10 de abril de 2011

O Protagonista


Boa noite! O talento esta está à prova nesta edição de "O Protagonista". Com despedidas e um grande vencedor, a personagem central desta semana é o conhecido concurso da TVI, "Uma Canção Para Ti"!


Termina hoje a quarta temporada de "Uma Canção Para Ti". Depois de três edições com a colaboração de Júlia Pinheiro, o formato das noites de domingo da estação de Queluz de Baixo ganhou vida com a dupla Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Mesmo sabendo que no início as audiências ficaram atrás de "Portugal Tem Talento", a verdade é que os talentos da TVI acabaram por vencer Bárbara Guimarães.
Apesar de tal realidade, é necessário reflectir sobre as razões desta vitória por parte do canal da Media Capital frente à estação
de Carnaxide. Afinal, esta edição de "Uma Canção Para Ti" foi igual às restantes. Os ingredientes foram semelhantes, contudo os portugueses continuaram rendidos aos dotes vocais das mais diversas crianças. De tal forma que o concurso acabou por ser extendido, passando a ter mais emissões do que aquelas que estariam inicialmente previstas.

É um facto: o po
vo português cansa-se depressa dos formatos. Se o "Big Brother" noutros países ainda perdura ao fim de mais de dez temporadas, em Portugal notou-se logo um desgaste ao final da primeira. Por outro lado, e se tivermos em conta o historial de reality-shows emitidos no nosso país, percebemos que as estações de televisão investem em peso nestes formatos. No caso da TVI, não há dúvidas, contudo não esquecer o importante papel da SIC e até da RTP1 nesta área.

"Uma Canção Para Ti"
acabou por ser um caso de sucesso pelo simples facto de ter iniciado a sua jornada no final de 2008, e de praticamente não ter tido grandes pausas entre as diferentes temporadas. Em menos de dois anos e meio, o talent-show da estação de Queluz de Baixo conseguiu superar expectativas, recorrendo ao requisito mais explorado em Portugal: a voz.


À pouco refer
ia-me ao facto de "Uma Canção Para Ti" ter tido os mesmos ingredientes desde a sua primeira emissão. Estarei enganado? Não. Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha têm uma cumplicidade com os telespectadores que Júlia Pinheiro não tinha com o antigo profissional da RTP1, contudo também estes criaram a sua própria empatia com o público. À sua maneira, esta dupla rebolou em directo, colocou os portugueses a rir com as suas travessuras e, acima de tudo, deu a oportunidade a vários jovens de demonstrar o seu talento.
Nunca desvalorizando este excelente trabalho de Cristina Ferreira, o que quero dizer é que ao fim e ao cabo os apresentadores de "Você na TV!" apenas deram seguimento ao trabalho que havia sido desenvolvido no passado, porém com outro tipo de brincadeiras.


Chega assim
hoje ao fim mais uma etapa da TVI. Com uma provável vitória de Pedro Ferreira, o concurso despede-se dos telespectadores nacionais, mas a paródia irá continuar nas manhãs do canal da Media Capital. Afinal, por mais despedidas que existam esta noite, a verdade é que este adeus acaba sempre por ser um até já! Assim, aqui fica o meu breve abraço aos apresentadores, aos jurados, e até aos concorrentes, os quais irão marcar de certeza o próximo Verão nas mais diversas terras portuguesas!


Nenhum comentário: