16 de dezembro de 2009

Os Escolhidos


Boa noite. Seja bem-vindo aos "Escolhidos". Fique a saber qual o apresentador que abandona esta semana este concurso, e saiba também as principais alterações nas audiências das restantes personalidades.

Foram contabilizados 77 votos desde sexta-feira. Aqui ficam os resultados finais:

José Carlos Malato - 55%
João Baião - 45%

João Baião resiste assim a mais uma nomeação. José Carlos Malato é o primeiro homem a abandonar os "Escolhidos".

Analisemos agora as principais variações positivas e negativas dos últimos cinco dias.


Mariana Monteiro levou esta semana "Deixa que te Leve" aos 50% de share. "Meu Amor", de Alexandra Lencastre, continua nos lugares cimeiros da tabela dos programas mais vistos do dia, vencendo sistematicamente a concorrência. O mesmo acontece com "Ídolos", que depois de na semana passada ter atingido a sua melhor marca, este domingo superou-a e ascendeu aos 14,1% de rating.


No campo negativo, temos sem margem de dúvidas João Baião. Apesar de resistir a mais uma nomeação, o apresentador da RTP1 não tem sucesso em "Último Passageiro". 6% de share é motivo claro para ser nomeado na próxima sexta-feira. Quanto a Fátima Lopes e Júlia Pinheiro, enquanto a primeira ficou em terceiro lugar na segunda-feira, a segunda ficou-se pela mesma posição ontem.
"Os Escolhidos" estão a ficar cada vez mais competitivos e, como tal, uma falha pode determinar a nomeação de um candidato.

Na sexta-feira saiba qual o veredicto final. Até lá!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje trás até sim uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Daqui a uma hora não perca "Os Escolhidos". Às 00:05, vai para o ar o último "Para lá das 24" da semana.

Como vender o Natal?

Consultamos os alinhamentos de televisão generalista para as próximas duas semanas, sentimos um arrepio na espinha e vamos rapidamente acender uma velinha aos deuses do cabo e da IPTV. A programação da nossa televisão para este Natal é tão má como sempre, tirando que é pior ainda.

Se a TV efectivamente é o espelho de uma sociedade, um extraterrestre que aterrasse num dos últimos Natais em Portugal não só ficava com a certeza absoluta de que nos afundáramos todos em depressão, como ainda registava com espanto o facto de entendermos o circo, provavelmente o espectáculo mais deprimente do mundo, como principal aposta de evasão. Mas, como tantas vezes acontece na nossa TV, quando nós achamos que as coisas já não podem piorar, então é que elas ficam definitivamente más.

Problema candente: o filão da "beneficência", que há muitos anos a RTP explorava com o Natal dos Hospitais, mas de forma um tanto ingénua (e, aliás, relativamente benigna). Ainda no outro dia a Gala de Natal da TVI o explorou abundante, deslavada e até cinicamente - e, quando se confere a programação dos diferentes canais, o mínimo que se pode temer é que toda a gente se prepare para fazer exactamente a mesma coisa (e, de resto, várias vezes) até ao fim do ano.

Independentemente do polimento de cada proposta, há sempre algo de obsceno nisto. Assim vai o nosso entendimento do mainstream. Mal se pode esperar pelo Dia de Reis.

Visita ao Expresso


É verdade. Depois da visita à Mega Hits, rádio pertencente ao Grupo Renascença, hoje fui visitar o maior semanário do país - o Expresso.
Foi bastante interessante. Fui recebido, a par dos restantes meus colegas, pelo director do jornal. Entre os vários assuntos falados, passo a destacar alguns: ocorrerá algum dia o fim da imprensa?, o governo controla a publicidade do Expresso?. Foi-nos explicado o processo de fecho de um jornal, e até tivemos acesso a alguns conteúdos que vão sair na edição do próximo sábado.
A visita foi bastante interessante. Entrei no edifício da Impresa pela segunda vez. Vi o Ricardo Costa, que integra a equipa do Expresso, estando a seu cargo a parte política no jornal.
Para terminar, resta dizer que olhei para a capa do Plano de Actividades da SIC para 2010, que estava em cima da secretária do comentador da estação de Carnaxide. Obviamente que não me atrevi a mexer. Mas a curiosidade foi alguma.

Hoje..às 21:00!


Saiba qual a personalidade que vai abandonar esta rubrica, e quais as principais alterações nas audiências das restantes! Às 21:00!

Momentos


Boa tarde. São 15:00, e está em linha mais um "Momento". O desta semana pertence novamente à TVI, mais propriamente a uma série que foi emitida em 2004 - "Bons Vizinhos". Lembra-se?


Audimetria - 15/12/2009

A TVI ontem (terça feira) liderou o dia com uma média de 30.0% de share. A RTP1 manteve o segundo lugar com 24.0% e a SIC a subir mas em terceiro com 23.0% de share.
As novelas da TVI continuam imbatíveis e ontem Deixa Que Te Leve liderou o dia seguida por Meu Amor e ambas acima do 1 milhão e meio de espectadores. Os noticiários da noite estiveram todos muitos próximos com o Telejornal a liderar seguido do Jornal da Noite e Jornal Nacional que tiveram o mesmo rating.
Morangos com Açúcar liderou às 19h com 11.1% de rating e 32.4% de share sobre Preço Certo (10.6% de rating e 33.8% de share) e Nós Por Cá (8.2% de rating e 24.0% de share). Uma hora antes era a RTP1 com Portugal em Directo a liderar (7.3% de rating e 30.4% de share), seguido da Repetição de Morangos (6.6% de rating e 25.6% de share) e Paraíso (6.0% de rating e 23.1% de share).
O espaço informativo 30 Minutos alcançou 10.2% de rating e 24.1% de share, enquanto Jogo Duplo fez 8.3% de rating e 20.8% de share. As "ovelhas negras" da RTP1 e SIC são Telerural (4.8% de rating e 13.3% de share) e Cenas do Casamento (5.8% de rating e 15.5% de share), respectivamente.
Viver a Vida e Sentimentos estiveram perto com vantagem para a TVI (7.3% de rating e 32.0% de share contra 8.0% de rating e 33.1% de share).
A destacar que nos talk shows da tarde, Vida Nova liderou (3.4% de rating e 27.5% de share), Portugal no Coração em segundo (3.0% de rating e 24.3% de share) e As Tardes da Júlia em terceiro com 2.7% de rating e 25.6% de share.

Fonte: Mediamonitor

Revista de Imprensa 16/12/09

Bom dia! São 10 horas e está na hora da Revista de Imprensa desta quarta-feira.

Eles também queriam ser "Ídolos"

Rui Andrade é actualmente parte do elenco da nova série de "Morangos com Açúcar". Bruno Veloso também já fez parte do elenco da série juvenil. Em comum, estes dois jovens têm mais do que a participação na popular série da TVI. Tanto um como outro tentaram a sua sorte nas temporadas passadas de "Ídolos". Enquanto que o jovem de Bragança se ficou pela fase do teatro, Rui Andrade esteve muito próximo de integrar o lote de 10 finalistas.

"As Tardes da Júlia" mudam de "casa"
Júlia Pinheiro e o seu programa estão desde ontem numa "casa nova". "As Tardes da Júlia" passou a ser emitido a partir dos estúdios da TVI em Queluz de Baixo. Assim, a produção do programa, que antes estava a cargo da Valentim de Carvalho, passa a ser da responsabilidade da produtora Coral Europa.

Diogo Morgado em Biografia

Foi ontem apresentada à imprensa a biografia de Diogo Morgado. O programa será transmitido pelo Biography Channel, embora ainda não seja conhecida a sua data de exibição. Do lote de convidados do evento de lançamento fizeram parte Lúcia Moniz e o realizador Jorge Quinzena, entre outros.

João Kléber e Elsa Raposo saem da TV Record
Apesar de o seu vínculo contratual terminar apenas em 2010, o apresentador do canal brasileiro decidiu demitir-se da estação. Ao que tudo indica, também a sua namorada, Elsa Raposo, o acompanhará. Em causa estarão divergências quanto ao dia de exibição do seu programa e quanto aos conteúdos do mesmo. Até ao final deste mês, "João Kléber Total" ainda estará em antena.



CITAÇÃO DO DIA

"Sentimos a falta do Moniz"

Foi o que disse Júlia Pinheiro sobre a ausência de José Eduardo Moniz na "Gala de Natal TVI"









Fala-se de: Daniela Ruah
A actriz portuguesa que está a viver actualmente em Los Angeles, sentiu muitas dores na passada sexta-feira, após o término de mais um dia de gravações. Foi para o hospital e teve que se submeter a uma operação a uma apendicite aguda. Passado o susto, encontra-se agora, em casa, a recuperar.

Fontes: TV 7 Dias, 24 Horas

Para lá das 24


Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite.

Já sabemos que Daniel Oliveira faz um excelente trabalho em "Alta Definição". Sabe entrevistar, é versátil, está à frente de um programa vencedor, e coordena outros quantos que são bem sucedidos.

Mas há uma coisa que não percebo no programa que segue o "Primeiro Jornal" de sábado. Porque é que o "Alta Defenição" começa sempre da mesma maneira? Não sei se me vou saber explicar.

Ou com cenas cortadas, ou com Daniel Oliveira a dizer piadas, ou a dizer frases feitas/bonitas. Pode apenas ser um "embirranço" meu, mas não é mais fácil a entrada de um programa ser da seguinte maneira: "Boa tarde, seja bem-vindo a mais um "Alta Defenição", esta semana com a personalidade x"?.
Se verificarmos as seguintes emissões, penso que tenho razão no que digo. Eu compreendo que Daniel Oliveira queira começar um programa de uma maneira diferente. No entanto, uma coisa é faze-lo uma vez, depois outra, e outra, mas a partir daí essa originalidade deixa de agradar tanto ao espectador. Secalhar tem havido já alguma alternância, mas nas últimas emissões que vi, a entrada do programa foi a que eu comento neste Para lá das 24.
O sumo do programa não é o seu ínicio. Eu sei disso. O que conta é o entrevistado, mas é um pormenor que reparo e que antes do "Alta Definição" ir para o ar, eu penso:"Vamos lá ver como começa hoje".