Boa noite e bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal!
Resumo Semanal
A primeira semana de Agosto ficou marcada pelo baixo consumo televisivo. Com o calor a apertar os portugueses deixaram a televisão para segundo plano: resultado, poucos foram os programas que conseguiram ultrapassar as fasquia de 1 milhão de espectadores nos últimos oito dias.
Quanto às estações, na RTP1 a edição deste ano da Volta a Portugal trouxe, como habitualmente, bons números ao primeiro canal do estado liderando durante todas as tardes em que foi exibida.
Na SIC, o destaque vai para o êxito da repetição de Aqui Não Há Quem Viva que conseguiu nitidamente destabilizar Mar de Paixão, principal concorrente no horário, e também para À Procura de Um Sonho que surpreendeu com uma estreia bastante agradável no que toca aos números.
Quanto à TVI, o calor trouxe algumas amarguras durante o dia, com a Volta a roubar público aos seus talk-show's. Mas à noite a liderança permaneceu por Queluz de Baixo com as novelas a portarem-se bastante bem face às temperaturas altas.
Estrela em Ascensão
A Volta a Portugal em bicicleta continua a ser um sucesso de popularidade. Desta forma, a Volta é fonte garantida de audiências e liderança.
Desde terça-feira na estrada, a transmissão da corrida de bicicletas tem corrido bem à estação pública. Na quinta-feira, por exemplo, o resultado foi óptimo com mais de 33% de share e uma média de rating na casa dos 4,3%. Tudo isto às três da tarde.
Números que não deixam dúvidas da tradição enraizada entre os espectadores e o ciclismo. A Volta a Portugal em bicicleta resulta e a RTP sabe aproveitá-la com o Há Volta, por exemplo, que ao anteceder a prova consegue fazer frente à bombástica Armadilha da SIC.
O pior da semana
Salve-se Quem Puder estreou-se esta semana no seu novo horário, às 17h30. Face aos péssimos resultados que obtinha em horário nobre, o inevitável aconteceu. Mas pior do que o insucesso à noite é o insucesso também à tarde.
A dupla Diana Chaves e Marco Horácio continua a não conseguir cativar os espectadores mesmo no novo horário. Na quinta-feira (e com uma Volta a Portugal no auge) o programa bateu no fundo com uns míseros 15% de share! Perdeu para toda a concorrência, incluindo o Quem Quer Ganha de Leonor Poeiras, e estragou de forma significativa a média diária do canal de Carnaxide.
Será mesmo necessário soltar o Salve-se para fora da grelha?
O melhor de cada canal
RTP1 - Telejornal - A RTP vê na sua informação uns dos seus maiores trunfos. Quando a isto se acresce o facto de a emissão vir embalada de uma liderança durante todo o dia, aí o Telejornal ganha ainda uma mais força. E esta semana isso aconteceu. Sempre na casa dos 30% de share, o informativo da RTP continua a ser o preferido dos portugueses na maioria dos dias, mesmo em tempo de Verão.
SIC - Aqui Não Há Quem Viva - A reposição desta série de 2006 é, sem dúvida, a surpresa televisiva deste Verão. Com uma qualidade soberba a sitcom que conta no seu elenco com os nomes de Nicolau Breyner, Rosa Lobato Faria, Carlos Areias, Natalina José ou Maria João Abreu, continua a surpreender à medida que vai ganhando mais público. Na segunda-feira foi o 4º programa mais visto do dia com uns honrosos 27% de share. Não restam dúvidas de que a qualidade compensa, até porque nem todas as reposições do género conseguem este brilhante sucesso.
TVI - Grande Corrida de Homenagem ao Emigrante - Na TVI, este não foi de certo o maior sucesso da última semana. Mas, ao contrário do que tem sido hábito, a a corrida de touros da passada quinta-feira não correu nada mal à estação de Queluz de Baixo. Com uma exibição a prolongar-se para lá da 01h00, a transmissão em directo do Campo Pequeno garantiu uma média de 32,1% de share à estação. Números modestos, é certo, mas susbtâncialmente melhores quando comparados com os da última transmissão do género que (com uma concorrência mais forte por parte da SIC, é certo) perdeu para a concorrência.
Com mais prejuízo do que 'lucro' e com uma noção de espectáculo bastante duvidosa, a verdade é que esta parece ser mesmo uma tradição que a TVI faz questão em manter todos os Verões.
Expectativas
.
Ainda hoje, sábado, espera-se uma vitória folgada da TVI com duas armas poderosas: jogo entre o Benfica e o FC Porto e ainda o concerto de Tony Carreira. Mas numa época tão atípica como é o Verão, a próxima semana adivinha-se em nada diferente da última.
A tripla Verão Total, Jornal da Tarde e Volta a Portugal vai continuar a dar frutos durante o dia, na RTP1. À noite, Telejornal e Quem Quer Ser Milionário também deverão continuar a render bons números.
Na SIC, com um all-day pelas ruas da amargura, esperam-se apenas algumas surpresas com A Armadilha e Aqui Não Há Quem Viva.
E quanto à TVI, esta vai sofrer com a concorrência forte da RTP1 durante o dia mas com a hegemonia habitual das novelas em horário nobre.
.
.
Já sabe, a opinião e a análise dos números, na Audimetria Semanal.
Até para a semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário