3 de maio de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O Frente da Frente desta semana coloca em combate duas actrizes, que serão rivais na nova novela da TVI - Espírito Indomável.


Antes do início deste duelo, queremos agradecer ao blog de fãs do Diogo Morgado (http://diogofans.blogspot.com/), que na edição passada colocou o Frente a Frente em destaque. Obrigado.


Morangos Com Açúcar terceira série. Ainda se recorda da história de amor entre Matilde e Tiago? E da irmã da protagonista, Bia? A jovem problemática que chegou a meter-se em algumas peripécias, mas que no fim acabou por “atinar” foi o primeiro trabalho em televisão de Mariana Monteiro.

Portuense de gema, esta jovem chegou à capital com a vontade de seguir o mundo da representação. E não é que conseguiu mesmo? Hoje é uma das melhores actrizes da nossa praça e tem no seu curriculum várias personagens em produções de sucesso. Desde a muito rebelde Mafalda de Doce Fugitiva, com a qual provou que não era apenas mais uma no meio de tantas outras aspirantes a actriz, até à Luz de Deixa Que te Leve, não esquecendo também a Nalini de Fascinios, Mariana Monteiro tem feito um percurso que supera as melhores expectativas.


Foi aliás, nesta última produção que mais a gostei de ver. A sua indiana estava simplesmente muito bem construída e realçava a sua enorme beleza. Um olhar profundo, um sorriso envergonhado, tudo conjugava! De sari e cabelos muito compridos, a actriz estava aquilo a que eu chamo de “um arraso”! Penso, inclusivamente, que era a personagem mais bem conseguida da trama. Nela estava presente todo o encanto das mulheres orientais.


Depois de tantas personagens, se há algo que se tem que distinguir nesta jovem é o seu crescimento de trama para trama. Ao contrário de muitas colegas, Mariana Monteiro está sempre melhor de produção para produção e consegue deixar uma marca, uma marca de qualidade. E como símbolo de beleza, jovialidade e popularidade que é, a actriz dá cartas não só a representar, como também em campanhas publicitárias, que são cada vez mais. Tudo isto se deve, em grande parte, ao enorme talento que possuí. Diria mesmo que ela é uma das figuras públicas mais desejadas pela imprensa. É claro que, esporadicamente, esta situação lhe poderá causar alguns dissabores, mas acredito que conseguirá lidar com tudo isto.


Dentro em breve, ela está de volta aos ecrãs, e desta vez num registo diferente, dado que será uma jovem com alguma maldade na sua maneira de ser. Expectativas para a Joana de Espírito Indomável? As melhores, claro está. Principalmente porque acredito que Mariana Monteiro fará um brilharete. Pelo menos é isso que os seus fãs esperam. É que, com apenas 21 anos de vida, a jovem actriz já é idolatrada por uma grande quantidade de pessoas que a acompanham nos ecrãs da TVI. Eu sou um dos seus fãs, e você?


Vera Kolodzig, ficou conhecida pelos portugueses em 2000, quando protagonizou Teresa Santos, em Jardins Proibidos.


A novela da TVI lançou a actriz, que no ano seguinte foi chamada para fazer parte do elenco de Filha do Mar. Depois de um curso de representação em Londres, e de uma pausa no mundo televisivo, em 2005, Vera Kolodzig voltou a Portugal para protagonizar Joana Capelo em Dei-te Quase Tudo. Nesta produção, a actriz formou com Pedro Granger um casal aparentemente proibido, uma vez que as suas personagens tinham o mesmo sangue.


Por outras palavras, os dois actores eram irmãos na ficção. No entanto, e nos últimos episódios da novela, veio-se a provar que isso não era verdade.


Depois do sucesso de Dei-te Quase Tudo, chegou em 2007 a vez de Vera Kolodzig dar vida a Beatriz Machado da Costa em Ilha dos Amores, e a Renata Miranda em Fascínios. Foi na última que a actriz fez o seu primeiro papel de vilã. A sua última novela foi Deixa Que Te Leve, a produção protagonizada por Mariana Monteiro e João Catarré.


É curioso que a sua carreira seja marcada pela TVI. Pode dizer-se mesmo que Vera Kolodzig é uma actriz made in estação de Queluz de Baixo. Com 25 anos, tem uma vasta carreira em novelas, alguns contratos de publicidade e dobragens de filmes. O que é que alguém tão jovem pode ambicionar mais? Apenas que a sorte continue a bater à sua porta.


Em termos de talento, nada tenho a apontar a esta actriz. Com um rosto meigo, mascarado por alguma maldade, Vera Kolodzig tem aptidão para interpretar qualquer personagem, seja ela a boa da fita, ou a vilã. Nos próximos tempos, vai dar vida à última, em Espírito Indomável. Maria José será assim, o seu sétimo papel em novelas.


Será que a TVI a vai transformar na nova Rita Pereira? Talvez, mas penso que ainda está para chegar "a personagem" que a faça tornar exclusiva. A partir daí, a estação de Queluz de Baixo, e os portugueses serão de Vera Kolodzig.

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Diogo Morgado/Paulo Rocha:

Diogo Morgado, por Diogo Santos - 57%
Paulo Rocha, por Tiago Henriques - 43%

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, não perca o primeiro Frente a Frente de Maio.

Desligue-se o aparelho

É difícil especular sobre o que se vinha passando em Vila do Conde no seio da família Páscoa-Alvéolos. Uma pessoa vê tanta coisa neste mundo que não pode nunca colocar de parte a hipótese de haver algures um casal que pratica sexo em grupo com três filhos pré-adolescentes. Por outro lado, já conhece tão bem as crianças - e ainda mais as crianças deste tempo - que também não pode nunca afastar a possibilidade de, como alegam neste caso os pais, denúncias do género não passarem de invenções da parte de crianças pispirretas, urgentes de atenção e, aliás, carentes de referências.

Mas não deixa de ser curioso que, na hora de justificar a suposta irresponsabilidade da filha de nove anos, a quem atribui a mentira (sic) que levou o casal à detenção, Amélia Alvéolos se tenha desculpado com a TV. Disse ela: "O grande mal é a minha filha ser muito faladora. Vê coisas na televisão que até não devia ver, mas a gente não vai desligar o aparelho só por causa deles." E, portanto, não pode nunca ser completamente isentada de culpas. Dois pontos muito importantes (e sejam ou não verdade as alegações de Amélia): a televisão tem efectivamente muitas coisas que as crianças não deviam ver; e cabe aos pais fazer a devida filtragem, não aos operadores de TV. A televisão é um meio maravilhoso e democrático, que permite aos mais pobres o acesso a entretenimento e a lazer de uma qualidade que sem ele não teriam. Mas é também um meio "demasiado maravilhoso" e "demasiado democrático" para que as famílias disfuncionais (ou quaisquer outras famílias, aliás) possam entregar-lhe a educação dos filhos. A verdade é redonda, mas conserva toda a acuidade - e, de vez em quando, é preciso recordá-la.

Actores portugueses com raízes estrangeiras


Muitos são os actores das novelas nacionais que têm origens estrangeiras. Exemplo disso é Júlia Belard, que embora tenha nascido em Portugal, tem como pai um irlandês. Além dela, Eunice Munõz, afirmou esta semana à TV Guia que "A minha mãe, de quem tenho muitas saudades, era espanhola".
Já Jessica Athayde, confirmou que o seu pai é português, mas que a sua mãe tem origens em Inglaterra.
Por fim, e quanto ao sexo masculino, Marcantonio del Carmo nasceu no Zimbabwe, em África, mas rapidamente se mudou para Itália, onde passou grande parte da sua infância.

Quiosque: TV Guia

Esta noite..


Mais uma segunda-feira. Mais um Frente a Frente. Às 21:00 claro.

Fábio Santos participou em "Olha Quem Dança!"


Lembra-se de Olha Quem Dança, concurso apresentado por Sílvia Alberto na RTP há algum tempo? E recorda-se de um dos participantes, Fábio Santos? Pois é, ele é o rapaz que fez anos no dia do casting de Achas Que Sabes Dançar? e que ganhou o passaporte!



Resta agora saber se o bailarino de 22 anos conseguirá chegar à fase final do talent-show da SIC.

Fala-se 03/05/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se do mês de Maio!

Hoje falo-lhe de:


Cláudio Ramos

Depois de ter sofrido uma paralisia facial que fez com que estivesse afastado dos ecrãs durante algum tempo, o colaborador de Vida Nova foi operado de urgência na passada quinta-feira com uma peritonite aguda.


Ao 24 Horas contou aquilo por que passou: “Senti uma dor muito forte, uma enorme indisposição e tive uma quebra, ou subida, não sei, de tensão.” No hospital da CUF, onde foi atendido, temeu-se o pior: “Tinha uma infecção que se estava a espalhar e podia ser uma septicemia que podia ser fatal.”


Se tudo correr como previsto, Cláudio Ramos terá alta já hoje.


Iva Domingues


Segundo a revista Notícias TV desta semana, a conhecida apresentadora terminou a relação de seis anos com o realizador Vasco Vilarinho. Os motivos não são conhecidos e esta notícia causou alguma surpresa, uma vez que entre os amigos mais próximos, Iva Domingues chegou a falar em dar o nó.


Confrontada com esta notícia, a apresentadora recusou-se a comentar, dizendo apenas: “Já me conhecem há mais de dez anos e nunca falei da minha vida privada. Já escreveram tantas coisas, verdades e mentiras, e nunca comentei. Não é a questão de fazer género ou não, simplesmente não vou falar sobre o meu lado pessoal.”


Quiosque: 24 Horas, TV Guia

Hoje em "Sinais de Fogo"


Ele é um dos poucos Homens que já chegou ao cume de algumas das mais famosas montanhas do nosso planeta. E esta segunda-feira estará à conversa com Miguel Sousa Tavares em Sinais de Fogo.


Já sabe é logo após o Jornal da Noite, quando o relógio marcar 21 horas!

Andreia Dinis está grávida!

A Teresa de Perfeito Coração vai ser mamã! Apesar de ainda não ter confirmado a notícia, o 24 Horas de hoje dá a noticia como certa.


A questão que se coloca agora é qual será a solução da SIC para protagonizar a substituta da telenovela portuguesa. É que, notícias recentes davam conta de que Andreia Diniz seria a protagonista da nova trama que a estação de Carnaxide estava a preparar.


Quem ficará com o lugar? Irá a SIC avançar para a contratação de alguém da concorrente TVI?

Vanessa Oliveira em "Companhia das Manhãs"

Depois de ter feito dupla com José Figueiras em Companhia da Mãe, a jovem apresentadora vai estar esta semana nas manhãs de Carnaxide. Foi ela a escolhida pela direcção de programas para substituir Rita Ferro Rodrigues durante o período de férias da futura "mamã".


Será esta uma aposta para manter? Estará encontrada a nova companhia de Francisco Menezes? Ou em Setembro teremos mesmo umas novas manhãs para os lados de Carnaxide?

Revista de Imprensa 03/05/2010

Segunda-Feira, dia 3. Bem-vindo à 1ª Revista de Imprensa da semana!

O feeling das TV's neste mundial

Para além da visita do Papa, o mundial de futebol que começa já em Junho vai ser também razão de uma grande operação informativa da RTP, SIC e TVI.

Com a transmissão de 18 jogos a estação de Carnaxide já tem vários projectos em linha: "Já estão em produção os dez episódios de O Regresso dos Incríveis com Daniel Oliveira", adianta Carlos Rodrigues, responsável da SIC por esta grande operação. Para além de programas específicos, a estação de Carnaxide também vai transpor a festa do mundial para vários produtos de horário nobre, tais como, Salve-se Quem Puder.
A RTP, que tem direito à transmissão dos principais jogos (incluíndo os da selecção nacional), também não quer ficar para trás. Para além de jornalistas Hélder Conduto, Rita Marrafa de Carvalho, Alexandre Santos, entre outros, na África do Sul a estação pública também vai ter especiais em território nacional: "Vamos ter no ar, todos os dias, um programa sobre o Mundial, apresentado por Carlos Manuel Albuquerque".
Da parte de TVI o esforço será semelhante. "Vamos ter meios próprios para fazer a cobertura e vão estar os jornalistas Joaquim Sousa Martins, Irene Palma e Cláudia Lopes mais três cameramen e dois produtores", explica José Carlos Castro, subdirector de informação.

Irresponsabilidade de José Carlos provoca contratempos em Mar de Paixão
Segundo a TV Mais e a Notícias TV da passada Sexta-Feira o actor José Carlos Pereira voltou a fazer das suas.

Segundo as revistas, José Carlos Pereira chegou atrasado às gravações exteriores de Mar de Paixão em Albufeira, para as quais estava escalado, não comparecendo assim a grande parte delas.
Fonte ligada à novela desabafou à Notícias TV: "Eles não filmaram nada porque ele só chegou a essa hora. O Zeca anda cá a divertir-se e a produção anda em cima dele". Segundo a mesma fonte, responsáveis pela produção da novela já alertaram o actor para o seu comportamento irresponsável, já que também fora do trabalho o comportamento de Zé Carlos não tem sido o exemplar, sendo "um bocado mal-educado" para alguns colegas de equipa, segundo a mesma fonte.
Estes incidentes acabam por prejudicar o ambiente de trabalho da principal novela da noite da TVI.


CITAÇÃO DO DIA
"Se não fosse o meu filho eu não ia"
Luís Costa Ribas, sobre a sua mudança para os EUA

CURIOSIDADE DO DIA

O desfecho da série Ele é Ela vai ser decidido pelos espectadores. Assim, quem preferir que no final Júlio volte a ser homem tem de ligar para o 760 100 501 e quem o queira manter num corpo de mulher poderá ligar para o 760 100 502. O último episódio, com o veredicto final, vai ser emitido no próximo Sábado, na TVI.


Quiosque: TV Mais, Notícias TV, 24 Horas