7 de dezembro de 2009

Diário de Um Ídolo - Os 10 Magnificos


Já são conhecidos os 10 finalistas do concurso de talentos da SIC, que são:

Salvador Sobral

Solange Hilário
Filipe Pinto
Inês Laranjeira
Carlos Costa
Diana Piedade
Mariana Tavares
Carolina Torres
Catarina Boto
Melina Pires

Os 5 que ficaram de fora são: Mariline Hortigueira, Diogo Alvarenga, Marta Silva, André Cruz e Márcio Costa

Frente a Frente


Boa noite. Seja bem-vindo ao "Frente a Frente" desta semana. O de hoje coloca em duelo dois apresentadores do mesmo programa - "5 Para a Meia-Noite". Filomena Cautela e Nilton foram os escolhidos.

Sou fã assumido de "5 Para a Meia-Noite". Desde o início da primeira temporada, que tentei sempre ver um pouco do programa. Neste segunda série, o mesmo vai acontecer.
Mas mesmo com este empenho em não perder o programa, há um dia da semana em que vou dar especial atenção - quarta-feira.

Isto porque Nilton, é, na minha opinião, o melhor dos 5 apresentadores do "5 Para a Meia-Noite". A sua maneira cómica de abordar os temas em debate, de conversar com os convidados, e principalmente a sua rúbrica "Eu Amo Você", fazem-me ficar colado ao ecrã da RTP2.
Vejamos bem, que nesta segunda temporada Nilton, em vez de telefonar a números desconhecidos e dizer a mítica frase "Eu Amo Você", foi para a rua faze-lo.
Ora, o resultado desta aboradagem aos transeuntes acaba por ser muito mais engraçada.

O que eu me rio com Nilton, com as suas piadas, com o seu à vontade no programa que apresenta, com a sua forma de entrevistar o convidado, com as suas "maluqueiras".
De facto, percebe-se a aposta da SIC, em te-lo convidado, antes de Marco Horácio, para ser o apresentador de "Salve-se quem Puder".
Mas concluí-se o porquê de este ter rejeitado a proposta. O programa não era feito para si. O formato que se adequa a Nilton tem de meter conversa. É aí que ele está no seu melhor. "5 Para a Meia-Noite" é a prova disso. Parabéns!


Sempre me habituei a vê-la como actriz. Já nos tempos de "Morangos Com Açúcar" parecia ser uma jovem com talento. A minha "suspeita" confirmou-se e actualmente, Filomena Cautela tem bastantes provas dadas, tanto como actriz, como na pele de apresentadora. Começou com "VJ" da MTV Portugal e chegou à TV Globo. Actualmente concilia o seu trabalho no canal brasileiro com a apresentação de "5 Para a Meia Noite".


É um prazer vê-la na condução deste programa. O facto de acompanhar os telespectadores à segunda-feira ajuda imenso a que nos esqueçamos do stress que é, normalmente, o primeiro dia da semana. Sempre nos presenteou com convidados fantásticos e nunca me pareceu que lhes fizesse uma entrevista. A ideia que me surge é a de uma conversa entre amigos, mas com um microfone e com uma câmara a captar imagens. Filomena Cautela Fá-lo muito bem e nem nos momentos menos bons pôs de lado o seu lado profissional. Como foi no caso do falecimento de uma grande amiga pouco tempo antes de apresentar o programa.



Tudo isto revela que não está ali "por acaso" e que o merece. Filomena Cautela tem presença, tem dinâmica, tem simpatia, tem voz, tem estilo, sabe falar, sabe rir, sabe emocionar-se, sabe cativar.
Sem ela as noites de segunda-feira não teriam o mesmo divertimento, e o "5 Para a Meia Noite" perderia qualidade. Afinal de contas, "Cá Estamos" para a continuar a ver brilhar.
Filomena Cautela? Eu assino por baixo.


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "Viver a Vida"/"Sentimentos":

"Viver a Vida", por Diogo Santos - 50%
"Sentimentos", por Tiago Henriques - 50%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!


Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Às 21.00, não perca o Frente-a-Frente desta semana.


Contar o dinheiro


Aproxima-se o fim do ano e as televisões contam os tostões. É claro que contar o dinheiro que sobra é uma questão que as privadas observam e com a qual a RTP não se preocupa.
As três grelhas somadas de Dezembro custam cerca de 20 milhões de euros. Há aqui muito dinheiro que SIC e TVI podem poupar e algum que a RTP pode gastar.
No sábado, SIC e TVI pouparam ao emitir conteúdos em repetição como ‘Ídolos’ e ‘VIP Manicure’, SIC, e ‘Uma Canção Para Ti’ e ‘Portugal De Olhos Em Bico’, TVI. A RTP continuou a gastar. Nas audiências venceram SIC e RTP. A TVI teve o segundo pior sábado dos últimos seis… com e sem contas.


20,6 %
Foi o resultado do ‘Conta-me Como Foi’ de sábado na RTP 1.

Diário de um Ídolo


Boa tarde! Estreia hoje no Televisão-Opinião, uma rubrica totalmente dedicada a "Ídolos". Sendo um programa que está nas "bocas do mundo", é apropriado darmos mais destaque a este concurso.

Nesta rubrica vamos analisar as prestações dos diversos concorrentes, concluir qual a melhor e pior actuação da noite, ter em atenção as críticas do júri e ainda o trabalho de Cláudia Vieira e João Manzarra.

Começando pelas prestações dos 15 concorrente, aqui ficam os meus comentários:

André Cruz - Acabou em grande, mas ao longo da sua actuação notou-se o nervosismo e talvez alguma desafinação. De destacar que foi o primeiro a abrir a gala, coisa que não é fácil.

Mariline Hortigueira - Cantou uma bonita música, de uma grande artisita - Beyoncé. Ao contrário do que o júri disse, achei que esteve bem, e que demonstrou garra a cantar.

Márcio Costa - Com um timbre bonito, este concorrente teve uma interepertação original.

Mariana Tavares - Não passou despercebida a ninguém. Estava muito bonita e conseguiu supreender com a sua magnífica actuação. Uma das melhores da noite.

Solange Hilário - Mais uma vez não voltou a desiludir. Com 16 anos, esta concorrente teve garra para agarrar o público, e para soltar os mais diversos elogios do júri.

Catarina Boto - Demonstrou confiança na sua actuação. Gostei da presença em palco. Escolheu bem a música.

Diana Piedade - Poderosa, é este o adjectivo que tenho para atribuir à sua prestação. Achei o seu início menos bom, mas conseguiu acabar a sua actuação em grande.

Carlos Costa - Teve uma boa presença em palco e demonstrou confiança. Grande actuação. Provocou um dos confrontos entre Manuel Moura dos Santos e Pedro Boucherie Mendes.

Diogo Alvarenga - Apesar de ter sido considerado um dos piores da noite, achei que esteve bem. Gostei de o ouvir. Nota-se quem tem experiência em palco.

Marta Silva - Achei a actuação um pouco parada, o que se deveu ao ritmo que deu à música. Esteve afinada e respondeu a Pedro Boucherie Mendes quando este afirmou que ela não era das concorrente mais fortes do "Ídolos": "Por acaso até não. Acho-me mesmo muito forte".

Salvador Sobral - Teve uma actuação forte. Escolheu muito bem a música - Sunday Morning dos Marron 5. Encantou o público e o júri.
Carolina Torres - Com um novo visual, Carolina mostrou confiança e agarrou a opotunidade que lhe foi dada. Gostei de a ouvir.

Melina Pires - Estava muito bonita, e foi muito doce a cantar. Apesar disso não a achei muito confiante. Aceitou as críticas, e demonstrou humildade perante o júri e o público.

Filipe Pinto - Um dos melhores da noite, se não o melhor. Com um estilo muito próprio a cantar, com um olhar expressivo, e com um à vontade no palco vísivel. Arriscou e colheu frutos disso. Ouvir do júri "Tenho de te arranjar um defeito", é qualquer coisa que não é muito comum.

Inês Laranjeira - Tem um estilo próprio a cantar. É extrovertida. A sua actuação foi engraçada. Para mim estes factores chegavam para ter uma boa actuação. No entanto, a concorrente não arriscou muito, e quis dar um passo maior que a perna. De qualquer forma não esteve mal.


Quanto à prestação de Cláudia Vieira e João Manzarra, ambos estiveram bem. No entanto, foram notáveis os nervos dos dois. Para mim, João Manzarra é o próximo Jorge Gabriel misturado com João Baião. Não tenho dúvidas. Quanto a Cláudia Vieira, apesar de alguns precalços, demonstrou humildade na apresentação, e para quem nunca apresentou um programa em directo, esteve bem. Foi uma prova de fogo que os dois apresentadores conseguiram passar.

Quanto à relação entre o júri, gostei de ver a interacção entre Roberta Mediana e Manuel Moura dos Santos. Pedro Boucherie Mendes demonstrou incoerrência, e não soube avaliar a prestação de alguns concorrentes.

Notas das actuações de 0 a 10.

André Cruz - 7
Mariline Hortigueira - 7
Márcio Costa - 7
Mariana Tavares - 9
Solange Hilário - 10
Catarina Boto - 8
Diana Piedade - 8
Carlos Costa - 9
Diogo Alvarenga - 7
Marta Silva - 6
Salvador Sobral - 8
Carolina Torres - 9
Melina Pires - 8
Filipe Pinto - 10
Inês Laranjeira - 7


Hoje à noite, ficamos a saber quais os 10 concorrente que ficam em "Ídolos". Para a semana, "Diário de um Ídolo" volta. Não perca.

Audimetria - 06/12/2009


O dia de ontem foi ganho pela SIC com 28,2% de share. Seguiu-se a RTP1 com 26,7%, e a TVI, que desceu aos 23,3%.
O jogo entre o Benfica e a Académica foi o programa mais visto do dia, com 17% de audiência média e 40,3% de share. Antes da partida ir para o ar "As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa", emitidas às 19:44, chegaram aos 13,7% de rating e 35,9% de share.
No top5 dos programas mais vistos do dia, a RTP1 coloca ainda em quinto lugar, o "Telejornal". O noticiário da estação pública chegou aos 12,3% de rating.


No que toca ao entretenimento, "Deixa que te Leve" chegou aos 14,5% de audiência média. Foi o segundo programa mais visto do dia.
O programa com mais audiência da SIC foi "Ídolos". 13,3% de rating e 44,8% de share, foi o resultado do concurso de talentos da estação de Carnaxide, que atingiu assim a sua melhor marca desde a sua estreia. A essa hora, "Uma Canção Para Ti" fez 9,2% de audiência média e 29% de share. Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha têm neste momento uma concorrência muito forte. "O Último Passageiro", não figurou nos 10 programas mais vistos da RTP1 do dia de ontem.
No horário das 19:00, depois de ter referido os valores de "Telejornal" e "As Escolhas de Marcelos Rebelo de Sousa", de salientar a prestação de "Portugal de Olhos em Bico". O programa de José Pedro Vasconcelos ficou-se pelos 15,3% de share, ficando muito atrás da concorrência.
O filme da SIC, que anteceu o "Jornal da Noite", "O Guardião", chegou aos 9,6% de rating e 28,7% de share.
No que toca a noticiários, às 20:00, o da SIC ganhou ao "Jornal Nacional". Enquanto o primeiro fez 11,7% de audiência média e 28,4% de share, o segundo ficou-se pelos 8,3% de rating e 20,5% de share.


No horário nobre, de referir ainda a prestação de "Perfeito Coração". Com a concorrência do jogo entre o Benfica e a Académica e "Deixa que te Leve", a novela da SIC fez apenas 8,6% de audiência média e 20,5% de share.

Revista de Imprensa 07/12/09

Bom Dia! Está na hora da primeira Revista de Imprensa desta semana.

Salve-se Quem Puder regressa em Maio
Tal como já aqui lhe tínhamos adiantado, o programa que fez sucesso no Verão está de regresso à antena da SIC. A segunda série de "Salve-se Quem Puder" deverá chegar aos ecrãs ainda antes do início das férias de Verão dos mais novos, nomeadamente em meados do mês de Maio.

D'ZRT de regresso a "Morangos Com Açúcar"
Forma gravadas na semana passada as cenas que incluem o regresso da famosa banda à série juvenil. Os D'ZRT irão regressar à série que os popularizou para interpretarem o tema "Feeling". O episódio será emitido entre a semana de Natal e a de Ano Novo.


CITAÇÃO DO DIA

"Sinto que o meu percurso vai ser feito nesse sentido."


Foi esta a resposta de Cristina Ferreira quando questionada sobre se se sente a substituta natural de Júlia Pinheiro.






Fala-se de:
Tozé Martinho


O argumentista caiu enquanto praticava jogging e no hospital nem lhe fizeram uma radiografia, penas lhe receitaram analgésicos e fisioetrapia. Tozeé Martinho diz-se vítima de negligência médica.




Fonte: 24 Horas