
Previa-se que os 15 finalistas de "Ídolos" fossem conhecidos este domingo. A SIC vai alongar a espera durante mais uma semana.
Mais uma vez a estação de Carnaxide volta a apostar na audiência em vez de no respeito pelo telespectador.



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias: Às 21:00, saiba quem é o Protagonista da semana!
Entre Janeiro deste ano e o dia de ontem, a percentagem de espectadores das classes A e B que prefere os canais de cabo cresceu 5,5 pontos percentuais (era de 26,6 no início de 2009 e está agora nos 32,1%). Entre os canais generalistas de sinal aberto, a SIC é a que mais perde. Enquanto a RTP mantém-se nos 21% de quota de mercado (com uma descida de 2,5 pontos nos meses de Verão) e a TVI navega nos 19,5%, a SIC cai 4,8 pontos. Tinha 22,4 pontos em Janeiro e está agora nos 17,6.
Sejamos, porém, claros. As elites não são os espectadores preferenciais dos canais comerciais, nem são eles, aliás, que dão vitórias. Veja-se o caso da TVI, que teve a sua audiência quase sempre ancorada nas classes C e D (média-baixa e baixa) e não é por isso que não é líder.
PS - Voltarei em breve a esta análise segmentada de audiências. Interessante para quem quer "ver" televisão para lá da espuma dos dias.
Ontem (sábado), a TVI venceu o dia com uma média de 27.6% de share. Já a SIC ascendeu ao segundo lugar fazendo 23.2% de share e a RTP1 caiu para terceiro com 22.6% de share.
Melhor - "Ele é Ela" não tem tido resultados extraordinários de audiência, mas apesar dos números modestos que tem alcançado, tem vencido a concorrência com alguma distância. E acima de tudo é uma série divertida, sem grandes devaneios, está bem adaptada e revela um cuidado diferente do habitual. "Ele é Ela" diverte calmamente e de forma simples.
Melhor - Apesar do terceiro lugar no horário das 19h, "Nós Por Cá" ao longo das últimas semanas tem conquistado espectadores para a SIC, sendo por vezes o segundo programa mais visto do dia da estação, como aconteceu esta semana alcançando 780 mil espectadores. E a mais valia do programa de Conceição Lino é sem dúvida os repórteres como Joana Latino ou Pedro Freitas.
Melhor - A "Praça da Alegria" tem vindo lentamente ao longo deste ano a subir em audiências. Hoje, destacamos como o melhor da RTP1 nesta semana, uma vez que ao longo destas duas últimas semanas, tem ganho algumas vezes ao já vencedor de 2009 "Você na TV", e se continuar assim, a "Praça da Alegria" de Jorge Gabriel e Sónia Araújo poderá ser um caso de liderança em 2010.