20 de outubro de 2010

Morreu Mariana Rey Monteiro!


Morreu no dia de hoje uma das mais emblemáticas actrizes portuguesas. Com 88 anos, Mariana Rey Monteiro despediu-se do país pelo qual deu a vida para ser artista.

O Televisão-Opinião deixa aqui as condolências à família da actriz.

Cine-Opinião



Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião

Em exibição nos cinemas - A Cidade





Existem mais de 300 assaltos a bancos por ano, em Boston. E um bairro chamado Charlestown tem produzido mais assaltantes do que qualquer outro sítio nos EUA. Um deles é Doug MacRay. Mas há uma diferença em Doug: ele teve a oportunidade de escolher outra vida, mas preferiu seguir as pisadas do pai e tornou-se o líder de um perigoso gang. A única família que Doug tem são os seus parceiros do crime, especialmente Jem, quem ele considera um irmão.
Contudo, tudo muda quando, no último trabalho, Jem faz um refém: a gerente do banco Claire Keesey. Quando eles descobrem que ela vive em Charlestown, Jem fica nervoso e tenta descobrir se Claire se apercebeu de alguma coisa. É aí que Doug interfere e começa a desenvolver uma relação com a gerente. Doug quer sair da cidade mas tem o FBI, liderado pelo Agente Frawley, cada vez mais perto, e o amigo Jem a questionar a sua lealdade. Doug tem agora de decidir se vai trair os amigos ou perder a mulher que ama.


Novo filme de Harry Potter já não vai ser em 3D
A falta de tempo para assegurar uma conversão de qualidade ao novo formato foi a razão alegada para que Harry Potter e os Talismãs da Morte não vá estrear a três dimensões, como foi inicialmente anunciado.

É oficial: The Hobbit vai mesmo avançar e Peter Jackson será o realizador
Após muitos avanços e recuos, que levaram à saída do realizador Guillermo del Toro, acaba de ser confirmado que The Hobbit já tem luz verde para avançar e que Peter Jackson vai ser mesmo o realizador, com a rodagem a arrancar em Fevereiro.

Falar Televisão


Prioridades

Facto. Manuela Moura Guedes está finalmente fora da TVI. Depois de mais um ano com uma óbvia baixa médica, derivada do cancelamento abrupto do seu Jornal de Sexta, a jornalista e a administração da Media Capital chegaram finalmente a um acordo que pôs a jornalista de fora dos quadros da estação.

Especulação. Segundo a imprensa, equaciona-se uma possível ida de Manuela Moura Guedes para a SIC e, como é de calcular, para a linha da frente da estação de Carnaxide.

O certo é que esta notícia não deixa de ser uma luz ao fundo do terrível foço em que a televisão de Francisco Pinto Balsemão está mergulhada. Manuela Moura Guedes é sinónimo de popularidade, audiência e visibilidade. Uma espécie de Jornal de Sexta na antena da SIC certamente que iria ajudar a alavancar os resultados diários. Mas até que ponto devemos deixar os números manipularem de forma abusiva o bom senso?


Não o escondo a ninguém. Considero o jornalismo praticado por Manuela Moura Guedes, ao longo destes anos, como repugnante e não merecedor sequer da denominação de jornalismo. “Espectáculo degradante” referem alguns. O certo é que na TVI a esposa de José Eduardo Moniz, para além de noticiar, ou até de simplesmente denunciar, ia muito mais longe. Acusava, caluniava, julgava e ofendia, com um discurso e uma argumentação puramente ad-hominem, violando assim os princípios éticos fundamentais da sua profissão.
 

A SIC, que sempre quis ser vista como detentora de uma informação livre e independente, mas também, minimamente ponderada e sóbria, terá de equacionar muito bem os prós e os contras desta possível contratação.

Ética ou números e popularidade. Eis a questão?

Vasco e Andreia já sabiam o segredo um do outro!


Tal como já foi divulgado pela imprensa, muitos foram os concorrentes de Secret Story que, mal entraram na casa mais vigiada do país, perceberam que as caras que estavam a concorrer ao prémio final não lhes eram estranhas. Prova disso é o facto de Vasco Oliveira ter afirmado à TV Mais desta semana que ele e Andreia já conheciam o segredo um do outro. "Sei que a Andreia é acompanhante de luxo. Sempre soube qual era a sua profissão. Assim que chegámos a conclusão que que sabíamos o segredo um do outro, resolvemos fazer um pacto de silêncio e não nos denunciarmos mutuamente", explicou.

Sobre a sua saída, o concorrente do norte acabou por afirmar que o seu pai foi o responsável por ter abandonado Secret Story. "Não tenho dúvidas de que o meu pai é o responsável pela minha saída", garantiu à referida publicação. Vasco acrescentou ainda o seguinte: "...fui vítima de um complô. Sei que tinha muito menos votos para ser expulso do que o Vítor e foi à última da hora que tudo mudou. Houve um esquema para me afastar. Em breve vou revelar este verdadeiro segredo que vai chocar muita gente, como me chocou a mim".

Em relação às suas expectativas sobre quem vai vencer o programa, o filho de António Oliveira espera que não seja António. "Não queria que voltássemos a dar um prémio a mais um Zé Maria, pois é sinal de que não estamos a evoluir, mas tenho noção de que os portugueses adoram o António, de Baião. Não acho piada à história das ovelhas ou vacas", avançou.

Por fim, Vasco referiu os concorrentes que mais e menos gostava. Hugo M., Daniela e Vera fazem parte do seu lote de preferidos. No campo oposto estão Catarina, Jade, Vitor e Ana Isabel.

Quiosque: TV Mais

Maria João Bastos vai deixar de ser exclusiva da TVI


A actriz da estação de Queluz de Baixo não vai ver o seu contrato renovado quando as gravações de Sedução terminarem. Quem o garante é uma fonte da revista TV Guia: "Sim, o seu vínculo chega ao fim a meio de 2011 e não vamos assinar mais nada".
Depois de Manuel Cavaco, Helena Laureano e Julie Sargent, chega agora a vez de Maria João Bastos. Ao que parece, a não renovação do seu contrato prende-se simplesmente com um ciclo, e não com uma questão de talento. "São todos bons, isso não está em causa, mas em todo o lado é assim. Entram uns, saem outros...", revelou a mesma fonte.

Existe por isso a possibilidade de o futuro da actriz passar por Carnaxide. Tal como já foi avançado pelo Televisão-Opinião, várias já foram as notícias que saíram e que demonstraram o interesse de Carnaxide em Maria João Bastos. Prova disso são as declarações de um profissional do canal: "É uma grande actriz, gostamos delas e, portanto, é uma possibilidade ela vir para cá".

Quem sabe se Maria João Bastos não entrará na próxima co-produção entre a SIC e a TV Globo?

Quiosque: TV Guia

Os verdadeiros segredos!


Já foram descobertos os dezasseis segredos de Secret Story! A edição da TV Guia desta semana revela aos leitores todos os que ainda não tinham sido descobertos, para além de trocar alguns deles.
Depois de sabermos que o que une Joana e Hugo M. é um relacionamento falso, de Ana Isabel e Vítor fingirem que não são namorados na vida real, de Doriana ter pousado nua para a Playboy, de Renato e Mário serem gémeos, de Vasco ser filho de uma figura pública, de Catarina ser cúmplice da "Voz", de Jade ter participado num assalto, de Andreia ter sido uma acompanhante de luxo, e de António ter gerido um bar de alterne, chega a vez de passarmos a saber o que escondem Zé Miguel, Daniela, Ivo, Vera e Hugo F.
Segundo a referida publicação, o segredo que a Telenovelas revelou sobre Ivo na última sexta-feira está trocado. Afinal, o concorrente esconde ser um obsessivo compulsivo, na medida que sofre de um vício bastante peculiar no sexo masculino: a mania das limpezas. Nesse sentido, quem viveu nove anos num convento foi Daniela, a suposta concorrente que teria tido um caso com um jogador de futebol. Esse segredo pertence sim a Vera.
Já Zé Miguel, confirmam-se as suspeitas: teve mais de 250 relacionamentos. Por fim, e em relação a Hugo F., o concorrente já teve experiências paranormais.
Terá a TV Guia acertado em todos os segredos?

Quiosque: TV Guia

Esta noite...


... o Cine está de regresso.
A opinião de Marta Miranda & Vanessa Dias espera por si às 21:00!
Não fique de fora.

Revista de Imprensa 20/10/2010





Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Só Visto e Top + renovados

Tal como José Fragoso havia anunciado recentemente, os dois magazines de fim-de-semana da estação pública preparam-se para sofrer algumas alterações, quer a nível de cenários quer de conteúdo.


Quem o garante é o director geral de produção da Valentim de Carvalho, em declarações ao Diário de Notícias, que começou por falar de Top Mais: "Queremos que o Top + seja cada vez mais um palco para músicos profissionais ou amadores". Para isso o cenário terá um aspecto mais moderno: "será mais direccionado para a iluminação e para a utilização do vídeo"


Já o Só Visto!, “vai passar a dar mais atenção ao mundo das artes. Ou seja, o programa quer divulgar tudo o que há para divulgar na música, no teatro, no cinema e tudo o que seja cultura".” O cenário será também ele muito semelhante ao do programa das tardes de sábado.


Pelo que adianta o mesmo jornal, as alterações poderão ser vistas pelos portugueses já a partir do mês de Novembro.


José Cid entra em Sedução

Depois de Lili Caneças ter confirmado uma participação especial na nova trama, é a vez de surgir a notícia de que também o conhecido cantor entrará na história de Rui Vilhena.


Segundo o Diário de Notícias, José Cid esteve durante toda a tarde de quinta-feira nas gravações de Sedução e não foi cantar, mas sim “dar uma entrevista” ao programa que faz parte da acção da telenovela e que é apresentado pela personagem de João Perry.


Apesar de Sedução estrear já na próxima segunda-feira, este episódio só deverá ser emitido dentro de três semanas, no capítulo 12.


CITAÇÃO DO DIA:


“Apesar de todo o mérito das novelas da TVI julgo que talvez tivessem a responsabilidade de fazer coisas mais arrojadas porque têm público para isso.”


Diogo Morgado


Número do dia:


14.8%

Foi o rating alcançado pela edição desta segunda-feira do programa Vidas Contadas. Este resultado não só o tornou no segundo formato mais visto do dia, como veio demonstrar a total liderança no horário em que foi emitido.

Quiosque: Diário de Notícias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Noticias.

Porquê? Para quê?

Basta perguntar a alguém o que achou da estreia da Operação Triunfo para obtermos dois tipos de resposta: "não gostei, e uma cópia chapada do Ídolos ou "gostei muito, este programa é muito melhor que o Ídolos, porque não humilha ninguém". Faça o exercício, leitor. Vá à Internet, aos fóruns de discussão da OT, à página de Facebook do programa e verá que tudo se resume a um "é melhor" ou "é pior" do que o... Ídolos.

Ambas as respostas estão correctas. Estas primeiras edições da nova versão da OT são uma cópia chapada do Ídolos e é verdade que não humilham ninguém. Acontece, porém, que as anteriores versões da Operação Triunfo, que foram um sucesso na RTP, não tinham nada a ver com o Ídolos. O conceito do programa era diferente. Começava logo com as galas, com as aulas dos miúdos e, à medida que íamos acompanhando a sua evolucão, havia um rewind na história.

A RTP optou sempre por colocar a OT num patamar diferente do de Ídolos. E fez bem, porque as naturezas do programa e da estação pública são diferentes. Ao produzirem estas alterações no formato, a Endemol e a televisão estatal fazem aquilo que sempre recusaram: colocar a OT e o Ídolos no mesmo patamar, legitimando todo o tipo de comparações.

Eu sei que na Operação Triunfo o júri é diferente, não há um Moura dos Santos nem um Boucherie Mendes, mas estrear um programa com o mesmo conceito, tipo de linguagem estética e montagem é, em minha opinião, um passo errado. Porque não só o trabalho de edição e montagem da Fremantle é muito mais ágil e televisivamente apelativo do que o da Endemol, como fica a sensação que se procurou ir atrás do sucesso de Ídolos.

E a pergunta que eu faço é só uma: para quê?