21 de fevereiro de 2011

Frente a Frente

Boa noite. Depois do duelo entre dois casais de Morangos com Açúcar, confrontamos esta semana dois grandes actores. Em português, e totalmente no sexo masculino, o Frente a Frente de hoje coloca em duelo Nuno Homem de Sá e Paulo Pires. Decida qual a opinião mais forte desta edição!


Quando penso em Nuno Homem de Sá, a primeira personagem que me vem à cabeça é a que o actor interpretou em Ninguém Como Tu: António. Nesta novela, a TVI deu-lhe uma oportunidade de uma carreira, tendo sido a partir daí que a meu ver este profissional passou a ser um dos preferidos dos portugueses. Num papel demasiado arrogante, e sem qualquer amor pelos outros, Nuno Homem de Sá conseguiu construir um autêntico "vilão". Não sendo o mau da história, sem dúvida alguma que provocou em muitos telespectadores um autêntico sentimento de raiva e de insatisfação. Assim, é possível afirmar que o seu desempenho foi bastante positivo, tendo funcionado como um elemento muito importante da história de Rui Vilhena.

Conhecido também pelo seu mau feitio, tal como foi possível verificar na edição de famosos do Big Brother, na qual alimentou várias discussões com Cinha Jardim e Julie Sargent, o actor da TVI já tem um vasto currículo. Teatro, televisão ou cinema fazem parte da vida de Nuno Homem de Sá, que se estreou precisamente quando atingiu a maioridade. Na primeira versão de Vila Faia, deu vida a Pedro Marques, no ano de 1982. Desde então não tem parado, multiplicando-se os convites para participar em novas produções.
Actualmente procura seduzir os portugueses em mais uma novela de Rui Vilhena, na TVI. Na pele de Belmiro, goza o protagonismo de um projecto mais inteligente, que não se fica pelos encontros e desencontros de um casal de namorados. Aliás, esta pode mesmo ser uma das características da maior parte dos trabalhos de Nuno Homem de Sá, ou seja, os seus papeis baseiam-se em personagens fortes, e não apenas em galãs.




Na pele de um delinquente, com distúrbios mentais, ou simplesmente um pai dedicado, a verdade é que o profissional da TVI consegue estar à altura de qualquer desafio. A empatia com os portugueses começa a ficar cada vez mais forte, e a direcção de programas da estação de Queluz de Baixo já percebeu essa realidade há algum tempo. Por essa razão, Nuno Homem de Sá mantém um contrato de exclusividade com a TVI, que lhe oferece alguma estabilidade ao nível profissional.

Sem dúvida alguma que este actor tem lugar garantido na televisão portuguesa. Por outras palavras Nuno Homem de Sá não é segunda opção para qualquer projecto que seja chamado, sendo por isso um dos profissionais de primeira linha da estação de Queluz de Baixo. Ao nível de Paulo Pires, Pedro Lima ou Rogério Samora, por exemplo, o actor tem provado que merece continuar a ser aposta no canal da Media Capital. Assim, porque não lançar uma mini-série na qual o actor seja o grande protagonista? Seria interessante, no mínimo!

O seu talento e lealdade à TVI merecem!





É um dos actores portugueses mais queridos e acarinhados pelo público. Com uma carreira que já conta com mais de duas décadas, começou na moda. Foram precisamente as passerelles que o ajudaram a tornar-se conhecido e a chegar à televisão, onde se estreou com Jornalistas, na SIC, corria o ano de 1999.

Actualmente, é um dos muitos actores exclusivos TVI e prepara-se para brilhar na muito falada “telenovela dos anos 80”, Anjo Meu. Depois da brilhante prestação na pele dos gémeos de Olhos nos Olhos e do simpatiquíssimo Quim de Meu Amor, Paulo Pires vai voltar a trabalhar com Alexandra Lencastre.


Pois é, parece que é uma “sina” que os persegue. É que é já a terceira vez que serão par romântico em televisão, depois de um amor fugaz em Ana e os 7 e da trágica relação que viveram na primeira telenovela portuguesa a conquistar um Emmy Internacional.

Sou um grande fã deste actor. Para mim, a par de Pedro Lima e Rogério Samora é um dos melhores da sua geração. Possui tudo o que é necessário para a profissão que exerce. Sabe fazer de bom e de mau e, mais importante do que qualquer coisa, tem uma grande empatia com a câmara e, por conseguinte, com os telespectadores.


Com quase 43 anos, Paulo Pires continua a fazer furor entre o sexo feminino, sejam elas mulheres mais maduras ou raparigas mais jovens. “Ninguém lhe resiste”, já me dizia uma amiga minha.

Pouco mais tenho a acrescentar a este actor. Mas não posso deixar de salientar o facto de já ter feito um pouco de tudo. É que ele também já foi apresentador, do grande sucesso da SIC, Mundo VIP. Talvez num futuro próximo o gostasse de voltar a ver na apresentação, mas, por enquanto fico bastante satisfeito de poder continuar a vê-lo brilhar em telenovelas da TVI.


É que, ao contrário de muitos colegas que também se iniciaram no mundo da moda, Paulo Pires nunca se deslumbrou e provou sempre que merecia estar onde esta. Um caso quase único de sucesso.



Iniciado um Frente a Frente damos por encerrado o anterior. Assim, a votação que colocava em duelo as opiniões referentes aos dois primeiros casais de Morangos com Açúcar registou os seguintes resultados:


Cláudia Vieira e Pedro Teixeira, por Tiago Henriques - 74%
Benedita Pereira e João Catarré, por Diogo Santos - 26%

Falar Televisão


Um aniversário aparentemente diferente


A entrada na maioridade é, por si só, um marco na vida de qualquer ser humano. É quando temos idade para tirar a carta, já pudemos ser presos, votar, entre tantas outras coisas. No caso da TVI, nada disso se aplica, uma vez que se trata de um canal de televisão. Ainda assim a responsabilidade de estar há dezoito anos no activo merece uma comemoração.


Habituados a galas com caras da estação, este ano os portugueses tiveram direito a emissões especiais de Você na TV (no sábado) e A Tarde é Sua (no domingo). Contudo, o grande presente para os telespectadores foi mesmo a quarta temporada de Uma Canção para Ti. Doze novos talentos, uma nova apresentadora, dois novos jurados. Quase tudo pareceu novo, mas na realidade não passou de mais do mesmo.

Contudo, ainda houve um “cheirinho” às habituais galas de aniversário, com Pedro Teixeira e Helena Isabel a mostrarem os seus dotes nas cantorias. Exigências de um contrato de exclusividade ou por vontade própria, o certo é que foram mesmo os dois momentos mais dispensáveis da noite.


Fui um fã acérrimo da segunda temporada deste talent-show e dois anos depois soou-me a mais do mesmo. Foi estranho ver Cristina Ferreira no lugar de Júlia Pinheiro, mas penso que a apresentadora foi inteligente. Não se quis armar na sua “madrinha” e repetir as mesmas graças e foi ela própria, como todos estamos habituados a vê-la, embora um pouco mais contida, fruto do nervosismo, provavelmente.

Já os dois novos membros do júri, Sofia Ribeiro e Vítor Fonseca surpreenderam-me. Fui um grande crítico da escolha da actriz de Sedução, mas hoje percebo que faz todo o sentido. Sofia Ribeiro deu uma outra graça, com comentários agradáveis e simpáticos para os pequenos talentos. Na minha opinião, acabou mesmo por retirar algum protagonismo a Rita Pereira.

Por fim, os números. Importantes para qualquer televisão privada são o prenuncio do que já se esperava. Já o disse entre amigos e volto a repeti-lo. Por muito que Uma Canção para Ti possa ser apelativo, por muito que Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha possam atrair telespectadores, acredito que o programa nunca sairá vencedor do confronto directo com Portugal tem Talento.

E nem mesmo em dia de estreia o conseguiu fazer. Embora a diferença não tenha sido muito elevada, e tenha ganho em termos de share, no mesmo horário Espírito Indomável e Casos da Vida chegaram a fazer melhor. Agora, num dia de festa deve-se condenar o formato? Não, claro que não. Pelo menos pudemos ver verdadeiros talentos, e não rever o que já revimos vezes sem conta.

Promoções de vento em poupa!


Se no dia de ontem, após Pedro Teixeira ter desvendado um pouco da história de "Anjo Meu", as promoções da nova novela da TVI arrancaram, no dia de hoje foi a vez da SIC começar a trabalhar nos anúncios do talk-show "Querida Júlia". Segundo o Diário de Notícias, foi na madrugada desta segunda-feira que Júlia Pinheiro se dedicou à primeira acção directa do programa. A apresentadora entrou em estúdio por volta das seis da manhã: "Está frio. Tenho sono. Tenho sono, tenho sono... E vou ainda ter mais sono. Mas temos que sair para fazer a primeira acção directa do programa".
De referir por fim que, nas promoções gravadas, a apresentadora irá surgir "de fato de macaco e artilhada de fraldas e toalhitas".

Quiosque: Diário de Notícias

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 21/02/2011



Boa tarde e bem-vindo ao primeiro Fala-se da semana!


Cláudia Vieira e Pedro Teixeira

O jovem casal está radiante com o crescimento da sua filha. Com apenas dez meses a pequena Maria já “diz ‘papá’ que é um misto entre pai e ‘papa’ e diz ‘mamã’ que não sei se é um chamar por querer brincadeira, mas vai dizendo”, conta a ex-apresentadora de Ídolos.

Prestes a regressar aos ecrãs, Cláudia Vieira não descarta a hipótese de em breve voltar a engravidar, até porque “acho interessante a diferença de idade entre os dois e os três anos”.


Andreia Rodrigues

A apresentadora do Fama Show já não consegue esconder o amor que a une com Daniel Oliveira, coordenador desse mesmo programa e apresentador do Alta Definição. Em declarações à Notícias TV, Andreia não adiantou factos sobre a sua relação com Daniel porque, segundo ela, “não tem lógica depois de termos sido surpreendidos no aeroporto por uma revista”

No entanto, Andreia Rodrigues afirma sentir-se “muito feliz e muito amada”.

Quiosque: Notícias TV

"Portugal Tem Talento" vence "Uma Canção Para Ti"


Foi no dia de ontem que a TVI completou os 18 anos de existência. A segunda estação privada em Portugal programou um dia especial para os telespectadores. Assim, neste 20 de Fevereiro tivemos a oportunidade de acompanhar a estreia de alguns filmes, um especial de "A Tarde É Sua" e ainda o início da quarta temporada de "Uma Canção Para Ti".
Com estas apostas, a estação de Queluz de Baixo não só atingiu os 27,7% de share, como venceu a concorrência. Nesse sentido, resta dizer que o talk-show de Fátima Lopes atingiu os 6,3% de audiência média e 26,8% de share. Quanto à estreia do filme "Ele Não Está Assim Tão Interessado", o seu resultado foi de 7,7% de rating e 23,5% de share.
Contudo, e apesar destas performances satisfatórias, o duelo mais aguardado ocorreu entre "Uma Canção Para Ti" e "Portugal Tem Talento". Bárbara Guimarães, e mesmo sabendo que o seu programa teve uma menor duração, levou a melhor. Enquanto o concurso da SIC obteve 13,8% de rating e 33,2% de share, o da TVI ficou-se pelos 12,6% de rating e 37,4% de share.

Na linha da informação, o "Jornal Nacional" venceu a concorrência, tendo sido o programa mais visto do dia com 14,3% de audiência média e 32,8% de share.

Por fim, de salientar que a estação de Carnaxide atingiu uma média de 26,1% de share no dia de ontem, o conjunto dos canais por cabo 23,8%, e a RTP1 19,1%.

“Você na TV” também vai perseguir os famosos!

vocenatv_thumb_medium359_280

Depois de o Diário de Notícias ter revelado, em primeira mão, que Querida Júlia iria ter uma rubrica bem ao estilo paparazzi, surge a notícia de que o matutino da TVI irá fazer o mesmo.

E tudo se iniciará já a partir da próxima terça-feira, pela mão de Flávio Furtado e suas companheiras Cinha Jardim e Lili Caneças. É o próprio jornalista quem o garante na sua página oficial do Facebook:


Há histórias, boatos, rumores, entrevistas, frases que algumas das nossas “celebridades” proferem e que nos deixam na dúvida. Por isso, a partir da próxima terça-feira o ‘Você na TV’, TVI, irá ao encontro dos protagonistas das histórias que marcam a semana para que tudo fique clarificado. Pelo menos é essa a nossa intenção… iremos submetê-los às questões do “provocador” de serviço até que o caso seja esclarecido!

Andaremos na rua, dia e noite, faça chuva ou faça sol, a seguir as figuras públicas e iremos confrontá-las com as notícias que a maioria prefere não comentar!


Com tudo isto, a equipa do Você na TV só mostra que está atenta à concorrência e preparada para ir à luta. Todavia, será a antecipar-se e fazer o mesmo que a estação de Carnaxide promete que obterá resultados? É esperar para ver…

Revista de Imprensa 21/02/2011



 Segunda-feira, 21 Fevereiro. Seja bem-vindo à Revista de Imprensa!


Cotrim Figueiredo: "Os próximos 18 anos já aqui estão"


Foi ontem que a TVI completou 18 anos de vida. E com um último ano de vida cheio de mudanças profundas na estrutura da empresa, João Cotrim de Figueiredo, director-geral TVI, aproveita esta época festiva para congratular todos os profissionais que trabalham todos os dias naquela que é, indiscutivelmente, a televisão generalista mais vista em Portugal.

“Quem está de parabéns são todas aquelas pessoas que nestes 18 anos deram o melhor de si à TVI, tantas vezes com sacrifício da sua vida pessoal e familiar”, começa por dizer o director-geral da estação que, apesar de ter passado por momentos internos complicados, nunca deixou o primeiro lugar das audiências. “O sucesso e a liderança atingida e mantida, por vezes em situações bem adversas, deve-se a este vasto conjunto de pessoas, lutadores incansáveis em prol do bem comum”

João Cotrim de Figueiredo antevê o futuro da TVI com optimismo, crente na equipa que com ele trabalha actualmente na estação: “Os próximos 18 anos já aqui estão. Com esta equipa, com a capacidade de inovar e surpreender que temos, com o gozo que sentimos em trabalhar juntos, não tenho qualquer dúvida que não irá faltar nos próximos anos motivos para celebrar”, remata.


SIC promove saúde e bem-estar em 2011


Peso Pesado, Dr White ou até mesmo Ficheiros Médicos são alguns dos formatos que a SIC apresenta para este ano de 2011 que estão totalmente relacionados com a temática da saúde e bem-estar.

Nuno Santos, director de programas SIC, sublinha a importância destes mesmos temas nos principais formatos da estação: “São questões que estão na ordem do dia e com que as pessoas se preocupam cada vez mais. Criamos uma linha de programas com o Peso Certo que, sendo no essencial um reality-show e um programa de emoções e de estados de alma, se encaixa nisto”, refere.

Segundo Nuno Santos, os “bons resultados” da estreia de Ficheiros Médicos são mais também eles impulsionadores numa aposta nestes formatos que apesar de serem “todos diferentes entre eles” pretendem responder a essa necessidade por parte dos espectadores.



CITAÇÃO DO DIA
"A morte é algo que não me assusta"
Eunice Muñoz

NÚMERO DO DIA
26,4
Foi a cota de mercado alcançada pela televisão por Cabo no último Sábado. Números esses que lhe deram assim mais uma liderança, algo que se tem tornado habitual nos últimos Sábados.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

Núria, Jéssica e Duarte dizem adeus a “Uma Canção para Ti”


uma_cano_para_ti

E, em dia de aniversário, a televisão de Queluz de Baixo presenteou os telespectadores com uma nova temporada do seu talent-show infantil. Doze novos talentos foram expostos ao país, mas, infelizmente, três deles tiveram mesmo que abandonar a competição.


João Reis foi o mais votado, com 14% dos votos. Carolina Cardetas foi a segunda mais votada, com 13% das votações. Com 11% foi Mara Pedro quem ocupou o terceiro lugar do pódio. E em quarto lugar, com 10% ficaram Ana Ferreira, bem como Pedro Ferreira. Já a sexta posição, com 9% dos votos, pertence a Bernardo Faustino. 7% das votações foi quanto Diogo Garcia alcançou. E, em último, Sandro Lopes obteve a mesma classificação.


A última concorrente salva foi Raquel Pinto, que recebeu dois votos de Luís Jardim e Rita Pereira, contra os outros dois de Sofia Ribeiro e Vítor Fonseca para Jéssica Ângelo. Sendo que o voto do presidente do júri é o que vale mais em caso de empate, foi a primeira jovem quem acabou salva.


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Ele e elas

1. Margarida Carpinteiro faz em Laços de Sangue um dos melhores papéis da sua vida. É importante dizer isto. Porque é justo. A actriz é esquecida habitualmente quando se fala do lote de grandes actrizes portuguesas. Porque não vai a festas, porque raramente dá entrevistas, porque já não tem 30 anos, porque não se lhe conhecem aventuras e desgostos amorosos, porque, enfim, não preenche aquilo que, por estes dias, parece ser uma matriz absolutamente necessária para ser mediática. Margarida Carpinteiro, que eu e todos os da minha geração começámos por ver como partenaire de Herman, é uma actriz muito mais completa. Tem espessura, tem alma. E isso nota-se à légua na novela da noite da SIC. O drama e a dor que aquela mulher transporta no peito só nos toca a nós porque há verdade naquela interpretação. E isso deve ser dito.


2. Cuidado com Elas, cuja segunda emissão vamos poder ver hoje à noite na SIC, é um simples programa de apanhados. Ou melhor, é apenas mais um simples programa de apanhados. E é por isso que não tem história nem ficará na história. A SIC sabe isso muito bem e, por isso, não se esforçou muito por promover o produto. Nem na grelha nem na forma como o comunicou com os jornais e revistas que acompanham habitualmente o fenómeno televisivo. Na última década já passaram pela televisão portuguesa uma dezena de formatos do género. Com anónimos, com famosos, com futebolistas, com estrelas da TV. O trunfo dos apanhados é ser uma surpresa. Para os incautos que caem na esparrela, claro, mas também para os espectadores. Neste caso, já não há surpresa nenhuma. "Elas" não estão mal, mas já ninguém lhes liga nenhuma...