29 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano - Novembro

Boa Noite! Está em linha o Protagonista do Ano referente ao mês de Novembro.
Sexta-feira, 6 de Novembro 22 horas e 10 minutos. Estava no ar a "prova de fogo" para Sónia Araújo.

Depois de mais de uma década a alegrar a Praça que acompanha diariamente os portugueses, a conhecida apresentadora estreou "Família, Família". O nervosismo i
nicial quase que passou despercebido e com o passar do tempo pudémos ver Sónia Araújo no seu melhor.

Sempre linda, elegante, bem vestida, simpática, sorridente. Tudo aquilo a que nos habituou. Já aqui falei diversas vezes que não merecia audiências tão baixas, mas o público é soberano. "Estou a gostar muito de fazer o programa. Gosto do projecto em si, gosto do formato, porque aprecio programas de variedades e espetáculo. Este tem as duas componentes para ser um bom programa de entretenimento.", afirmou em entrevistas.

Lembrando o percurso da apresentadora, é notório que tem "crescido" cada vez mais, desde o tempo em que acompanhava Manuel Luís Goucha, até à actualidade em que dá o "Bom Dia" aos portugueses ao lado de Jorge Gabriel.

Sempre pautou pela simplicidade e creio que esse
é o seu maior segredo para o sucesso. Foi mãe em Março deste ano, e tudo isto a aproximou ainda mais do seu público. Tem empatia com a câmara e é bastante sincera em tudo o que diz. "2009 foi um ano em grande. Tive os meus filhos e um novo programa", revelou recentemente.

Talvez um dos outros feitos de 2009 é a segunda temporada do programa que a RTP está a preparar já para Janeiro. Um reconhecimento das suas qualidades
e a confirmação da aposta que a RTP1 fez em si.

Quem melhor para ser O Protagonista do Mês de Novembro do que Sónia Araújo? A estrela do canal estatal está de parabéns!

Fecho (Discurso Directo)



Boa noite. Esta semana, Miguel Reis assume o papel de entrevistador no Discurso Directo.

Começo a edição desta noite, da mesma forma que o fizeste na semana passada: Se tivesses de oferecer um presente a uma estrela da SIC, a quem o darias e o que darias?
É difícil escolher, sou sincero. Mas neste momento, só me vem à cabeça João Manzarra. Daria um novo programa, onde ele pudesse expandir a sua vertente humorística. Ele merece!

E a quem não oferecerias nada, nem que te pagassem?
A Bárbara Guimarães. A estrela da SIC, tem brilhado cada vez menos. Culpa dela, e da direcção de programas, que não encontra um formato televisivo à sua medida.


Neste natal, a SIC apostou em cinema à noite. Pode-se dizer que saiu vencedora, pois fez resultados que não alcança no seu habitual horário nobre. Achas que a estação de Carnaxide, por exemplo, devia ter às sextas-feiras um serão de cinema?
Era uma boa tentativa de mudar a programação em Portugal. Sim, concordo. No entanto, os filmes tiveram bons resultados pois, para além de serem estreias, havia míudos em casa.
Só acredito que um filme faça boas audiências, caso seja uma grande estreia. Caso esta aposta fosse para a frente, daria credibilidade à SIC.

Perfeito Coração passa a ser diário, a partir de Janeiro. Esta medida nunca foi descartada por Nuno Santos e finalmente vê-se concretizada. O que achas desta novela passar a ser emitida de segunda a sexta?
Acho bem. Só espero que não fique à quem das expectativas. É provável que a novela venha a diminuir a audiência conquistada aos fins-de-semana, e caso isso aconteca, a SIC terá de acarretar com as consequências.
Se existirem resultados positivos, duvido que sejam nas primeiras semanas de exibição. O share deve situar-se entre os 18% e os 20% de share, devendo aumentar depois.

A SIC, numa nota de imprensa, comemora a liderança conquistada pelos seus magazines desde a estreia dos formatos, em 2009. É referido que Fama Show, Episódio Especial e, mais recentemente, Alta Definição, detêm “a preferência do público em relação aos programas concorrentes no mesmo horário”. Qual é a tua opinião relativamente aos magazines líderes da SIC?
Os magazines têm sucesso. Vencem a concorrência. Todas as pessoas reconhecem isso. No entanto, o que não acho bem é que a SIC esteja constantemente a gabar-se destes pequenos feitos. É bom para o seu astral, mas se formos a ver bem, o principal problema da estação não é aos fins-de-semana. É sim, de segunda a sexta-feira, a partir das 21:00.

O Formigueiro estreou com praticamente 29% de share e 11.3% de audiência média. No segundo programa alcançou resultados semelhantes. O que achas sobre este programa?
Achei graça, apesar de não ter estado com muita atenção. Vê-se bem, e Marco Horácio tem piada. O que me surpreendeu foi quando soube que afinal "O Formigueiro" teria apenas duas emissões. Não há dúvidas que a crise já chegou à SIC. Aliás, a todos os canais.

Este domingo, Catarina Boto foi expulsa do "Ídolos". O que achas-te desta expulsão? Foi justa?
Não, não foi. E por este caminho, o Salvador e a Inês vão fazer parte dos 5 finalistas com prestações bastante inferiores à de outros colegas. O público é soberano, mas nem sempre tem razão.

Cláudia Vieira fala da saída de Catarina Boto

Cláudia Vieira diz hoje ao 24 Horas que a saída da concorrente da Venda do Pinheiro foi aquela que mais lhe custou. "Tínhamos oito finalistas maravilhosos e a noção de que talvez dois ou três mais fracos, mas que se calhar, não coincidiam com os que tinham mais ou menos popularidade e poderia sair um potencial ídolo. Foi o caso da Catarina.", argumentou a apresentadora.

Ainda no decorrer das suas declarações, Cláudia Vieira elogia as capacidades da concorrente eliminada."Tem um vozeirão e uma atitude magnifica e merecia estar numa final. Talvez até merecesse ser a vencedora, porque não? Mas merecia, pelo menos, chegar aos três, quatro últimos finalistas."

Apesar de tudo, Catarina Boto não se sente derrotada, "Não me sinto injustiçada. O público tem sempre os seus favoritos e, pelos vistos, eu não era um deles. Isto não era de todo o meu sonho, mas sim um ponto de partida. Acho que consegui o que queria e agora é tempo de seguir em frente.", afirmou. Outro dado curioso da última gala é o facto de Catarina Boto ter cantado com 39 graus de febre.

Quem serão os "dois ou três concorrentes mais fracos" de que Cláudia Vieira fala?

Ana Boa manda boca à direcção de programas da SIC


A manhã de hoje do "Companhia das Manhãs", teve como convidados os actores que vão estar presentes na gala de fim de ano de "Ídolos". Quando Rita Ferro Rodrigues falou com Ana Bola, sobre o que se podia esperar sobre este especial, a humorísta, conhecida pelo seu profissionalismo e irreverência, não se ficou pelas meias palavras! Depois de referir, a brincar, que foi ao baú da SIC, retirar castings que nunca foram para o ar (aqueles que Ana Bola, Maria Rueff, César Mourão, Joaquim Monchique, entre outros, estão a intrepertar), esta confessou que era também nesse baú que estavam os "quatro programas de VIP Manicure que não foram para o ar".

A humorísta não brinca em serviço!

Audimetria - 28/12/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz obteve 27,7% de share, conta os 25,3% da RTP1, e os 22% da SIC.
No horário das 19:00, o especial "Preço Certo" liderou. Com 11,8% de rating e 34,1% de share, Fernando Mendes venceu "Morangos com Açucar", que alcançaram 10,2% de audiência média e 28,5% de share. Quanto a "Nós por Cá", ficou-se pelos 20 pontos.
No que toca aos noticiários, o "Telejornal" foi o mais visto, tal como podemos ver no top5 dos programas com maior audiência do dia. Seguiu-se o "Jornal Nacional", com 12,6% de rating e 29,6% de share, e do "Jornal da Noite", com 10,6% de rating e 25,1% de share.
A partir das 21:00, "Repórter TVI", venceu a "Reportagem SIC", tal como podemos ver na tabela fornecida pela Mediamonitor. Enquanto a primeira alcançou 14,1% de rating e 32% de share, a segunda ficou-se pelos 12,7% de audiência média e 28,9% de share.
"Meu Amor" foi o programa mais visto do dia, seguida de "Deixa que te Leve". Ambas as novelas estiveram acima dos 38 pontos.
"Perfeito Coração" esteve bem. Depois de ontem ter entrado no top5, hoje chegou aos 9,7% de rating e 23,4% de share. A novela da SIC tem vindo a subir.
"Jogo Duplo" e "Esta é a nossa Rua", na RTP1, ficaram-se pelos 22 pontos.
Por fim, quanto ao duelo entre "Viver a Vida" e "Sentimentos", a ficção da TVI venceu a da SIC. Enquanto a novela da estação de Queluz de Baixo chegou aos 7,7% de rating e 30,3% de share, a da estação de Carnaxide, ficou-se pelos 6,9% de audiência média e 23,8% de share.

Últimas SIC

Quinta-feira, 31 de Dezembro, "Os Melhores Vídeos do Ano".

Segunda-feira, dia 4 de Janeiro, "Perfeito Coração" passa a ser diário.

Revista de Imprensa 29/12/09

Bom Dia! Está em linha a Revista de Imprensa desta terça-feira

Mariana Monteiro, Helena Costa, Sara Prata e João Cajuda a caminho de Los Angeles
São quatro dos actores mais promissores da actualidade e estão de malas aviadas para Los Angeles. Mariana Monteiro, Helena Costa, Sara Prata e João Cajuda partem no próximo dia 5 de Janeiro para fazerem um workshop de representação. O curso terá a duração de um mês, mas ainda antes de se dedicarem aos estudos, o grupo vai divertir-se. Assim, depois de instalados na casa que alugaram, passarão uma semana de férias na cidade de Nova Iorque.

Programa de Marco Horácio e Eduardo Madeira em pré-produção


Depois de ter dado a cara por "O Formigueiro", Marco Horácio está prestes a regressar aos ecrãs do canal de Carnaxide. Desta vez terá a seu lado Eduardo Madeira e juntos prometem fazer rir os portugueses. Trata-se de um programa de humor que contará com algumas personagens de "Caixilhos e Laminados", que a dupla fazia para a Rádio Comercial. "É um programa diário que se vai debruçar sobre a actualidade nacional e mundial, abrangendo todas as áreas, da política ao desporto.", afirmou Marco Horácio ao 24 Horas. Os trabalhos já arrancaram e as gravações iniciam-se já em Janeiro. Todavia, o formato ainda não tem nome definido e o seu início deverá ser também no primeiro mês do ano.


CITAÇÃO DO DIA

"No início do programa dramatizava muito e falava muito rápido."

A frase de hoje pertence a Filomena Cautela









Fala-se de: Nuno Graciano
O apresentador da SIC foi pai no passado domingo. Maria nasceu eram cerca das 11:30 da manhã e o pai babado assistiu ao parto. "Valeu a pena, só para sentir a emoção", disse ao jornal 24 Horas.

Fontes: 24 Horas, Notícias TV

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 da semana.

"O Formigueiro", foi o programa que estreou na semana passada na SIC. Estreou, mas já acabou. Foram apenas duas emissões especiais, para a estação de Carnaxide ver se agarrava o público.
Conclusão: Marco Horácio foi a Espanha, e lá fez o favor de gravar dois programas com Manuel Moura dos Santos e Diana Chaves.
Isto porquê? Porque a SIC não tem dinheiro. E sem este pequeno pormenor, não se vai a lado nenhum. Nuno Santos bem quer, mas o orçamento não deixa.

No entanto o problema continua. O horário das 21:30 às 23:00 não tem conteúdo nem audiência. Ora, sendo o principal horário para passar publicidade, e se a SIC não tem público, isso vai prejudicar a existência de anúncios. Afinal quais são os anunciantes que querem gastar dinheiro para serem vistos por meia dúzia de pessoas?
Pelo que soubemos nos últimos dias, "Perfeito Coração" vai passar a ser diário. Mas será que chega? 2010 vai continuar a ser um ano de dúvidas para a SIC. As certezas acabam por não ser muitas.
O público é que já não tem dúvidas: a crise já chegou às televisões.