28 de novembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
A SIC decidiu fazer um documentário ou reportagem especial sobre José Mourinho, considerado como o Melhor Treinador do Mundo, a propósito dos 10 anos de carreira deste. E este especial foi transmitido na passada quinta-feira e liderou a tabela dos programas mais vistos do dia com quase 1 milhão e 200 mil espectadores. Mas mais significativo que este valor e de liderar, foi o facto que este especial conseguiu que a SIC ultrapassa-se a RTP1 e e se aproxima-se da TVI. Também quem beneficiou foi "Laços de Sangue" que conseguiu um dos melhores valores desde a sua estreia.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Com os maus resultados dos "Morangos com Açúcar" e com a repetição dos mesmos a dar problemas, André Cerqueira (que ainda era director de programas da TVI) decidiu introduzir mais um programa sobre a "Casa dos Segredos" entre o "Agora é Que Conta" e os "Morangos". Mas este novo diário com Leonor Poeiras, não tem tido os números desejados pela TVI. Com um "Portugal em Directo" e "Escrito nas Estrelas" forte, o diário da tarde não vai além dos cerca de 500 mil espectadores e um share bem inferior ao que estação consegue no dia e que anda perto dos 20%, um valor baixo e bastante prejudicial para Queluz.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Seja bem-vindo às três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana". Entre as 21h e as 23h no Televisão-Opinião.
Melhor da Semana RTP1
O final de tarde de domingo está assegurado pela RTP1. Se ao longo da semana e ao sábado o "Preço Certo" lidera confortavelmente, aos domingos os novos episódios de "Pai à Força" têm feito mossa na concorrência. O episódio inédito da série conseguiu esta semana cerca de 1 milhão de espectadores. Valores que a série quando transmitida em horário nobre raramente ou quase nunca conseguia alcançar. "Pai à Força" é um série leve, com algum drama e comédia e encaixa muito bem nesta faixa horária, com os espectadores a preferirem a série aos filmes da SIC e TVI. José Fragoso tem tido algumas atitudes bem acertadas!

O Protagonista

Boa noite. A Protagonista desta semana é...


A semana que passou foi marcante para a televisão portuguesa. Se no dia 23 de Novembro, Portugal acordou com o primeiro Emmy de uma novela Lusa, Meu Amor, na madrugada deste domingo começou a ser difundida a informação que, desde a saída de Manuela Moura Guedes da TVI, era dada praticamente como certa. A mulher de José Eduardo Moniz já faz parte da equipa de Carnaxide, e em meados de Fevereiro do próximo ano irá começar a conduzir um programa de informação.

Que efeitos terá esta nova contratação numa das principais áreas do terceiro canal? Conseguirá o lado "sensacionalista" de Manuela Moura Guedes integrar-se numa equipa que procura salientar-se pela sua imparcialidade e valor de justiça? Não sei. No entanto, considero esta aquisição uma "lufada de ar fresco" para a SIC, uma nova luz para a estação que pretende unir os portugueses.
Questiono-me, apesar deste facto, na opinião que os jornalistas mais antigos do canal de Pinto Balsemão poderão ter sobre a sua nova colega. Estarão de acordo? Conseguirão dar o benefício da dúvida a uma profissional que muita polémica gerou este ano?


Sairá a informação da SIC lesada com Manuela Moura Guedes? Que visão terão os telespectadores do canal sobre esta contratação? E os políticos, ficarão agradados com o regresso da mulher de José Eduardo Moniz aos ecrãs nacionais?

Segundo o Diário de Notícias, a jornalista irá dar a cara por um programa semanal, em parte semelhante com a "Noite de Má Língua", com convidados em estúdio. Esta nova aposta de Carnaxide será produzida bem ao estilo de Manuela Moura Guedes, num misto de informação e entretenimento. Desta forma, estará a SIC a querer incluir a jornalista numa outra área de conteúdos televisivos, já extinta há alguns anos? Pensaremos nós que os responsáveis pela estação estarão a arriscar de mais a imagem da informação do canal, quando a ideia é lançar um programa de infoteinment?

Na minha opinião, esta contratação não foi tomada de ânimo leve. Muitas reuniões devem ter sido marcadas, e muitos números discutidos. Não apenas ao nível monetário. As audiências devem ter sido um dos principais aspectos a ter em conta pois, afinal, são elas que movem a publicidade. Numa altura em que a crise afecta cada vez mais os meios de comunicação social, o que pesará mais: a credibilidade ou um rosto polémico? Fica a questão no ar.

Marco De Camillis e as coreografias de "OT"


O coreógrafo de "Operação Triunfo" falou esta semana com os jornalistas da Notícias TV. Marco De Camillis confessou que, por vezes, é difícil para os concorrentes conciliar o canto com a dança. "Às vezes é difícil fazer os alunos dançar. Sobretudo quando não estão concentrados. Claro que depois há sempre pés-de-chumbo", afirmou à publicação do Diário de Notícias/Jornal de Notícias.

O italiano deu ainda a entender que apesar de nem sempre conseguir o que pretende, procura adaptar cada coreografia aos concorrentes, de modo a que estes a consigam executar. "Não os mando fazer movimentos feios de se ver. Aliás, um movimento pode não servir para um e servir para outro. Faço as coreografias à medida de cada concorrente", revelou.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Iva Domingues “ligada à TVI”

iva_domingues_larga

Desde a sua saída de Quem Quer Ganha que muita gente acredita que os seus tempos por Queluz de Baixo estão quase a chegar ao fim. No entanto, a apresentadora continua a fazer parte dos quadros da estação e esse foi apenas um dos temas da sua conversa com a Flash! desta semana.


“Acabei de gravar mais uma série de Depois da Vida, que estará no ar em breve. Ainda não está editado, mas já está gravado. Para já é o mais imediato. É uma série como a outra e já está pronta a ser editada para ir para o ar em breve, mas datas não é o meu departamento. Enfim, estou ligada à TVI, senão, não estaria a fazer mais uma série de Depois da Vida como é óbvio.”, começa por dizer Iva Domingues, quando questionada sobre projectos futuros. Já sobre a tão falada mudança para Carnaxide, que ainda recentemente foi veiculada pela TV Guia, a comunicadora preferiu não entrar em polémicas: “É óbvio que não vou alimentar especulações. Há sempre muita tendência para se confundir esfera privada com esfera pública.”, frisou.


Ainda assim e apesar de actualmente dar a cara por um programa previamente gravado, a apresentadora tem preferência por emissões em directo: “Sou uma mulher dos directos, isso é inegável. Gosto de trabalhar em directo. Tem a ver com a minha verdade, não gosto muito de teleponto. Gosto de conversar, não gosto de ler coisas em cartões, gosto de ouvir as pessoas. Até porque trabalhei quase sempre em directo e sem teleponto e sou dessa escola, mas acho que é uma arte fazer bem e com teleponto. Notícias das Estrelas, pelo menos, já me deu essa ferramenta que admiro e é preciso saber fazer bem. Era uma coisa que gostava de fazer e o programa trouxe-me isso, mas gosto mais do directo”, frisou.


A concluir, Iva Domingues revelou não saber os motivos que levaram ao fim do magazine do TVI 24, apesar de pensar “que foi uma decisão editorial, mas sou alheia a essa decisão”.


Quiosque: Flash!

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Apesar da SIC ter um final de tarde óptimo a nível audiométrico, com "Escrito nas Estrelas" a liderar e "Caras e Bocas" a bater os "Morangos com Açúcar" da TVI, a verdade é que o principal bloco noticioso de Carnaxide tem perdido para a concorrência nomeadamente para o "Jornal Nacional" da TVI. Com uma média de share bem superior à média do canal e com cerca de 1 milhão de espectadores de média, a verdade é que o "Jornal da Noite" não ganhou qualquer dia da semana e em 7 dias, ficou em último por 4 vezes, o que é significativo, tendo em conta que agora tem uma novela com bons resultados a anteceder.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
Se é o programa do momento é bastante discutível, apesar de eu achar que o é, e que consegue angariar e motivar os espectadores a seguirem as aventura na Casa mais famosa do país. "Casa dos Segredos" é o programa mais bem sucedido da rentrée. Apesar de muitos dizerem que os valores não são comparáveis aos de "Big Brother" a verdade é que o mercado é novo. Mas mesmo assim "Casa dos Segredos" lidera confortavelmente as noites de domingo sempre com 1 milhão e 300 mil espectadores na gala apresentada por Júlia Pinheiro. A Gala de "Secret Story" nunca perdeu para a concorrência e tem uma média de share até hoje superior a 40%, o que nos dias que correm é muito bom.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a uma nova edição do "Melhor & Pior da Semana". Fique a conhecer as nossas escolhas pela manhã entre as 10h e as 12h.
Pior da Semana RTP1
O programa de sátira política está no ar à cerca de 15 anos, e ficou-se a saber esta semana, que RTP1 decidiu terminar com o programa. O "Contra Informação" foi ao longo dos anos um programa que irá ficar na memória e na história da televisão portuguesa. São muitas as personalidades caricaturadas no programa, sempre com grande fair-play dos bizados. Apesar de nesta semana o programa na quinta-feira ter batido no fundo do poço com 2% de rating e pouco mais de 6% de share, a verdade é que aos domingos de manhã os resultados são satisfatórios. E foram muitos os horários, ao longo dos anos, que o "Contra" passou. E também ao longo dos anos conseguiu valores de audiência dignos de ser considerado um sucesso. Com o fim do "Contra Informação", acaba-se também o único programa de sátira política na TV portuguesa.

É oficial: Manuela Moura Guedes na SIC em Fevereiro!

manuela_moura_guedes

Depois de ontem o jornal Público ter avançado com a notícia de que estava prestes a haver “casamento” entre a SIC e a jornalista, eis que na edição on-line de hoje o Diário de Notícias confirma que Manuela Moura Guedes está já a preparar o seu novo programa.


Segundo o referido jornal, o novo formato da jornalista está já a ser pensado pela própria, em colaboração com Gabriela Sobral e Luís Marques, sendo este último quem o confirma: "Ainda não está definido, mas queremos fazer um bom programa e por isso estamos a desenvolver ideias, mas é a Manuela que está a coordenar mais este projecto". Segundo o director-geral de Carnaxide "Vai para o ar logo que esteja pronto, no fim de Janeiro ou início de Fevereiro."


Estava prometido o regresso de Manuela Moura Guedes ao pequeno ecrã e as informações indicaram sempre o mesmo sentido: Carnaxide. Agora, três semanas depois de ter sido comunicada a saída da TVI - após um ano de baixa -, a pivô surpreende com um novo projecto. Irá para o ar a partir de Fevereiro e está a ser pensado pela jornalista em colaboração com a directora de Produção da SIC, Gabriela Sobral, e Luís Marques, director-geral.


Apesar de tudo, os pormenores sobre este novo projecto ainda estão no “segredo dos deuses”, mas segundo fontes contactadas pelo Diário de Notícias será um formato original que "deverá ser feito com recurso a produção interna", que "será uma análise semanal da informação" e que "deverá ir para o ar às sextas ou sábados à noite".


A ideia que se aproxime ao género infoteinment (uma mistura de informação e entretenimento) e há quem garanta ao DN que "é possível que a emissão tenha convidados" e que "haja um análise da actualidade ao jeito da Noite da Má Língua".

Resta aguardar por novidades por parte da estação de Carnaxide.


Quiosque: Diário de Notícias

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Fez-se luz na televisão

O chamado "jornalismo desportivo" é, desde sempre, um jornalismo de segunda. É triste, mas é verdade. É dessa forma que muitos jornalistas ditos de primeira olham para os homens e mulheres que todos os dias acompanham treinos de futebol, vão a conferências de imprensa, consultam fontes para saber de transferências ou narram jogos de futebol. Como dentro de cada um de nós há um treinador em potência, acreditamos que aquilo que os "jornalistas de desporto" fazem qualquer um faz. É uma visão redutora e, está bom de ver, errada. Sei do que falo: há 20 anos iniciei a minha carreira como "jornalista desportivo" na rádio, na imprensa e até, mais tarde, numa curta mas interessante experiência na televisão. O chamado "jornalismo desportivo" tem, frequentemente, muitos defeitos (parcialidade, facilitismo, ligeireza), mas nenhum deles se pode dizer que seja exclusivo de quem faz desporto. Só que o futebol é um campo irracional de paixões acicatadas que tornam essas fragilidades jornalísticas mais visíveis. Mas, sejamos claros, há excelente "jornalismo desportivo" na imprensa, na rádio ou na televisão. O especial José Mourinho: o Melhor Treinador do Mundo, que a SIC exibiu quinta-feira à noite, é um desses exemplos. Durante mais de 60 minutos, Nuno Luz, jornalista experimentado mas tantas vezes olhado de soslaio pelos próprios companheiros de ofício, passa em revista o currículo invejável do treinador português que orienta o Real Madrid. E fá-lo da melhor forma possível, capaz de prender os espectadores (e foram 1,2 milhões...) ao pequeno ecrã. Uma teia bem urdida com vários excelentes depoimentos, um texto competente, uma montagem ágil. Numa palavra, parabéns!