17 de setembro de 2010

Like & Dislike


Numa altura em que imperam nas redes sociais os famosos polegares, eis que a partir de hoje também há cliques de análise no Televisão-Opinião. Todas as sextas à noite, o gosto e não gosto da última semana televisiva. Bem-vindo ao Like & Dislike, um clique de opinião!


LIKE
Conceição Lino
.
Apesar de ter entrado no Boa Tarde com um pesado pé esquerdo, Conceição Lino tem conseguido, ao longo desta semana, surpreender. Em comparação com o primeiro programa e o programa desta sexta-feira, por exemplo, foi notória uma fantastica evolução. Muito mais à-vontade para com as camaras, mais desenvoltura e naturalidade na conversa com os seus convidados e, acima de tudo, mais segurança ao tomar as rédeas deste talk-show. Uma nota positiva a destacar com imensa vontade de que Conceição melhore ainda mais, pois não há dúvidas de que ela ainda tem muito para dar. Resta-nos esperar...
.

DISLIKE
Festa das Vindimas

Os nomes até podem ser diferentes: festa de Verão, festa das flores, festa dos santos populares ou até da Primavera. Mas tudo não passam de meros pretextos para encher largas horas do dia com programas no exterior de conteúdo pobre e deprimente. Nesta semana, a Festa da Vindimas foi um desses exemplos. Mais uma escolha barata para ocupar 7 horas diárias de emissão, sempre com os mesmos cantores em playback, a mesma postura dos apresentadores e, enfim, a triste incultura popular com que a RTP1 nos brinda constantemente.
.

Falar Televisão


Ganhavam...

Terminou com a mínima dignidade o programa de entretenimento mais antigo da TVI. Sete anos depois, foi esta a tarde em que chegou a hora do Quem Quer Ganha sair em definitivo da grelha da estação com uma grande festa e com uma emissão bastante espontânea que mereceu mesmo a presença de Iva Domingues, a primeira apresentadora, que regressou por um dia à condução do concurso.

Sete anos depois, a pergunta que se faz é como é que um formato tão oco e sem graça, que costumava perder sistematicamente para toda a concorrência e com uma exibição diária que o desgastava ferozmente conseguiu manter-se todo este tempo no ar?

E a resposta é relativamente simples. Ora vejamos. Ao longo destes sete anos o Quem Quer Ganha foi, cada vez mais, descentralizando o concurso propriamente dito, aquele jogado em estúdio, para dedicar grande parte da sua emissão ao típico ‘enche chouriços’ que propagandeava o jogo interactivo dedicado exclusivamente aos telespectadores. E apesar de perder sistematicamente nas audiências (o que significa, nas receitas publicitárias) e não enriquecendo em nada o panorama televisivo e a grelha da TVI, eram os lucros gerados através das chamadas feitas pelos espectadores que davam a vida ao QQG e o mantinham no ar por mais umas temporadas.

No entanto, e tendo-se perfeita consciência de que hoje não se perdeu nada de mais na nossa televisão, o Quem Quer Ganha irá deixar saudades. Quer pelo tempo de duração, pela forma tão básica e oca em que consistia, quer mesmo pela saudável maluquice da apresentadora Leonor Poeiras, este programa irá certamente marcar, de alguma forma, os últimos sete anos da TVI.

Iva e Leonor juntas, no último "Quem Quer Ganha"


Ao fim de sete anos, Leonor Poeiras e Iva Domingues juntam-se no último "Quem Quer Ganha". Dez mil euros, é o prémio que será entregue nesta tarde, pelo mítico concurso da TVI!

Novo programa de Teresa Guilherme será no TVI 24


Teresa Guilherme está finalmente de volta à televisão. Depois de o seu nome ter sido definitivamente afastado da condução de Secret Story, a apresentadora e a direcção de programas da TVI não escondiam a proximidade que mantinham na projecção de um possível regresso ao activo da senhora televisão.

E eis que na edição de hoje da revista Correio TV começaram já a ser desvendados os primeiros pormenores acerca do novo programa de Teresa Guilherme. A apresentadora não irá voltar para o canal generalista mas sim para o TVI 24 com um programa que promete ser bombástico: “Vamos voltar a ser polémicos e a cobrar as acções das pessoas. Cuidado com a Teresa Guilherme, onde a virem fujam”, revela André Cerqueira, director de programas da TVI, que ao longo das últimas semanas tem estado várias vezes reunido com Teresa Guilherme na concepção deste novo formato.

Apesar disso, o novo programa ainda não tem data de estreia e o conteúdo do mesmo também ainda não está totalmente definido, tal como contou a anfitriã, Teresa Guilherme: “Ainda não há um nome porque eu e o André discordamos do título. Ele diz para eu confiar nele e eu tenho que me rir e dizer que sim”

Teresa Guilherme regressa então brevemente com um programa regular no TVI 24!


Quiosque: Correio TV

"Morangos com Açúcar" com sonhos trocados


A nova temporada da série da TVI irá presentear os telespectadores com uma personagem que, apesar de praticar futebol, sonha ser bailarino. Esse papel caberá a David Carreira, filho de Tony Carreira. O seu pai, na ficção, vê nele um autêntico craque de futebol e, por isso, anuncia a passagem de Lourenço a sénior.

No entanto, e numa tentativa de colocar um ponto final na vontade do seu progenitor em lançá-lo nos relvados, o futebolista e o seu amigo Pedro pegam fogo à sala de conferências de imprensa.
Esta será apenas uma das cenas iniciais de Morangos com Açúcar - Agarra o Teu Futuro.

De destacar igualmente a rede social Peoplesbook, onde o real e o virtual serão colocados à prova. Numa altura em que é cada vez mais frequente os cibernautas se fazerem passar por algo que não são, a nova temporada da série da estação de Queluz de Baixo vai ter um personagem que irá passar por um desgosto na web.


Quiosque: Notícias TV

Fala-se 17/09/2010


Boa tarde! Nesta sexta-feira Fala-se de...

João Maia Abreu



O jornalista viu a sua mãe falecer há pouco tempo. No funeral da sua progenitora, João Maia Abreu contou com a presença de muitos dos seus amigos, nomeadamente de Manuela Moura Guedes. "O João está a passsar uma fase complicada, do foro pessoal. Morreu-lhe a mãe, e os amigos, nestas alturas, precisam de estar juntos", confessou a mulher de José Eduardo Moniz à TV Guia desta semana.

Moura Guedes falou igualmente da amizade que os une: "Gosto muito do João. Somos grandes amigos e os amigos estão e gostam de estar juntos, sempre".

No que toca ao seu lado profissinal, a jornalista continua sem o futuro definido na TVI. Já João Maia Abreu, depois de se ter demitido cardo de coordenador do TVI 24, é agora director do TVI Internacional.

Fátima Lopes




A estilista e a jurada de À Procura do Sonho - Face Model of The Year, não foi convidada para o baptizado dos filhos de Marisa Cruz. Quem o garante é a edição de ontem do Correio da Manhã.
Segundo as declarações de Fátima Lopes, o assunto do baptizado era-lhe totalmente desconhecido. "Sinceramente, nem sabia que a Marisa ia baptizar os filhos. Não fui convidada e soube de tudo pelos jornais", confessou à referida publicação.

Apesar de ter sido a madrinha do casamente da apresentadora dos números da sorte da TVI, Fátima Lopes desdramatiza a situação. "A Marisa mudou a vida dela, foi viver para o Norte e está numa nova fase. Não acho que tivesse de me dizer nem convidar para o baptizado. Não estou preocupada com esse assunto. O meu assunto agora é trabalho", finalizou.

Quiosque: TV Guia e Correio da Manhã

Sara Prata: "...não sou um robô"


Sara Prata, tenciona fazer uma pausa nas novelas após a sua participação em Espírito Indomável. "Quero explorar-me a mim própria. A TVI está em primeiro lugar, mas não sou um robô e, às vezes, temos de descansar. Beber novas inspirações, formas de estar, de viver. Depois da novela virá o descanso de guerreira", confessou a actriz à Notícias TV.

Sara Prata, com contrato de exclusividade com a estação de Queluz de Baixo, espera compreensão por parte do canal. "Claro que a TVI vai compreender", finalizou.

Quiosque: Notícias TV

Vem ai mais uma temporada de "Depois da Vida"


O programa do além da TVI vai contar com uma nova temporada, ainda este ano. Ao que a Notícias TV desta semana apurou, os convites a famosos já estão a ser feitos.

A anfitriã vai voltar a ser Iva Domingues. "Sei que já estão a pré-produzir o formato e não falta muito para voltar ao estúdio", afirmou a apresentadora aos jornalistas.

Quiosque: Notícias TV

"Agora É Que Conta" não paga prestações do carro e casa


Fátima Lopes vai cortar, cortar e cortar. É assim que "Agora É Que Conta" é apresentado nas promoções que a TVI tem passado.

No entanto, nem todas as contas vão ser pagas. Segundo a Notícias TV desta sexta-feira, o novo programa de Fátima Lopes não irá ajudar em todo o tipo de pagamentos, nomeadamente os que estão relacionados com o carro e casa.
"É importante perceber que este é um programa que sendo próximo das pessoas não é um programa que vá pegar naquelas muitas histórias que existem neste país e que são dramas, porque não poderíamos nunca associar um conteúdo com uma gravidade e um peso dramático a um lado de boa disposição que o programa vai ter. Estaríamos a gozar com as dificuldades das pessoas. Essas contas muito pesadas não jogam com a natureza do programa", explicou a apresentadora à revista do Diário de Notícias.
Fátima Lopes acrescentou ainda o seguinte: "Vamos pagar todas as contas, da luz, propinas. As contas que vamos pagar são contas inesperadas e que por trás têm uma história curiosa que não passa pela cabeça de ninguém. Às vezes o valor é elevado, noutras situações não. E mais não digo!".


Júlia Pinheiro acredita no sucesso de "Aqui É Que Conta", e na entrega total de Fátima Lopes ao novo projecto da TVI. "Este programa tem uma componente forte de entretenimento. Vai exigir muito trabalho à Fátima e provavelmente ela vai ficar ainda mais magrinha! Ela vai andar a correr de um lado para o outro", confessou a protagonista de "As Tardes da Júlia".


Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa - 17/09/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!

"Operação Triunfo" já começou!


A quarta edição do concurso de talentos da RTP1 já mexe. Os castings no Porto já começaram, e as expectativas não podiam ser maiores! Foi no Coliseu do Porto que muitos jovens prestaram provas dos seus dotes vocais. Catarina Pereira, foi a primeira a chegar, e a primeira a ser ouvida. Já Fábio Mesquita, foi tentar a sua sorte na Operação Triunfo, depois de ter levado um "não" no Ídolos.


Quem também se encontrou nos castings foi Vânia Fernandes, a vencedora da última edição do talent-show da estação pública. Numa tentativa de dar força a todos os que se encontravam à espera de ser ouvidos, a cantora demonstrou que com trabalho e esforço tudo se consegue. De tal forma que o seu primeiro CD está quase a chegar às lojas. "Chama-se 'Canção de Alto Mar' e é um disco de música portuguesa. Demorei um tempo a escolher as pessoas certas para o realizar, porque gosto de muitos estilos e também porque queria agradar a todos as pessoas. Por isso, é uma mistura", explicou Vânia Fernandes aos jornalistas.


Quem também quis dar o seu juízo sobre a nova temporada de Operação Triunfo foi Sílvia Alberto. "Trata-se de um projecto interessante, muito intenso e prestigiante para a RTP e é sempre um prazer fazê-lo", confessou a apresentadora à TV Mais.


Filipe Pinto: "Vou regressar mais rico"



De partida para Londres, o vencedor da terceira temporada de Ídolos deu uma entrevista à TV Mais. Nela, Filipe Pinto confessou algum receio na viagem: "O receio faz sempre parte da procura e da descoberta, e eu não sou excepção. Tenho receio que as coisas não corram pelo melhor, mas espero que isso não aconteça. Claro que estou à espera de ter situações difíceis, mas espero ultrapassá-las".

Acompanhado pela sua namorada, e a ter aulas na London Music School, o jovem espera que esta estadia de seis meses seja benéfica para si. "Espero regressar mais rico", confessou Filipe Pinto à referida publicação.

Sobre o seu futuro, o cantor não tem planos definidos para além de aprender música: "Nesta fase, o tempo não é muito e vou dar prioridade às coisas que tenho traçadas: fazer o sítio e o curso em Londres. Mas, claro, as propostas são sempre bem-vindas".

Curiosidade do dia


Luís Baptista, ex-concorrente de Uma Canção Para Ti, tentou a sua sorte no Ídolos. O jovem de 16 anos conseguiu passar à primeira fase dos castings. No entanto, na segunda fase, acabou por ficar pelo caminho.

Número do dia

36,4

...foi o share da Festa das Vendimas 2010, da última quarta-feira. O programa venceu Você na TV! e Companhia das Manhãs, com uma diferença de dez e dezasseis por cento, respectivamente.

Quiosque: TV Mais e TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A teoria do copo

A rentrée da SIC é um bocadinho como a teoria do copo: meio cheio para os optimistas, que acreditam nas novas ofertas da dupla Luís Marques-Nuno Santos, e meio vazio para quem acha que ainda não é desta que a estação lá vai.

A novela Negócio da China, mal-amada no Brasil, começou bem em Portugal: 29% na estreia, 35% no segundo dia. Com a ajuda de o final de Armadilha, a SIC está a bater no horário a novela da RTP e o arranque de Júlia Pinheiro na TVI.

A estreia de Conceição Lino era aguardada com expectativa, pela passagem da jornalista para o entretenimento. Os primeiros sinais são interessantes: 24% na estreia, 24,8% na terça-feira. Não chega para ganhar o horário, mas está a bater-se de igual para igual com Júlia, ainda que falte avaliar o impacto da entrada de Fátima Lopes em cena na TVI. Para já, Conceição está solta, fresca, sorridente. Boa Tarde é diversificado: tem toques de Nós por cá, mas os ingredientes habituais num talk show generalista para donas de casa. Não é a surpresa e originalidade que a SIC prometia, mas está seguramente acima das expectativas de muito boa gente.


A novela Laços de Sangue foi a pior estreia em termos de audiências, mas a mais entusiasmante novidade da rentrée da estação. Muito bem filmada, excelente fotografia e iluminação, boas interpretações, a novela é seguramente um passo em frente dado pela SIC na ficção nacional. Esta é a batalha mais difícil da estação, dada a força das novelas da TVI. O caminho vai ser longo e cheio de escolhos. A SIC não pode esperar liderar já o prime time, mas tem em antena um produto de que se pode orgulhar.