14 de dezembro de 2009

Frente a Frente

Boa noite! São 21 horas e está na hora do Frente a Frente desta semana. Depois do "duelo" entre Filomena Cautela e Nilton, é agora a vez de Manuel Moura dos Santos e Luís Jardim se "defrontarem".

Era o meu jurado "favorito" das duas primeiras edições de "Ídolos". Dos quatro era o que mais sabia de música. Foi com bons olhos que vi "regressar" em "Uma Canção Para Ti". Todavia, penso que neste programa não está no seu melhor. No concurso de talentos da TVI não pode mostrar a 100% a sua faceta de jurado.

Apesar de tudo é sempre um prazer ouvir os seus comentários. Percebe bastante daquilo que diz e têm aquilo que é a comum a muitos madeirenses: "emoções à flor da pele". é algo de muito bom e que merece os meus maiores elogios. Percebe-se sempre quando gosta ou não de um concorrente.

De todos os jurados que se têm visto em concursos de talento, penso que Luís Jardim é o melhor. É aquele que mais experiência tem na música. Já trabalhou com grande nomes internacionais, casos de Robbie Williams e Madona, entre outros. Tudo isto lhe dá ainda mais conhecimentos e experiência na área.


Recentemente esteve envolvido numa polémica com o programa "Ídolos" e penso que o melhor que devia ter feito era ter "estado calado". Apesar de tudo não lhe podemos retirar tudo aquilo que o caracteriza enquanto profissional.
É, na minha opinião, o elemento que falta a "Ídolos". Não me admiraria que ainda venha a pegar em algum dos concorrentes actuais e os ajude a entrar neste mundo.




"Azeitolas", é esta uma das expressões mais conhecidas de Manuel Moura dos Santos. Apesar de ser duro, não resiste a um bom cantor. Arrisco-me a dizer que se delicia a ouvir alguém com excelentes dotes vocais.
É o único jurado que esteve presente em todas as edições de "Ídolos", e também aquele que desde o início defendeu a música portuguesa, como elemento chave do concurso.
Por outro lado, tem sentido de humor, e brincou os concorrentes mais caricatos de "Ídolos". Sim, na maior parte dos casos parece não ter compaixão por ninguém, e ser mal educado com elas. Mas nesse aspecto tenho uma posição formada: só participa em "Ídolos" quem quer, logo cada um tem a opção de se suscitar ou não a comentário duros.
É dotado de uma grande cultura musical, tal como Laurent Filipe, e deixa todos colados ao ecrã, quando antes de comentar a actuação de um concorrente, avisa que vai demorar mais do que é habitual.
Na polémica com Luís Jardim, não foi de meias palavras, e respondeu-lhe à letra na imprensa. A verdade é que o jurado de "Uma Canção para Ti" já fez parte de "Ídolos", e nunca se queixou. Como tal, para quê criticar de onde já se tirou proveito?
A sua prestação no "Ídolos" tem sido sem dúvida positiva, e isso é de louvar.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Filomenta Cautela/Nilton:

Filomena Cautela, por Tiago Henriques - 63%
Nilton, por Diogo Santos - 37%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho

Seja bem-vindo ao Fecho desta noite. Hoje temos para si uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente-a-Frente desta semana.


Ironias do Milénio

Tiger Woods é o melhor jogador da história do golfe, um jogo com mais de 250 anos de "era moderna" (e, aliás, amplamente reconhecido como uma das modalidades desportivas mais exigentes, tanto no ponto de vista técnico como psicológico). E, no entanto, foi preciso esperar quase 13 anos, contando a partir do arranque da carreira profissional de Tiger, para que o seu rosto se tornasse presença regular na televisão portuguesa.

Há algo de lamentável nisto. Todos os anos ocorrem em Portugal três torneios de golfe de grande nível internacional - e raramente os nossos canais (à excepção da SporTV, abençoada seja) lhes dão um mínimo de cobertura. Já as inesperadas infidelidades de Tiger, que por esta altura levam o puritanismo americano a um delírio nunca antes atingido (a não ser com Bill Clinton), são notícia nos mais variados canais, tanto no cabo como em sinal aberto.

Pois, agora, o mínimo que se pode esperar é que o burburinho em torno da vida privada de Tiger contribua para a divulgação do golfe entre os portugueses. Aparentemente, é assim que as coisas funcionam em televisão. Ainda esta semana li, nos jornais, uma entrevista com Adelaide de Sousa - e aquilo de que quase toda a entrevista falava, com aparentes benefícios para a divulgação do canal, era de como a apresentadora mudava as fraldas ao seu novo bebé (e até de como, imagine-se, os seus cães haviam reagido à presença da criança).

Não vale a pena tentar percebê-lo, portanto. Aproveitemo-lo apenas: Tiger com eles.

Diário de um Ídolo


Seja bem-vindo à segunda edição de "Diário de um Ídolo". Depois da saída de Mariline Hortigueira, André Cruz, Diogo Alvarenga, Marta Silva e Márcio Costa no domingo passado, ontem, o concurso de talentos da SIC, viu mais um concorrente dizer adeus ao programa. Saiba quem é, e quais as actuações mais fortes da noite. Comentários sobre a dupla Cláudia Vieira/João Manzarra e sobre a interacção entre o júri, também serão feitos.

Ontem achei a entrada do programa forte. É sem dúvida, um dos momentos altos do programa, onde se sente o seguinte "esperou uma semana, mas valeu a pena! Estamos de volta novamente!". Quanto às actuações dos concorrentes, pareceram-me mais fracas em comparação com as da semana passada.

Carlos Costa - Esteve bem, e mais uma vez, perante o júri, destacou-se. Mostrou confiança. Foi versátil quando, depois de cantar Katty Perry na semana passada, escolheu AC/DC para a gala deste domingo. Estilos de música que nada tem a ver, mas que Carlos soube intrepertar da melhor maneira.

Mariana Tavares - Pode não ter sido a melhor da noite, mas foi a que mais me tocou. Adaptou a sua voz à música "Every Breath You Take", e fê-lo da melhor maneira. É doce a cantar.

Solange Hilário - Não esteve mal, mas em comparação com a sua actuação na semana passada, não achei nada de especial. A música não foi muito bem escolhida.
Apesar disso, é de salientar que arriscou e que esteve à vontade no palco.


Carolina Torres - Voltou a surpreender o público e o júri. Mostrou outra vez irreverência na sua actuação, assim como garra. É notável que gosta de estar em cima de um palco, dada a forma divertida com que interage com o público.

Salvador Sobral - A par da Mariana Tavares, foi outra das actuações que mais apreciei. Não se limitou a imitar a música, muito pelo contrário. Foi original, e teve uma grande perfomance. Não percebi porque Laurent Filipe acho que ele poderia ser o concorrente a abandonar o "Ídolos".

Inês Laranjeira - Tem uma imagem muito forte, mas mais uma vez achei que não deu o máximo de si. Não arriscou. Tem um olhar expressivo, mas esteve nervosa. A música que escolheu não foi a melhor opção.

Melina Pires - É muito doce a cantar, mas não arriscou. Não aproveitou a oportunidade que lhe foi dada na semana passada,e acabou por abandonar o "Ídolos". Apesar de tudo, foi humilde ao estar atenta às criticas do júri. A ouvir se aprende, e esta concorrente sabe isso melhor que ninguém.

Filipe Pinto - A sua voz encanta qualquer um, mas concordo com o Manuel Moura dos Santos, quando lhe pede para mudar de estilo. É um dos potenciais candidatos à vitória, mas deve dar mais de si. Tem uma excelente presença em palco.

Diana Piedade - Estava muito bonita. Tem força a cantar, e um lado muito roqueiro. Achei a sua prestação mais fraca em comparação com a da semana passada.

Catarina Boto - Apesar de ter sido uma das menos votadas, esteve bem. Com apenas 17 anos, tem uma forte presença em palco. Foi das poucas concorrentes que melhorou a sua perfomance da semana passada para esta.

Quanto à prestação de Cláudia Vieira e João Manzarra, penso que estiveram bem. Mais uma vez ocorreram precalços, principalmente nos últimos cinco minutos do programa.
No entanto há um aspecto que quero salientar. Nas entrevistas rápidas aos concorrentes, tanto a Cláudia, como o João fazem algumas perguntas. No entanto, poucos foram os que lhes deram conversa. Ou seja, os concorrentes ao não desenvolverem, acabam por dar um vazio ao programa, pois o apresentador não está à espera de uma resposta de "sim, muito" ou "um bocado". Na teoria tem de estar, mas na prática às vezes é díficil arranjar outro diálogo para "tapar um buraco".

No que toca ao júri, mais uma vez achei que Pedro Baucherie esteve mal. Considero-o o "patinho feio" dos quatro. Agora para combater a sua fraca cultura no que toca às técnica de voz por exemplo, refere as datas dos álbuns e significados de músicas que os concorrentes cantam.
Pelo contrário Laurent Filipe na gala de ontem, demonstrou o seu vasto conhecimento musical quando julgou os concorrentes.

Por fim, resta classificar as actuações da gala de ontem dos 10 concorrentes:

Carlos Costa - 8
Mariana Tavares - 8
Solange Hilário - 8
Carolina Torres - 9
Salvador Sobral - 9
Inês Laranjeira - 7
Melina Pires - 6
Filipe Pinto - 8
Diana Piedade - 8
Catarina Boto - 9

Audimetria - 13/12/2009


Com "Ídolos", a SIC subiu aos 29,7% de share, e venceu a TVI e a RTP1.
Sinceramente, a grande surpresa não foi o facto de mais uma vez o programa de talentos da estação de Carnaxide ter ganho a "Uma Canção para Ti". O destaque vai mesmo para o jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Vitória de Setubal. Tendo em conta os investimentos que a RTP1 faz todos os anos em futebol, os resultados da partida de ontem não foram nada animadores. 11,4% de rating e 27,9% de share, foi uma audiência bastante modesta. Mas a RTP1 lá sabe..somos nós que pagamos claro.

Começando pelo horário das 19:00, o duo entre o "Telejornal" e "As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa", continua a dar frutos. Em números, isto equivale a 10% de rating e 28,7% de share para o noticiário da RTP1, e 10,7% de audiência média e 28,2% de share para as "Escolhas..". O filme da TVI - "Mr. Bean em Férias" -, bateu o da SIC - "Comboio Atómico". Enquanto o primeiro fez 9,3% de rating e 27,4% de share, o segundo obteve 8,7% de audiência média e 29,6% de share.

Ainda relativamente à informação, depois de referido o resultado do "Telejornal", resta apenas salientar que o "Jornal Nacional", também bateu o "Jornal da Noite". A diferença não foi muita, mas foi uma vitória, tal como podemos verificar no quadro com os cinco programas mais vistos de domingo.

No horário nobre, "Deixa que te Leve" foi o programa mais visto do dia, com 16,4% de rating. Já "Perfeito Coração" ficou-se pelos 20,5% de share (décimo primeiro programa com maior audiência de ontem).
O duelo entre "Ídolos" e "Uma Canção para Ti" foi ganho novamente pelo primeiro. O concurso de talentos da SIC registou novo máximo - 14,1% de audiência média e 46,1% de share. O programa de Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha não esteve mal, mas perdeu largamente para a concorrência - 10,4% de rating e 30% de share.
Pior mesmo só a RTP1, cujo seu "Último Passageiro", continua a não fazer parte dos 10 programas mais visto do canal.

Revista de Imprensa 14/12/09

Bom dia! São 10 horas e está na hora da primeira Revista de Imprensa desta semana.

Concorrentes de "Ídolos" aconselhados por profissionais em imagem
Tal como em outros concursos semelhantes, também em "Ídolos" os concorrentes recebem concelhos de profissionais. à disposição dos participantes estão 2 profissionais que os aconselham relativamente ao que vestir nas galas. Afinal de contas a imagem de um ídolo deverá ser cuidada e é o seu "cartão de visita". Apesar de terem várias roupas à sua disposição, muitos concorrentes optam por utilizar as suas próprias peças.

"Portugal no Coração" remodelado em 2010
Com a chegada do novo ano, a RTP1 decidiu renovar o seu programa das tardes. "Portugal no Coração" terá novo cenário e mais rubricas. A dupla de apresentadores mantém-se, no entanto a RTP1 está a ponderar entregar a produção do formato à Valentim de Carvalho. Ainda não é oficial a mudança de produtora, mas a direcção de programas avançará com novidades nos próximos dias.



CITAÇÃO DO DIA

"Cantada do Filipe? Por amor de Deus, ele tem 21 anos"

Foi o que afirmou Roberta Medina ao jornal 24 Horas.







Fala-se de: José Carlos Malato.

O apresentador esteve 15 dias na Tailândia e ficou fascinado com tudo o que viu. No entanto, não esqueceu o tsunami que ocorreu na região. "Nunca estive descansado dentro de água", afirmou.

Fontes: 24 Horas, TV Guia

Melina Pires é a menos votada pelo público

E a menos votada desta semana foi...Melina Pires

Depois de ter estado entre as menos votadas da semana passada, a concorrente de Sintra não resistiu à votação do público e é a primeira dos 10 finalistas a abandonar o concurso de talentos. A par de Melina, também Catarina Boto esteve entre as menos votadas.

Última Hora - "O Formigueiro" está a chegar à SIC

Já é conhecido aquilo que simbolizam as formigas que têm passado nos ecrãs da SIC. Trata-se de um novo programa cujo nome é "O Formigueiro". O seu apresentador será Marco Horácio. Ainda não são conhecidos mais pormenores sobre o programa.

Hoje..

Às 1o:00!

À tarde, não perca a análise da gala de domingo de "Ídolos"!