Mostrando postagens com marcador O Protagonista. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador O Protagonista. Mostrar todas as postagens

12 de junho de 2011

O Protagonista - TELEVISÃO-OPINIÃO


Muito boa noite. "O Protagonista" de hoje não é um programa, um actor, um apresentador. A figura central desta rubrica é exactamente o Televisão-Opinião! Ao fim de dois anos e meio, este espaço sobre televisão despede-se dos fiéis leitores que nos acompanharam. 

A fusão com o TV Universo foi, desde há algum templo, pensada. Assim, e depois do segundo aniversário deste seu blog, as negociações intensificaram-se, até se criar o que a partir da 00h00 poderá visualizar. Na prática, continuaremos aqui, deste lado, mas noutro lado. Redundância? Não. 

"O Protagonista" de hoje é o querer mais e melhor, evoluir, crescer, ir mais além. Começámos como um pequeno blog, alcançámos um número de visitantes que muito nos orgulha, e hoje queremos mais. Daí este até já.
Amanhã já não haverá uma "Revista de Imprensa" às dez da manhã, ou um "Fala-se" às três da tarde, contudo estará à sua espera uma equipa maior, com mais conteúdos, com novas ideias.

Neste Televisão-Opinião deixo-lhe um agradecimento a si, por nos ter acompanhado diariamente, mas também a ele, por tudo o que nos ensinou. Esta ideia acabou por me proporcionar muita aprendizagem ao nível da escrita, da percepção sobre os media, do espírito crítico. A mim, e a todos os outros que por aqui passaram, incluindo aqueles que já nos abandonaram. Foi com eles, que esta minha ideia de construir um espaço sobre televisão, sem qualquer compromisso de programar conteúdos e rubricas, se transformou num autêntico trabalho. Assim, e apesar de todas as horas perdidas, e simultaneamente ganhas por tudo o que aprendemos, vale a penas seguirmos "A Televisão".

Será através dela que poderá fica a saber tudo a que o Televisão-Opinião já o habituou, assim como reflectir, julgar, comentar. Independentemente do sítio onde esta equipa esteja, ela estará consigo. Nós estaremos n'A Televisão, e você?

Até amanhã!

5 de junho de 2011

O Protagonista



Muito boa noite. "O Protagonista" de hoje é lançado à mesma hora em que a situação política do país se define! Neste preciso momento, 20h00, os olhos estão postos nas televisões para averiguar qual o próximo primeiro-ministro de Portugal, tendo por base as sondagens da RTP1, SIC e TVI. Contudo, qual das emissões destes três canais será a vencedora? Seja bem-vindo a mais uma edição de "O Protagonista"!



Nos anos anteriores, os portugueses já haviam dado provas de que a estação pública é a primeira escolha para os momentos em que o país aguarda por uma nova fase ao nível político. As eleições, para além do "Tempo de Antena" ou dos mais variados debates entre os candidatos, demonstram que os telespectadores têm confiança no primeiro canal. No entanto, este ano o jogo pode mudar de cenário, com a aposta na Informação da TVI. 

A RTP1 é a primeira a começar a sua emissão especial: a partir das 18h15 entra em antena "A Hora Decisiva". Às 19:00, José Alberto Carvalho e Judite de Sousa dão a palavra aos portugueses, aos repórteres e aos comentadores do dia! Por fim, e com algum espanto, chega a SIC, com uma operação que envolve mais de 200 profissionais. Apesar disso, a tentativa do canal de Pinto Balsemão para não ficar mal posicionado nas audiências a partir das 20h00 prende-se com uma tentativa de construir um lead-in satisfatório através do episódio de "Peso Pesado".




Não tenho muitas dúvidas de que seja a RTP1 a grande vencedora da noite, tal como havia escrito num "Falar Televisão", contudo é possível que a TVI deixe a SIC a algumas "léguas de distância". No caso da estação pública temos Paulo Rangel, José Eduardo Moniz, Pedro Magalhães, Maria João Avilez e João Marcelino como comentadores de serviço, acompanhados pela condução de Fátima Campos Ferreira, uma das grandes apostas do primeiro canal dos últimos meses, Carlos Daniel, José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria. Na TVI, as estrelas serão obviamente José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, com o apoio de outros jornalistas tão conhecidos do grande público, para além de Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino. Por fim, e na SIC, Miguel Sousa Tavares e Ricardo Costa serão os principais comentadores de serviço, conduzidos por Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho. Para além destes ingredientes, espera-se ainda a presença de alguns candidatos dos principais partidos políticos portugueses nos três canais.





Apelidar o dia de hoje como o "Dia D", seria excessivo, contudo é essa a ideia que me ocorre. Dia de Decisão, dia de Discórdia, dia de Derrotados, dia de Disputa. Nas urnas ou na televisão, estas denominações acabarão por fazer sentido, tendo em conta a concorrência, a precisão das sondagens, e até os comentários em estúdio, os pontos de vista com os quais nem todos concordarão.

À frente ou atrás das câmaras a vitória será algo que todos terão como objectivo alcançar, e a derrota evitar. Seja onde for, será esse um dos motes do dia de hoje: discutir os aspectos positivos, desviar os pontos negativos. Assim, termino este "Protagonista", com uma aposta na vitória da RTP1, no mau resultado da SIC, num segundo da TVI consolidado, e uma provável coligação entre dois partidos políticos. No entanto, as surpresas acontecem, e essas tendem a colocar muitas mentes despertas. Veremos...

29 de maio de 2011

O Protagonista



Muito boa noite. Em mais um domingo, "O Protagonista" não o deixa de fora! Hoje, os "Globos" estão em destaque, com a décima XVI Gala deste certame. Ao fim de dezasseis anos, será que o objectivo central do evento que reconhece o talento nas principais áreas da sociedade registou algumas alterações? Terá ele o objectivo principal da primeira edição? 
Tudo isto, e muito mais, no "Protagonista" desta semana! 



Já passaram dezasseis anos desde que se apostou na primeira Gala dos "Globos de Ouro". Em parceria com a revista Caras e com outras tantas marcas, o tão conhecido evento promovido pela estação de Carnaxide tem ganho um grande destaque ao nível comercial. Por outras palavras, e apesar de se reconhecer o talento nacional, a dedicação de tantos profissionais às várias áreas da sociedade, o interesse em captar audiências, em fazer "vender" as parcerias, acabou, a meu ver, por sobrepor-se aos valores inicialmente estipulados.
Nesse sentido, temos como prova deste facto a constante "Passadeira Vermelha" que antecede a gala propriamente dita. Mais importante do que as homenagens, o trabalho produzido durante um ano inteiro, está o glamour demonstrado pelas jóias, pelos vestidos, pelos sapatos, pelas malas, no fundo, pelo status que cada convidado tem na sociedade. Aposto mesmo que, na maioria dos casos, poucos são os que conhecem os nomeados, a razão pela qual estes podem levar um galardão para casa, e quais os marcos mais importantes duas suas carreiras. Assim, existe de certo uma maior preocupação em construir uma imagem perfeita, do que em pesquisar alguns dos trabalhos das verdadeiras estrelas da noite.




Infelizmente, este é o resultado de uma sociedade demasiada dedicada à imagem, ao físico, ao sentimento de se estar bem perante os outros. O reconhecimento do talento acaba assim por ficar para segundo plano na mente dos convidados, assim como dos próprios apresentadores e profissionais da estação de Carnaxide. Vejamos, por exemplo, o conteúdo da rubrica de Carolina Patrocínio em "Fama Show": qual o vestido a escolher para a noite deste domingo? Objectivo: visitar uma loja de marca, cara por sinal, e dar uma imagem de beleza, de elegância, sensualidade, e mais adjectivos que tenham em conta a exuberância.
Sou da opinião que a imagem é importante, sem dúvida. No entanto, não pode ser colocada no mesmo patamar que o do conhecimento dos feitos dos homenageados da noite. 




O próprio facto de Júlia Pinheiro estar presente nesta gala não merece uma certa atenção? Uma das melhores apresentadoras nacionais, se não a melhor, vai estar sentada na primeira fila e, pelo que sei, poucos falaram dela nos últimos tempos. Com uma família SIC tão grande, o que tenho reparado em relação a esta "XVI Gala dos Globos de Ouro" tem sido, essencialmente, a imagem, a produção para o evento.
Por outro lado, os próprios nomeados para a categoria "Revelação" demonstram alguma falta de coesão. A que propósito Rui Porto Nunes se destacou no último ano? Sim, foi o protagonista de uma série que de horário nobre passou, inesperadamente, para as manhãs de fim-de-semana e, mais tarde, foi aposta da SIC Radical para a apresentação de "Curto-Circuito". Mas, até que ponto é que podemos denominar este percurso como uma "Revelação"? Confesso que concordo com a nomeação de Joana Santos, André Villas Boas e Aurea! Contudo, a aposta no namorado de Vanessa Oliveira nesta categoria apenas me transparece uma tentativa de fazer "vender o peixe de casa", promovendo uma espécie de "talento".




Por fim, não esqueço Bárbara Guimarães. Mais uma vez será a mulher de Manuel Maria Carrilho a anfitriã deste certame e, novamente, os estilista irão adornar o seu corpo com os melhores tecidos de alta costura.
Ao fim e ao cabo, é isto que vende. As pessoas querem ver o que os outros trazem vestido, mesmo sabendo que as roupas serão devolvidas às respectivas marcas quando regressarem a casa. É o poder da imagem, o poder da futilidade. O que pergunto é se esse será o objectivo dos "Globos de Ouro", mesmo sabendo que existe uma associação a uma revista do social. A minha resposta é, obviamente, negativa, e a sua?

22 de maio de 2011

O Protagonista


Muito boa noite. Nesta edição de "O Protagonista"destacamos a ficção. Nos últimos dias uma das novelas da estação de Carnaxide registou um crescimento nas audiências, levando-a a ocupar os lugares cimeiros do top dos cinco programas mais vistos do dia. Com esta realidade, a TVI já tem preparada uma estratégia para não deixar que os portugueses percam a sua atenção para o terceiro canal.
Não acredita? Então sintonize-se com mais uma edição desta rubrica!


Estreou no dia 20 de Março, antes de mais uma madrugada marcada por "Uma Canção Para Ti", e conseguiu obter uma natural liderança. "Anjo Meu" atingiu os 15,8% de audiência média e 39,7% de share, um resultado bastante prometedor, tendo em conta os actuais valores alcançados pelos primeiros episódios das novelas. 

Contudo, e apesar de tal facto, a verdade é que pouco foi o tempo para que este "Anjo" caísse do céu, ou melhor, do top de audiências. Com a estreia de "Remédio Santo", a produção protagonizada por Alexandra Lencastre deu oportunidade para que "Laços de Sangue" crescesse no horário das 22h30. Ora, e apesar de "Peso Pesado" ter baixado consideravelmente os seus resultados iniciais, é necessário referir que "há males que vêem por bem". Mesmo sabendo que, à partida, seria o reality-show do canal de Pinto Balsemão uma das grandes apostas para o mês de Maio, é de destacar que, neste momento, isso não corresponde bem à realidade. Por outras palavras, pensava-se que a versão portuguesa de "Biggest Loser" conseguiria alcançar um nível de audiências bastante satisfatório, derrubando a concorrência de forma imediata. Se, na primeira semana de exibição, foi isso que aconteceu, depois disso o segundo lugar passou a ser o garantido. É verdade que os valores alcançados por "Peso Pesado" não são assim tão baixos durante a semana, contudo, penso que era esperado mais.
Assim, e com uma concorrência menos forte, "Laços de Sangue" conseguiu surpreender os telespectadores, levando-os a preferir a ficção da SIC. A história de "Diana" e "Inês" derrubou os anos oitenta da TVI. I

ndepentemente da preferência dos portugueses por estas duas novelas, a verdade é que nem sempre a estação de Queluz de Baixo consegue fazer-se ouvir. É este o caso!
Assim, o que irá acontecer nos próximos tempos? Apesar de ainda não ser oficial, a grelha de programação para terça e quarta-feira já apontam para uma mudança de horários entre "Anjo Meu" e "Laços de Sangue". Mesmo sabendo que estas só são "oficiais" a partir de segunda-feira, não me admira que a alteração seja real.
O objectivo da TVI é óbvio: colocar "Remédio Santo" na liderança e procurar levar "Anjo Meu" ao primeiro lugar. Ao fim e ao cabo, conquistar um equilíbrio entre as duas novelas. Resultados destas mudanças? "Laços de Sangue" deixará de obter shares tão elevados e, provavelmente, "Peso Pesado" recuperará alguns pontos nas audiências.


A questão coloca-se: e o respeito pelos telespectadores? Mais uma vez os portugueses são preteridos às audiências. Compreendo a posição da TVI, por estudar o que estudo, e por saber que é uma estação comercial. Contudo, o que pensarão os seguidores de "Remédio Santo" e "Anjo Meu" desta alteração? 
Significa então que se "Peso Pesado" passasse a vencer constantemente a novela de Maria João Maria, "Sedução" ocuparia o o horário das 21h00 ou 22h30?
 
Os portugueses merecem mais respeito!


Aproveito igualmente neste "Protagonista" para lhe falar de um, que ocupou as linhas do Televisão-Opinião durante mais de ano e meio! André Costa despede-se hoje, na sua última edição de "O Melhor & Pior da Semana". A ele, agradeço toda a decicação, desejando que esta nova fase da vida seja repleta de sucesso. Voltaremos a encontra-lo aqui ou, quem sabe, numa nova televisão. Até lá!

15 de maio de 2011

O Protagonista


Muito boa noite. Já falta pouco para o final de "Espírito Indomável", a novela que tem tido melhores audiências na grelha da estação de Queluz de Baixo. Tendo prendido a atenção dos portugueses do início ao fim, a produção da TVI ocupou regularmente o top dos programas mais vistos dos últimos tempos. Contudo, e apesar deste facto, não é esta novela a "Protagonista" desta semana, nem sequer o próximo "Remédio Santo".

Apesar da ficção estar ao rubro, a "Luta Continua" e, como tal, os convidados centrais neste domingo são os "Homens" que marcaram a participação nacional na "Eurovisão".


Foram os eleitos dos portugueses para representarem Portugal na Alemanha. Na altura, os apupos foram registados na mesma escala que os elogios. Colocar um grupo de cantores a dar a cara pelo nosso país, e pela actual situação de crise, desigualdade e injustiça, pareceu para muitos uma autêntica "vergonha". Apesar disso, foram igualmente muitos os jovens que se sentiram representados por estes "Homens da Luta", apoiando-os como ninguém. Mesmo já sendo conhecidos do público português pelos mais diversos programas e intervenções em eventos de importância política, a verdade é que as entrevistas se multiplicaram em "Alta Definição", e aos principais jornais e revistas nacionais. 

Uma coisa é certa: apesar da discordância dos telespectadores, era certo que à partida a actuação de Portugal na Alemanha não passaria despercebida. Foi exactamente com esse sentimento que os "Homens da Luta" representaram o nosso país na terça-feira. Contudo, os resultados poderiam ter sido melhores. Segundo uma informação divulgada pelo Televisão-Opinião no dia de ontem, e depois de vários anos a passar nas semi-finais, o grupo português ficou-se pelo penúltimo lugar no televoto.
Afinal, o que faltou?


Ligação com o público? Coerência na mensagem a transmitir? A imagem da música em Portugal ficou longe de ser representada? Várias são as questões que me ocorrem, no entanto não consigo arranjar uma resposta definitiva. Aliás, espanta-me mesmo que, após este resultado, os "Homens da Luta" refiram que querem estar presentes no próximo ano no "Festival da Canção".

Não os condeno por isso, porém o seu trabalho neste certame começou e terminou na última terça-feira. Agora, é altura de correr o país com as mais diversas actuações! Aliás, de acordo com a página oficial do Facebook, muitos já são os concertos agendados até ao final do Verão! Com mérito próprio, estes "Homens da Luta" demonstraram que a "luta continua" se os portugueses se unirem em prol de uma nação qualificada pela igualdade, justiça e coerência. Cientes da corrupção, da manipulação entre os partidos, das cunhas, este grupo, por pior actuação que tenha tido, teve o objectivo de passar uma mensagem. 

Na "Eurovisão", ela foi de facto transmitida, mas apenas para o nosso país, um dos mais pobres da União Europeia. Assim, é compreensível que os telespectadores não tenham votado na nossa canção, na medida em que eles não vivem o que aqui é sentido. Se, no passado, o amor, a tradição, a vida, eram elementos centrais na musicalidade das actuações nacionais, nesta edição os ingredientes foram outros.



Desta forma, e ganhando ou perdendo a "Eurovisão", há que continuar o trabalho desenvolvido até hoje. Afinal, o povo quer que a "luta continue"... mas não através de um evento que exige uma música e não uma mensagem política!

8 de maio de 2011

O Protagonista


Muito boa noite. Depois da estreia de "Peso Pesado", esta semana "O Protagonista" dá destaque a "Perdidos na Tribo - Famosos". Em pleno horário nobre da estação de Queluz de Baixo, Leonor Poeiras abrirá as portas de um novo "Survivor" que, de certeza, não irá deixar indiferente os telespectadores!
Seja por isso bem-vindo a mais uma edição desta rubrica!



Com José Castelo Branco em mais um reality-show da TVI, momentos divertidos estarão garantidos. Apesar de esta fórmula de sucesso já não ser nova, a verdade é que poderá dar luta a "Peso Pesado". A primeira expulsão do concurso do terceiro canal ocorre já hoje, e joga com outro factor negativo: poucos não sabem qual a dupla a ser expulsa. Pelo contrário, "Perdidos na Tribo" promete mais aventura, mais diversão e, acima de tudo, alguma expectativa, ingredientes que neste domingo não existem em tão grande quantidade no programa de Júlia Pinheiro.
Quanto a audiências, é provável que Leonor Poeiras consiga aproximar-se de "Peso Pesado". Apesar de considerar difícil bater o reality-show da SIC, nada é impossível para Queluz de Baixo. Porquê? Neste domingo o factor estreia centra-se na TVI, o que torna forte a hipótese de "Perdidos na Tribo" assumir a liderança no top dos cinco programas mais vistos de hoje. 

Com actores bem conhecidos dos portugueses, ex-concorrentes de concursos que poucos esqueceram e até figuras públicas que marcam as páginas das revistas cor-de-rosa nacionais, o canal da Media Capital tem fortes surpresas para esta noite. Depois das polémicas declarações dos doze escolhidos no que toca à forma como foram tratados na selva, a expectativa sobe ainda mais. As fotografias publicadas pelos meios de comunicação, as entrevistas às várias publicações, e até o especial de "A Tarde É Sua", irá agudizar a curiosidade de muitos telespectadores para o horário nobre da TVI deste domingo.



Leonor Poeiras, por outro lado, vê assim um novo desafio na sua carreira. Apesar de considerar muito mais interessante a sua deslocação às tribos, sem dúvida alguma que este desafio espelha a personalidade da apresentadora. Com a aventura na flor da pele, teria sido uma boa aposta se Leonor Poeiras desse o seu contributo na selva com os doze concorrentes do reality-show, contudo isso não aconteceu. Assim, teremos uma apresentadora a fazer uma espécie de "Fama Show", mas sem estar no terreno a fazer as reportagens. A culpa não é de Leonor Poeiras, mas sim da direcção de programas da estação de Queluz de Baixo, pelo facto de querer desafiar uma profissional a dar a cara por algo que na realidade não se dedicou na "íntegra". Por outras palavras, irá faltar o trabalho de terreno, que dá sempre outro sentido ao rumo de um novo projecto na vida de qualquer ser humano.



Apesar de este reality-show passar pela temática de "Survivor", não tenho dúvidas que terá maior sucesso que ele. Os concorrentes assim o exigem, tal como a promoção do programa. Resta esperar para ver a reacção dos telespectadores nacionais, pelo seu veridicto final. Afinal, são estes que dão a palavra final nas audiências. E neste campo, nada é mais soberano que o público!

1 de maio de 2011

O Protagonista


Boa noite. Esta semana "O Protagonista" vira-se para Carnaxide. Dentro de menos de uma hora e meia, Júlia Pinheiro inicia um novo ciclo no horário nobre da SIC. Expectativas à parte, muitos são os que estão à espera da estreia da versão portuguesa de um dos formatos mais queridos da televisão por cabo.
Será você um deles? 

Seja bem-vindo à edição de "O Protagonista" deste domingo!


Um dos programas do ano está prestes a começar. Comandado por Júlia Pinheiro, "Peso Pesado" promete arrasar... ou não! Tudo depende do veredicto final dos portugueses que, nos últimos meses, têm andado rendidos ao formato norte-americano da SIC Mulher. Os principais elementos estão no novo reality-show da SIC, que tem por mote "Ganha... quem perde!". Os concorrentes têm histórias de vida emotivas, o local onde habitam é de luxo, a apresentadora é de "Peso Pesado" e, já agora, é transmitido por uma estação que tem garantido audiência através de novos formatos de entretenimento.




Arrisco-me a dizer que é esta a SIC inovadora, a SIC que tem provado aos telespectadores um novo ciclo no entretenimento. Fico bastante satisfeito por ser o canal de Pinto Balsemão a apostar num reality-show de domingo à noite com uma componente diferente daquelas que são normalmente tratadas: canto e dança. O terceiro canal lança agora um conteúdo diferente de tudo aquilo que já foi feito no nosso país, e tal estratégia é de valorizar.
Apesar de muitos considerarem que, por vezes, no Televisão-Opinião existem partidarismos, tenho de refutar tal argumento. Não sou de canais, nem visto camisolas por eles, contudo tenho de dar a mão à palmatória quando vejo que uma estação aposta num formato que é emitido por um temático. É bem pensado, sem dúvida.



Não sei quais as audiências que "Peso Pesado" terá esta noite contudo, sabendo que existe futebol na concorrência, a tarefa de atingir uma forte fatia da população portuguesa torna-se mais difícil. Será que os esforços ao nível da publicidade, dos outdoors, das várias t-shirts presentes nas principais ruas do país, chegarão para fazer face à TVI e, ainda mais importante, cativar os telespectadores até ao próximo domingo, dia de estreia de "Perdidos na Tribo - Famosos"?



Sem saber a resposta a esta pergunta, coloco outra: qual a aceitação dos telespectadores em relação aos diários do programa? Das duas uma: ou "Peso Pesado" começa bem, algo que prevejo, e começa a cair nas audiências, ou tem uma performance bastante razoável, levando a estação de Carnaxide a crescer no horário nobre.
Por outro lado, não esquecer que este aumento de trabalho de Júlia Pinheiro na SIC, poderá cativar mais telespectadores para "Querida Júlia", ainda por mais sabendo que os concorrentes que abandonem o concurso deverão passar quase de certeza pelo talk-show da apresentadora.



Mais que um programa, este "Peso Pesado" é um negócio. Um negócio de milhares, de milhões. Uma nova esperança para o terceiro canal que, nos últimos tempos, tem conseguido fazer frente à concorrência em alguns horários. 
Este concurso acaba por ser um pequeno grande risco, que poderá ter efeitos muito positivos a curto/médio prazo. Não digo que estamos perante um novo "Big Brother", pois isso seria de facto exagerado, contudo tenho noção de que no dia de amanhã, muitos irão ser os que ao consultar os quadros de audiência da Mediamonitor ficarão surpresos pelos resultados da estreia da versão portugueses de "The Biggest Loser". A questão é: será essa reacção positiva ou negativa?
Descubra você mesmo, daqui a cerca de catorze horas!

24 de abril de 2011

O Protagonista



Boa noite. Neste domingo de Páscoa destacamos uma apresentadora, um programa, treze talentos, uma produção, um canal. "Portugal Tem Talento" despede-se daqui a cerca de quatro horas, e termina também nesse instante um projecto que devolveu a Bárbara Guimarães o brilho de outrora.
Seja bem-vindo ao "Protagonista" desta semana!



Foi no dia 30 de Janeiro que a mulher de Manuel Maria Carrilho estreou a tão aguardada versão portuguesa de um dos talent-shows de maior renome em todo o mundo. Já adaptado pela RTP1, "Got Talent" prendeu os telespectadores aos ecrãs na sua primeira emissão na SIC. Prova disso, foram os 16,1% de audiência média e os 38,4% de share que o programa alcançou.

Na altura, muitos foram os sorrisos despoletados  por estes valores, contudo nas emissões seguintes a queda de "Portugal Tem Talento" na tabela dos programas mais vistos de domingo foi notória. Culpa dos jogos de futebol, culpa de "Uma Canção Para Ti", culpa de Marcelo Rebelo de Sousa, culpa de vários factores. 
Apesar deles, a meu ver não concordo com quem refere que Bárbara Guimarães não prendeu a atenção dos telespectadores aos ecrãs da SIC e que o júri do programa poderia ter sido outro. Conceição Lino emocionou os portugueses a avaliar os concorrentes de "Portugal Tem Talento" e, mais importante, deu outro passo no entretenimento; José Diogo Quintela procurou engraçar com os fãs tal como várias vezes fez em "Zé Carlos" ou "Diz Que É Uma Espécie de Magazine"; Ricardo Pais colocou em prática os seus conhecimentos no julgamento das várias prestações dos concorrentes que passaram por esta aposta da SIC.

                            


Quanto a Bárbara Guimarães, e mesmo sabendo que não é das minhas apresentadoras preferidas, adoptou uma postura mais descontraída do que é normal. Surpreendeu-me, tal como havia afirmado noutras alturas. Sem clichés, e sem aquela imagem associada a "tia", a profissional da estação de Carnaxide regressou momentaneamente aos tempos de outrora. O segundo passo para voltar ao estrelato passa assim pelo futuro, pelos novos desafios profissionais. "Portugal Tem Talento" foi uma prova superada, resta saber se o próximo projecto seguirá o mesmo caminho.


Quanto à produção, é de salientar que esteve impecável, e que poucas foram as falhas que detectei no programa. 

À excepção de uma ou outra gaffe, foi possível visualizar um programa de qualidade, familiar, que demonstra e premeia o talento em português.

Depois das cantorias, danças ou discussões na vida real, o terceiro canal decidiu apostar em outras artes, como a poesia, a ginástica e até a autênticos exemplo de vida. Aliás, é assim relevante referir que o próprio grupo de finalistas foi muito especial. Cada um dos concorrentes teve uma característica própria, o que o tornou muito importante para "Portugal Tem Talento". 
Se o concurso ganhou renome, foi também pela selecção dos jurados do mesmo. A SIC beneficiou deste talent-show, Bárbara Guimarães viu novamente as luzes da ribalta caírem sobre si e, já agora, Portugal viu que ainda existem muitos talentos para mostrar.



Esta noite, apenas desejo uma coisa: que vença o melhor!

17 de abril de 2011

O Protagonista


Boa noite! Depois da vitória de Pedro Ferreira em "Uma Canção Para Ti", esta semana as luzes de "O Protagonista" voltam-se para a informação de Queluz de Baixo! José Alberto Carvalho e Judite de Sousa são as figuras principais deste domingo!




As suspeitas confirmaram-se esta semana. Depois dos rumores sobre o facto de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa puderem formar dupla na condução do "Jornal Nacional", a TV Guia desta semana informou que essa será mesmo a estratégia da TVI para combater as boas audiências do "Telejornal", e para conseguir afastar-se do "Jornal da Noite". Tal como afirmara o antigo jornalista da RTP1, o caminho faz-se caminhando e, como tal, será apenas com pequenos passos que a estação de Queluz de Baixo conseguirá subir alguns pontos na informação. Juntar dois profissionais muito queridos por parte dos portugueses e, mais importante, voltar a lançar uma dupla num noticiário, torna-se numa estratégia bem pensada. Afinal, não só de más notícias se constrói um espaço informativo, mas igualmente com a empatia dos pivôs, com o trabalho em estúdio, com o seu olhar que chega a casa dos portugueses. Não tenho dúvidas que também a apresentação de matérias noticiosas exija o dom da representação, de forma a transmitir o olhar mais imparcial para os telespectadores.


A TVI torna-se assim mais forte na selecção dos pivots, não sendo apesar disso este um factor de sinónimo de audiências. Claro que ajuda, mas não é suficiente para levar os telespectadores a abandonar Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho, José Rodrigues dos Santos ou João Adelino Faria. O aspecto positivo está claro na força que ambos os jornalistas poderão ter na condução do "Jornal Nacional", na forma como se apresentarão ao público quando derem a cara por entrevistas importantes, com relevo para a sociedade.


É um passo fundamental para a TVI, contudo torna-se-à ainda mais importante quando a informação ganhar de facto destaque para o canal. O TVI 24 ainda continua nas sombras dos temáticos e as reportagens de Queluz de Baixo já tiveram muito melhores dias (relembro as audiências das mesmas, que muitas vezes as levavam aos lugares cimeiros do top dos programas mais vistos do dia). No plano oposto existe a credibilidade de Judite Sousa, que muito ajuda à presença de convidados especiais em alguns espaços de Informação do canal.

Veremos então como se comportará esta nova dupla, e quais os frutos que colherão nas audiências do canal da Media Capital. Estaremos perante um novo sucesso da TVI, ou numa aposta que valerá milhões de telespectadores? Fica a pergunta no ar!

10 de abril de 2011

O Protagonista


Boa noite! O talento esta está à prova nesta edição de "O Protagonista". Com despedidas e um grande vencedor, a personagem central desta semana é o conhecido concurso da TVI, "Uma Canção Para Ti"!


Termina hoje a quarta temporada de "Uma Canção Para Ti". Depois de três edições com a colaboração de Júlia Pinheiro, o formato das noites de domingo da estação de Queluz de Baixo ganhou vida com a dupla Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Mesmo sabendo que no início as audiências ficaram atrás de "Portugal Tem Talento", a verdade é que os talentos da TVI acabaram por vencer Bárbara Guimarães.
Apesar de tal realidade, é necessário reflectir sobre as razões desta vitória por parte do canal da Media Capital frente à estação
de Carnaxide. Afinal, esta edição de "Uma Canção Para Ti" foi igual às restantes. Os ingredientes foram semelhantes, contudo os portugueses continuaram rendidos aos dotes vocais das mais diversas crianças. De tal forma que o concurso acabou por ser extendido, passando a ter mais emissões do que aquelas que estariam inicialmente previstas.

É um facto: o po
vo português cansa-se depressa dos formatos. Se o "Big Brother" noutros países ainda perdura ao fim de mais de dez temporadas, em Portugal notou-se logo um desgaste ao final da primeira. Por outro lado, e se tivermos em conta o historial de reality-shows emitidos no nosso país, percebemos que as estações de televisão investem em peso nestes formatos. No caso da TVI, não há dúvidas, contudo não esquecer o importante papel da SIC e até da RTP1 nesta área.

"Uma Canção Para Ti"
acabou por ser um caso de sucesso pelo simples facto de ter iniciado a sua jornada no final de 2008, e de praticamente não ter tido grandes pausas entre as diferentes temporadas. Em menos de dois anos e meio, o talent-show da estação de Queluz de Baixo conseguiu superar expectativas, recorrendo ao requisito mais explorado em Portugal: a voz.


À pouco refer
ia-me ao facto de "Uma Canção Para Ti" ter tido os mesmos ingredientes desde a sua primeira emissão. Estarei enganado? Não. Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha têm uma cumplicidade com os telespectadores que Júlia Pinheiro não tinha com o antigo profissional da RTP1, contudo também estes criaram a sua própria empatia com o público. À sua maneira, esta dupla rebolou em directo, colocou os portugueses a rir com as suas travessuras e, acima de tudo, deu a oportunidade a vários jovens de demonstrar o seu talento.
Nunca desvalorizando este excelente trabalho de Cristina Ferreira, o que quero dizer é que ao fim e ao cabo os apresentadores de "Você na TV!" apenas deram seguimento ao trabalho que havia sido desenvolvido no passado, porém com outro tipo de brincadeiras.


Chega assim
hoje ao fim mais uma etapa da TVI. Com uma provável vitória de Pedro Ferreira, o concurso despede-se dos telespectadores nacionais, mas a paródia irá continuar nas manhãs do canal da Media Capital. Afinal, por mais despedidas que existam esta noite, a verdade é que este adeus acaba sempre por ser um até já! Assim, aqui fica o meu breve abraço aos apresentadores, aos jurados, e até aos concorrentes, os quais irão marcar de certeza o próximo Verão nas mais diversas terras portuguesas!


3 de abril de 2011

O Protagonista

Depois de na semana passado as tribos terem estado em destaque na edição de "O Protagonista", neste domingo as rotas mudam de destino. Na direcção da RTP1 ou SIC, poderá estar o regresso de um famoso quarteto humorístico! Com uma piada e uma gargalhada, descubra "O Protagonista" desta semana!


Valem milhares em publicidade, milhões em audiências. Um grupo de sucesso que foi descoberto pela SIC Radical acabou por despertar a atenção de um número absolutamente gigantesco de portugueses. Talvez, mais que uma nacionalidade, os "Gato Fedorento" captaram a atenção de todo o mundo. É um facto: por onde este grupo humorístico passa, ninguém fica indiferente. Na RTP1, com "Diz Que É Uma Espécie de Magazine", poucos foram os que se esqueceram dos conhecidos "Tesourinhos Deprimentes", ou da levitação de Ricardo Araújo Pereira ao tentar interpretar um fado da cantora Mariza.
Na SIC, e com "Zé Carlos", demonstraram um outro projecto no qual o "Tumba" ficou conhecido como uma das rubricas mais engraçadas do mesmo. Por outro lado, não esquecer o "Rap Pino Lino", bastante elogiado pelos seguidores deste quarteto humorístico.


Mais tarde, a SIC presenteou os telespectadores com um programa bastante diferente, que arrebatou audiências. Colocar Ricardo Araújo Pereira a entrevistar José Sócrates, Manuela Ferreira Leite ou tantos outros profissionais de renome em Portugal foi simplesmente genial. Uma ideia muito bem desenvolvida pelos "Gato Fedorento", e demasiado aproveitada pela estação de Carnaxide. As audiências foram muito satisfatórias, com o programa a atingir o primeiro lugar dos mais vistos do dia várias vezes. Na primeira semana, com o entrevistado Paulo Portas, este "Esmiúça os Sufrágios" acabou por alcançar a sua melhor marca: 20,4% de rating e 47% de share. Estávamos em 2009, e a situação política do país não era a melhor. As eleições estavam à porta, e os candidatos ao cargo de primeiro-ministro tiveram mesmo de se sujeitar à presença no estúdio do terceiro canal. Confrontados pelas perguntas irónicas de Ricardo Araújo Pereira, muitos foram os que acabaram por não conter as gargalhadas, e demonstrar um lado mais "sensível" de si próprios.

Agora, e depois de o Presidente da República ter antecipado as eleições legislativas para o próximo dia 5 de Junho, as principais caras das estações generalistas piscam novamente o olho aos "Gato Fedorento". Apesar de Nuno Santos ter abandonado a estação de Carnaxide para se dedicar à Informação na RTP1, o seu fascínio pelo quarteto humorístico contínua. Nesse sentido, e depois de Luís Marques ter aberto a porta para o seu regresso à televisão pela SIC, o marido de Andreia Vale adiantou que a estação pública também não esquece os excelentes resultados de "Diz Que É Uma Espécie de Magazine".

Este é um fenómeno bastante curioso, uma vez que a política já não interessa a "gregos e a troianos". Apenas a alguns, com um grande interesse no país, que todos os dias abrem as principais páginas dos jornais nacionais. Afinal, a realidade portuguesa não é a melhor, e tem vindo a agravar-se desde os últimos anos. Os cidadãos sabem disso, os executivos sabem disso, os políticos sabem disso, os banqueiros sabem disso, nós sabemos disso.
Assim, a tarefa fica agora a cargo dos directores de televisão. À excepção da TVI, RTP1 e a SIC sabem do poder deste conhecido grupo humorístico. Os milhões pagos aos "Gato Fedorento" não dão em troca apenas uma simples gargalhada, mas sim um conjunto de elementos que muito agradam ao público português. Com o objectivo de estar à frente na informação, ambas as estações querem chamar a atenção dos que normalmente não se preocupam com o estado do país, com a corrupção, com a sociedade. O tempo é escasso, e nem sempre estamos disponíveis para olhar ao nosso lado.


Neste sentido, o regresso dos "Gato Fedorento" aos ecrãs nacionais significa a junção de duas áreas muito importante, que poderão de certa forma contra-balançar o desinteresse dos portugueses pelas próximas legistavas. Aliar a informação ao entretenimento (infoteinment), é o objectivo da RTP1 e SIC, e é de todo legítimo.
Não interessa o investimento, o conteúdo do programa ou sequer a dimensão do estúdio. O que é mesmo importante é que se brinque com a política e, neste campo, os "Gato Fedorento" são os melhores.

Venham eles!


27 de março de 2011

O Protagonista

Boa noite. O domingo passado marcava a estreia da nova aposta da estação de Queluz de Baixo, "Anjo Meu". Uma semana depois, outra novidade é apresentada pelo canal da Media Capital. "Perdidos na Tribo" é o concurso que sucederá a "Uma Canção para Ti", prometendo surpreender com os mais variados desafios. Assim, o novo programa conduzido por Leonor Poeiras é "O Protagonista" desta semana!



Foi pela imprensa que ficamos a saber que "Perdidos na Tribo" será a próxima aposta da TVI na área dos reality-shows. Bem ao estilo de "Survivor" ou "Fear Factor", "Perdidos na Tribo" já é ansiado por milhares de telespectadores. Porquê? Por ser diferente. Depois de talentos, e talentos, e mais talentos, a cantar ou a dançar, o canal da Media Capital apresenta-nos finalmente um ingrediente diferente que já havia sido mostrado no passado. Mais uma vez não existe uma novidade óbvia, porém espera-se que este novo formato consiga despertar o interesse dos telespectadores nacionais.

No meu ver, e apesar de dar uma espreitadela a "Portugal Tem Talento" e "Uma Canção para Ti", desde há algum tempo que deixei de ser espectador assíduo, pois ambos os concursos não me surpreendem. Apesar de Bárbara Guimarães estar no seu melhor, e de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha terem sucesso em qualquer horário da televisão nacional, a verdade é que estes dois talent-shows são exactamente mais do mesmo. Nas primeiras semanas fez sentido sentar-me no sofá e estar atento à SIC e à TVI ao domingo, porém não é o que se passa neste momento. Por mais dotes artísticos que os concorrentes tenham, não conseguem captar-me a atenção, infelizmente.


Assim, espero por "Perdidos na Tribo" e "Peso Pesado", por conseguirem oferecer algo mais ao público para além de músicas repetidas, e alguns talentos que não surpreendem.
Com a apresentação de Leonor Poeiras, e participação de caras bem conhecidas do grande público, o novo concurso da TVI transporta os telespectadores para a aventura, para o risco, para uma realidade diferente. Se irá aumentar o grau de conhecimento do público? Certamente não, contudo a televisão tem um importante papel na vida de qualquer um de nós: o entretenimento. Nesse sentido, não vejo qualquer aspecto negativo em "Perdidos na Tribo" ser a próxima aposta da estação de Queluz de Baixo.



Ainda sobre Leonor Poeiras, fico deveras contente por ser-lhe apresentada uma proposta de horário nobre após o seu sucesso na "Casa dos Segredos". Estando "Agora É Que Conta" a dar as últimas nas audiências, a apresentadora merece um desafio maior, e melhor. Apesar de ser temporário, implica responsabilidade e, acima de tudo, profissionalismo. Leonor Poeiras merece mais um oportunidade, uma irreverente oportunidade, que a colocará num papel que tão bem desempenhou no passado, ao apresentar "Fear Factor".


Em relação ao grupo de concorrentes, nada a acrescentar. O dinheiro é necessário para qualquer um de nós, e não tenho dúvidas que o "sim" de alguns deles foi baseado na quantia oferecida pela TVI, assim como pela visibilidade que poderiam ter com o formato. Unir José Castelo Branco a Vera Ferreira parece-me uma ideia engraçada, assim como dar a oportunidade a José Carlos Pereira de provar aos telespectadores que o seu problema com o alcool já faz parte do passado. Kapinha, Marta Cardoso, Sérgio Vieira, Luís Lourenço, Mafalda Teixeira? Não me surpreendem. Aliás, tenho condições para afirmar que tal como José Castelo Branco, Marta Cardoso prepara-se para fazer um hat-trick em mais um reality-show nacional. Um feito! A selecção dos concorrentes não foi má, porém também não foi a melhor. Tantas caras da nossa praça pública que poderiam dar origem a momentos engraçados em "Perdidos na Tribo" foram esquecidas!



Independentemente de tudo, considero que possa estar neste concurso um novo sucesso, e uma hipótese de a TVI vencer o "Peso Pesado" da SIC.
Venham lá daí essas tribos!




13 de março de 2011

O Protagonista

Boa noite! Na semana passada Nuno Santos era o grande destacado desta rubrica. Depois dos rumores de que estaria a caminho da RTP1, durante os últimos dias essa informação confirmou-se, acabando o marido de Andreia Vale por abandonar o canal de Pinto Balsemão. Apesar desta perda, será lá que Júlia Pinheiro irá passar a dar os bons dias aos telespectadores. "Querida Júlia" estreia já amanhã, e a apresentadora é a "Protagonista" desta semana!

Há cerca de três meses e meio, o adeus a Júlia Pinheiro não era unânime. Uns criticavam a apresentadora por abandonar a TVI numa fase difícil, outros consideravam que um novo desafio numa outra estação seria o melhor para ela. Nesse sentido, e após tantos rumores, a mulher de Rui Pego acabou por optar por outra casa. No seu direito, decidiu recomeçar aos 48 anos do zero. Depois do adeus de Gabriela Sobral e de José Eduardo Moniz, dois dos pilares mais fortes da sua vida profissional, Júlia Pinheiro afirmou não gostar de facilitismos e por essa razão aceitou trocar de camisola.

Será nas manhãs de Carnaxide que dará os bons dias aos telespectadores a partir da próxima segunda-feira, competindo com dois dos seus melhores amigos: Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Sabendo que a derrota é algo que não a satisfaz, tal como confessou ao "Alta Definição" deste sábado, não deverá ser fácil para a apresentadora ficar em segundo ou terceiro lugar no horário das 10:00 às 13:00. Independentemente dos resultados finais, não há dúvidas de que este novo "Querida Júlia" irá sair-se melhor que "Companhia das Manhãs". Depois de um vazio nas manhãs de Carnaxide, com um talk-show com resultados muito pouco competitivos, Júlia Pinheiro tornou-se a solução para acabar com um projecto que teve a duração de cerca de ano e meio.
Com mais de quatro apresentadores, "Companhia das Manhãs" nunca chegou a fazer frente a "Praça da Alegria" e a "Você na TV!". Verdade seja dita, também por isso os talks-shows da RTP1 e TVI conseguiram fomentar os seus resultados, e atrair mais telespectadores. Mediante tal realidade, Júlia Pinheiro tentará a partir de amanhã chamar a atenção do seu público fiel, e fixá-lo nas manhãs da SIC. Tarefa complicada? Sim, mas ninguém dúvida da versatilidade da nova estrela do terceiro canal, nem dos seus dotes em cativar as pessoas.



Afinal, este é apenas o primeiro passo de Júlia Pinheiro. O próximo será dado brevemente, com a apresentação do grande formato "Peso Pesado". Depois da "Quinta das Celebridades", "1ª Companhia" ou "Casa dos Segredos", chega agora a vez da apresentadora conduzir um programa de muitas, muitas emoções.
Apesar de não se considerar a melhor apresentadora de Portugal, tem noção de que o seu trabalho é eficaz. Nesse sentido, é precisamente por esse aspecto que a partir de amanhã Júlia Pinheiro fará companhia aos telespectadores nacionais, de forma a que todo o Portugal esteja representado em "Querida Júlia". Com uma componente muito virada para casos policiais que diariamente assolam a praça pública, este novo talk-show misturará a realidade com boa disposição. Apesar da polémica com a rubrica dos famosos, protagonizada por Flávio Furtado, espera-se que Júlia Pinheiro saiba contornar a situação, levando até aos telespectadores algo diferente e bem trabalhado. Afinal, é desta forma que a apresentadora tem surpreendido os portugueses.


Numa altura em que os telespectadores assistem a uma nova fase do terceiro canal, Júlia Pinheiro assume-se como uma chave fundamental deste processo. Num horário que define várias vezes o resultado diário de uma estação, a apresentadora terá uma difícil tarefa que, de certa forma, está patente nas suas últimas declarações. Todos esperam uma Júlia Pinheiro líder das manhãs, a própria deseja o primeiro lugar, porém a situação da estação de Carnaxide continuará negativa com o degrau de "Boa Tarde".
Mesmo com uma mudança no cenário, não tenho grandes certezas sobre o facto do talk-show apresentado por Conceição Lino consiguir impor-se nas tardes do terceiro canal, passando a constar no top dos dez programas mais vistos do dia do mesmo. Ser uma alavanca para que os programas que seguem "Querida Júlia" aumentem os resultados é deveras uma tarefa complicada, porém é necessário ter confiança na magia da comunicação de Júlia Pinheiro.


Da minha parte apenas quero desejar-lhe um óptimo trabalho, e que consiga acrescentar qualidade à televisão portuguesa num horário tão importante!