógrafos da TV Mais a encontrou e descobriu que Soraia Chaves tem novo amor. O feliz contemplado é um dos responsáveis pelo filme Call Girl, e ao que tudo indica, o amor entre ambos terá surgido, precisamente, na rodagem do filme. No referido momento, Soraia e Tiago Santos não se coibiram de trocar vários beijos em público.



Pedro Pinto


O jornalista da TVI vai ser pai novamente. Após várias tentativas, a mulher do pivot do Jornal Nacional conseguiu engravidar. Cristina Mourão conta com três semanas de gestação e, ao contrário do que a revista Flash! Avançou, não teve qualquer tipo de complicação, tal como fez questão de dizer ao 24 Horas: “Confirmo que estou grávida de 12 semanas, mas não há nenhum drama. A única situação é que já houve um incidente no passado, que foi um aborto espontâneo, e agora o meu médico recomendou-me repouso absoluto por precaução”.


O bebé, que nascerá em Novembro, junta-se, assim, ao outro filho do casal, o pequeno José Maria, de sete anos.


A Passerele de hoje é ocupada por André Cruz. O novo apresentador da SIC K almoçava, juntamente a um grupo de amigos, muito divertido, em pleno Centro Comercial Colombo, em Lisboa, na passada quarta-feira.


Quiosque: TV Mais, 24 Horas

RTP transmite final do “Concurso Nacional de Leitura 2010”

É já no próximo domingo que chega ao fim esta iniciativa, cujo objectivo passa por promover hábitos de leitura entre os alunos do secundário e do 3º ciclo do ensino básico, bem como estimular a criatividade de crianças e jovens.

A quarta edição do “Concurso Nacional de Leitura” vai assim atingir neste domingo, a sua recta final. Em directo do Grande Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, José Carlos Malato e Cristina Alves divulgarão o grande vencedor!


A não perder, domingo, pelas 17 horas, na RTP.

Parabéns, Conceição Lino!

Hoje, dia 4 de Junho, está de parabéns a cara do Nós Por Cá da SIC, Conceição Lino! O nosso blogue deseja-lhe as maiores felicidades e muitos parabéns!!

Revista de Imprensa 04/06/2010


Bom Dia! Seja bem-vindo à ultima Revista de Imprensa desta semana!


Parceria SIC/TV Globo apresenta mais pormenores



Após o anúncio oficial da parceria entre a TV Globo e a SIC, responsáveis das duas estações voltaram a reunir-se e revelaram mais pormenores à imprensa.A ideia deste acordo surgiu durante o mês de Agosto, no Festival de Cannes e, dois meses depois, foi finalmente assinado.


A primeira produção, Caminho da Felicidade, começa gravações já no inicio de Julho e será emitida em horário nobre, a partir de Setembro. Quatro dos cento e cinquenta episódios já estão feitos, sendo que dois deles já estão “completamente fechados”. A trama será rodada em Lisboa, embora algumas das suas cenas iniciais tenham como pano de fundo território brasileiro. Há ainda a hipótese de um actor brasileiro integrar o elenco.


Já a segunda telenovela será um guião original da TV Globo, ao contrário de Caminho da Felicidade, ideia original da SIC e SP Televisão, e a sua pré-produção arranja no final do ano.


Ao 24 Horas, Guilherme Bokel, director artístico da emissora brasileira, afirmou convicto: “Trago um entusiasmo, uma vontade de fazer, de produzir as melhores novelas de Portugal”, acrescentado ainda que a TVI “não será líder por muito tempo” do mercado de ficção.


Esta parceria, que poderá ainda originar algumas séries, tem como objectivo ser distribuída no mercado internacional, segundo referiu Francisco Pinto Balsemão à mesma publicação.


“Cuidado com a Língua” despede-se segunda-feira!



A segunda temporada do formato apresentado por Diogo Infante conhece o seu término no próximo dia 7 de Junho. Após várias edições, este espaço didáctico e ao mesmo tempo informativo, lúdico e divertido, despede-se dos telespectadores da RTP.


Aguarda-se agora a decisão da direcção de programas sobre uma nova temporada de Cuidado com a Língua, que descobriu um mundo de palavras que fez os telespectadores apaixonarem-se pela língua portuguesa.


A não perder, segunda-feira, pelas 21h05, no primeiro canal da RTP.


CITAÇÃO DO DIA:


“Gostava de um dia ser (protagonista), mas para já prefiro ter bons papéis, que, muitas vezes, não são necessariamente os dos protagonistas”


Mafalda Pinto



Curiosidade do dia:


Quem o vê a fazer reportagens para a TVI, não imagina que o seu trabalho já lhe causou um dissabor. A história remonta ao Mundial de 2006, na Alemanha, onde Frederico Mendes Oliveira fazia cobertura da selecção brasileira. O jovem contou o episódio à TV Guia: “Entrei numa rua barrada pela polícia para tentar chegar a uma carrinha de satélite e acabei atirado ao chão e algemado. Disse que era jornalista, mas mesmo assim, estive umas duas ou três horas detido”, confessou.


Quiosque: 24 Horas, TV Guia, TV 7 Dias

Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Para lá das 24.

No último domingo, 30 de Maio de 2010, foi transmitida na TVI uma gala de homenagem a Nicolau Breyner. Foi uma iniciativa bonita por parte da estação de Queluz de Baixo, como uma forma de recompensa a uma das suas maiores estrelas. No entanto, e na minha opinião, a gala deixou muito a desejar. Sei que, para muitos, foi algo "diferente", "inovador", "muito bem produzido pelo canal da Media Capital", mas de facto não posso concordar com tais apreciações. Respeito, mas não partilho essas considerações.


Para mim, uma gala deste calibre exige surpresas, carinho, e acima de tudo, muita dedicação. Não digo que não verifiquei parte destes aspectos, mas, sem dúvida, ficaram muito à quem das expectativas. Colocar meia dúzia de pessoas em cima de um palco, e fazer um discurso emotivo a Nicolau Breyner é pouco, muito pouco. Ainda por cima, sabendo que o teleponto foi uma ajuda a essas personalidades. Por exemplo, Eunice Muñoz referiu que dispensava bem esse instrumento aquando da sua "actuação". Já Alexandra Lencastre não conseguiu não atrapalhar-se quando o teleponto andou depressa de mais, tendo acabado a actriz por se perder. Uma homenagem pretende ser algo espontâneo, algo que não seja interpretado, e não foi o que vi no último domingo. Acompanhei uma gala demasiado ensaiada e de algum modo sentida. No entanto, e infelizmente, fiquei com a ideia de esta não ter tido a coerência e a espontaneidade que anteriores produções da TVI. Tive pena, e acredite que não foi por uma questão de "embirração".