Com apenas vinte anos de idade, esta jovem tem já um curriculum invejável. Embora ainda só tenha trabalhado em televisão por duas vezes, a sua experiência teatral é enorme. Basta ter em mente que foi ela uma das protagonistas de West Side Story, um dos melhores musicais de sempre encenados por Luís Filipe Lá Féria. Tive oportunidade de a ver actuar ao vivo e num registo tão complicado como é o teatro, em que os actores são sujeitos a vários tipos de pressão, quer do público, quer dos próprios colegas, tenho a dizer que se saiu mesmo muito bem. Foi uma excelente experiencia vê-la fazer o seu melhor. Uma voz magnífica, uma maneira de representar apaixonante, um olhar ternurento como muito poucos profissionais têm. Ela é assim, simples, mas ao mesmo tempo diversificada. Eu diria mesmo que uma “princezinha” num reino onde várias jovens gostavam de o ser.
E como os responsáveis da estação de Queluz de Baixo não “brincam em serviço”, trataram logo de a “recrutar” para a conhecida série juvenil. Afinal de contas, Cátia Tavares já tinha mais do que provas dadas e merecia, sem sombra de dúvidas a oportunidade. E não é que ela a agarrou e dá, diariamente, uma lição de representação aos restantes colegas? Ela canta, encanta, representa, dança, enfim, tudo aquilo que alguns profissionais mais consagrados não conseguem fazer. Sou seu fã e delicio-me a ouvir os temas que interpreta.
Embora não seja a personagem central de Morangos com Açúcar, não é por isso que não merece todos estes elogios, até porque, por vezes, não são os protagonistas aqueles que melhor representam. Não tenho quaisquer tipo de dúvidas de que terá um futuro risonho e que brevemente a veremos numa grande produção de horário nobre. Espero ainda ter a oportunidade de a continuar a ver em musicais, que são, efectivamente, os grandes testes aos actores. Por tudo isto e muito, muito mais, Cátia Tavares está, claramente, de Parabéns!
Felizmente, Sara Matos é especial. Ela interpreta a personagem Margarida da melhor forma que sabe, canta, dança, chora, ri, e dá toda uma panóplia de sentimentos a um papel complexo.
O seu talento é nato, e já vem desde os dez anos, altura em que começou a fazer teatro. O facto de já ter concluído dois anos de expressão dramática na ACT - Casa do Teatro, de ter estado um ano na Casa do Artista, de ter estudado, durante três anos, na Escola Profissional de Teatro Cascais, e de ainda ter feito o primeiro ano do Conservatório de Teatro e Cinema, tornam-na numa actriz com uma bagagem profissional bastante elevada.
E é também por isso que, todos os que por lá passam, conseguem dar nas vistas na televisão.
Não tenho qualquer tipo de dúvidas que, se André Cerqueira apostar em Sara Matos, esta venha a ter um percurso bastante semelhante ao de Rita Pereira na TVI.
Se as minhas expectativas se concretizaram, prevejo que a Margarida de Morangos com Açúcar, possa tornar-se na protagonista de uma das próximas novelas das estação de Queluz de Baixo ou que, pelo menos, interprete uma personagem com algum relevo na história.
É com entusiasmo que vejo uma actriz como Sara Matos, com tanto talento. Este meu sentimento justifica-se pelo facto de existirem tantos jovem nos "Morangos", aos quais, quando olho para eles, tenho sempre uma pergunta: "Como foste aqui parar?". Quando vejo Sara Matos, a questão é outra: "Como não apareces-te mais cedo?".
Fique agora com a famosa interpretação de Margarida da música de "Heartbeat":
Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Mariana Monteiro/Vera Kolodzig:
Vera Kolodzig, por Diogo Santos - 26%