10 de maio de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta semana ocorre entre duas actrizes de Morangos com Açúcar. Não, elas não são rivais, mas disputam entre si muito talento! Dê as boas-vindas a Sara Matos e Cátia Tavares.


Se há coisa de que quem apostou nesta série de Morangos com Açúcar se pode orgulhar é do facto de ter dado a conhecer aos portugueses alguns dos mais promissores talentos do nosso país. Independentemente de serem os protagonistas, ou terem um papel mais secundário todos eles demonstram enormes potencialidades para brilharem num mercado tão complicado como este, o da televisão. Entre estes jovens está uma rapariga cujo trabalho há muito sigo. O seu nome é Cátia Tavares e é ela quem dá vida à Clara.


Com apenas vinte anos de idade, esta jovem tem já um curriculum invejável. Embora ainda só tenha trabalhado em televisão por duas vezes, a sua experiência teatral é enorme. Basta ter em mente que foi ela uma das protagonistas de West Side Story, um dos melhores musicais de sempre encenados por Luís Filipe Lá Féria. Tive oportunidade de a ver actuar ao vivo e num registo tão complicado como é o teatro, em que os actores são sujeitos a vários tipos de pressão, quer do público, quer dos próprios colegas, tenho a dizer que se saiu mesmo muito bem. Foi uma excelente experiencia vê-la fazer o seu melhor. Uma voz magnífica, uma maneira de representar apaixonante, um olhar ternurento como muito poucos profissionais têm. Ela é assim, simples, mas ao mesmo tempo diversificada. Eu diria mesmo que uma “princezinha” num reino onde várias jovens gostavam de o ser.


E como os responsáveis da estação de Queluz de Baixo não “brincam em serviço”, trataram logo de a “recrutar” para a conhecida série juvenil. Afinal de contas, Cátia Tavares já tinha mais do que provas dadas e merecia, sem sombra de dúvidas a oportunidade. E não é que ela a agarrou e dá, diariamente, uma lição de representação aos restantes colegas? Ela canta, encanta, representa, dança, enfim, tudo aquilo que alguns profissionais mais consagrados não conseguem fazer. Sou seu fã e delicio-me a ouvir os temas que interpreta.


Embora não seja a personagem central de Morangos com Açúcar, não é por isso que não merece todos estes elogios, até porque, por vezes, não são os protagonistas aqueles que melhor representam. Não tenho quaisquer tipo de dúvidas de que terá um futuro risonho e que brevemente a veremos numa grande produção de horário nobre. Espero ainda ter a oportunidade de a continuar a ver em musicais, que são, efectivamente, os grandes testes aos actores. Por tudo isto e muito, muito mais, Cátia Tavares está, claramente, de Parabéns!



Sara Matos é, sem dúvida, uma das maiores estrelas desta nova série de Morangos com Açúcar. Nesta temporada, é possível verificar que existem actores que não têm qualquer tipo de talento, que não têm jeito para a representação.
Felizmente, Sara Matos é especial. Ela interpreta a personagem Margarida da melhor forma que sabe, canta, dança, chora, ri, e dá toda uma panóplia de sentimentos a um papel complexo.
O seu talento é nato, e já vem desde os dez anos, altura em que começou a fazer teatro. O facto de já ter concluído dois anos de expressão dramática na ACT - Casa do Teatro, de ter estado um ano na Casa do Artista, de ter estudado, durante três anos, na Escola Profissional de Teatro Cascais, e de ainda ter feito o primeiro ano do Conservatório de Teatro e Cinema, tornam-na numa actriz com uma bagagem profissional bastante elevada.

A verdade é que a máxima de o Teatro ser uma grande escola, continua a persistir.
E é também por isso que, todos os que por lá passam, conseguem dar nas vistas na televisão.
Não tenho qualquer tipo de dúvidas que, se André Cerqueira apostar em Sara Matos, esta venha a ter um percurso bastante semelhante ao de Rita Pereira na TVI.
Se as minhas expectativas se concretizaram, prevejo que a Margarida de Morangos com Açúcar, possa tornar-se na protagonista de uma das próximas novelas das estação de Queluz de Baixo ou que, pelo menos, interprete uma personagem com algum relevo na história.

É com entusiasmo que vejo uma actriz como Sara Matos, com tanto talento. Este meu sentimento justifica-se pelo facto de existirem tantos jovem nos "Morangos", aos quais, quando olho para eles, tenho sempre uma pergunta: "Como foste aqui parar?". Quando vejo Sara Matos, a questão é outra: "Como não apareces-te mais cedo?".

Fique agora com a famosa interpretação de Margarida da música de "Heartbeat":


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Mariana Monteiro/Vera Kolodzig:

Mariana Monteiro, por Tiago Henriques - 74%
Vera Kolodzig, por Diogo Santos - 26%

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca mais uma edição do Frente a Frente.

O outro lado

A SIC encontrou um modelo eficaz para promover os seus produtos. O Episódio Especial, que desde Março se passou a chamar E-Especial, é um magazine leve, rápido, com linguagem cenográfica moderna e capaz de prender as atenções dos espectadores. A inspiração é totalmente brasileira: a Globo sempre fez bem este tipo de formatos, por onde passam as estrelas da estação e as grandes produções de ficção, mas não deixa de haver mérito na equipa da SIC, e em especial no seu coordenador Daniel Oliveira, na forma como conseguiu dar vida a um projecto que, independentemente do sucesso das audiências, é essencial para promover o star sistem e todo o mundo que gravita em redor de Carnaxide.

Ricardo Pereira e Sofia Cerveira são os apresentadores principais, mas o programa é muito mais do que eles. A solução encontrada em O Comando E Teu, com um entrevistado central que vai lançando as reportagens, é boa e dá uma ideia de interactividade.

No fundo, E-Especial acaba por ser a versão televisiva das revistas de TV existentes no mercado. Com a vantagem óbvia que os seus repórteres não encontram as portas fechadas aos bastidores, como acontece tantas vezes na imprensa.

Com uma máquina tão forte na ficção portuguesa, e com o acesso livre aos bastidores, não se percebe como a TVI ainda não gizou um projecto deste tipo: um magazine arejado, que pudesse falar das tramas, dos amores e prazeres das figuras públicas em redor da sua programação. Não será, com toda a certeza, uma questão de falta de dinheiro.

O que eles já fizeram pelo Benfica..


O fanatismo que os adeptos têm pelo clube da Luz é, de tal modo grande, que por vezes os leva a cometer pequenas loucuras. Por exemplo, Tozé Martinho, aquando da morte de Fehér, chegou a ir ao funeral na Hungria, e a regressar exactamente no mesmo dia a Portugal.
Quanto a Almeno Gonçalves, confessa que na época de 2004/2005, conseguiu ir a Barcelona ver o seu clube de eleição nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
António Melo, não esquece os anos de 1982 e 1983. Durante os mesmos, nunca perdeu um jogo do Sport Lisboa e Benfica, pelo facto de ter trabalho numa fábrica de tomate para arranjar dinheiro para os jogos.
Por fim, Patrícia Tavares revela que adora futebol, e que pelo Benfica costuma ir vestida e pintada a rigor para os jogos.

Quiosque: TV Guia

Parabéns, Jorge Kapinha!



Afastado da televisão há alguns tempos, não é por isso que ele foi esquecido por muitos dos telespectadores. Depois de ter feito parte dos D'arrasar, chegou a integrar a equipa do Êxtase, na SIC e a ser um dos apresentadores de Sempre a Somar, na TVI. Paralelamente a tudo isto, fez vários trabalhos enquanto actor.

No entanto, tudo isto é o menos no dia de hoje. É que Jorge Kapinha faz hoje 36 anos! Será que lhe darão um presente especial e o fazem regressar à televisão? A ver vamos, enquanto isso, resta-nos desejar-lhe as maiores felicidades! Parabéns, Jorge Kapinha!

Esta noite..

Às 21:00!

Fala-se 10/05/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se desta semana!

Hoje as Vítimas são:

Andreia Rodrigues

Com a vida profissional a correr-lhe melhor que nunca, a vida pessoal da apresentadora de Fama-Show já não está assim tão bem. É que, ao fim de 6 anos de namoro, Andreia terminou o romance com Carlos Fernandes.


Em declarações à revista TV Guia, preferiu não revelar os motivos: “Foram seis anos de namoro. Há momentos melhores, há momentos piores. Não significa que seja uma ruptura definitiva. Neste momento, não quero falar da minha vida pessoal, não vou falar mais sobre este assunto”, disse.



Victoria Guerra

Foi num dos dias do Estoril Open que a actriz surgiu em público com o novo companheiro. O feliz contemplado é o operador de câmara Luís Pissarra, de 26 anos, que já namorou com a também actriz Mafalda Matos.

O romance é recente e “foi um pouco amor à primeira vista”. Ao 24 Horas. Victória demonstrou a sua alegria: “Estou muito feliz, porque a minha vida pessoal está a correr bem e a minha vida profissional também.”

Recorde-se que, recentemente, a jovem terminara uma relação de 2 anos com Henrique Feller.


Quiosque: 24 Horas, TV Guia

"O Regresso dos Íncriveis" é a 18 de Maio

É já na próxima terça-feira, dia 18 de Maio que a SIC apresenta O Regresso dos Incríveis. À semelhança do que fez há dois anos, aquando do Euro 2008, a estação de Carnaxide volta a deixar nas mãos de Daniel Oliveira a função de entrevistar os craques da nossa selecção.


Começa assim a contagem decrescente para o Mundial da África do Sul, para o qual estão ainda agendadas diversas novidades por parte da SIC.


A não perder, dia 18, pelas 21 horas, logo após o Jornal da Noite, no terceiro canal.

Vanessa Oliveira continua em "Companhia das Manhãs"

Ao contrário do inicialmente previsto, Rita Ferro Rodrigues continua de férias. Numa semana especial, em que só haverá duas edições de Companhia das Manhãs, hoje, segunda-feira, e quarta-feira, será Vanessa Oliveira a parceira de Francisco Menezes.


A jovem já tinha desempenhado esta função na semana passada e foi bastante elogiada pela crítica, que, não poupou nos elogios à jovem apresentadora de Fama-Show.


Estará encontrada a substituta de Rita Ferro Rodrigues quando esta entrar em licença de maternidade?

Revista de Imprensa 10/05/2010

Segunda-Feira, dia 10. Bem-vindo à Revista de Imprensa!



Ana Brito e Cunha de regresso à televisão

Depois de integrar o elenco de Rebelde Way a eterna Celeste prepara-se para interpretar uma série na RTP. Foi a própria actriz que o confirmou: "Estou a preparar uma nova série de televisão..."
Para já o título e a data de estreia estão no segredo dos deuses: "O nome? Não sei se posso dizer... Mas posso adiantar que se estreia na grelha do próximo Inverno"
Desde 2001, em Senhora das Águas, que a actriz não integrava em permanência um projecto de ficção na televisão pública.


'Miúdos' da TVI brilham em Nasci para o Fado
Decorreu na passada noite de Sexta-Feira a final do concurso da RTP Nasci para o Fado. Três dos quatro vencedores foram Luís Caeiro, Tiago Correia e José Luís Geadas, ex-participantes do também 'caça-talentos' da TVI, Uma Canção para Ti.
Luís Caeiro, de 16 anos, mostrou-se profundamente feliz com a vitória: "Ainda não consigo acreditar. Só posso dizer que foi a melhor coisa que me poderia ter acontecido"
A única rapariga que também arrecadou a vitória foi Sara Gonçalves, que apesar de não ter participado em Uma Canção Para Ti já teve experiências semelhantes em concursos como Bravo Bravíssimo, Academia de Estrelas e Grande Noite do Fado.
Os quatro magníficos vão ter a oportunidade de participar no musical de Filipe La Féria - Fado, História de um Povo.


CITAÇÃO DO DIA
«Sou uma mulher de perdão fácil»
Cristina Ferreira

CURIOSIDADE DO DIA

Cidade Despida, a série que conta com Catarina Furtado como protagonista continua a perder espectadores. No terceiro episódio (emitido na última Sexta-Feira) obteve o pior resultado desde a sua estreia, com uma média de 589 000 espectadores.


Quiosque: 24 Horas, Notícias TV