22 de novembro de 2009

Última hora


Previa-se que os 15 finalistas de "Ídolos" fossem conhecidos este domingo. A SIC vai alongar a espera durante mais uma semana.
Mais uma vez a estação de Carnaxide volta a apostar na audiência em vez de no respeito pelo telespectador.

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana! Saiba qual a personalidade que destacámos neste domingo.

A protagonista desta semana é sem dúvida Ana Rita Clara. Lembro-me dela em "´Êxtase" e no extinto "Contacto". Participou recentemente em "SIC ao Vivo", quando no final do mesmo, se falou da sua possível ida para a SIC Mulher. Essa hipótese concretizou-se, e Ana Rita Clara tem substituído durante alguns meses Adelaide de Sousa, na condução de "Mundo das Mulheres". Ganhou ontem, e também na SIC Mulher, um novo programa - "Querido, Mudei o Visual".


De facto, acho que Ana Rita Clara está a evoluir, e é uma boa forma da SIC formar os seus apresentadores mais jovens. Por outras palavras, a estação ao colocar os seus profissionais à frente de formatos, em directo principalmente, nos canais temáticos, proporciona o seu desenvolvimento em todos os campos.
O único defeito desta apresentadora, no meu ver, é o falar muito rápido, o que, por vezes não nos deixa raciocinar. De qualquer forma, noto que Ana Rita Clara, principalmente no "Mundo das Mulheres", tem melhorado esse aspecto. Nas entrevistas, tem sido notável a calma que demonstra.
Eu nunca fui grande fã desta apresentadora, mas quando apanho o programa na SIC Mulher, gosto de ver o seu desempenho, que nada tem a ver com o de "SIC ao Vivo". Relembre-se que a sua função era de essencialmente falar com o público, e perguntar às pessoas se tinham beijinhos para enviar.
Acho que Ana Rita Clara vai crescer ainda mais na SIC Mulher. É este canal que lhe vai dar bases para chegar mais alto, não tenho dúvidas disso. E se a direcção de programas da SIC generalista for esperta, verá isso mesmo, e apostará nela no futuro. Esperemos que assim seja.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias: Às 21:00, saiba quem é o Protagonista da semana!


O que vêem as elites

A SIC é a estação mais penalizada pela erosão da televisão generalista, em detrimento do cabo. Ainda que essa transferência de públicos seja relativamente transversal, ela é cada vez mais intensa nas classes socioeconomicamente mais favorecidas, as ditas classes A e B (alta e media alta). Gente que cada vez tem menos paciência para novelas, concursos e séries portuguesas de fraca qualidade, com guiões previsíveis e sem ponta de originalidade. Gente que exige informação bem feita, com análise credível, como as que encontra na SICN, RTPN ou, pronto, conceda-se, na TVI24. Ou que opta por séries de qualidade internacional como as que passam nos Fox ou no AXN. Ou que não perde talk shows e formatos norte-americanos, como os da SIC Mulher, MTV ou SIC Radical.

Entre Janeiro deste ano e o dia de ontem, a percentagem de espectadores das classes A e B que prefere os canais de cabo cresceu 5,5 pontos percentuais (era de 26,6 no início de 2009 e está agora nos 32,1%). Entre os canais generalistas de sinal aberto, a SIC é a que mais perde. Enquanto a RTP mantém-se nos 21% de quota de mercado (com uma descida de 2,5 pontos nos meses de Verão) e a TVI navega nos 19,5%, a SIC cai 4,8 pontos. Tinha 22,4 pontos em Janeiro e está agora nos 17,6.

Sejamos, porém, claros. As elites não são os espectadores preferenciais dos canais comerciais, nem são eles, aliás, que dão vitórias. Veja-se o caso da TVI, que teve a sua audiência quase sempre ancorada nas classes C e D (média-baixa e baixa) e não é por isso que não é líder.

PS - Voltarei em breve a esta análise segmentada de audiências. Interessante para quem quer "ver" televisão para lá da espuma dos dias.

Eis o novo programa de Ana Rita Clara..













Parece que a menina da SIC está a crescer!

Audimetria - 21/11/2009

Ontem (sábado), a TVI venceu o dia com uma média de 27.6% de share. Já a SIC ascendeu ao segundo lugar fazendo 23.2% de share e a RTP1 caiu para terceiro com 22.6% de share.
O programa mais visto do dia foi Deixa Que Te Leve com uma distância significativa para o segundo posto que foi o Telejornal (a informação mais vista), seguido do Jornal Nacional e Jornal da Noite. A fechar o TOP a série Ele é Ela.
Na RTP1, Preço Certo mesmo ao fim de semana lidera com 9.3% de rating e 27.2% de share ganhando assim ao Filme da TVI (7.7% de rating e 29.5% de share) e à Repetição de Ídolos (6.7% de rating e 20.5% de share).
Conta-me Como Foi alcançou 6.3% de rating e 17.5% de share, enquanto Perfeito Coração fez 7.8% de rating e 21.6% de share. Dança Comigo no Gelo teve uma subida fazendo 8.1% de rating e 25.9% de share, ou seja, o melhor resultado desde que estreou.
M/F: Sarilhos em Casa voltou aos maus resultados com 4.9% de rating e 16.2% de share e Sentimentos esteve com 6.3% de rating e 32.1% de share.
A salientar que no horário das 14h, a Repetição de Uma Canção Para Ti alcançou 6.2% de rating e 27.7% de share, enquanto na SIC era transmitido Alta Definição (7.6% de rating e 29.4% de share), Episódio Especial (6.6% de rating e 28.6% de share) e na RTP1 estava no ar o Top+ (5.0% de rating e 21.8% de share).

Fonte: Mediamonitor

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - "Ele é Ela" não tem tido resultados extraordinários de audiência, mas apesar dos números modestos que tem alcançado, tem vencido a concorrência com alguma distância. E acima de tudo é uma série divertida, sem grandes devaneios, está bem adaptada e revela um cuidado diferente do habitual. "Ele é Ela" diverte calmamente e de forma simples.
Pior - "Quem Quer Ganha" para além de todas as alterações que tem sofrido ao longo dos tempos não traz nada de novo ao panorama televisivo português e demonstra, a meu ver, algum cansaço ao telespectador. Como prova disso, este concurso interactivo tornou-se num fosso a nível audiométrico na TVI, com share inferior aos 20% e prejudicando sobremaneira a média diária do canal.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - Apesar do terceiro lugar no horário das 19h, "Nós Por Cá" ao longo das últimas semanas tem conquistado espectadores para a SIC, sendo por vezes o segundo programa mais visto do dia da estação, como aconteceu esta semana alcançando 780 mil espectadores. E a mais valia do programa de Conceição Lino é sem dúvida os repórteres como Joana Latino ou Pedro Freitas.
Pior - "Cenas do Casamento" depois do relativo sucesso que alcançou durante o Verão, torna-se no Inverno uma nuvem negra que se abate sob a cabeça de Nuno Santos. A série de humor não vai além de uma média de share de 15% nesta semana, perdendo invariavelmente para a concorrência directa.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - A "Praça da Alegria" tem vindo lentamente ao longo deste ano a subir em audiências. Hoje, destacamos como o melhor da RTP1 nesta semana, uma vez que ao longo destas duas últimas semanas, tem ganho algumas vezes ao já vencedor de 2009 "Você na TV", e se continuar assim, a "Praça da Alegria" de Jorge Gabriel e Sónia Araújo poderá ser um caso de liderança em 2010.
Pior - "Portugal no Coração" tem-se revelado a aposta menos vista sistematicamente no horário da tarde, ficando inclusivé fora do top diário da RTP1. Tânia Ribas de Oliveira e João Baião fazem um trabalho exemplar mas que não tem conquistado os espectadores como os seus colegas da manhã da estação pública.