6 de abril de 2011

TVI à procura de Nuno Graciano?


Segundo a TV Guia desta semana, nos últimos dias existiram alguns rumores sobre a possível contratação de Nuno Graciano por parte da TVI. Sem muitos pormenores, a referida publicação deixa no ar esta transferência, informando que o apresentador não tem exclusividade com Carnaxide!
Será o antigo colega de Rita Ferro Rodrigues a nova aposta do canal da Media Capital para a grelha de Setembro? Ou melhor, será Nuno Graciano a cara de mais um formato de apanhados na TVI? Fica a pergunta no ar!

Quiosque: TV Guia

Falar Televisão


Maternidade do princípio ao fim


Maternidade é a série da RTP1 que veio substituir Pai à Força. E que substituição…

Apesar de já estar gravada desde o verão de 2010, foi a partir do dia 30 de Janeiro que a RTP1 deu à luz Maternidade.

Inicialmente com este nome pensei que se iria tratar de mais uma série banal onde o nascimento de bebés fosse o prato do dia, podendo por isso cansar o telespectador. Parece que me enganei e desde o primeiro episódio fiquei rendido, preso mesmo, como se de um cordão umbilical se tratasse, a Maternidade.

Além do destaque principal ser o nascimento de bebés, esta série vai muito além disso e mostra por exemplo as dificuldades que as maternidades passam no seu dia-a-dia, tratando também de problemas sociais como a gravidez na adolescência e também a toxicodependência.

Sem dúvida que o momento de dar à luz é dos mais marcantes, principalmente quando tem uma historia de vida forte por trás.


O elenco é constituído por belíssimos profissionais como Lúcia Moniz, José Fidalgo e Custódia Gallego, mas nesta série desde o simples recepcionista até aos obstetras, ninguém fica de fora e todos são importantes para o bom funcionamento da instituição.

A banda sonora foi algo muito bem escolhido que ajuda a fazer o sucesso desta série, ajudando a envolver o telespectador na história.
Todos os domingos ao final da tarde a minha atenção esta sintonizada na RTP1 e em Maternidade.

Bem construída, cativante, envolvente e com bastante carga de emotividade, é assim que a descrevo.
As audiências reflectem bem o sucesso que a série tem junto dos portugueses, alcançando por vezes mais de um milhão de telespectadores.
Quase a chegar ao fim, espero que uma próxima temporada seja algo já presente na mente dos responsáveis da RTP1.

E você, que opinião tem sobre esta série?

Tozé Martinho crítica a TVI


O autor e actor Tozé Martinho já escreveu várias novelas para a TVI como por exemplo Olhos de Àgua, A Outra ou Sentimentos. Agora está parado há um ano e meio e já viu a sua próxima novela ser adiada por duas vezes.

À conversa com a TV Guia, Tozé Martinho não sabe explicar o porquê de estar parado e deixa críticas à estação de Queluz de Baixo, “Compreendo que o António Barreira ganhou um prémio e tenha um lugar de destaque. É natural e merecido que assim seja, mas eu sempre dei audiências”, afirma.

Para a próxima semana o autor tem uma reunião marcada com Cotrim Figueiredo, na qual vai saber se tem ou não luz verde para avançar com o seu projecto de ficção, cujo nome provisório é Violeta, que promete ser uma novela apaixonante, “Daria uma super série. Vai ser difícil fazê-la mas vou conseguir. Gosto de desafios.” afirma à referida revista.

Tozé Martinho lamenta toda esta situação e mostra as saudades dos tempos de outrora, “Falta à TVI uma força de comando igual à de Moniz. Ele sabe muito de novelas…Ele sabe o que quer!” considera.

Quiosque: TV Guia

Mário Jardel era um dos escolhidos


Mário Jardel, ex-jogador do Sporting foi um dos escolhidos pela produtora Cuatro Cabezas e pela TVI para integrar a equipa dos participantes do novo Reality-show da TVI, Perdidos na Tribo.

Problemas de saúde colocaram em causa a vinda de Jardel para Portugal, vendo-se este obrigado a desistir do programa, “É verdade, ele até estava para vir comigo para Portugal mas acabou por ficar no Brasil porque estava com febres muito altas, apanhou dengue”, contou a sua irmã Jordana Jardel à TV Guia.

Sem trabalho há 30 dias, a possível participação em Perdidos na Tribo, foi vista como uma experiência muito positiva e provocou algum entusiasmo no jogador. Contudo, o seu agente, garantiu à referida revista que não chegou a haver um acordo, “o timing na vida dele não é o melhor”.

Jardel foi substituído por Fernando Mendes,jogador de futebol.
Fica assim conhecida a razão pela qual a TVI demorou algum tempo a desvendar o nome do 12º participante.

Quiosque: TV Guia

Fala-se - 06/04/2011


Boa tarde! Nesta quarta-feira Fala-se de...




Mariana Monteiro

A actriz da estação de Queluz de Baixo continua a fazer sucesso em publicidade. Para além das novelas, Mariana Monteiro soma e segue em anúncios de publicidade, "emprestando" a sua cara e corpo a algumas marcas em Portugal. Assim, a estrela da TVI voltou a ser aposta da Seaside para a colecção Primavera/Verão de 2011! O resultado desta aliança poderá estar visível nos próximos meses nos catálogos desta marca de calçado.



José Wallenstein

Depois de saber que estava à espera de mais um filho, o actor da TVI revela agora que vai ser pai de uma menina. Ainda sem ter decidido o nome da criança, a verdade é que a satisfação paira no rosto de José Wallenstein. O nascimento está agendado para Setembro, e as primeiras compras para o novo membro da família já começarama ser feitas.

Quiosque: TV 7 Dias, Vidas

Revista de Imprensa - 06/04/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!

Sara Matos a viver um sonho!


A actriz da estação de Queluz de Baixo está muito satisfeita com a sua participação em "Anjo Meu". Depois de "Morangos com Açúcar", Sara Matos está de volta com "Eva", na nova produção de horário nobre da TVI.
Afinal, e segundo ela, o facto de representar com um elenco com uma larga experiência apenas vem permitir a sua evolução na representação: "Estou a gostar muito, principalmente por causa do elenco. Estou a aprender bastante com todos eles. Adoro contracenar com a Manuela Couto, o Paulo Pires, a Alexandra Lencastre, o João Reis… Isto é o realizar de um grande sonho".

Em relação à responsabilidade de pertencer ao núcleo central de "Anjo Meu", a namorada de Lourenço Ortigão confessa que diariamente dá o seu melhor para não defraudar as expectativas daqueles que apostaram em si: "Toda a história gira à volta da Eva e do Matias [Pedro Teixeira]. Além do mais o meu primeiro trabalho televisivo foi nos ‘Morangos com Açúcar’ e o facto de ter esta oportunidade é muito gratificante. Já para não falar do facto de ser uma telenovela da noite. Estou muito orgulhosa e tenho-me esforçado imenso".

Por fim, e em relação aos adereços da sua personagem, Sara Matos frisa que gosta bastante da caracterização de Eva. "Gosto muito da minha roupa. Em algumas personagens, é verdade que são esquisitas e muito diferentes, mas a minha não. Gosto especialmente da roupa da Eva, a minha personagem, pois ela esteve em Nova Iorque. O estilo dela é freak. Usa chapéus às riscas, leggings, temas florais… Muita da roupa da minha personagem é comprada na Zara, são coisas actuais. Quase toda a roupa da minha personagem se pode adaptar à actualidade", explicou à Vidas.


Vanessa Oliveira grata por oportunidades na SIC





Depois de ter estado à frente de "Companhia das Manhãs" durante cerca de quatro meses, Vanessa Oliveira regressou ao "Fama Show", e referiu à Flash! desta semana sentir-se bastante satisfeita com o seu trabalho. Afinal, substituir Rita Ferro Rodrigues e criar empatia com Francisco Menezes não foi uma tarefa fácil: "Foi uma grande prova de confiança por parte da direcção. Assim sendo, esforcei-me ao máximo. Não foi fácil habituar-me àquele ritmo e, sobretudo, ao horário, pois em 'Fama Show' trabalhamos mais à tarde e à noite. Penso que consegui corresponder às expectativa que depositaram em mim".

No que toca ao regresso ao magazine social da estação de Carnaxide, a namorada de Rui Porto Nunes já tinha saudades do ritmo de trabalho do mesmo. "Sabe-me tão bem e já tinha muitas saudades. 'Fama Show' está no ar há três anos e isso é muito gratificante. É líder de audiências, mas não se julgue que isso se deve ao facto de sermos cinco miúdas giras. Trabalhamos muito para isso", explicou à publicação da Cofina.

Sobre os novos desafios profissionais a apresentadora apenas frisa que está concentrada nas outras áreas para além da televisão: moda, estudos e publicidade!

Citação do dia

Sócrates é o problema e não apenas nestes últimos seis anos.

Manuela Moura Guedes



Número do dia

12,1%

... foi a audiência média da entrevista a José Sócrates na última segunda-feira. O "Especial Informação" foi o terceiro programa mais visto do dia.



Quiosque: Flash!, Vidas.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Glória absoluta


Rui Sinel de Cordes- Especial de Natal, assim como a globalidade do trabalho do humorista da SIC Radical, deveria ser alvo, em primeiro lugar, de um julgamento de gosto por parte dos telespectadores. Caso um ou mais visados dos seus sketches se sentisse(m) ofendido(s) com estes, então, deveria ser ainda alvo do julgamento dos tribunais quanto a eventuais violações da liberdade de expressão (ou afins). Tudo o resto é descabido.


E, quando digo "tudo o mais", digo também o juízo moral que dele faz a ERC, incluindo o surpreendente argumento de que o Natal é um "momento associado a um [determinado] conjunto de valores sociais e religiosos". Até porque vem ancorado numa lei serôdia, com letra a mais e espírito a menos, cuja invocação exige o recurso a expressões como "referências discursivas à sexualidade" ou "referências a pessoas concretas (com particular enfoque em figuras públicas)", aliás aplicáveis a uma série de outros programas.


Não gosto de tudo o que Rui Sinel de Cordes faz. Às vezes sinto-me mesmo incomodado com o seu humor. Mas tenho de reconhecer-lhe vários méritos: a) vem trilhando um caminho solitário e determinado; b) tem efectivamente rasgo humorístico; c) foi capaz de romper com a ditadura do non sense, sob a qual vivemos há trinta anos, como se os Monty Python não tivessem deixado espaço para mais nada depois deles; d) não tem receio de afrontar os novos "monstros sagrados" do humor nacional, como recentemente aconteceu com Nuno Markl.


Cordes já fez mais pelo de-senvolvimento da TV em Portugal do que dois terços dos seus pares. Ser processado pelo regulador é apenas a chamada "cereja no topo do bolo".