15 de dezembro de 2009

Fecho (Discurso Directo)


Seja bem-vindo ao "Discurso Directo" de hoje. Esta noite, eu, Diogo Santos, sou entrevistado por Miguel Reis.

Ídolos é a actual febre televisiva a nível nacional. Tens acompanhado o programa? Qual o teu ídolo favorito?
Sim. Todos os domingos, e agora também às segundas, estou em frente ao ecrã
da televisão.
É emocionante, e é sem dúvida, neste momento, o meu programa preferido.
Já fazia falta uma talent-show deste tipo à televisão portuguesa. Quanto ao meu favorito, eu gostava muito da Mariline, e ainda mais do André Cruz. Fiquei com imensa pena de terem saído.

No entanto, também gosto do Filipe Pinto e da Solange Hilário. Acho que vou mais além! Gosto de todos.

Ficámos a saber que a SIC vai apostar novamente em ficção, com uma nova novela intitulada “Tarde Demais” (nome provisório). Concordas com a aposta da SIC em ficção?

Sim, concordo. Acho que faz sempre bem uma telenovela portuguesa à estação de Carnaxide. Mas o urgente neste momento é tapar o "buraco" que existe entre as 21:30 e as 22:50, que é ocupado pelo fracasso da série "Cenas do Casamento". Secalhar, se a estação de Carnaxide se mexesse em relação a esse horário ganhava mais. Isto porque não faz muito sentido, estar a começar a produzir novelas que antes de irem para o ar, praticamente já foram gravadas. Para além de se saber logo o final nas revistas, isso prejudica os actores, que ficam ligados a um projecto no qual já não trabalham.

"Companhia das Manhãs", continua sem arrancar e sem dar frutos… De quem é a culpa?

Não sei. Eu gosto do programa.
Tal como já tinha dito num Para lá das 24, começar o talk-
show quinze minutos depois da concorrência não ajuda, ainda mais sabendo que a herança da "Edição da Manhã" é bastante pequena.
Pelo que li uma vez, "Companhia das Manhãs" começa muito atrás da "Praça da Alegria" e "Você na TV!", com menos de 10% de share. Mas chega às 13:00, acima dos 20%. Logo, Francisco Menezes e Rita Ferro Rodrigues, têm de, ao longo do programa, fazer uma marat
ona, para tentar beliscar um pouco a concorrência.
Acho que isto já explica alguma coisa.

Cláudia Vieira estreou-se na apresentação em Ídolos. Até ao momento, o que achas da prestação da actriz/apresentadora?
Como é óbvio para alguém que se estreie na apresentação em directo, esteve nervosa. Notava-se. Mas tendo em conta esta situação, considero que esteve bem. Foi humilde. E vai aprender com o tempo. Sinceramente estava bastante curioso acerca da sua prestação no primeiro directo, e penso que a nota foi positiva.

"VIP Manicure" vai estar presente na noite de passagem de
ano da SIC, e
promete desde já muitas gargalhadas: "Vamos mandar ferroadas à TVI, atirar ferroadinhas ao concurso "Uma Canção Para Ti". Se vamos brincar com a Júlia ou o Manuel Luís Goucha? Bons, os textos são meus, mas eu cá não sei de nada", confessou a patroa do corner de nails. O que achas da presença de Maria Rueff e Ana Bola na noite de passagem de ano?
O Nuno Santos deve estar com remorsos do facto de ter retirado as humoristas do ar.
Deve ser desprestigiante para qualquer actor ou apresentador, estar ligado a uma estação por um contracto de exclusividade e não lhe ser dada nenhuma oportunidade.
Parece-me que Ana Bola e Maria Rueff se transformaram no José Figueiras.

Estou totalmente de acordo com a integração de ambas na noite de passagem de ano da SIC. Mas penso que não devem ficar por aqui. Afinal onde está a tão falada participação das "VIP Manicure" no programa "Vida Nova". Lembro-me perfeitamente que Clara de Sousa, quando foi convidada, perguntou a Fátima Lopes "quando é que posso vir arranjar as unhas?". Fica a pergunta no ar.


A SIC já apostou em cinema infantil à noite e muitas vezes saiu vencedora. Achas que este Natal a SIC devia fazer isso?
Sim, claro. São uma boa alternativa às novelas da TVI, e aos concursos da RTP1. Penso que Natal é Natal, e como tal deve-se dar um descanso à programação, apostando em formatos diferentes.

Sabia que..


"O Último Passgeiro" este domingo obteve 6% de share, e foi apenas visto por 195 mil espectadores?

Audimetria - 14/12/2009

Ontem (segunda-feira), a TVI subiu à liderança alcançado 33.4% de share, ficando a RTP1 em segundo lugar com menos 10% de share (23.5%), e a SIC em terceiro a cair para os 21.4% de share.
A destacar no TOP5 a excelente performance da TVI. Meu Amor alcançou um dos melhores resultados desde que estreou e Deixa Que Te Leve esteve acima dos 50% de share. Já Repórter TVI venceu à Grande Reportagem da SIC que fez 10.8% de rating e 25.8% de share. Jornal Nacional a informação mais vista, seguido do Jornal da Noite e do Telejornal que foi o programa mais visto da RTP1 no 6º lugar do dia com 10.9% de rating e 27.1% de share.
A TVI emitiu um especial Há Festa no Hospital que venceu durante a tarde com 6.3% de rating e 35.3% de share empurrando Vida Nova para os 2.2% de rating e 18.2% de share. Paraíso também não se impôs sobre este especial (5.7% de rating e 22.4% de share), ao contrário de Portugal em Directo (6.5% de rating e 27.5% de share). Preço Certo liderou às 19h com 9.1% de rating e 29.0% de share, seguido do Nós Por Cá (7.4% de rating e 22.1% de share).
Também com um bom resultado desde a estreia esteve Salvador fazendo 8.6% de rating e 21.0% de share e Notas Soltas que atingiu 10.1% de rating e 24.2% de share.
Em luta directa estiveram Jogo Duplo e Perfeito Coração, ganhando a novela da SIC (7.4% de rating e 18.6% de share contra 7.8% de rating e 19.9% de share, respectivamente).
Viver a Vida quedou-se pelos 5.4% de rating e 22.7% de share, enquanto Sentimenos fez 6.1% de rating e 32.1% de share.
A destacar negativamente o mau resultado de Prós e Contras que fez uns míseros 2.6% de rating e 11.3% de share.

Fonte: Mediamonitor

Revista de Imprensa 15/12/09

Bom dia! Está na hora da Revista de Imprensa desta terça-feira.

Rui Unas e Diogo Morgado em filme espanhol
Rui Unas e Diogo Morgado já estão em gravações para um película do realizador espanhol Miguel Angél Buttini. "Mapas" é o nome da comédia que promete fazer rir os espectadores. Na trama, os actores portugueses darão vida a dois criminosos de origem portuguesa que vão agitar a acção da película.

Esta semana eles vão achinfrinar
Depois de ontem Filomena Cautela ter achinfrinado com Boss AC e o maestro António Vitorino D'Almeida, hoje é dia de Fernando Alvim receber mais uma dupla improvável. José Cid e Elisabete Jacinto são os convidados desta terça-feira. Amanhã é a vez de Nilton conversar com o músico David Fonseca. Os convidados de quinta e sexta-feira ainda não foram divulgados.


CITAÇÃO DO DIA

"O Natal é só uma actividade económica"

A afirmação de hoje é de Jorge Corrula











Fala-se de: Fernanda Freitas

A apresentadora de "Sociedade Civil" sofreu um acidente de viação à cerca de um mês e poderá vir a ser operada à coluna.

Fonte:24 Horas

Para lá das 24

Boa noite! Bem-vindo ao Para lá das 24.
A expectativa era alta e estava ansioso para ver como correria a primeira "Gala de Natal TVI" sem José Eduardo Moniz. A meu ver, a emissão deste ano não passou de mais do mesmo. Sinceramente, não creio que tenha sido má, mas também não a considero boa.
Nota alta para Manuel Luís Goucha e o seu fantástico Ogre. Cristina Ferreira muito bem na sua interpretação, bem como Júlia Pinheiro, Nicolau Breyner e Victor Emanuel. Raquel Matos Cruz esteve bastante elegante, no entanto o número não me pareceu de dança do ventre, mas sim de danças orientais. Gostei da interpretação de abertura e das danças de Rita Pereira. O dueto de Lurdes Baeta e Pedro Granger também me surpreendeu pela positiva. Quanto à prestação das crianças de "Uma Canção Para Ti", esta despretou-me a atenção pelo facto de ter sido bastante boa. O número de Leonor Poeiras, Susana Bento Ramos, Ana Guedes Rodrigues e Marisa Cruz também me pareceu interessante, se bem que achei Marisa Cruz um pouco artificial.
A maior desilusão da noite foi, a meu ver, a actuação dos D'ZRT. Sinceramente achei que estavam demasiado artificiais e não entendi a fase inicial da interpretação. Também não gostei de Herman José. Acho que exagerou um pouco nas piadas e quanto a mim já teve mais graça. Os "4 Station" também não me surpreenderam. Penso que Pedro Pinto e Pedro Carvalhas não conseguiram "fazer de boa forma" o playback das suas guitarras. Júlio Magalhães a imitar José Eduardo Moniz soou-me a muito artificial. Já no que toca a "Conversa Indiscreta" de Alexandra Lencastre senti que não foi devidamente explorada. Quanto ao número de José Pedro Vasconcelos, fiquei com a ideia de que foi pouco criativo. Já o vi muito melhor, gritou demasiado e teve pouca piada.
Esperava ver outras caras da estação também no palco, como Mariana Monteiro e Joana Solnado por exemplo, afinal elas também são elementos da "família" TVI. Apesar de tudo, a ideia pareceu-me engraçada, e tendo em conta os excelentes resultados alcançados, foi uma aposta ganha.
Para terminar, houve um facto que me despertou interesse. Não era suposto os acompanhantes dos funcionários da estação não irem à gala? Então o que fazia por lá João Pinto, marido de Marisa Cruz? Será que o antigo jogador de futebol se vai mudar para Queluz de Baixo e ainda não foi comunicado à imprensa?