26 de março de 2011

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem vindo à quadragésima nona edição da "Audimetria Semanal".

Resumo semanal

A semana que passou foi marcada por inúmeros acontecimentos. Se a despedida de "Mar de Paixão" prendeu milhares aos ecrãs, a estreia de "Anjo Meu" também não deixou ninguém indiferente. Porém, foi a demissão de José Sócrates que comandou audiências na quarta-feira, com resultados bastante positivos para a RTP1 e SIC Notícias. Mais uma vez os portugueses provaram que a informação é algo que lhes interessa, e que o estado do país merece especial atenção por parte das estações de televisão.

Por outro lado não esquecer a liderança de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha nas manhãs da TVI. Tal como poderemos ver mais abaixo, a dupla de apresentadoras continua bem à frente de Júlia Pinheiro e de Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

Por outro lado o duelo entre "Uma Canção Para Ti" e "Portugal Tem Talento" não deixou ninguém indiferente. A competição entre os dois formatos está ao mais alto nível, de tal forma que no último domingo a diferença em termos de audiência média foi de apenas 0,1%.

Passemos então a uma análise mais pormenorizada aos principais horários da televisão portuguesa.


Manhãs (10:00 - 13:00)




Tal como referido no "Resumo Semanal", Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha continuaram na liderança. Em segundo lugar permaneceu "A Praça da Alegria" e, por fim, "Querida Júlia".
Júlia Pinheiro e a sua colega Ana Marques continuaram a não surpreender os telespectadores, e nem mesmo o "Jogo da Glória" parece ter vingado junto dos portugueses. No plano oposto está mesmo "Você na TV!". O talk-show das manhãs da estação de Queluz de Baixo continua a atingir shares superiores a 30%, tendo estes sido fomentados pelo facto de o programa se iniciar às dez horas em ponto. Um aspecto a favor da dupla da TVI, e contra o canal de Pinto Balsemão. Júlia Pinheiro ainda tem de batalhar para conseguir agarrar as manhãs da SIC!

Tardes (14:00 - 20:00)



O desaparecimento de "Portugal no Coração" dos dez programas mais vistos da estação pública foi um dos aspectos que marcou a semana que passou. Apesar desta queda Fátima Lopes esteve morna, estado que continua longe de ser alcançado por Conceição Lino. As boas tardes que a apresentadora dá aos telespectadores da SIC permanecem nos 20% de share, algo positivo tendo em conta anteriores resultados. Contudo, a verdade é que o talk-show da SIC está longe da liderança.

Em relação a "Agora É Que Conta", nem mesmo com a chegada de Iva Domingues à condução do programa as audiências melhoraram. Assim, "Ti Ti Ti" tem aproveitado a onda da TVI e subido os seus resultados. Por exemplo, na quinta-feira a telenovela da TV Globo alcançou 4,8% de rating e 24,8% de share. Apesar deste crescimento, Dina Aguiar continuou a ser uma boa rampa de lançamento para a liderança de "O Preço Certo".
Em relação a "Morangos com Açúcar", nada a acrescentar. Mais uma vez a série da estação de Queluz de Baixo assegurou o segundo lugar, porém com um "Escrito nas Estrelas" a morder os calcanhar ao horário das 19:00 da TVI.

Não esquecer igualmente o noticiário da RTP2, "Hoje". Apesar de poder passar despercebido, na última quarta-feira chegou aos 12,8%, tendo este número sido justificado pela possível demissão de José Sócrates.

Noite (21:00 - 00:00)


A estreia de "Anjo Meu" tirou algum protagonismo à liderança de "Espírito Indomável", novela que diariamente ocupava o primeiro lugar do top dos cinco programas mais vistos do dia. Assim, com a nova produção da TVI, esta realidade modificou-se. "Anjo Meu" passou agora a ser a oferta televisiva com maior audiência diária, relegando "Espírito Indomável" para o segundo posto. Apesar disto, não é de mais referir que a novela protagonizada por Vera Kolodzig continuou a liderar frente à concorrência.
Quanto a "Laços de Sangue", e mesmo não conquistando a preferência dos telespectadores nacionais, percorreu o seu caminho. Com um público fiel, a aposta da SIC permanece nas boas graças do canal. O mesmo não se pode dizer de "Araguaia", produção que não tem surpreendido com os seus resultados. Apesar de não obter shares inferiores a 20%, não se consegue sobressair, levando-nos a concluir apenas que existe "mais uma novela" no terceiro canal. Por fim, e na área da ficção, o duelo entre "Passione" e "Sedução" ficou desequilibrado, com luz verde para a produção de Rui Vilhena.

Em termos de comédia, a estreia de "Portugal Tal & Qual" foi satisfatória. Com 10,1% de audiência média e 23,6% de share, a série da RTP1 alcançou um resultado superior ao de "A Família Mata", da SIC. Apesar deste facto, e de nem sempre vencer a concorrência, a produção da estação de Carnaxide acaba por ser um valor seguro para a grelha de programação.

Por fim, e no que toca à informação, de salientar apenas o espaço de reportagem "Linha da Frente". Esta semana "O Rosto dos Novos Pobres" atingiu os 10,9% de rating e 25,4% de share, tendo sido o quinto programa mais visto do dia!

Figura da semana



José Carlos Malato continua a ser aposta da estação pública. Apesar de não vencer em horário nobre, o apresentador está de pedra e cal no seu "Quem Quer ser Milionário - Alta Pressão". Em terceiro lugar nas audiências, o concurso segue a cultura geral dos telespectadores, e procura ser uma alternativa para a ficção da concorrência.
Mesmo com shares inferiores a 20%, a RTP1 conta com um valor seguro no horário que segue a liderança do "Telejornal". José Carlos Malato é um mestre e uma das poucas salvações das noites do primeiro canal!

Número da semana


7,4%

... foi o share alcançado pela SIC Notícias na última quinta-feira. O canal temático de Carnaxide foi o quarto mais visto do dia, sendo que o TVI 24 foi o sexto, com 2,5%. A RTN ficou-se pelo nono lugar, com um share na ordem dos 2%.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



Tal como na semana passada, o futebol marcou o Minuto Mais Visto da Semana. A partida entre o Paris SG e o Sport Lisboa e Benfica, transmitida no dia 17 de Março, atingiu os 21,3% de audiência média e 56,5% de share às 19 horas e 52 minutos. Assim, e em números absolutos, mais de dois milhões de telespectadores estavam sintonizados na SIC a essa hora.
Em segundo lugar deste campeonato ficou a TVI, com o seu "Espírito Indomável". O episódio da novela transmitido no dia 16 de Março alcançou 19,6% de rating pelas 21h52.

Esqueceram-se de...Camilo de Oliveira!


Boa noite, está em linha mais um Esqueceram-se de Mim! Hoje voltamos a recordar profissionais do mundo televisivo e o destaque de hoje vai para Camilo de Oliveira. 

Lembrei-me de Camilo de Oliveira num destes dias quando navegava pelo Youtube e revi a sua magistral interpretação, junto com a saudosa Ivone Silva, de 'Ai Agostinho, Ai Agostinha' no programa 'Sabadabadu' da RTP. Em tempos de crise, é inacreditável como o texto, de há 30 anos continua a estar actual e retrata tão bem a situação do país...


Camilo de Oliveira sempre foi presença habitual em televisão e quando não aparece a sua ausência é notória. Da sua vasta lista de programas, praticamente todos atingiram valores de audiência elevados e foram considerados sucessos, de tal modo que ainda hoje se ouvem as expressões por si criadas e com as quais terminava todos os programas. Com mais de sessenta anos de carreira, o actor faz questão de divertir os telespectadores, criando para isso personagens cómicas com histórias de deixar um sorriso nos lábios ou soltar valentes gargalhadas.


Em quase todas as séries que fez a SIC foi a estação que o acolheu, à excepção de 'Camilo, o Pendura', que foi transmitida pela RTP, foi lá que o actor comemorou os seus 60 anos de carreira e foi lá que apareceu pela última vez. 'Camilo, o Presidente' foi a última série que fez e que o envolveu nalguma polémica com Cristina Areia, colega de elenco na altura. Sem alcançar os resultados de outrora, a segunda temporada do programa já não conseguiu conquistar o público e o nome Camilo parece já não ser sinónimo de audiências garantidas. Talvez por isso esteja hoje esquecido, não pelo público, mas por quem faz televisão. Todo o seu historial, a sua experiência e a relação de proximidade com o público parecem não querer dizer mais nada face ao rígido crivo das audiências, o que afastada assim um grande actor da televisão. É pena e dá pena!

   

Blog de Júlia Pinheiro não é actualizado por ela!


Muitos são os que diariamente visitam o blog da apresentadora da SIC, disponível em http://julia.sic.sapo.pt/, e acompanham algumas das suas aventuras. No entanto, provavelmente não sabem que não é Júlia Pinheiro quem o actualiza. Segundo a TV Guia da última quarta-feira, essa tarefa cabe a um elemento da produção, que diariamente "introduz as fotos e toda a informação".

O trabalho de equipa é assim um dos elementos centrais de "Querida Júlia".

Quiosque: TV Guia

Rui Pego evita falar com a mãe, Júlia Pinheiro!


O apresentador do "Curto-Circuito", programa emitido na SIC Radical, tem evitado falar com a mãe nos corredores de Carnaxide. "Ignoro-a nos corredores da SIC, finjo que não é minha mãe", explicou à Notícias TV.
Apesar de tal facto, Rui Pego acabou por ser obrigado a tirar uma fotografia com Júlia Pinheiro para ser postada no blog oficial da apresentadora: "Fui obrigado. Se não a tivesse tirado ela não me dava carne ao jantar e era chato".

Mesmo sendo admirador do seu trabalho, o jovem quer manter a distância de modo a evitar possíveis comentários sobre a ligação que mantém com a profissional da SIC.

É caso para dizer que a crueldade e a inveja existem, e Rui Pego tem perfeita noção de tal realidade.


Quiosque: Notícias TV

"Momentum Crew" com uma "bomba" para a final!


São um dos grupos finalistas de "Portugal Tem Talento", e encaram a vida como uma dádiva que necessita de ser trabalhada. Os Momentum Crew praticam o b-doing, um estilo de dança, sendo que todos os elementos se conhecem há vários anos. Afinal, os dois apartamentos na cidade do Porto por eles ocupados permite-nos concluir o espírito de união sentido. "Temos dois apartamentos e somos uma verdadeira família, temos o sentido de irmandade em tudo o que fazemos", confessou Max, o porta-voz do grupo.

Satisfeitos por terem alcançado a final do talent-show apresentado por Bárbar Guimarães, os Momentum Crew querem surpreender os portugueses até ao último minuto: "Vamos arrasar na final, temos uma grande bomba preparada".

Composto por quatro elementos, o grupo não esquece de forma alguma o voto de confiança dos telespectadores e dos próprios jurados. "Estamos muito contentes com os votos dos portugueses e a decisão do júri", explicaram à Telenovelas.

Quiosque: Telenovelas

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Os cachets de "Perdidos na Tribo"

Apesar de uma das principais componentes do novo reality-show da TVI ser a solidariedade, até porque não existe um prémio final, uma vez que os valores acumulados ao longo dos dias reverterão para instituições de solidariedade social, cada um dos participantes vai receber um cachet pela presença no programa.


E, de acordo com a Nova Gente desta semana, os valores não variam muito de concorrente para concorrente. Ao que parece, apenas José Carlos Pereira se distancia dos restantes colegas, uma vez que vai auferir perto de 10 mil euros pelas três semanas em que estará na Tribo. Já os restantes nove participantes receberão cerca de 4.500 euros em média.


Para já estão confirmados dez nomes, faltando apenas apurar os restantes dois, sendo que Ivo da Silva, ex-concorrente de Secret Story poderá estar mesmo a um passo de aceitar o convite que lhe foi feito.


Quiosque: Nova Gente

Episódio Seguinte

Boa tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Diana rapta Inês

Depois de a loira reatar o namoro com João, a megera fica furiosa e começa a pensar num novo plano para separar o “casalinho”. Assim, entra no prédio da irmã disfarçada de estafeta. Quando esta abre a porta, fica em pânico ao ver que é Diana. A vilã aponta-lhe uma arma e diz-lhe que tem de ir com ela, avisando-a, ainda, para ser discreta, caso contrário, dispara.


As duas saem do prédio e caminham em direcção ao carro da vilã, estacionado mais à frente. Diana abre a porta do lugar do passageiro, tira uma corda do porta-luvas e prende as mãos de Inês atrás das costas. Depois, arranca com o carro e avisa-a de que, se ela der algum passo em falso, levará um tiro.


De seguida, a vilã abandona a amada de João numa cave, a pão e água, e vai-se embora. Inês chora, muito nervosa, e chama pela irmã. Ao seu lado tem apenas duas tigelas com comida para animais e outra com água, para além de uma colher. A jovem passa a noite no cubículo, deitada, ao frio. Nervosa, e com medo, chora e só pensa no namorado e na mãe.

No dia seguinte, desesperada e faminta, tenta comer um pouco, mas não consegue, pois a comida para animais causa-lhe aversão. Deita fora o que levou à boca e depois bebe alguma água que tem na outra tigela.


De repente, ouve o som da chave na porta. Inês volta-se para a porta no mesmo instante em que a irmã entra. Em tom provocador, Diana pergunta-lhe se gosta da sua nova casa. A loira, furiosa, levanta-se e dirige-se à irmã, pedindo-lhe para a tirar dali. A vilã, em tom sério, diz-lhe para se acalmar e vai-se embora.


Verdade da morte de Aníbal é descoberta

O que aconteceu quando o marido de Júlia perdeu a vida continua a ser um mistério. Apenas a vilã e Belmiro estavam em casa e ambos juram que ele caiu das escadas, morrendo assim. Porém, o desaparecimento de um gato de pedra que estava em casa coloca dúvidas em Lurdes, que, sem querer, conta a Carla.


A cabeleireira pede a Rúben para seduzir a empregada de Júlia, apesar de esta saber que ele é homossexual. Ele asism faz, para tentar arrancar mais informações de Lurdes. Carla acaba por confessar a Rita saber algo que pode ajudar a tramar Belmiro e conta-lhe do desaparecimento do gato de pedra. Rúben, entretanto, sabe que este foi enterrado algures no jardim, mas que a empregada não sabe ao certo do local.


No dia seguinte, Nuno, Carla, Rita e Rúben aparecem, inesperadamente, na mansão de Júlia. Lurdes percebe o que aconteceu e tenta expulsá-los de casa, até que a jornalista lhe conta tudo o que Belmiro tem feito a Alice nos últimos meses e que pode ter sido ele a matar Aníbal. A empregada, embora de forma reticente, afirma que vai tentar ajudá-los, mas pede-lhes que não prejudiquem a patroa.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, com a vida de Rafael em perigo, exagera na protecção ao amado, defendendo-o de Rodrigo, e quase perde o bebé.


Em Anjo Meu, a possibilidade de Maria Luísa estar viva, assusta Joana Rita, que receia ver o seu passado novamente vasculhado.


Em Araguaia, a paixão que Estela sente pelo enteado é mais forte do que tudo e a jovem descobre que está grávida dele.


Em Ti Ti Ti, diante da reacção de Marta, ao saber que Pedro e Amanda se têm encontrado, Ariclenes não tem dúvidas de que a jovem é filha de Jacques Leclair.


Em Lua Vermelha, ao saber do ataque dos vampiros aos elementos da Luz Eterna, Guilherme fala com Lúcio e este chama a polícia.


Quiosque: Telenovelas, Maria, TV Guia, Mariana

Júlio Magalhães pode estar de saída da TVI

Embora deixe de ser director de informação do canal de Queluz de Baixo já a partir de 1 de Abril, o jornalista permanecerá nos quadros da estação, todavia, tal poderá ser por pouco tempo.


É que, segundo o Correio da Manhã deste sábado, Jorge Nuno Pinto da Costa quer ver Júlio Magalhães a dirigir o Porto Canal, que passará a ser propriedade do Futebol Clube do Porto a partir do mês de Julho.


E parece que o presidente portista já fez chegar, através de Antero Henrique, uma abordagem ao jornalista da TVI. Todavia, contactado pelo CM Júlio Magalhães afirmou que se tratou apenas de uma conversa informal e que não existe nenhuma reunião agendada para negociar a sua chegada ao Porto Canal.


Quiosque: Correio da Manhã

TVI "fez questão" de ter Vera em "Perdidos na Tribo"


Foi na passada terça-feira que a televisão de Queluz de Baixo apresentou à imprensa o seu novo reality-show. E, tal como é já do conhecimento público, a ex-concorrente de Secret Story faz parte dos participantes desta “aventura”.


É em entrevista à Maria desta semana que Vera Ferreira se mostra entusiasmada com a oportunidade e afirma que a própria TVI fez questão de que participasse: “Fizeram questão que fosse para o programa”, começa por dizer.


Na mesma entrevista a Veríssima adiantou que adorava fazer parte do mesmo grupo de José Castelo Branco: “Iria ser giro. Seriam duas pessoas tolas no programa e iríamos rir e dançar muito”, afirmou.


Quanto às coisas de que vai ter saudades, Vera adiantou: “Não vou poder comer docinhos e tomar banho vai fazer-me confusão”, adiantou.


Quiosque: Maria

Márcia Rodrigues aplaude escolha de Nuno Santos

É a actual directora de Internacional da RTP e tem já no seu curriculum a presença em diversos cenários de guerra, sendo que o último foi o conflito no Egipto. E é em entrevista à Correio TV desta semana que elogia a escolha de Nuno Santos para a direcção de informação da televisão pública.


“Tenho a experiência de trabalhar directamente com o Nuno Santos. É uma solução muito motivadora. Além disso, é uma pessoa que já conhecemos e com quem trabalhámos, não é, de todo, estranha à casa”, começa por dizer.

Apesar de tudo, caso recebesse o mesmo convite que o antigo director de programas da SIC, Márcia Rodrigues não o aceitaria: “Não. Não me via nesse cargo, nem nunca me fizeram essa pergunta. Gosto muitíssimo de ser editora do Internacional e espero continuar a ser. Gosto muito do trabalho que faço”.


A terminar, a jornalista comentou a saída de José Alberto Carvalho e Judite Sousa para a TVI: “Foram momentos emocionais para toda a gente quando os vimos partir. Tivemos pena que fossem embora, eram pessoas de que gostávamos muito e respeitávamos. Por outro lado, conforme disse aos dois, não há nada de que se possam orgulhar do que serem contratados para novos desafios que só manifestam que eles têm currículos dignos”.


Quiosque: Correio TV

Momentos


Foi um dos grandes fracassos da carreira de Sílvia Alberto, e por isso mesmo mereceu um cartão vermelho da estação pública quando a direcção de programas alterou o horário do concurso em causa. Nas manhãs, esta "Febre da Dança" acabou por ser uma dor de cabeça para a RTP. Lembra-se?



Fecho


Boa noite. O
Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Mérito a quem tem

A queda do Governo de José Sócrates, anunciada, esperada e confirmada quarta-feira à hora do jantar, permitiu confirmar duas leituras que há muito venho aqui desenvolvendo. Por um lado, a de que a RTP é a grande marca de informação televisiva em Portugal. E a de que a SIC Notícias é a grande referência da televisão por assinatura no nosso país. Uma e outra voltaram a ser escolhidas, na especificidade dos seus ambientes, pelos espectadores.



A RTP1 abriu antena à crise política às 19.06, com um Especial que acompanhou a votação do PEC. Juntou-lhe o Telejornal logo a seguir e outro Especial para discutir a demissão de Sócrtates. Quase três horas em directo, conduzidas por João Adelino Faria, com um share que oscilou entre os 25 e os 34% de share. À mesma hora, SIC e TVI, que esticaram os noticiários, mas não prescindiram das novelas, ficaram bem atrás.


No cabo, a emissão da SIC Notícias, bem montada, completa e em permanência no hemiciclo, levou a estação a conseguir o seu quinto melhor resultado em dez anos de vida (10,9% de quota de mercado no cabo, incluindo canais generalistas). O Jornal da Meia Noite, conduzido por Pedro Mourinho, conseguiu o seu melhor resultado de sempre (3,4% de audiência média e 21,5% de share, contra todos os outros canais temáticos e generalistas).


Os resultados da RTP1 e da SIC Notícias legitimam, contudo, uma reflexão que não é nova: como é que a televisão pública, que faz a informação que faz, claramente preferida pelos portugueses, não consegue ser competitiva com a sua RTPN?



E, já agora, como é que a SIC, capaz de construir um canal de referência no cabo, não consegue, com os mesmos meios e quase as mesmas pessoas, ser competitiva na antena generalista?