11 de fevereiro de 2011

Like and Dislike


Boa noite e bem-vindo a mais um Like/Dislike!

LIKE
Henrique Garcia


Numa TVI24 ainda demasiado verde e insegura, ele consegue ser uma das caras mais fortes e com melhor presença no ecrã. Henrique Garcia, que teve as honras de abrir o canal de notícias de Queluz, permanece com uma excelente condução no Jornal do Dia, todas as noites no TVI 24. Sem dúvida, um dos melhores da “velha guarda” jornalística portuguesa!

 
DISLIKE
Pedro Teichgräber no ar... por engano!


Pedro Teichgräber esteve no ar mais tempo do que o normal na última noite de sábado na RTPN. Depois de se despedir do Noticias às 24, e depois mesmo dos créditos finais, a emissão do canal de notícias seguiu com a transmissão de imagens do estúdio onde permanecia o referido pivô. Pedro Teichgräbrer esteve assim no ar, sem saber, durante mais de 10 minutos, enquanto gracejava umas piadas com os colegas em estúdio e também se preparava para gravar, ao que tudo indicava, os blocos noticiosos da madrugada.

Os erros (principalmente os técnicos) acontecem, mas é sempre de lamentar.

Falar Televisão


Antíteses



Durante largos anos Fátima Lopes deu voz aqueles que sofreram com a vida. Doentes, endividados, na solidão, afastados da família, a apresentadora tentou na SIC e na TVI aproximar essas mesmas pessoas de um suposto bem-estar.
Agora somos informados que a antiga "rainha das manhãs", actualmente a dar a cara por várias marcas direccionadas para as classes mais baixas, vai conduzir um programa para os "ricos". Estranho, no mínimo.

Depois de várias entrevistas, Fátima afirma ter mudado a imagem que tinha dos reality-shows em Portugal. Será mesmo? Porque não mostrar em primeiro lugar o luxo em que vivem os apresentadores da TVI, nomeadamente o da apresentadora de A Tarde É Sua? Foi uma ideia que me ocorreu, e que de certo seria rejeitada pela maioria dos profissionais de Queluz de Baixo.
Ao fim de alguns meses a pagar meras contas de 100 e 200 euros para os que tinham dificuldades em embolsar a electricidade, a água, e em resolver estragos relacionados com problemas nos electrodomésticos ou consolas, Fátima Lopes vai mostrar a Portugal vestidos, jóias, carros, que ascendem a um valor muito dificilmente alcançado por várias pessoas numa vida inteira.



Mais importante, qual a esperança que um programa como "Mulheres Ricas" irá gerar? No máximo os telespectadores concluirão: "Que inveja! Porque não me casei com aquele homem?".

Não quero com isto dizer que não goste de Fátima Lopes, muito pelo contrário, porém considero que a futilidade lhe assenta muito, mas muito mal. É pena...
Veremos como o programa será produzido para termos uma ideia mais clara de tudo.

David Costa quer ganhar "Portugal Tem Talento"!

No segundo ano do ensino básico, David Costa passou a ser um dos favoritos à vitória de Portugal Tem Talento. Com sete anos, o jovem julga mesmo que pode ganhar o concurso apresentado por Bárbara Guimarães. "O David está muito satisfeito. Ele diz-me: 'Mãe agora vou ganhar isto tudo' ", confessou a mãe Ana Cristina Costa.
O sonho deste concorrente começou desde cedo, numa feira, quando passou com o avô junto de um senhor que tocava concertina: "Quando tinha três anos, pediu uma concertina ao avô. Foi numa feira que há aqui. Viu um senhor a tocar e pediu uma coisa daquelas, nem sabia o nome".
Com o sonho de ser bombeiro, o jovem toca as músicas de ouvido, não tendo qualquer ensinamento na matéria: "Ele toca de ouvido. Ao fim de dez, vinte minutos já consegue tocar as músicas", explicou a progenitora.
Veremos qual o desfecho desde concorrente no programa que está a colocar os portugueses unidos ao talento nacional.




Quiosque: Notícias TV

Eunice Muñoz em "Alta Definição"!


Será em "Alta Definição" que Eunice Muñoz irá responder às perguntas de Daniel Oliveira. Depois de na semana passada Joaquim de Almeida ter sido o protagonista do programa de início das tardes de sábado da SIC, uma das actriz mais conceituadas de Portugal ocupará o seu lugar.
Os telespectadores poderão assim contar com segredos, emoções e histórias de vida que não irão deixar ninguém indiferente. Sábado, às 14:00, na SIC!

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Júlio Magalhães apoia Júlia Pinheiro


Em declarações à Notícias TV desta semana, o director de informação da TVI não teve qualquer problema em afirmar que irá acompanhar a estreia de Júlia Pinheiro na SIC. "Claro que vou a assistir ao programa dela. A nossa obrigação na TVI é estarmos atentos a tudo o que a concorrência faz e é claro que vamos estar atentos a tudo o que a Júlia vai fazer daqui para a frente", explicou Júlio Magalhães.
O pivô não esqueceu o que a mulher de Rui Pego fez pelo canal da Media Capital. Segundo Júlio Magalhães, Júlia Pinheiro deve tanto à TVI, como a TVI a ela: "A Júlia é uma grande profissional. Deve muito à TVI e a TVI deve-lhe muito também. Agora irá fazer na SIC o seu melhor".
O jornalista deu ainda a conhecer que a estação de Queluz de Baixo está bem de saúde e recomenda-se, tendo por base os últimos valores de audiências: "Somos líderes incontestáveis. Aliás, tivemos o melhor arranque em Janeiro desde o ano de 2007. É obrigação da concorrência reforçar-se, mexer-se e valorizar ainda mais os seus quadros, e isso é muito bom. Mas é também uma obrigação da TVI não adormecer à sombra do nome que tem".

Quiosque: Notícias TV

Fala-se - 11/02/2011

Boa tarde! Neste final de semana Fala-se de...

Cláudia Vieira

A namorada de Pedro Teixeira é a capa da edição comemorativa dos dez anos da GQ Portugal. Cláudia Vieira demonstrou toda a sua sensualidade e beleza numa produção ousada para a referida revista masculina. O resultado deixou-a bastante satisfeita com todo o trabalho realizado nos últimos dias. "Adorei fazer esta produção e soube-me muito bem voltar a fazer um trabalho fotográfico. Dei o meu melhor", referiu a actriz, apresentadora e modelo.


Catarina Furtado

Foi na conferência de apresentação das 7 Maravilhas da Gastronomia que Catarina Furtado revelou os óptimos dotes na cozinha do seu marido. Segundo a apresentadora da estação pública, é mesmo João Reis quem em sua casa alimenta a família: "Ele tem imensos dotes para a cozinha e isso até me inibe. Quando vivi em Londres, comecei por tentar, mas, depois, as coisas ficavam sem sabor. Se alguém que cozinhe bem provar o que eu cozinho, vai deixar o meu ego lá em baixo".

Quiosque: TV Guia, Vidas

"Mulheres Ricas" gera polémica


É o novo reality-show da TVI, que irá substituir "Uma Canção Para Ti "em meados de Abril. "Mulheres Ricas", com apresentação de Fátima Lopes, promete ostentar o mundo da riqueza e de luxo que vivem determinadas personalidades. Apesar da ideia seguir o conteúdo de uma "Grande Reportagem" da estação Carnaxide que obteve boas audiências, muitas são as famosas insatisfeitas com esta estreia.
É o caso de Margarida Ibérico Nogueira, que afirma que não estamos em tempo de mostrar riquezas: "O programa pode vencer sonhos, mas acho de uma decadência enorme estar a mostrar o mundo dos ricos numa altura destas, considero muito triste". Apesar disto, a mulher do conhecido cirurgião plástico, não foi a única a demonstrar o seu desagrado. Uma fonte anónima confessou ao Diário de Notícias o seguinte: "Se eu não fosse rica e assistisse a este programa iria sentir uma revolta horrorosa".


"Este tipo de formatos serve para quê? Para acelerar o físico? As pessoas não vão poder beber champanhe e comer lagosta", criticou Jô Caneças, que curiosamente participou na referida reportagem na qual a SIC exibia o estilo de vida de algumas pessoas que viviam bem acima da média nacional.

Apesar de tantas negas, a verdade é que existem algumas personalidades que valorizam o lado positivo do programa. Sem qualquer componente de tristezas ou polémicas, Margarida Prieto destaca o lado animador de "Mulheres Ricas": "A vida e a história tem-nos demonstrado que as classes sociais existem, é uma realidade, mas cada vez mais há oportunidades para todos. É preciso trabalhar".

De salientar por fim as dificuldades de casting referidas pelas entrevistadas. Segundo elas, os maridos podem ser um grande entrave à participação das "ricas" no novo programa da TVI. "Elas até nem se importavam de participar, o problema vão ser os maridos... eles vão dizer que eles não autorizam", explicou Maria Manuel Cyrne.
Frente a esta dificuldade, a esperança está nas "novas ricas", tal como refere Margarida Ibérico Nogueira.

Resta esperar por mais novidades sobre o novo reality-show da estação de Queluz de Baixo que, não tendo estreado, já está envolto em polémica.

Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa - 11/02/2011


Bom dia, seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta sexta-feira! Sintonize-se com o Televisão-Opinião!

RTP e a adopção do novo acordo ortográfico



No dia 1 de Janeiro deste ano a estação pública decidiu adoptar o novo acordo ortográfico, que a muitos portugueses faz confusão. Para José Alberto Carvalho, director de informação do primeiro canal, esta mudança foi importante para fidelizar os telespectadores com algo que no futuro será inevitável: "Não tenho a mínima dúvida de que isto também é serviço público. Ao antecipar-se, a RTP demonstra só que é ousada e que não tem medo de mudar".

Para todos os jornalistas da estação pública se familiarizarem com este novo acordo ortográfico, foi realizada uma formação aos mesmos, e disponibilizada uma ferramenta na Internet. "Não tinha um carácter obrigatório, mas julgo que passaram por lá cerca de 80% a 90% da totalidade dos jornalistas da empresa. Além disso, disponibilizámos um conjunto de ferramentas na Intranet da empresa", explicou José Alberto Carvalho.

A próxima fase desta mudança passa pelo desenvolvimento de correctores ortográficos na redacção. Só desta forma se conseguirá promover uma maior eficácia não só junto dos profissionais da estação pública, como também dos telespectadores. Afinal, para o marido de Marta Atalaya "daqui a dez anos será tão estranho falar do antigo acordo como do escudo".

Problemas na informação de Carnaxide



O aumento dos subsídios de apresentação de noticiários para apenas alguns pivôs, levou a que os que não foram contemplados com um acréscimo no salário se revoltassem. É o caso de Andreia Vale, que se juntou à comissão que irá contestar a decisão de Luís Marques. A TV Guia desta semana lança um possível cenário desta queixa, tendo em conta a ligação que a jornalista tem com o director de programas da SIC.

No entanto, os problemas na informação do terceiro canal não se ficam por aqui. Segundo a publicação da Cofina vários foram os jornalistas que já contactaram Emídio Rangel para assegurarem um lugar na nova estação que este irá fundar. Apesar de alguns dos interessantes também pertencerem à redacção do canal da Media Capital, é importante referir que os visados são bem conhecidos junto dos telespectadores.
O mal-estar vivido na informação leva assim a que Emídio Rangel seja uma solução para muitos profissionais da televisão portuguesa, elevando mais uma vez a sua importância junto dos que trabalham no grande ecrã.
Veremos quais as repercussões de tais contactos no futuro.


Citação do dia

"Eu fui um deles"

Manuel Luís Goucha, a propósito de ter feito parte do grupo de telespectadores que não perdeu a estreia de Portugal Tem Talento.


Número do dia

24,6%

Foi esta a audiência média que o jogo entre a selecção nacional e a Argentina obteve na última quarta-feira.



Quiosque: Diário de Notícias, TV Guia

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


A entrevista de Costinha

A entrevista que Costinha deu segunda-feira à Sport TV parece saída de um sketch dos Gato Fedorento. Numa penada, o director desportivo do Sporting zurziu em tudo e todos - no clube ("O Trezeguet preferiu o Hercules ao Sporting" e "o Sporting parece mais uma rampa de trampolim do que um clube grande"), no director-geral José Couceiro ("é uma excelente pessoa, mas veio resolver aquilo que eu também resolvi, ou seja, nada"), nos dirigentes ("a saída de Liedson é ruinosa para o clube") e no treinador ("Paulo Sérgio tem qualidades mas não é o melhor treinador do mundo"). O mais espantoso é que, 24 horas depois da entrevista, Costinha, independentemente das razões para o que disse, ainda continue em funções no clube. Ele bem jura que vai "no barco até ao fim". Resta saber que fim e a que porto chegará o barco.


Polémicas desportivas à parte, olhemos a relação entre a mensagem e o meio. Nas últimas horas já ouvi meio mundo dizer de Costinha o que Maomé não disse do toucinho. Costinha é tudo menos tonto, sabe perfeitamente o que disse, e tem perfeita consciência, porque anda nisto há muitos anos, do impacto das suas palavras. Ainda para mais porque se formou desportivamente numa casa, o FC Porto, onde a gestão das palavras é, como se sabe, controlada de forma particular.


Costinha pensou em tudo, até no canal em que decidiu dar a entrevista. Poder-se-á pensar que provavelmente, disse ali porque foi a Sport TV que o convidou para uma entrevista. Não sejamos ingénuos. Um director desportivo de um grande clube sabe com quem falar se quiser dar uma entrevista polémica à RTP, à SIC ou à TVI. Fazê-lo na Sport TV tem uma leitura: Costinha quis falar internamente para o mundo do futebol. O "crime" foi premeditado.