17 de setembro de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A teoria do copo

A rentrée da SIC é um bocadinho como a teoria do copo: meio cheio para os optimistas, que acreditam nas novas ofertas da dupla Luís Marques-Nuno Santos, e meio vazio para quem acha que ainda não é desta que a estação lá vai.

A novela Negócio da China, mal-amada no Brasil, começou bem em Portugal: 29% na estreia, 35% no segundo dia. Com a ajuda de o final de Armadilha, a SIC está a bater no horário a novela da RTP e o arranque de Júlia Pinheiro na TVI.

A estreia de Conceição Lino era aguardada com expectativa, pela passagem da jornalista para o entretenimento. Os primeiros sinais são interessantes: 24% na estreia, 24,8% na terça-feira. Não chega para ganhar o horário, mas está a bater-se de igual para igual com Júlia, ainda que falte avaliar o impacto da entrada de Fátima Lopes em cena na TVI. Para já, Conceição está solta, fresca, sorridente. Boa Tarde é diversificado: tem toques de Nós por cá, mas os ingredientes habituais num talk show generalista para donas de casa. Não é a surpresa e originalidade que a SIC prometia, mas está seguramente acima das expectativas de muito boa gente.


A novela Laços de Sangue foi a pior estreia em termos de audiências, mas a mais entusiasmante novidade da rentrée da estação. Muito bem filmada, excelente fotografia e iluminação, boas interpretações, a novela é seguramente um passo em frente dado pela SIC na ficção nacional. Esta é a batalha mais difícil da estação, dada a força das novelas da TVI. O caminho vai ser longo e cheio de escolhos. A SIC não pode esperar liderar já o prime time, mas tem em antena um produto de que se pode orgulhar.

Nenhum comentário: