7 de agosto de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite e bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal!

Resumo Semanal

A primeira semana de Agosto ficou marcada pelo baixo consumo televisivo. Com o calor a apertar os portugueses deixaram a televisão para segundo plano: resultado, poucos foram os programas que conseguiram ultrapassar as fasquia de 1 milhão de espectadores nos últimos oito dias.

Quanto às estações, na RTP1 a edição deste ano da Volta a Portugal trouxe, como habitualmente, bons números ao primeiro canal do estado liderando durante todas as tardes em que foi exibida.

Na SIC, o destaque vai para o êxito da repetição de Aqui Não Há Quem Viva que conseguiu nitidamente destabilizar Mar de Paixão, principal concorrente no horário, e também para À Procura de Um Sonho que surpreendeu com uma estreia bastante agradável no que toca aos números.

Quanto à TVI, o calor trouxe algumas amarguras durante o dia, com a Volta a roubar público aos seus talk-show's. Mas à noite a liderança permaneceu por Queluz de Baixo com as novelas a portarem-se bastante bem face às temperaturas altas.

Estrela em Ascensão

A Volta a Portugal em bicicleta continua a ser um sucesso de popularidade. Desta forma, a Volta é fonte garantida de audiências e liderança.
Desde terça-feira na estrada, a transmissão da corrida de bicicletas tem corrido bem à estação pública. Na quinta-feira, por exemplo, o resultado foi óptimo com mais de 33% de share e uma média de rating na casa dos 4,3%. Tudo isto às três da tarde.
Números que não deixam dúvidas da tradição enraizada entre os espectadores e o ciclismo. A Volta a Portugal em bicicleta resulta e a RTP sabe aproveitá-la com o Há Volta, por exemplo, que ao anteceder a prova consegue fazer frente à bombástica Armadilha da SIC.

O pior da semana
Salve-se Quem Puder estreou-se esta semana no seu novo horário, às 17h30. Face aos péssimos resultados que obtinha em horário nobre, o inevitável aconteceu. Mas pior do que o insucesso à noite é o insucesso também à tarde.
A dupla Diana Chaves e Marco Horácio continua a não conseguir cativar os espectadores mesmo no novo horário. Na quinta-feira (e com uma Volta a Portugal no auge) o programa bateu no fundo com uns míseros 15% de share! Perdeu para toda a concorrência, incluindo o Quem Quer Ganha de Leonor Poeiras, e estragou de forma significativa a média diária do canal de Carnaxide.
Será mesmo necessário soltar o Salve-se para fora da grelha?

O melhor de cada canal

RTP1 - Telejornal - A RTP vê na sua informação uns dos seus maiores trunfos. Quando a isto se acresce o facto de a emissão vir embalada de uma liderança durante todo o dia, aí o Telejornal ganha ainda uma mais força. E esta semana isso aconteceu. Sempre na casa dos 30% de share, o informativo da RTP continua a ser o preferido dos portugueses na maioria dos dias, mesmo em tempo de Verão.

SIC - Aqui Não Há Quem Viva - A reposição desta série de 2006 é, sem dúvida, a surpresa televisiva deste Verão. Com uma qualidade soberba a sitcom que conta no seu elenco com os nomes de Nicolau Breyner, Rosa Lobato Faria, Carlos Areias, Natalina José ou Maria João Abreu, continua a surpreender à medida que vai ganhando mais público. Na segunda-feira foi o 4º programa mais visto do dia com uns honrosos 27% de share. Não restam dúvidas de que a qualidade compensa, até porque nem todas as reposições do género conseguem este brilhante sucesso.

TVI - Grande Corrida de Homenagem ao Emigrante - Na TVI, este não foi de certo o maior sucesso da última semana. Mas, ao contrário do que tem sido hábito, a a corrida de touros da passada quinta-feira não correu nada mal à estação de Queluz de Baixo. Com uma exibição a prolongar-se para lá da 01h00, a transmissão em directo do Campo Pequeno garantiu uma média de 32,1% de share à estação. Números modestos, é certo, mas susbtâncialmente melhores quando comparados com os da última transmissão do género que (com uma concorrência mais forte por parte da SIC, é certo) perdeu para a concorrência.
Com mais prejuízo do que 'lucro' e com uma noção de espectáculo bastante duvidosa, a verdade é que esta parece ser mesmo uma tradição que a TVI faz questão em manter todos os Verões.

Expectativas
.
Ainda hoje, sábado, espera-se uma vitória folgada da TVI com duas armas poderosas: jogo entre o Benfica e o FC Porto e ainda o concerto de Tony Carreira. Mas numa época tão atípica como é o Verão, a próxima semana adivinha-se em nada diferente da última.
A tripla Verão Total, Jornal da Tarde e Volta a Portugal vai continuar a dar frutos durante o dia, na RTP1. À noite, Telejornal e Quem Quer Ser Milionário também deverão continuar a render bons números.
Na SIC, com um all-day pelas ruas da amargura, esperam-se apenas algumas surpresas com A Armadilha e Aqui Não Há Quem Viva.
E quanto à TVI, esta vai sofrer com a concorrência forte da RTP1 durante o dia mas com a hegemonia habitual das novelas em horário nobre.
.
.
Já sabe, a opinião e a análise dos números, na Audimetria Semanal.
Até para a semana!

Fecho

Boa noite. Hoje em fecho trazemos-lhe mais uma crónica, da autoria de Joel Neto e retirada do Diário de Notícias.
A análise da Audimetria Semanal chega até si a partir das 21:00, aqui, no seu blogue de televisão. Até já!

O que vem aí
Temos estado mais ou menos a salvo daquilo que, nos EUA (por exemplo), a genericamente chamada cable TV tem de pior: os debates e as entrevistas "políticas" com recurso aos cidadãos populistas, truculentos, maniqueístas e cheios de ideias definitivas - uma série de canhões perdidos, enfim, que bastante ajudaram os canais codificados a roubar audiências às estações tradicionais. Mas não é provável que fiquemos a salvo deles durante muito mais. Perante o declínio da televisão generalista, tão inevitável como já em marcha, os canais de cabo hão-de proliferar também na área da "informação". E, se Manuela Moura Guedes conseguiu manter durante tanto tempo o seu Jornal Nacional - conseguindo, aliás, vitimizar-se após a extinção do mesmo -, o mais fácil de perceber é que há aí um público ávido de gritaria.

Pior. Nos EUA, a história deste Verão é a passagem de Christiane Amanpour para a ABC e a forma como ela vai gerindo This Week With Christiane Amanpour, o seu novo programa. Depois de 20 anos em que se destacou como uma das mais sóbrias e ponderadas correspondentes de guerra da CNN, Amanpour passou a dedicar-se à política interna americana - e as suas primeiras prestações revelaram uma jornalista especialmente histriónica, opiniosa e conspícua, sobretudo tendo em conta que o seu programa passa ao domingo, dia até aqui reservado a um jornalismo televisivo mais "suave" e "profundo". Aparentemente, trata-se de uma resposta da televisão comercial à proliferação dos canais de cabo (e à adesão dos espectadores a eles). E tem sido um estremeção. Aguardam-nos tempos muito duros. Estejamos atentos.

Raul Solnado faleceu há um ano!


Comemora-se hoje o primeiro aniversário sobre a morte de um dos mais talentosos artistas portugueses. Como não podia deixar de ser, a estação pública preparou um programa especial sobre Raul Solnado que irá para o ar esta noite, logo após o Telejornal. Realizado por Patrícia Vasconcellos, O Meu Raúl é uma homenagem a um dos maiores actores portugueses, que conta ainda com depoimentos de vários familiares e amigos.


Um ano depois após a sua morte, Raul Solnado ainda é recordado por todos os portugueses que tentam, diariamente fazer aquilo que o antigo director da Casa do Artista “pediu”: “Façam o favor de ser felizes”. Porque mais do que um actor, humorista e tantas outras coisas, ele era um símbolo nacional!


O Meu Raúl, a não perder esta noite, pelas 21 horas, na RTP!

E o próximo desafio de “Projecto Moda” é…


É já amanhã que a RTP emite o terceiro episódio da versão portuguesa de Project Runway.

Depois de terem confeccionado um vestido para Vicky Fernandes, com o tema Preto e Branco, e de criarem uma peça com materiais não têxteis, os oito participantes que ainda estão em competição terão agora de fazer uma saída de praia, com tecidos postos à disposição pela produção.


Desta vez, antes de verem os seus modelitos desfilarem na passerele, haverá uma sessão fotográfica, que decorreu no Hotel SolPlay. O grande objectivo deste desafio é que os designers mostrem toda a sua criatividade e arte.


Após a sessão fotográfica, o fotógrafo de serviço, Carlos Ramos, juntou-se ao grupo de jurados e ajudou a eleger a melhor e pior criação. Inevitavelmente, mais um concorrente terá que abandonar o programa e o grupo fica reduzido a sete estilistas.


Quiosque: Mariana

Substituta de “Mar de Paixão” começa a ganhar forma



Ainda nem as gravações da história de Patrícia Müller terminaram e já se começa a falar sobre a sua sucessora.

É um dado adquirido que como autora terá a talentosa Maria João Mira. Os protagonistas também já estão, ao que parece, escolhidos: Alexandra Lencastre, Patrícia Tavares e António Pedro Cerdeira.


Todavia, a edição desta semana da Notícias TV avança com mais actores, nomeadamente Cristina Homem de Mello e Ana Catarina Afonso, que também transitam de Meu Amor. Outro nome em cima da mesa é o de Ruy de Carvalho, que, após uma participação muito especial em Malmequer se concentrará, a cem por cento nesta nova história. Joana Solnado é também um desejo da produção, mas ainda não se sabe se o convite será aceite.


Para além destes nomes, a imprensa fala ainda em Lourenço Ortigão, Isaac Alfaiate, Paulo Pires, bem como em Ana Rita Clara, apresentadora da SIC.


Quiosque: Notícias TV

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


Gabriela prostitui-se




Com a chegada do pai de Maria Madalena, a vida de muita gente vai mudar, mas é Gabriela quem mais vai sofrer nas mãos do empresário sem escrúpulos. Dentro de alguns episódios, Peixoto compra a KEV e torna-se o seu presidente. A jovem é uma das funcionárias a quem ele acha mais graça e tenta seduzi-la. A rapariga não lhe dá troco, até ao momento em que recebe uma notificação do tribunal a informá-la de que, caso não pague a dívida que a mãe deixou, lhe retiram a casa.


Perante esta situação, Gabriela fica consternada, sem saber o que fazer. O vilão apercebe-se da situação e, quando ela se afasta, lê a carta e fica a saber do que se passa. Desejoso de ter um caso com a empregada, acaba por ir ter com ela e faz-lhe uma proposta: dá-lhe o dinheiro de que precisa em troca de uma noite de sexo. A desenhadora fica indignada e vira-lhe as costas.


Algum tempo depois, procura Ana Marta, contando-lhe o que se passou. A dona da loja de vestidos de noiva fica chocada, no entanto, aconselha a amiga a aceitar, uma vez que é a única forma de se livrar daquela dívida. Triste com tudo o que se está a passar, Gabriela fica a pensar no assunto e, dias mais tarde, diz ao patrão que aceita a sua proposta.


Com um sorriso cínico nos olhos, Peixoto garante que lhe paga metade antes e a restante parte depois. Os dois passam a noite juntos, o que a deixa arrasada, apesar de não ser a primeira vez que dorme com alguém de quem não gosta. No entanto, o empresário não se fica por aqui.


Peixoto vai ainda ter um romance com a dona da loja de vestidos e vai fazer tudo para conquistar Fernanda, com quem deseja casar-se. O seu objectivo é, não só conseguir aceder à sua fortuna, como ter a certeza de que ninguém irá saber que ele e a filha estiveram envolvidos no acidente de Carminho.


Isabel revolta-se com Jaguar




A jovem sente-se sozinha e triste por não parar de pensar no homem que avistou na serra e que julga ser o seu falecido pai. Ao vê-la abatida, Afonso convida-a para passear na praia. Como em tantas outras conversas, ele insiste em dizer-lhe que nunca vão poder ficar juntos. Isabel sente-se ainda mais deprimida e afasta-se, arrasada. O vampiro dá um salto sobre-humano, a que Jaguar assiste, incrédulo, por perceber que a filha está apaixonada por um vampiro. O caçador ainda o persegue durante um curto período tempo, mas acaba por desistir, angustiado por não saber o que deve realmente fazer.


Algum tempo depois, Jaguar decide procurar Isabel no colégio e apresenta-se a Lúcio como seu primo. O director acredita e manda chamar a aluna. A rapariga entra e fica estarrecida ao ver o pai, que julgava morto. Lúcio deixa-os a sós no seu gabinete, mas só depois das aulas. Muito perturbada com o súbito aparecimento do pai, Isabel não consegue concentrar-se e é repreendida por Magda.


Quando pode, finalmente, falar com ele, chora de raiva e recrimina-o por lhe ter escondido que estava vivo. Jaguar explica-lhe que o fez para a proteger, revelando-lhe que é um caçador de vampiros. A apaixonada de Afonso, que está cada vez mais perturbada e revoltada, sai do gabinete, quando ele lhe exige que se afaste do seu amor, por este ser vampiro. Desorientada, refugia-se na casa de banho e recusa-se a falar com o irmão de Beatriz, temendo o que este possa pensar se lhe contar a verdade.


CURTAS:



Em Espírito Indomável, depois de enganar Beatriz, Simão arranja um novo alvo. Com a ajuda de Olga, a falsa ucraniana, o jovem prepara-se para deixar Mimi novamente na miséria.


Em Meu Amor, após apanhar Alberto em flagrante com a ama da filha, segundo denúncia de Patrícia, Fernanda fica sozinha, uma vez que o marido é preso por fuga ao fisco.


Em Passione, Clara falsifica o testamento do marido, incendeia o celeiro, para o matar e grita por socorro. Totó resgata-a, mas desmaia. A vilã arrepende-se e salva-o.


Em Caras e Bocas, Laís e Caco levam a sua vontade por diante e casam à revelia dos pais da rapariga. No entanto, estes oferecem-lhes o seu tecto para morarem, mas os problemas começam a surgir.


Em A Armadilha, depois de várias peripécias, a felicidade chega ao casal Taís e Bené. É que a rapariga fica grávida!


Quiosque: Mariana, TV Guia, Maria, Telenovelas

Teresa em “Secret Story”, se Júlia sair da TVI


O tão comentado regresso da eterna “Senhora televisão” ao pequeno ecrã continua a ser bastante falado e é já uma realidade que está perto de se confirmar, tal como a própria garante ao Jornal de Notícias de hoje.


Todavia, este regresso pode trazer “água no bico”. Segundo a Nova Gente, André Cerqueira assegurou Teresa Guilherme para a rentrée da TVI, em grande parte pelo impasse no futuro profissional de Júlia Pinheiro.


É que, tal como avançámos anteriormente, a directora de formatação de conteúdos pode estar de saída do canal e, nesse caso, deixa de ser hipótese para apresentar a grande aposta da TVI em Setembro.


Ao que parece, este é um dos grandes motivos pelos quais o director de programas não tem revelado muitos pormenores sobre o novo reality-show que promete surpreender os telespectadores.


Apesar de tudo, se Teresa Guilherme acabar mesmo por apresentar a versão portuguesa de Secret Story, não deixará de dar a cara pelo formato que está a preparar, tal como garante a referida publicação, o que deixa no ar a hipótese de o regresso da apresentadora seja mesmo “em grande”, com dois programas em simultâneo! Tudo dependerá de Júlia Pinheiro!


Quiosque: Nova Gente

Júlia Pinheiro em negociações com a SIC


Quem pensa que o mercado televisivo está brando, não podia estar mais enganado. A surpreendente mudança de Fátima Lopes para a TVI só enalteceu aquilo que há muito se esperava.

No entanto, depois de a cara de Vida Nova se ter mudado, poderá ser outra grande profissional a fazer o percurso inverso, que é como quem diz, a trocar Queluz de Baixo por Carnaxide.


O interesse já vem desde o mês de Novembro, altura em que Júlia Pinheiro recusou um convite, mas, neste momento, segundo a Nova Gente, a apresentadora está entusiasmada com a nova proposta. Contactada pela publicação, a cara de As Tardes da Júlia não confirma, nem desmente, respondendo com a sua característica boa disposição: “Estou de férias, por isso a única negociação que faço agora é ver se vou ou não dar um mergulho.”


A referida publicação tentou ainda obter uma reacção de Nuno Santos e André Cerqueira, todavia, nenhum dos dois demonstrou interesse em comentar.


Caso se confirme uma resposta positiva de Júlia Pinheiro, é de esperar que as suas funções na SIC sejam diferentes. Numa altura em que o seu nome é quase certo para a condução da versão portuguesa de Secret Story, muito dificilmente a apresentadora se mudaria para dar apenas a cara por outro programa.


Estará, finalmente, no momento de a ainda directora de formatação de conteúdos da TVI assumir a direcção de programas de uma estação, neste caso a SIC?

Até 16 de Agosto, data do seu regresso a As Tardes da Júlia, deverão ser conhecidos novos pormenores sobre este assunto.


Quiosque: Nova Gente

Parabéns, Carla Andrino!



Ela é a prova de que os actores que se dedicam, durante muito tempo à comédia, também conseguem fazer telenovelas. Brilhou em Ilha dos Amores e A Outra, seguiu para Negócio da China, no Brasil, regressou para Um Lugar para Viver e, actualmente, dá uma lição de representação em Espírito Indomável.


Hoje em dia, Carla Andrino é mais do que nunca, uma referência.

Por tudo isto e muito mais, aqui estamos nós para a felicitar pelos seus quarenta e quatro anos de vida! Muito sucesso e felicidades são os nossos votos!




Parabéns, Carla Andrino!

Bárbara Guimarães e Catarina Furtado convidadas pela “Playboy Portugal”?


















Após o seu fecho, pouco tempo depois de ter chegado ao nosso país, a polémica revista ainda continua a dar que falar.


Em entrevista à Nova Gente, Sara Esteves Cardoso, antiga responsável pelo departamento de comunicação da mesma, falou um pouco sobre a experiência que viveu. Não querendo entrar em polémicas, a actual relações públicas do Manta Beach confessou que gostaria de ter visto duas das mais talentosas apresentadoras do nosso país na capa da Playboy: Bárbara Guimarães e Catarina Furtado. Confrontada pela entrevistadora, que questionou se o convite chegou a ser feito, Sara apenas respondeu: “Não posso dizer”.


Fica então no ar a dúvida se as duas antigas caras de Chuva de Estrelas foram ou não assediadas, mas, a avaliar pela resposta da jovem, parece que, pelo menos, uma abordagem existiu.


Quiosque: Nova Gente





TVI prepara lançamento de novos canais temáticos



João Cotrim de Figueiredo, actual director-geral da TVI, garantiu ao Diário Económico desta sexta-feira que a estação de Queluz está a estudar o lançamento de três novos canais temáticos para o cabo.

Sem adiantar qualquer tipo de promenores sobre o conteúdos dos mesmos, Cotrim de Figueiredo apenas adiantou que pelo menos um desses novos canais vai começar a emitir ainda neste ano de 2010.

O director-geral da TVI admitiu também que o número total de canais temáticos a serem lançados irá depender dos meios disponíveis por parte da casa mãe, TVI: "O limite de canais a lançar depende das plataformas. Um canal de televisão é caro de lançar e, por isso, depende delas"
Quiosque: Diário Económico

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


Apesar do pequeno erro presente no quadro apresentado esta semana pela Correio TV, é preceptível que o minuto mais visto da passada semana pertenceu, mais uma vez, à novela Espírito Indomável. Às 22h36 da passada segunda-feira, 26 de Julho, estavam ligados à TVI mais de 1,4 milhões de espectadores. Em precentagem, 48% das pessoas que viam televisão àquela hora estavam ligadas no quarto canal.
Quiosque: Correio TV

Programa de Teresa Guilherme fechado


Foi na edição de ontem do Correio da Manhã que a apresentadora confirmou o "casamento" com a TVI. Resta agora aguardar pela estreia do novo formato. Em entrevista ao Jornal de Notícias de hoje, Teresa Guilherme dá novos pormenores sobre o seu regresso à televisão.


Fica desde já afastada a hipótese de apresentar o especial Big Brother - 10 anos Depois, bem como a versão portuguesa de Secret Story. "Prefiro uma coisa que não seja tão exigente, como um late night (em horário tardio), direccionado para uma determinada audiência. Não é que não goste de trabalhar em horário nobre, mas tem a ver com o momento (da sua carreira)", revelou. Ao que parece, esta ideia já surgiu "há dois ou três anos" e irá agora para o ar com algumas alterações. "O André (Cerqueira) sabia o que eu tinha em mente, e depois desenvolveram-se outras ideias" até se chegar àquele que é o projecto final, explicou Teresa.


A data de estreia ainda está por definir, até porque tudo depende da agenda da eterna "senhora televisão": "Estou a fazer teatro, tenho o mês de Setembro carregado com espectáculos", confessou, acrescentando que somente no final de Agosto é que a data definitiva de arranque ficará acertada com o director de Programas da estação de Queluz de Baixo. Todavia, é possível que o programa estreie ainda em Setembro ou, na pior das hipóteses, em Outubro.


Será uma espécie de Herman 2010, da RTP, mas adeqeuado a Teresa Guilherme?


Quiosque: Jornal de Notícias

Para lá das 24


Boa noite. Pela última vez esta semana, a opinião Para lá das 24!

Ficámos esta semana a saber mais pormenores acerca da nova etapa profissional de Fátima Lopes, desta feita na TVI.

Segundo a imprensa escrita, a apresentadora vai estrear-se na antena de Queluz ao engrossar o rol de talk-show’s diurnos que compõem a programação daquele canal. Assim, Fátima vai surgir diariamente no ar às 17 horas (imediatamente após Júlia Pinheiro) prometendo oferecer dinheiro, emprego, casas e outros bens a quem mais necessite. E apesar de fontes próximas da TVI prometerem uma revolução no panorama televisivo português e revelar uma vertente ainda mais solidária dos talk-show’s nacionais, tudo isto cheira a um tremendo 'mais do mesmo'!

Lendo o comunicado que a apresentadora lançou no início de Julho, onde justificava a sua transferência, é de notar uma enorme incoerência com os dados que vão sendo agora revelados. Em início de Julho, Fátima Lopes afirmava de boca cheia “...dei um passo em frente na expectativa de inovar e de oferecer novos projectos ao público…”

Pois bem, a verdade é que a um mês da reentré tudo indica que a solidariedade, a ajuda e a emoção vão ser os hinos alegrantes deste tão afamado novo projecto. Vertentes que outros programas levados a cabo pela apresentadora já não tivessem sido aplicadas e até 'arriscadas'.

Por agora, este regresso de Fátima não parece ter nada de inovador nem ser nenhum produto novo para o seu querido público. Infelizmente (e por muito que queira), Fátima Lopes não consegue descolar-se da faceta de boazinha preocupada com os que mais precisam. E esse corte era fundamental neste caso, ainda para mais quando se fala em inovar...