7 de março de 2009

Audimetria - 06/03/2009

Boa tarde. Ontem o Feitiço de Amor foi o programa mais visto das 19:00, pondo por isso mesmo o Jornal Nacional de Sexta no 3º lugar do Top 5.
A Sic conseguiu ter um programa com uma audiência considerável. Falo de Não Há Crise, que obteve 12,2% de ratio e 28,4% de share. Ficou em 6º lugar dos mais vistos.
Na Rtp o destaque vai para o Telejornal, que ficou a 2% de ratio do Jornal Nacional.

No total do dia, a Tvi ficou acima dos 30% de share, a Rtp nos normais 25% e por fim a Sic que não chegou aos 22%.

Mais pormenorizadamente, é de referir a subida de Olhos nos Olhos. O que já se previa com o fim da Favorita, aconteceu ontem! A novela da Tvi bateu os 40% de share. E Feitiço de Amor da noite os 50%! Pelo contrário Caminho das Índias desceu para os 21%.
Na Rtp a série Pai à Força baixou consideravelmente desde a sua estreia que se situou nos 13% de ratio. Ontem não chegou aos 10%.

Análise das audiências (semana 23 de Fevereiro a 2 de Março)

Horário da manhã (10:00 - 13:00)


Praça da Alegria e manhãs de fim-de-semana - 23,9%
Fátima e manhãs de fim-de-semana -
23,4%
Você na Tv! e manhãs de fim-de-semana -
25,6%


Ambas as estações desceram neste horário. No entanto a diferen
ça entre a Tvi a Rtp e a Sic aumentou.

Horário da tarde (14:00 - 17:00)

Chamas da Vida/Paixões Proibidas/Portugal no Coração e tardes de fim-de-semana - 26,9%
O Cravo e a Rosa/Contacto e tardes de fim-de-semana - 25,0%
Tardes da Júlia e tardes de fim-de-semana -
24,8%

Mais uma vez a Rtp é a grande vencedora das 14:00 às 17:00, mesmo tendo descido duas décimas. Apesar da boa prestação das Tardes da Júlia, as tardes de fim-de-semana da Tvi não aguentam a "herança" que o talk-show lhe dão, e por isso mesmo este canal está em último.


Horário do fim de tarde (18:00 - 20:00)

Portugal em Directo/Preço Certo e tardes de fim-de-semana - 28,9%
Três Irmãs/Nós por Cá e tardes de fim-de-semana - 21,5%
Morangos com Açúcar/Feitiço de Amor e tardes de fim-de-semana -
29,4%

Depois de uma boa subida da Sic na análise da semana passada, esta semana o destaque vai para a Tvi que com o seu Feitiço de Amor roubou a liderança a Fernando Mendes.



Horário da madrugada (00:00 - 02:30)

Rtp 1 - 19,8%
Sic - 22,5%
Tvi -
25,7%

É uma realidade. Com o fim da novela Favorita, a Sic perdeu a liderança nas madrugadas. Caminho das Índias não tem uma má audiência, pelo contrário. Tem valores até bastante estáveis, mas a verdade é que Olhos nos Olhos aumentaram o seu share. Embora esta semana tal facto ainda não se veja, para a próxima análise já vão perceber.
Destaque para a Rtp que subiu bastante.


Fonte: Notícias TV

Minuto Mais Visto 23/02 - 01/03


Aqui fica o minuto mais visto da semana de 23 de Fevereiro a 1 de Março nos quatro canais portugueses.

Fonte: Correio da Manhã TV

Notícias

TVI 24 ainda está longe de beliscar a SIC Notícias

Balanço. Ao fim de uma semana com três canais de informação, chega-se à conclusão de que a líder do cabo ainda reina, tanto nas audiências de cada dia como no noticiário das 21.00, apresentado por Mário Crespo. A nova televisão de Moniz já concorre com a RTPN e venceu-lhe em dois dias

Canal de notícias de Queluz de Baixo já desafia a RTPN

Ao fim de uma semana, a TVI 24 ainda não chegou perto do canal líder do cabo, a SIC Notícias, que continua a agarrar a maioria dos telespectadores que consomem informação. Para já, o novo canal de Moniz ainda só faz concorrência à RTPN e, mesmo assim, só lhe venceu nos primeiros dois dias (26 de Fevereiro a partir das 21.00, quando o novo canal nasceu), de acordo com os dados da Marktest.

Também nos principais noticiários dos três canais de informação (entre as 21.00 e as 22.00), a SIC Notícias é vencedora absoluta. O Jornal das Nove, apresentado pelo veterano Mário Crespo, continua a ser o preferido dos telespectadores do cabo, tendo tido uma média de 3,1% de share entre os dias 26 de Fevereiro e 5 de Março. Já o À Noite, As Notícias, conduzido por João Adelino Faria e Carlos Daniel alternadamente semana a semana, conseguiu, no mesmo período, uma média de 0,9%, abaixo do Jornal do Dia, da TVI 24, que alcançou uma média de 1,3%. Ainda assim, o À Noite, As Notícias, da RTPN, venceu o Jornal do Dia em três dias.

O melhor dia da SIC Notícias, de acordo com o mesmo período em análise, foi terça-feira, 3 de Março, quando alcançou 5,1% de audiência. O melhor dia da RTPN foi domingo passado, com 2,2%. Curiosamente, o melhor resultado diário da TVI 24 também foi domingo, com 2,1%. Analisando os piores dias de cada canal, chega-se à conclusão de que a SIC Notícias foi abaixo no sábado, 28 de Fevereiro, com 3,3%, ainda assim acima dos concorrentes. O dia pior da RTPN foi sexta, 27 de Fevereiro, com 1,3%, e quarta, 4 de Março, foi o menos feliz para a TVI 24, com 1,1%.

Nos noticiários das 21.00, a SIC Notícias teve o seu melhor dia na terça-feira, 3 de Março, com 4,5% de share, com Jornal das Nove. Já a concorrente TVI 24 venceu na estreia, 26 de Fevereiro, com as primeiras palavras de Henrique Garcia, tendo alcançado 2,3%. O melhor noticiário da RTPN ocorreu na segunda-feira, 2 de Março, com 1,4%. Já os piores resultados aconteceram na quarta, 4 de Março, para o Jornal das Nove (2,4%), da SIC Notícias, quinta, 26 de Fevereiro, para o À Noite, As Notícias (0,4%), da RTPN, e quarta, 4 Março, para Jornal do Dia (0,5%), da TVI 24.

A conclusão que se pode tirar destes valores, relativos à primeira semana da existência da TVI 24, é que esta já concorre com a RTPN, mas está ainda longe de beliscar a SIC Notícias, tanto no total de cada dia, como no noticiário principal. Isto ao contrário do que acontece no panorama dos canais generalistas, em que a TVI reina e a SIC está a sentir dificuldades para se impor.