11 de outubro de 2009

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana. Depois de Júlia Pinheiro, Marco Horácio e Diana Chaves, a SIC está em destaque neste espaço de opinião.


Na semana em que comemorou 17 anos, a estação de Carnaxide brilhou. Para além de ter recuperado o segundo lugar, a sua nova novela da noite tem feito bons resultados.
No melhor dia da semana, "Viver a Vida", chegou aos 28,2% de share.
Por outro lado, o Jornal da Noite venceu durante vários dias os noticiários da concorrência, tendo em três deles subido ao terceiro lugar do top5.
É ainda de destacar a estreia de "Ídolos". Com mais de 35% de share, o programa de talentos da SIC venceu "Uma Canção para Ti", e foi o programa mais visto de domingo.
Quanto ao quarteto humorístico da estação de Carnaxide, continuou a esmiuçar, e bem! Apesar de já não atingir os valores das primeiras emissões, "Gato Fedorento: Esmiúça os Sufrágios", alcançou bons resultados.
De referir ainda os últimos episódios de "Caminho das Índias". A novela da Globo atingiu shares na ordem dos 35% a 38%, tendo no último capítulo sido o sexto programa mais visto do dia.
Ontem o programa "Alta Definição" seguiu o mesmo caminho. Por outras palavras, atingiu 8,2% de rating e 35,1% de share, e por um triz não entrou no top5.
A SIC teve uma boa semana, e se continua assim tem a oportunidade de ficar em segundo lugar no mês de Outubro. Será que consegue?
Uma coisa é certa. Nuno Santos terá de batalhar!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Quer isto dizer que são 20:00 horas e os resultados das autárquicas estão a ser divulgados. Daqui a uma hora não perca o Protagonista.

Os políticos e a televisão

A natureza do discurso político raramente corresponde à realidade dos critérios jornalísticos. Os candidatos a cargos públicos reivindicam sempre dos órgãos de comunicação social atenção total. No que toca a televisão, toda a gente quer tempo de antena, porque se sabe que é na caixinha mágica que se ganha o palco mediático. Mas há depois os célebres critérios jornalísticos. O tempo em televisão é finito (tal como as páginas dos jornais) e o critério jornalístico não é, nem pode ser, idêntico às expectativas eleitorais de cada político.

Os candidatos dos pequenos partidos, mesmo os que nem têm expressão eleitoral, têm o direito de expor os seus pontos de vista, as suas ideias e projectos? Naturalmente. Quem decide nas redacções tem a obrigação de os colocar em pé de igualdade com os outros candidatos? Não. Não. Não. Pode ser cruel, mas não. Pode ser democraticamente injusto, mas o candidato de um partido que teve 20 mil votos nas legislativas não pode esperar que a televisão (e os jornais e a rádio, já agora...) lhe dê tanto tempo de antena como o candidato de um partido que teve 200 mil. O problema é, pois, insolúvel. As redacções não se comandam por decreto, antes pelo respeito pelas opiniões dos eleitores. E os eleitores já fizeram essa discriminação positiva.

Em todas as eleições esta problemática é discutida. E agora que chegamos ao fim de um ciclo de dois sufrágios num mês, é justo perceber que nunca os problemas do País e das autarquias tiveram tanto destaque. E nem tudo foram soundbytes, ao contrário do que muitos fizeram querer.

Hoje às 21:00..


Não perca!

Audimetria - 10/10/2009

Ontem Sábado, a TVI com a transmissão do Jogo de Futebol da Selecção Nacional liderou o dia com larga vantagem sobre a concorrência. A TVI teve uma média diária de 32.9% de share. A SIC manteve o segundo lugar com 23.4% de share e a RTP1 e o Cabo estiveram bem próximos com 20.3% de share e 19.0% de share, respectivamente.
O Jogo de Futebol da Selecção Nacional liderou o dia com valores muito altos, fez 23.8% de rating e 60.8% de share. A TVI teve mais 2 programas nesta tabela e foram Flor do Mar que ficou em segundo lugar com 11.9% de rating e 43.6% de share e o Jornal Nacional que foi a informação mais vista que ocupou o terceiro posto com 9.9% de rating e uma média de share de 29.2%.
A RTP1 ocupou os dois últimos lugares do TOP5 com o Telejornal e a Mensagem do Presidente da República.
Visto o TOP5, vamos ver outros horários.
A SIC não colocou nenhum programa no TOP5 como é visto pelo quadro acima, o seu melhor programa colocou-se em 6º lugar e foi Alta Definição que fez 8.2% de rating e 35.1% de share.
Á tarde, na transmissão de filmes a SIC liderou com 5.2% de rating e 24.9% de share. Já o filme da TVI fez 4.7% de rating e 23.6% de share. Na RTP1 o seu filme alcançou 3.9% de rating e 24.3% de share. De referir que a RTP1 ao final da tarde transmitiu Preço Certo que alcançou 6.9% de rating e 26.6% de share.
Na SIC o Jornal da Noite foi o menos visto de todos os noticiários e alcançou 7.9% de rating e 21.6% de share. Salve-se Quem Puder (Repetição), fez 7.5% de rating e 20% de share. Já os melhores momentos de Caminho das Índias não foi além dos 4.9% de rating e 19.2% de share.
Na RTP1 o horário nobre esteve muito fraco, com a reportagem sobre Amália Rodrigues a não ir além dos 14.1% de share e 5.5% de rating. Dá-me Música e o seu best of concorreu com as novelas da TVI e SIC e alcançou 5.1% de rating e 16.9% de share.
Fontes: Mediamonitor, A Minha TV