17 de outubro de 2010

Zé Miguel está apaixonado por Ana Isabel!


A gala deste domingo de A Casa dos Segredos foi marcada por várias surpresas. Uma delas, foi o facto de Zé Miguel ter confessado a Júlia Pinheiro estar apaixonado por Ana Isabel, namorada de Vítor. Apesar de, na quinta-feira, dia em que a concorrente quis abandonar o reality-show, o habitante de Penafiel estar um pouco alcoolizado, os seus sentimentos revelados foram verdadeiros.
Resta agora dizer: não perca os próximos episódios!

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Apesar dos excelentes resultados da informação da RTP1, há um bloco de informação que tem valores negativos na grelha do canal. "Portugal em Directo" que nos traz as notícias de diferentes regiões de Portugal, fica quase sempre em último lugar no seu horário com valores de share que prejudicam a média diária da RTP1. É verdade que no Inverno, os valores costumam subir para valores muito positivos, mas para já, o bloco informativo das 18h, consegue resultados mais fracos que no Verão. Não acredito que seja cansaço dos espectadores mas sim culpa de uma concorrência mais feroz no horário.

Exclusivo - O cúmplice da "Voz" será descoberto hoje!

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Desde a sua estreia no dia 13 de Setembro, que pouco me referi, neste espaço, à novela "Laços de Sangue". E passado, mais de 1 mês após a estreia da novela, para mim o balanço não é positivo mas também não é negativo (se tivermos como termo de comparação, por exemplo, "Podia Acabar o Mundo"). "Laços de Sangue" está assim no "limbo" entre ser um sucesso ou um flop. Mas esta semana destaco como negativo, uma vez, que para mim foi a pior semana da novela a nível audiométrico mesmo com todas as emoções da trama. O número de espectadores baixou e o share esteve numa média (baixa) de 20%. E pergunto se o investimento de milhões nesta novela, terá retorno e se uma novela da Globo não alcançaria melhores resultados que "Laços de Sangue"?

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Está em linha a segunda edição do "Melhor & Pior da Semana" com as últimas escolhas desta semana, consigo entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana TVI

O noticiário de domingo que conta com os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa não deixa a concorrência chegar perto da liderança. Após a contratação do político, muitas foram as críticas que este não veio trazer mais espectadores para a TVI, mas essas vozes têm agora razões para estarem caladas, uma vez que o "Jornal Nacional" de domingo é à algumas semanas o noticiário mais visto do dia, com mais de 1 milhão de espectadores e share acima dos 30%. Os valores alcançados por Marcelo ficam próximos daqueles que eram alcançados em 2004 antes da sua saída para a RTP1. Portanto, Júlio Magalhães, apesar de todas as críticas tomou a decisão correcta ao trazer de volta Marcelo para a TVI.

Exclusivo Televisão-Opinião/TV Universo

Os Chave D'Ouro estarão presentes na gala do "Secret Story-A Casa dos Segredos" de hoje. E há também uma surpresa ainda maior: um animal estará em estúdio. Será o novo habitante da casa mais secreta do país?

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição de O Protagonista!

A semana foi marcada, mais uma vez, por Secret Story. Porquê? Ivo esteve num convento durante nove anos, Ana Isabel e Vítor quiseram desistir do reality-show da TVI, Hugo M., a sua namorada e Joana Sousa já se conheciam, Vasco poderá abandonar a casa mais vigiada do país a qualquer momento, por estar envolvido no processo "Noite Branca", consta-se que um novo concorrente esteja a caminho do concurso. Mais razões? Sim, existem muitas mais. No entanto, O Protagonista desta noite marca uma nova etapa no entretenimento de Carnaxide.


The Big
gest Loser, o formato norte-americano que coloca um conjunto de indivíduos com um peso acima do normal a completar provas físicas, foi comprado pela estação de Pinto Balsemão.
Depois do sucesso que o programa tem feito na SIC Mulher, levando o canal a subir nas audiências, Nuno Santos considerou-o um excelente conteúdo para estrear na generalista. Afinal, se assim não fosse, na semana passada o programa Corredor do Poder, transmitido na estação pública, não tinha ficado atrás da final da temporada que a SIC Mulher transmitiu do The Biggest Loser. Curioso? Não, diferente.
Em Portugal é tradição apostar em formatos que coloquem em prova os dotes musicais dos concorrentes, as suas aptidões para a dança, ou que testem a personalidade dos mesmos numa casa repleta de câmaras. Apesar de serem formatos que chamam a atenção dos portugueses e que, de certa forma, "vendem", acabam sempre por não inovar naquilo que já foi produzido no nosso país. Não quero com isto dizer que Ídolos, Operação Triunfo ou A Casa dos Segredos não sejam bons espectáculos televisivos. Muito pelo contrário. No entanto, aquilo que a RTP1, SIC e TVI nos oferecem agora já foi transmitido em anos anteriores.

Daí considerar que a edição portuguesa de O Peso Certo possa ser uma excelente aposta para a estação de Carnaxide no entretenimento. Um passo diferente, composto pessoas que não seguem os estereótipos da beleza fisíca, mas que são humanos como todos nós. A obesidade, à excepção dos talk-shows que dedicam determinadas emissões a este tema, é uma doença que afecta milhares em todo o mundo. Porém, mesmo sabendo todos nós desta realidade, a televisão continua a escolher actores com os abdominais definidos, e com músculos tonificados.
Por outras palavras, o que a SIC vai combater é um aspecto que sempre construiu, assim como todas as outras estações televisivas. Dar destaque aos "gordos" no lugar dos "magros", aos menos "bonitos", no lugar dos "totalmente atraentes", é uma decisão que de facto me coloca satisfeito.



E mais importante que tudo isto, é que o The Biggest Loser entretém. Como telespectador, faço figas para que um determinado concorrente consiga diminuir o seu peso, e alcançar uma nova meta na sua dieta alimentar. Espero sempre também que as equipas consigam superar as suas provas e que, o trabalho de grupo, se transforme numa amizade para a vida. Afinal, todos estão ali para o mesmo: perder peso.

Acima de tudo este Peso Certo pode ser um alerta, um alerta para a saúde das pessoas, um alerta para os hábitos alimentares errados que desde tenra idade seguimos.
É de louvar por isso a atitude de Nuno Santos, em ter comprado o formato que espelha um novo rumo na vida dos concorrentes.


Esta noite...

... descubra qual O Protagonista da semana. E a partir das 21:00 fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
A SIC estreou mais uma novela made by Globo nas suas tardes. "Escrito nas Estrelas" estreou às 18h e os valores da primeira semana foram favoráveis para a estação. A novela foi, aliás, o único programa a liderar no horário, de segunda a sexta-feira na antena de Carnaxide. A média de cerca de 500 mil espectadores e de 31% de share da novela, fez baixar os valores da concorrência. E Nuno Santos (desorientado) depois dos bons valores da novela às 18h, decidiu na passada quinta e sexta-feira duplicar e transmitir também às 23h, mas aí o resultado não foi nada bom, com share bem inferior a 20%.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
A RTP1 tem na sua informação o seu ponto mais forte. E isso foi bem visível ao longo desta semana. "Bom Dia Portugal" lidera confortavelmente os noticiários matinais sempre com uma média de share superior a 40%. O "Jornal da Tarde" liderou todos os dias da semana, bem longe da concorrência em número de espectadores e com um share acima dos 40%. O "Telejornal" também não deu hipótesse ao longo da semana com uma média de espectadores acima do 1 milhão e 100 mil e um share acima dos 30%. Já para não falar dos programas de reportagem e de debate que se baterem de frente com a concorrência. A informação do estado (apesar das críticas de falta de isenção) é a preferida do povo português.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo ao "Melhor & Pior da Semana" aqui no Televisão-Opinião. Fique com as três primeiras escolhas entre as 10h e as 12h.


Pior da Semana TVI
Lurdes Baeta voltou esta semana aos noticiários no canal generalista da Media Capital. E voltou para ser a pivô do "Jornal da Uma". Só que a semana, no que aos noticiários da hora de almoço diz respeito, não correu nada bem para a TVI. O bloco de informação das 13h foi quase toda a semana o menos visto não passando sequer da fasquia dos 500 mil espectadores e com uma média de share bem inferior ao diário do canal. O "Jornal da Uma" perdeu consideravelmente para o seu mais directo concorrente, o "Primeiro Jornal" da SIC, uma vez que a RTP1 neste horário joga noutra fasquia bem mais elevada.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Dez anos disto


A BBC fez muito bem em criar um livro de estilo em que se regulamenta o chamado "jornalismo de cidadão" - e as estações de TV portuguesas fizeram quase tão bem como ela ao dizer-se "atentas" ao problema. Mas não deixa de haver uma certa ironia nesta súbita preocupação. Na verdade, o que o novo código da cadeia britânica faz é recordar as mais básicas regras do jornalismo. E essas regras são invectivadas pelos cidadãos (portugueses e não só), perante a absoluta complacência dos jornalistas, há pelo menos uma década.
Em causa estão agora o processo de produção de informação e os cuidados que os jornalistas devem ter no momento de permitir que seja o cidadão anónimo a encarregar-se dele.
A situação é bem observada, de facto: todos os órgãos de comunicação social do mundo, hoje em dia, usam com demasiada facilidade as "notícias" que lhes são oferecidas por gente anónima - e, na maior parte deles, os princípios essenciais do cruzamento de fontes e do exercício do contraditório são frequentemente ignorados. E, no entanto, o problema está longe de acabar aí.
Todos os dias - não me canso de dizê-lo -, a comunicação social (portuguesa e não só) permite a prática dos mais variados crimes, incluindo difamação, injúria e calúnia. Os jornais estão relativamente inocentes, mas não os seus sites oficiais. As televisões e as rádios, essas, são culpadíssimas. Fóruns de intervenção, caixas de comentários e rodapés com mensagens, mesmo já sendo alguns deles editados, permanecem pejados de ofensas à lei. E é pena que, estando toda a gente "atenta" aos riscos do conceito de "cidadão jornalista", não pareça haver, por esta altura, grande preocupação com o de "cidadão comentador".