25 de maio de 2009

Séries

'Medium' muda de estação e 'Sem Rasto' desaparece

A semana passada foi fértil em novidades sobre as apostas das principais cadeias de televisão norte-americanas que anunciaram as suas grelhas para 2009/2010. E trouxe boas e más e notícias para os seguidores das séries que passam em Portugal.

A grande surpresa veio da CBS, que decidiu acabar com Sem Rasto, série que já foi emitida pela RTP2 e que agora passa no canal de cabo AXN. Anthony LaPaglia, que dá vida ao agente do FBI Jack Malone, foi surpreendido pela notícia quando, na terça-feira, se encontrava em Madrid para promover o arranque da sétima temporada em Espanha (ver relacionado).

Com a diminuição das receitas publicitárias, as televisões estão a optar por séries mais baratas e em sitcoms e reality shows, formatos com menores custos de produção. A Sem Rasto junta-se uma outra baixa: O Meu Nome É Earl, que já foi transmitida pela RTP2 e que agora passa no canal de cabo FX. Na decisão da NBC pesou não só a descida das audiências como também o facto de não ser detentora dos direitos da série que é produzida pela 20th Century Fox. Ou seja, todos os proveitos vindos da venda de merchandising e DVD revertem a favor dos estúdios do magnata Rupert Murdoch.

No entanto, nem tudo se decide pelas audiências. Pelo menos é o que pode dizer-se da decisão da NBC, que desistiu da produção de Medium, em exibição no AXN. A série protagonizada por Patricia Arquette era um dos programas mais vistos da estação. Mas este não foi o fim da série. A CBS esfregou as mãos de contente e aproveitou para juntar Medium à sua programação de sexta-feira, juntamente com Em Contacto, série exibida em Portugal na Fox Life.

Quanto a novidades, ABC e CBS parecem apostadas em dar uma grande volta aos seus horários nobres. A ABC prepara 13 novas entradas na grelha e a CBS 16. Menos radical, a Fox, anunciou o regresso do reality show So You Think You Can Dance, uma espécie de Operação Triunfo mas na área da dança, a continuação de American Idol e ainda a aposta numa nova série, uma comédia musical.

Sete dramas, quatro comédias e dois reality shows foram as novidades apresentadas pela ABC, que integra a Walt Disney, ao mesmo tempo que garantiu a continuidade de dois dos seus grandes êxitos, transmitidos em Portugal: Donas de Casa Desesperadas e Anatomia de Grey.

A CBS ainda não revelou toda a sua estratégia, mas já apresentou um novo reality show, duas séries ao estilo Serviço de Urgência, uma de advogados e o spin-off de Investigação Criminal, que agora viaja até Los Angeles e integra no elenco a actriz portuguesa Daniela Ruah, no papel da investigadora forense Kensi Lo.


Momentos


O Momento desta semana é especial. A estrela em causa é a nossa selecção nacional. Lembram-se do Mundial de 2006?