21 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano - Março

Foi em Março que o “Fama-Show” celebrou um ano de existência. Neste mês chegou à RTP a telenovela “Chamas da Vida”. Na TVI, “Flor do Mar” e “Feitiço de Amor” continuavam a registar máximos de audiência. Mas o que marcou este mês?
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1…
José Carlos Malato.

A primeira série de “Jogo Duplo” terminou a 28 de Março, com a promessa de voltar. Foi uma viragem naquilo que se fazia em Portugal. Depois de “Sabe Mais do que um Miúdo de 10 anos”, a RTP decidiu retomar os concursos “mais sérios”, mais “adultos”. Para tal recuperou José Carlos Malato e devolveu-lhe o “rótulo” de um dos melhores apresentadores do género, “esquecido” através de “Sexta À Noite”.

Em “Jogo Duplo” pudemos vê-lo regressar ao estilo a que nos habituou em “A Herança” ou em “Um Contra Todos”. O próprio afirmou em entrevistas que se sentia muito à vontade neste concurso, uma vez que “é uma espécie de híbrido entre concurso e talk show”. E é isso mesmo que podemos ver.

No decorrer da emissão, José Carlos Malato mantém uma conversa bastante animada, interessante e divertida com os concorrentes. Já para não falar do factor surpresa que é o jogo, a pessoa que pensamos inicialmente que se sagrará vencedor, raramente confirma as nossas expectativas.

Se não fosse o alentejano a apresentar este formato, creio que não teria tanto sucesso.

Como disse anteriormente, este apresentador é único no género, tem empatia com as pessoas, é sincero em tudo o que diz e bastante transparente, não esquecendo a enorme popularidade que possuí.

A meu ver, José Carlos Malato foi efectivamente a estrela maior do terceiro mês do ano e a confirmação da grande aposta que a RTP fez ao renovar-lhe o contrato. Parabéns RTP e uma salva de palmas para José Carlos Malato!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Esta noite não há Frente a Frente. O espaço de opinião das segundas-feiras volta em 2010. Assim, resta apenas divulgar o resultado do duelo entre Manuel Moura dos Santos e Luís Jardim. Aqui ficam os resultados:
Luís Jardim, por Tiago Henriques - 51%
Manuel Moura dos Santos, por Diogo Santos - 49%
A rubrica que o vai substituir, e que o vai acompanhar durante as próximas noites, é "O Protagonista do Ano". Às 21:00, saiba qual a personalidade que se destacou nos diferentes meses do ano.
Colem-lhe os rótulos que quiserem

Cláudio Ramos não descansou enquanto não chegou à televisão. Ele já o assumiu por diversas vezes. Lá, no Alentejo onde cresceu, achava que Vila Boim era pequena para si. Interessa-me pouco agora perceber como se mexeu para aqui chegar. Mas chegou. E ainda bem que chegou.
Eu sei que Cláudio Ramos tem uma série de anticorpos na televisão e na vida mediática portuguesa. Pelas coisas que diz e, sobretudo, como as diz. Pelos maneirismos e a teatralidade com que sempre se expressa. A sua língua venenosa, que há anos lhe coloca o pão na mesa, é, ao mesmo tempo, a sua maior aliada e a maior adversária.


Mas quando se conhece o homem para lá da figura, aprende-se a gostar dele. E, sobretudo, a perceber como está ali um profissional versátil, que não vira a cara à luta, não falha, não se esquece, não se desculpa numa dor de cabeça para falhar um compromisso.
Vi na sexta, quase por acaso, um Cara Nova, a rubrica que Cláudio Ramos apresenta no magazine de Fátima Lopes Vida Nova (segunda a sexta, na SIC), em que dá a volta ao visual de um candidato (cabelos, maquilhagem, roupa, estilo). No caso, o resultado era francamente bom. Mas o que vi ali foi a desenvoltura de um profissional que respira comunicação por todos os poros.

E eu, que conheci Cláudio quando assumi a direcção do 24horas (do mesmo grupo do DN), devo dizer-vos: Cláudio Ramos pode ter os rótulos que lhe quiserem colar, mas é um profissional como poucos. E dizer isto não é amizade. É um acto de justiça.

Mais um mau resultado da RTP1


A série norte-americana, "Diário do Vampiro", atingiu este sábado o seu pior resultado desde a sua estreia. Em média, cerca de 159 mil espectadores, acompanharam a RTP1 durante sua exibição.

Audimetria - 20/12/2009

O dia de ontem foi marcado pelo jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto. A Sport TV foi o sexto canal mais visto do dia, à frente da RTP2, mas atrás da SIC Notícias.
No que toca aos generalistas, a SIC voltou a vencer o domingo, apesar de ter um share mais baixo. Seguiu-se a RTP1 com 24,6% de share, e a TVI, em último, com 24%.

No horário das 19:00, a RTP1 venceu, com o seu "Natal D'Ouro". Sendo o sexto programa mais visto do dia, obteve 9,1% de rating e 31% de share. Seguiu-se o filme da TVI, com 7,5% de audiência média e 22,3% de share, e o da SIC, com 7% de rating e 23 pontos.

No que toca a noticiários, o "Telejornal" foi o mais visto do dia, tal como podemos ver no quadro, com 12% de audiência média. Em segundo lugar ficou o "Jornal da Noite", e em terceiro o "Jornal Nacional", com 9,2% de rating e 24,4% de share.

Quanto ao horário nobre, "Deixa que te Leve" atingiu os 13,4% de audiência média, tendo sido o programa mais visto do dia. "Ídolos", voltou a vencer "Uma Canção para Ti", apesar de ter descido, o que se deve provavelmente ao jogo entre o Porto e Benfica. Enquanto o concurso de talentos da SIC, chegou aos 11,2% de rating e 38,4% de share, o da TVI ficou-se pelos 9,1% de audiência média e ficou abaixo dos 29 pontos. "Dança Comigo no Gelo", fez mais que "O Último Passageiro", tendo sido o sétimo programa mais visto da RTP1. Obteve 5,8% de audiência média e 16,2% de share.
"Perfeito Coração", esteve bem, com 9,2% de rating e 23,8% de share.
Por fim, mas não menos importante, de referir a prestação do espaço de opinião de Marcelo Rebelo de Sousa. As suas "Escolhas", marcaram presença no top5 dos programas mais vistos do dia, com 9,5% de audiência média e 25,1% de share.


Revista de Imprensa 21/12/09

Bom dia! São 10 horas e está na hora da Revista de Imprensa desta segunda-feira.

Tozé Martinho esteve quase na SIC
Aquilo que parecia ter sido apenas um rumor, aconteceu de facto. O autor de "Sentimentos" esteve a um passo de se transferir para o canal de Carnaxide. Em entrevista ao 24 Horas, Tozé Martinho revelou não se mudou por duas razões. Primeiro, porque José Eduardo Moniz lhe ofereceu um contrato de exclusividade "irrecusável". A outra razão prende-se com o facto de o seu filho trabalhar como realizador no canal de Queluz de Baixo, bem como o seu genro, que desempenha a função de sonoplasta. Na mesma entrevista, o guionista afirma ainda que os resultados menos bons de "Sentimentos" se devem ao baixo investimento financeiro feito na telenovela e ao horário em que é exibida.

Júlio Magalhães acredita que Miguel Sousa Tavares voltará à TVI
Miguel Sousa Tavares mudou-se recentemente para a SIC, mas em Queluz de Baixo já esperam pelo seu regresso. Quem o admite é Júlio Magalhães que confessou esta semana à Notícias TV, que percebeu a opção do comentador, e que acredita que ele um dia ainda volte à estação de Queluz. "Estou convencido que ele um dia vai voltar à TVI", disse.


CITAÇÃO DO DIA

"Sou exigente comigo, sou muito perfeccionista. É uma característica que me persegue, nunca desligo e tenho um olho crítico muito feroz"

Foi o que revelou Dalila Carmo ao 24 Horas












Fala-se de: Jorge Gabriel.

O apresentador foi à capital inglesa com a família para ver o concerto de "Hannah Montana", mas o facto de a sala do concerto estar sobrelotada estragou-lhe os planos.

Fontes: 24 Horas, Notícias TV