12 de fevereiro de 2011

Audimetria Semanal


Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal"!

Resumo Semanal

Na semana que passou a RTP1 transmitiu o jogo entre a selecção nacional e a Argentina. Os resultados não poderiam ter sido melhores, com a partida a atingir os 24,6% de audiência média e 53% de share, presumindo-se por isso que no próximo sábado o Minuto Mais Visto da semana pertença ao canal do Estado. Graças a este valor, e também pelas boas performances de programas como "A Praça da Alegria" ou "O Preço Certo", a estação pública subiu aos 31,1% de share, liderando por completo a última quarta-feira.
Contudo, esta semana foi ainda marcada pela vitória dos canais por cabo frente às generalistas. Tal como noticiado no Televisão-Opinião os temáticos conseguiram destronar os canais abertos no último sábado, tendo igualmente atingido uma valor considerável no domingo: 26,4% de share.
De destacar por fim a "Grande Entrevista" desta quinta-feira. Com 12% de rating e 27,6% de share, o programa de informação de Judite de Sousa foi o terceiro programa mais visto do dia com a presença de Sofia Nunes de Oliveira.


Manhãs (10:00 - 13:00)



Os últimos sete dias não mostraram grandes diferenças nas manhãs das generalistas. A única mudança a assinalar foi o facto de "Você na TV!" não ter atingido os mesmo shares da semana passada. O programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha continuou na liderança mas com resultados menos "extremistas". Com um share médio de 31%, "Você na TV!" ficou à frente da "Praça da Alegria", que também registou bons valores esta semana, e de "Companhia das Manhãs". De destacar o segundo-lugar do talk-show da SIC na última quarta-feira: 2,6% de rating e 23,8% de share.


Tardes (14:00 - 20:00)




O principal destaque desta semana vai para "Lua Vermelha". A novela juvenil da estação de Carnaxide, transmitida durante cerca de meia-hora, conseguiu obter shares bastante satisfatórios. Por exemplo, na segunda-feira chegou aos 26,3%, e na quinta-feira aos 25,6%.
Em relação ao duelo entre "Ribeirão do Tempo" e "Alma Gémea" continuou indefinido. Os resultados obtidos pelas novelas não chegam para eleger um vencedor nato entre o início de tarde da RTP1 e da SIC. Apesar de "Alma Gémea" ter atingido os 30,8% de share no dia 10 de Fevereiro, nos últimas dias em análise as duas produções andaram praticamente "taco-a-taco".


Ao nível de talk-shows, Fátima Lopes continuou na liderança, ao contrário de "Boa Tarde", que nunca marcou presença no top dos 10 programas mais vistos de Carnaxide. Quanto a "Portugal no Coração" registou valores mais baixos, garantindo contudo ao primeiro canal resultados satisfatórios.


De destacar ainda dois problemas da TVI denominados "Agora É Que Conta" e a repetição de "Morangos com Açúcar". Com o passar das semanas os resultados tendem a diminuir cada vez mais, prejudicando a média diária do canal da Media Capital. Nesta semana, por exemplo, o share do programa de Leonor Poeiras andou à volta dos 22%.
No lado oposto estão, mais uma vez, "Portugal em Directo" e "O Preço Certo". Ambos os programas da RTP estiveram à altura e garantiram a liderança no horário das 18:00 às 20:00.


Por fim, "Ti Ti Ti" e "Escrito nas Estrelas" continuaram a não surpreender. As novelas da estação de Carnaxide ficaram-se pelo terceiro lugar no final de tarde da SIC.

Noite (21:00 - 00:00)



Em horário nobre, considero importante destacar a prestação de "Príncipes do Nada". O programa conduzido por Catarina Furtado está longe de ser um flop televisivo, tendo em conta os últimos resultados. Apesar de o share por vezes não ser muito significativo, a audiência média é regular. Por exemplo, nesta terça-feira, "Príncipes do Nada" alcançou 9,5% de rating.
No lado oposto, e na estação pública, de referir os valores de "Portugueses Pelo Mundo". Mesmo tendo noção da qualidade do programa, parece que os
telespectadores não conseguem fixar-se no mesmo. Na última quinta-feira, "Portugueses Pelo Mundo" não foi além dos 3,2% de rating e 9,1% de share.


Na SIC, saliento os maus resultados de "Malucos do Riso". De facto, a direcção de programas da estação de Carnaxide deve estar desejosa que a nova série "Família Mata" estreie. Na última quarta-feira, e apesar de na concorrência Portugal estar em jogo, "Malucos do Riso" ficou-se pelos 15,7% de share. Problemas? Muitos.


De resto, nada a apontar. "Espírito Indomável" continuou na liderança com ratings bastante satisfatórios. "Mar de Paixão" e "Laços de Sangue" alimentaram o duelo das noites das generalistas, com vantagem para a novela da TVI. "Sedução" venceu, mais uma vez, "Passione".


Por fim, resta salientar a segunda emissão de "Portugal Tem Talento". O programa conduzido por Bárbara Guimarães, tal como era de esperar, desceu nas audiências, tendo alcançado o segundo lugar dos programas mais vistos de domingo. 14,3% de rating e 35,4% de share foi o resultado obtido pelo concurso da SIC.

Figura da Semana



Leonor Poeiras



Nesta semana, escolher uma Figura é complicado. No entanto, a minha decisão recai sobre Leonor Poeiras. Tal como referido os resultados de "Agora É Que Conta" estão a provocar dores de cabeça em Queluz de Baixo, o que levou a que o concurso fosse arrastado na última quarta-feira para as 18:00. Com apenas uma hora de emissão, a TVI esqueceu a repetição de "Morangos com Açúcar" para aumentar os resultados do programa de Leonor Poeiras. Os resultados foram os mesmos, ou seja, um share na ordem dos 20%. Mudanças de horário ou não, a verdade é que "Agora É Que Conta" não está a encher as medidas à estação de Queluz de Baixo.


Número do dia


1,8%




Foi este o share obtido na última quinta-feira pelo TVI 24, que o elevou ao décimo canal mais visto do dia.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho surpreendentemente pela TVI. O "Jornal Nacional" atingiu um resultado bastante positivo no último dia de Janeiro. 20,2% de audiência média e 45% de share foi o valor alcançado pelo noticiário de Queluz de Baixo.
Em segundo lugar neste campeonato ficou Bárbara Guimarães e o seu "Portugal Tem Talento". O concurso da estação de Carnaxide obteve na sua última emissão 17,1% de rating e 47,7% de share às 23 horas e 14 minutos.

Esqueceram-se de... Manuel Moreira!


Boa noite, seja bem vindo a mais um Esqueceram-se de Mim. Esta semana relembramos um actor que está afastada da televisão desde 2008: Manuel Moreira.

Confesso que quando vejo o actor actuar me lembro ainda da sua interpretação de Pedro, na primeira temporada da série uma 'Uma Aventura' da SIC. Até então não era um actor que tivesse muito destaque, até porque ainda era um principiante. Contudo, com o passar dos anos foi integrando cada vez mais projectos e tornou-se num actor versátil, conseguindo fazer qualquer papel. Destacou-se em 'Morangos com Açúcar', quando ainda era novidade, e desde então, entre séries, novelas e filmes, fez o que lhe foi surgindo mas, de há três anos para cá os convites desapareceram.
Apesar de o trabalho faltar, o actor, com 29 anos, resolveu não cruzar os braços e apostar na sua formação encontrando-se actualmente no Conservatório a acabar um curso de representação. Numa altura em que muitos dos novos actores deixam de lado os estudos para se dedicarem a 100% à sua nova condição, é de louvar que se procure sempre aprender mais sobre a profissão e não só.
Com uma aposta crescente em formatos de ficção não vejo a razão para deixar de fora este actor que já tem provas dadas de que consegue fazer perfeitamente o seu trabalho. Em vez de se apostar em rostos sem talento ou ir buscar profissionais que de actores não têm nada, bastava apenas um convite para que um jovem profissional saísse do desemprego e o telespectador visse actuar alguém que verdadeiramente sabe o significado da palavra.

Jorge Mourato não rejeita a ideia de exclusividade


Muitos foram os que ficaram surpreendidos com a participação de Jorge Mourato em "Laços de Sangue". Num registo totalmente diferente daquele que habituou os telespectadores, o conhecido humorista que participou em "Levanta-te e Ri" e em vários sketches nos talk-shows da estação de Carnaxide, ficou bastante satisfeito com o convite da SIC. "Em todos os episódios acontece alguma coisa nova, todas as personagens vão cruzar-se a determinada altura. E a escrita. Temos bons escritores em Portugal e a chancela da Globo veio dar ainda mais brilho. O humor da novela está q.b.. Não é uma novela transformada em comédia e apresentam-se também temas do dia-a-dia. Esse é o papel da novela tal como o da televisão. Nãr serve para educar, serve para distrair", explicou à Notícias TV.

Confrontado com o desaparecimento do stand-up comedy, Jorge Mourato confessou que o facto de a oferta ser cada vez maior o fez pensar duas vezes: "Achei que havia muitos colegas meus a fazer muito melhor e eu precisava de uma personagem atrás para poder fazer o texto".

Por fim, e em relação a um possível contrato de exclusividade, o profissional da SIC revela que já lhe foi proposto um na altura do programa "Noites Marcianas": "No início, na altura das Noites Marcianas, foi-me proposto, mas eu não quis, porque achava que ia estar preso a um canal. Mas se me oferecessem hoje um contrato de exclusividade ia pensar muito bem... Lá está, é uma segurança".

Quiosque: Notícias TV

Renato e Mário Lima comentadores de “Secret Story II”?

marioerenatoss


A segunda temporada do reality-show que mais deu que falar nos últimos tempos ainda está longe, mas parece que a TVI já está a constituir uma equipa para o regresso.


E uma das primeiras surpresas poderá ser a chegada de dois comentadores, vindos directamente da primeira edição. É em declarações à edição desta semana da revista ANA que Mário e Renato Lima garantem ter sido “sondados” para comentar o próximo Secret Story.


Irá a estação de Queluz de Baixo voltar a fazer o mesmo que fez aquando do Big Brother? Resta esperar para saber.


Quiosque: ANA

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Contrato de “Peso Pesado” gera revolta!

the_biggest_loser_logo


É o programa mais aguardado de 2011 e são muitas as pessoas que já se inscreveram. Com as gravações prestes a arrancar, é tempo de castings, cujo inicio foi no passado fim-de-semana. Apesar de todo o entusiasmo à volta do programa, o contrato dos participantes já provocou várias desistências.

Segundo a edição desta semana da revista Maria, que esteve presente nos testes, são vários os concorrentes que se viram obrigados a não avançar, devido às condições oferecidas pela produção do programa.


“Não nos davam contrapartidas nenhumas. Podíamos estar 21 semanas no programa e não íamos receber nada por isso. Além disso, não se responsabilizam por quaisquer danos físicos que pudéssemos vir a sofrer durante o concurso. E ainda tínhamos de aceitar que nos chamassem nomes… a única coisa que nos garantiam era assistência médica”, garantiram Ana Maria e Margarida à referida publicação.


Mas não foram as únicas a ter que deixar cair por terra o sonho de perder peso mais na versão portuguesa de The Biggest Loser. Muitas outras pessoas acabaram por seguir o mesmo rumo, entre as quais um jovem sem trabalho e que, caso aceitasse os termos do contrato, perderia o direito ao subsidio de desemprego e poderia não receber nada durante largos meses, a menos que vencesse o programa.


Apesar de tudo, o entusiasmo à volta do formato é muito e vários foram os jovens que se submeteram às condições oferecidas.


Quiosque: Maria

Ambição de novo Emmy na TVI


Numa altura em que a estação de Carnaxide dá tudo pela ficção, a TVI não cruza os braços! Segundo a Notícias TV desta semana, é intenção do canal da Media Capital ganhar outro Emmy! Ao que parece, a candidatura já está a ser trabalhada há alguns meses, tal como explicou uma fonte da Plural.

"O objectivo é voltar a candidatar-nos e já fomos informados sobre esse matéria", referiu um profissional da Casa da Criação.

Para além de "Espírito Indomável" é ainda possível que "Mar de Paixão" possa ser uma das escolhas da TVI para se candidatar ao Emmy de Melhor Novela Internacional.


Quiosque: Notícias TV

Episódio Seguinte


Boa Tarde! É tempo de mais um Episódio Seguinte!


Lourenço espanca Pedro



Depois de terminar o namoro com Lourenço, Marta foge em lágrimas e vai até à casa de Inês para contar à amiga a sua decisão. Contudo, o que a rapariga não sabe é que a colega está no centro de uma confusão, a tentar convencer os pais de que não namora com Pedro.

Decidido a tentar manter a relação em segredo, o filho de Carolina aproveita a chegada de Marta para a beijar, fazendo crer aos pais que é com ela que namora. Todavia, quem acaba por também assistir à cena é Lourenço, que seguiu a amada até ao local e fica convencido de que foi por causa do amigo que ela decidiu deixá-lo. Magoado, o futebolista vira as costas e sai.


Pedro segue-o, para tentar explicar o que se passa, mas não consegue pará-lo. Quando o jovem volta a casa, Marta explica-lhe que foi melhor as coisas terem acontecido assim, pois tinha terminado a relação para que o filho de Carneiro Seixas pudesse ir para Madrid e não ficasse preso a Portugal por sua causa. O filho de Carolina surpreende-a ao dizer que, se ela está disposta a perder o namorado, ele não quer perder o melhor amigo.


De seguida, vai até à casa de Lourenço, mas assim que o vê, este chama-o de traidor e dá.lhe um murro. O jovem quer contar-lhe a verdade, mas o filho de Carneiro Seixas está cada vez mais enraivecido e volta a agredi-lo. Atraídos pelos gritos, o pai do futebolista e a empregada tentam separá-los, mas Pedro acaba por ser atirado para dentro da piscina. Pouco depois, Lourenço surpreende o pai ao dizer que quer ir jogar para Madrid, saindo do quarto já com um saco pronto, afirmando que tem de partir de imediato para não mudar de ideias.


Laura faz Benedita acreditar que o ex-namorado não morreu

Cada vez mais decidida a tirar a rival do seu caminho, a vilã traça mais um plano maquiavélico. Quando descobre a história do ex-novo da pescadora e que, supostamente, está morto, Laura forja uma série de cartas de amor dirigidas a Benedita.


A jovem, nem quer acreditar ao recebê-las e fica ainda mais perplexa ao lê-las, pois André, aparentemente, está preso na Argélia. Alexandre e Fátima ficam, igualmente, em estado de choque. Laura, a viver em casa da família finge-se muito preocupada com a amiga e apoia-a.


As duas vão à Embaixada argelina, mas a única coisa que descobrem é que o homem desapareceu no mar. De regresso a casa, a vilã finge sentir náuseas e vomitar e, muito convincente, diz à rival que desconfia ter engravidado de Miguel.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, um susto em plena planície ribatejana arrasta para o hospital. É lá que a vaqueira descobre que está grávida de Rafael.


Em Sedução, Carmo e Samuel escolhem Nuno para ser o novo chefe de produção. Depois de comunicarem a decisão a todos os funcionários da produtora, o jovem fica eufórico. Já Tiago não consegue esconder a fúria por ter sido preterido e trata de fazer algo para prejudicar o ex-namorado da irmã.


Em Laços de Sangue, revoltada por saber que está oficalmente divorciada de João, Diana procura Ricardo e atira-se para os seus braços. O presidente da Io-Iô sorri vitorioso e assume a relação perante a família, surpreendendo, de seguida, a amada, com um pedido de casamento.


Em Lua Vermelha, Hélio marca um encontro com Octávio e, sem medo, faz sinal à Luz Eterna para atacarem o vampiro. A organização captura o pai de Hélio, que sorri, vitorioso.


Em Escrito nas Estrelas, Beatriz aparta-se da sua principal mentora e recorre à ajuda de Gilmar para fazer resultar o seu plano vingativo.


Em Ti ti Ti, para impressionar Jaques Leclar, Clotilde seduz o falso estilista espanhol e fotografa-o. Só que Marta rouba a máquina fotográfica e entrega-a a Ari.


Quiosque: TV Guia, Telenovelas, Mariana, Maria, ANA

Fernanda Serrano e Maria João Bastos de costas voltadas!

fernandaserrano2_thumb_medium423_222


O rumor já não é de agora, mas volta a ganhar destaque. Segundo a edição desta semana da revista TV Guia, as duas actrizes não se falam desde o inicio das gravações de Sedução.


“Nenhuma é mal-educada, mas não se falam, a não ser por causa do trabalho”, começa por dizer fonte de Maria João Bastos à referida publicação, acrescentando em seguida: “são ambas excelentes profissionais”: “É natural. São muitas pessoas para um só poleiro. É natural que algum problema possa acontecer, mas nada afectou as gravações”.


Ao que parece nada disto é novo entre as duas, sendo já um acontecimento de há vários anos. Todavia, o ambiente ficou mais pesado quando a Ester de Sedução disse palavras menos boas a Fernanda Serrano: “Ela não foi simpática. Disse coisas que não são justas. A Fernanda ouviu e ficou triste. Desde então, quebraram a ligação”, revelou fonte da Plural Entretainment.


Já na apresentação à imprensa da nova trama de Rui Vilhena ficou bastante patente este mal-estar, quando André Cerqueira pediu a todos para aplaudirem o regresso de Fernanda Serrano aos ecrãs de pé e Maria João Bastos permaneceu sentada, manifestando ainda algum desagrado por todo o destaque que estava a ser dado à colega.


Ainda segundo a TV Guia, a esposa de Pedro Miguel Ramos tem andado “cabisbaixa e abatida” nas gravações da telenovela, devendo-se, provavelmente ao mau ambiente que por lá se vive. Contactado pela revista, Rui Vilhena não confirmou esta situação: “Não sei de nada… Parecia-me que estava tudo bem. A Fernanda é uma mulher muito zen com a vida. Está sempre a sorrir e nada a chateia”, afirmou.


Já a agência de Maria João Bastos, a Elite Models, não prestou comentários: “Nem vamos comentar o incomentável”.


Quiosque: TV Guia

"Querida Júlia" vai perseguir os famosos!

juliasic2


É já certo que o substituto de Companhia das Manhãs vai ter uma rubrica que gira à volta do mundo cor-de-rosa. Todavia, se muitos pensavam que seria uma espécie de Tertúlia Cor-de-Rosa, eis que o Diário de Notícias deste sábado prova o contrário.


Segundo este jornal, Querida Júlia terá uma rubrica que vai “perseguir os famosos”, nos tão falados paparazzi. Ao que parece haverá uma equipa de repórteres deste jornal cor-de-rosa que se irá focar nas notícias bombásticas da semana, indo depois para a rua seguir as figuras públicas e confrontá-las com as notícias.


Ainda por aquilo que apurou o DN, Cláudio Ramos e Ana Marques são os nomes mais falados para esta rubrica, até porque o trabalho de ambos nos últimos tempos tem sido nesta “área”. Logo na emissão de estreia, está garantida muita polémica, avança o mesmo jornal.


Quiosque: Diário de Notícias

Momentos


Numa altura em que Júlia Pinheiro se prepara para regressar aos ecrãs de Carnaxide, recordamos nesta manhã o contributo da apresentadora na emissão especial de aniversário dos 18 anos da estação. A mãe de Rui Pego felicitou o canal de Pinto Balsemão e relembrou alguns dos programas que participou. Curiosamente, nesse dia, 6 de Outubro, Júlia Pinheiro também comemorou o seu aniversário. Ora veja...


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Jogo de Caras


1 Já aqui o disse: considero Nicolau Breyner o melhor actor mainstream português, com uma vocação para o género dramático talvez nunca antes registada no nosso audiovisual. Mas tenho reservas sobre a sua capacidade para a comédia e tenho mais reservas ainda sobre a sua habilidade para o papel de anfitrião. Na comédia, as tentativas foram inúmeras - e quase sempre mazinhas, apesar de os textos não ajudarem. Na apresentação, as experiências foram menos - mas seguramente ninguém se esquece da verdadeira tragédia que era a condução de Jogo de Cartas (esse mesmo que deu Filipa Garnel ao mundo). Pois Nico à Noite, com que a RTP1 pretende passar a animar (sic) as sextas-feiras, vai trazer-nos Breyner em ambos os preparos: como anfitrião (de um talk show) e como comediante (a não ser que a expressão "Nico", em vez de uma referência aos velhinhos Eu Show Nico ou Nico D'Obra, seja só uma graçola mal conseguida). Diz o actor que gosta de conversar - e que, aliás, é a conversar que se sente melhor. Espero que seja suficiente. Para um homem de 70 anos que atingiu a excelência sem precisar de representar o papel de diva revolucionária, fazer figuras tontas já virá um pouco a destempo.


2 Tenho alguma dificuldade em perceber a polémica sobre o suposto "plágio" de receitas cometido por Mafalda Pinto Leite. Muito óbvia terá sido a sua infracção para a Visão a despedir tão sumariamente e Rui Tavares Guedes confirmar com tal franqueza a acusação de plágio. Há na culinária, naturalmente, uma grande dose de criatividade, também ela copiável. Mas não estaremos a sacralizar em demasia a cozinha? Não será altura de, enfim, descontrairmos um pouco desta nova obsessão?