29 de novembro de 2009

O Protagonista


Boa noite. "O Protagonista" desta semana não é uma pessoa, mas sim um programa - "Ídolos".


É para mim o programa da rentrée de 2009. As boas audiências tem valido a Nuno Santos um domingo competitivo. Apesar de há oito dia ter perdido para "Uma Canção para Ti", o programa apresentado por Cláudia Vieira e João Manzarra, continua melhor que nunca. Hoje vai divulgar os quinze finalistas do concurso, e as emoções vao subir à flor da pele dos concorrentes. Eu não vou perder, sou sincero.

E digo mais. Já vi muitos críticos escreverem que pelo facto de na semana passada "Ídolos" ter perdido para a concorrência, que isso demonstrava que o programa já estava a perder o interesse após a fase de castings. No entanto, muitos esquecem-se que foi precisamente no programa após o final da referida fase, que o concurso obteve o seu melhor resultado.

Cláudia Vieira tem uma grande prova pela frente na apresentação para a semana, mas com João Manzarra a seu lado, terá uma grande ajuda.


Mas "Ídolos" não se faz só de audiências. No autocarro, no metro, na faculdade, toda a gente fala dos concorrentes e das suas respectivas prestações. O mesmo se aplica ao youtube. Milhares e milhares já viram as actuações de Filipe Pinto ou André Cruz por exemplo.
Estou curioso para ver qual é o resultado que hoje "Ídolos" vai fazer. Mas uma coisa é certa: Ou vence por uma distância considerável, ou fica muito próximo de "Uma Canção para Ti".

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca "O Protagonista" da semana.

O que se vê nos intervalos


Sexta-feira foi um dia como os outros. Com programação normal, sem futebol nem eventos especiais, e com a ordem natural das coisas: primeiro, a TVI, depois a RTP, finalmente a SIC. Tem sido esta a hierarquia das audiências ao longo do último ano, com um pequeno intervalo durante o Verão. O caminho só se faz caminhando e a SIC sabe que o seu trabalho duro é de longo alcance. Sem dinheiro para investir, os responsáveis da estação não podem esperar resultados imediatos.

Mais do que as audiências como os portugueses se habituaram a conhecê-las, há outros dados capazes de perceber a sintomatologia da doença. Por exemplo, nesta sexta-feira, na lista dos intervalos publicitários com mais audiência, a SIC aparece apenas no 15.º lugar, a meio do Jornal da Noite, o seu mais valioso activo da grelha.

Não pensem que é uma miudeza. Quem quer investir em publicidade, quer chegar ao maior número de público. Ora, saber que os intervalos de Deixa que te leve, Euromilhões, Meu Amor, Telejornal, Sentimentos, Morangos com Açúcar e O Preço Certo são os mais vistos significa que são os mais apelativos. Nenhum responsável da SIC pode ficar descansado com essa questão. Embora nestas coisas da publicidade, na maior parte dos casos, o que importa é saber que público queremos atingir. Porque nem todo o público é um bom público do ponto de vista comercial. Voltarei a esta questão na próxima crónica.

Audimetria - 28/11/2009 (act.)


O dia de ontem foi marcado pelo jogo entre o Sporting e o Benfica. Logicamente o Cabo subiu aos 21,6% de share, e os generalistas desceram, ficando os três muito próximos.
Quem levou a melhor foi a SIC, que obteve 24,6% de share, seguida da RTP1, com 24,3%, e por fim, da TVI, com 23,4%.
O programa mais visto foi a novela "Deixa que te Leve", com 13,4% de rating. Seguiu-se o Telejornal, tal como pudemos ver no quadro, que chegou aos 35,9% de share. Em termos de noticiários, de destacar ainda a prestação do "Jornal da Noite", que foi o quarto programa mais visto do dia, e do "Jornal Nacional", que ocupo a quinta posição do top5.
"O Preço Certo" obteve 10,9% de audiência média e 33,3% de share. À mesma hora, o filme exibido pela SIC ("Red Eye"), conseguiu 7,4% de rating e 24% de share, e o da TVI ("A Guerra de Connors"), 6,4% de audiência média e 20,9% de share.
No horário nobre, "Ele é Ela" desceu para os 8,3% de rating e 28,4% de share. "Sentimentos" teve uma má prestação. 24,2% de share é muito pouco para uma novela da TVI.
"Perfeito Coração" também não esteve melhor. Apesar de ter alcançado um rating aceitável - 7,2% -, em termos de share, não foi além dos 21,5%. Mesmo assim, esteve melhor que a "Lei da Selva", que fez menos que 20%.
Por fim, na RTP1, "Dança Comigo no Gelo" desceu. 6,1% de audiência média e 20 pontos, foram os resultados do programa apresentado por Catarina Furtado.
"Conta-me como Foi" esteve estável - 19,1% de share.

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - Na minha opinião "Você na TV" é o programa das manhãs que está mais próximo da perspectiva de serviço público. Senão vejamos: fala de assuntos pertinentes, relevantes e actuais, convidando especialistas para opinar sobre esses mesmos temas. E isso conquista espectadores, sendo líder durante toda a semana com uma média de share superior a 30%.
Pior - Com um autor responsável por grandes sucessos na ficção nacional da TVI e um elenco de luxo, "Sentimentos" tem ficado aquém das suas antecessoras em audiências. E nesta semana viu a sua rival brasileira ("Viver a Vida") chegar-se a si, quer em espectadores quer em share.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - Com Daniel Oliveira como coordenador, "Fama Show" tornou-se no magazine social favorito dos portugueses, vencendo "Só Visto" na RTP1 no mesmo horário, e "Deluxe" da TVI. E os números provam isso. Esta semana o programa das 5 beldades da SIC, liderou no seu horário, com cerca de 750 mil espectadores e com um share superior a 30%.
Pior - Com bons valores durante o fim de semana, o "Primeiro Jornal" durante a semana, perde invariavelmente para a concorrência. Muita da culpa de ser o menos visto dos noticiários da hora de almoço é de "Companhia das Manhãs", que passa uma herança de espectadores muito baixa. Mas mesmo assim isso não explica tudo, e os espectadores preferem a concorrência.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - O "Jornal da Tarde" é consecutivamente, durante a semana, o líder dos noticiários das 13h. Mas para além disso, vence com clara vantagem sobre a concorrência e com uma média de share superior aos 30%. A RTP Porto deve orgulhar-se deste "seu" produto ser o preferido dos portugueses.
Pior - Quando "Telerural" estreou na RTP1, foi alvo dos maiores elogios. Volvidos vários meses de vida, esta série de humor começa a cansar. E prova disso são as audiências: 450 mil espectadores é pouco, mesmo sabendo que na TVI está no ar "Deixa Que Te Leve". De referir que, esta semana, "Telerural" perdeu, inclusivé, para "Cenas do Casamento" da SIC.