Mostrando postagens com marcador Ficheiros Médicos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ficheiros Médicos. Mostrar todas as postagens

24 de fevereiro de 2011

Falar Televisão


Saúde e Bem-Estar, a nova aposta!

Ficheiros Médicos é a nova aposta da SIC para as segundas-feiras a seguir ao Jornal da Noite. Com dois episódios já exibidos da nova série, a estação de Pinto Balsemão parece estar cada vez mais interessada em apostar na informação sobre saúde e na resposta que a população pode esperar dos cuidados médicos em Portugal.

Ficheiros Médicos retrata casos reais de pacientes que são assistidos no Hospital de São João, no Porto. Sem qualquer tipo de apresentação formal ou seguimento guiado, o telespectador quase que se transporta para o caso tendo um acompanhamento técnico, mas bastante acessível, a partir das explicações do Professor Dr. Rui Vaz.


Um programa bastante interessante, muito informativo e de todo acessível, mesmo para quem não tenha qualquer conhecimento acerca das ciências médicas. O objectivo primordial da série é que o telespectador se envolva no caso, aprendendo informações desmistificadas acerca de alguns bastante graves problemas de saúde e que perceba que Portugal é já um país com uma demarcada boa acção médica.

Com Ficheiros Médicos a SIC inicia assim uma forte aposta na temática Saúde e Bem-Estar (que tem vindo a desenvolver no canal temático SIC Mulher com programas como Dr. Oz, Dr. Phil e The Biggest Loser) que se continuará a desenvolver ao longo de 2011 com programas como Peso Pesado ou Dr. White. Com estes programas Nuno Santos diz estar a "responder a uma necessidade dos telespectadores".

Necessidade ou não, congratulo Nuno Santos e a SIC pela sua excelente aposta em conteúdos diferentes e direccionados para novas temáticas (apesar das contrariedades face a um público fã de telenovelas) que são de extrema necessidade e importância em Portugal.

15 de fevereiro de 2011

Falar Televisão



Teve tudo, mas não chegou a um todo


Chegou ontem à televisão de Carnaxide um dos melhores documentários que já vi. Não sou muito fã, mas as minhas expectativas em relação a este programa eram altas. E, não, não saíram defraudadas, muito pelo contrário.


Ficheiros Médicos foi, simplesmente, muito, muito bom. Um formato sem qualquer tipo de teatralização, conduzido e muito bem por médicos, sem jornalistas a narrarem. Há muito que não me emocionava a ver televisão e posso dizer que a incrível história do pequeno Daniel me tocou bastante. Não que já tenha vivido algo semelhante, mas porque foi bastante comovente.


Todavia, e tal como já esperava, o programa não alcançou uma grande audiência. Ficou, inclusivamente, atrás da concorrência directa. Nada que me surpreenda, uma vez que os portugueses não estão habituados e “educados” para este tipo de formatos. Por muito bom que Ficheiros Médicos tenha sido, e foi, de facto, nem a excelente antecedência do Jornal da Noite foi suficiente para um resultado mais expressivo.

Porque terá isto acontecido? Sinceramente, não percebo, mas creio que o facto de ter sido emitido a uma segunda-feira poderá ter sido prejudicial. Talvez se tivesse ido para o ar a um domingo, dia em que os telespectadores estão mais abertos para ver espaços de reportagens, conseguisse chegar a um maior número de pessoas. Contudo, não creio que haja de mal em Ficheiros Médicos. Como já disse anteriormente, o formato está muito bem conseguido.

O problema reside, precisamente, no facto de os portugueses não estarem habituados a este tipo de formatos, nem a ver a SIC às segundas-feiras após o Jornal da Noite, arrisco-me a dizer.

Estreia de “Ficheiros Médicos” perde para a concorrência

ficheirosmedicos

Estreou ontem à noite o novo espaço informativo da estação de Carnaxide. Apesar da forte promoção e da qualidade do programa, o mesmo acabou por não cativar os portugueses.

É que, tal como pode ser visto pelos dados fornecidos pela Marktest e pelo blogue A Minha TV, Ficheiros Médicos ficou atrás da concorrência directa, com apenas 9.4% de audiência média e 21.8% de quota de mercado, o que equivale a pouco mais de 800 mil telespectadores.


À mesma hora, a telenovela Espírito Indomável, na TVI, fez 15.5% de rating e 37.8% de share. Já na RTP, Quem quer ser Milionário ficou-se pelos 9.5% de audiência média e 22.1% de quota de mercado.

O resultado de Ficheiros Médicos acabou também ele por contribuir para um novo empate entre a televisão de Carnaxide e o serviço de canais por cabo e IPTV, com 22.9% de quota de mercado média.

14 de fevereiro de 2011

Revista de Imprensa 14/02/2011

Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Júlia Pinheiro convicta de que Querida Júlia vai liderar!

A um mês da sua estreia nas manhãs de Carnaxide, a apresentadora mostra-se confiante no formato que tem vindo a construir.

"Estamos a trabalhar violentamente para nos rodearmos de todos os elementos e artifícios para lançar uma proposta competitiva", começa por dizer à Correio TV, acrescentando de seguida os verdadeiros objectivos: "Tenho a firme convicção de que a médio prazo vamos liderar o horário".


Para esta verdadeira “guerra da televisão”, Júlia Pinheiro já começou a limar arestas. Para tal contratou a Endemol para produzir Querida Júlia, chamou três editores da sua confiança, dois deles vindos directamente da TVI, Rosário Mendonça e Filipa Mourato, bem como Artur Cassiano, que foi anteriormente director de informação do Rádio Clube Português.

Para além disto, a apresentadora ficará ainda com pelo menos três colaboradores do Companhia das Manhãs, Hernâni Carvalho, Ana Marques e Cláudio Ramos, estes últimos prováveis responsáveis pelo jornal cor-de-rosa que o programa irá ter.


Para além de Júlia Pinheiro, também Nuno Santos está bastante confiante no substituto de Companhia das Manhãs. Em declarações à mesma publicação, garantiu que vai “reflectir a maneira de ser e de estar da Júlia”, num ambiente “muito descontraído, interventivo e vai tentar animar as pessoas”, com “uma componente forte de actualidade”.

Resta esperar pelo próximo dia 14 de Março para conferir todas estas novidades.


Mariana Monteiro em A Terceira Vez?




O seu nome chegou a ser dado como certo em Eclipse, todavia, tal poderá não se confirmar, a menos que a actriz entre a meio da trama.

Tudo porque, em entrevista à Telenovelas desta semana, Mariana Monteiro garante: “Vou parar dois, três meses. Foram dois anos fortes em que saltei literalmente de um projecto (Deixa que te Leve) para outro. Foi bom mas é importante fazer uma gestão do tempo e agora tenho de parar”.


Ora, tendo em conta que as gravações da substituta de Espírito Indomável arrancam já em Março, é quase certo que a Joana de Espírito Indomável apenas regresse em A Terceira Vez, a trama de Tozé Martinho que substituirá Sedução e cujas gravações estão previstas para Abril ou Maio, o que confirma o período de descanso anunciado por Mariana Monteiro.

Caso se confirme este reforço, A Terceira Vez recebe assim mais um profissional vindo directamente da actual líder da televisão portuguesa, depois de Vera Kolodzig, Pedro Lima e Pedro Górgia, que estão, ao que tudo indica, escalados para a nova história do autor de Sentimentos.


CITAÇÃO DO DIA:

“É uma obrigação da TVI não adormecer à sombra do nome que tem”


Júlio Magalhães



Destaque do dia:

Não perca hoje à noite, pelas 21h30 a estreia de Ficheiros Médicos, na SIC!



Quiosque: Notícias TV, Correio TV, Telenovelas