11 de janeiro de 2011

SÓ Séries

Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje relembramos a série “Todos gostam do Raymond”, uma série que teve o seu término em 2005, mas que está actualmente a ser reproduzida pelo canal SET.
Raymond Barone (Ray Romano) é um escritor desportivo de um jornal, pai de uma menina e de dois rapazes gémeos, cuja vida é constantemente paralisada (e atrapalhada) pelos seus pais intrometidos. A sua relação com a sua esposa, Debra (Patricia Heaton) é uma constante azáfama. Queixando-se incessantemente de não receber o reconhecimento do marido pelo seu trabalho doméstico e com as crianças, é frequente ver Debra a perder a cabeça e a descarregar, acima de tudo, em Ray.
Marie Barone (Doris Roberts) é a matriarca da família Barone. Intrusiva, controladora, manipuladora e excessivamente protectora (pelo menos com Ray), vive juntamente com o marido na casa em frente da do filho, o que leva a um contacto permanente, para grande pena de Ray e Debra. Frank (Peter Boyle), por seu lado, é um veterano de guerra, cujo facto faz frisar sempre que pode. Rude, mal-educado e sem limites, Frank desespera a família e, principalmente, a mulher.

Por fim, e porque infelizmente fica sempre para último na família, temos Robert Barone (Brad Garrett), um polícia que vive durante as primeiras temporadas com os pais, e que nutre uma profunda inveja pelo irmão – no fundo fundada, no sentido em que é sempre o menos apreciado e criticado pela família. Contudo, nem por isso os laços que unem estes dois irmãos deixam de sobressair nos momentos mais críticos. A sua mais célebre frase será, para sempre, “everybody loves Raymond” (toda a gente gosta do Raymond), o título da série.

Uma série que durou 9 anos, vale a pena sempre rever este sucesso de gargalhadas que é a série. Infelizmente cada vez menos assistimos a produções desta qualidade, pelo que vale a pena assistir, todos os dias, no canal Sony Entertainment Television.

Até para a semana!

TVI quer “roubar” Cláudia Vieira à SIC

claudiavieira2_thumb_medium304_250


As recentes contratações da estação de Carnaxide à concorrente de Queluz de Baixo parecem não mais acabar, mas, ainda assim, os responsáveis desta última estão já a preparar uma “resposta”.

É que, segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, André Cerqueira, mandatado por Bernardo Bairrão esteve já reunido com Cláudia Vieira e apresentado uma aliciante proposta. Ao que parece, um dos envolvidos nesta abordagem foi o namorado da actriz e também ele exclusivo da TVI, Pedro Teixeira.


Para além de uma quantia choruda, terá sido prometido à cara de Ídolos um papel de destaque no lote de apresentadores de Queluz de Baixo, bem como o protagonismo de uma das próximas telenovelas.

Apesar de tudo, parece que as negociações não chegarão a bom porto, até porque a ainda estrela da SIC tem um contrato com a televisão de Pinto Balsemão válido até ao final de 2012.


Quiosque: TV 7 Dias

Falar Televisão


Outra vez

As presidenciais estão a chegar, e os tempos de antena já reinam na televisão portuguesa. Compreendo que seja necessário que os políticos e respectivos partidos difundam as suas ideias e propostas para os próximos anos, no entanto torna-se demasiado chato para um telespectador visionar sempre as mesmas campanhas, sempre os mesmos discursos, sempre as mesmas caras. De facto, seria uma óptima notícia que os problemas nas negociações do Estado com as estações privadas ditassem o seu término. Tanto a SIC como a TVI perdem audiências nesse horário, e muitos dos telespectadores consideram o Tempo de Antena um acessório e não um conteúdo televisivo que de facto ajude na decisão de voto. No fundo, uma "chatice".



Em termos de política, seria bastante interessante apostar-se em programas dedicados às propostas do candidatos, nas quais os portugueses os pudessem questionar sobre aspectos que considerassem relevantes. No entanto, não existe a mínima preocupação em alterar algo que está enraizado e gasto. Afinal, estamos num país onde a criatividade é pouca ou nenhuma.

Resta questionar o seguinte: sabendo que são os portugueses que pagam as despesas com este Tempo de Antena, não deveriam ter eles um voto na matéria aquando da colocação das campanhas nas estações televisivas? Já agora, para quê apostar nestes conteúdos de propaganda se existem os debates entre os vários candidatos em horário nobre? É uma aposta do Estado que continuo a não entender, assim como das próprias televisões que poderiam sugerir algo mais esclarecedor e menos maçudo. Enfim...

Maria João Bastos só pensa no presente


Os últimos rumores que dão conta das negociações da SIC no sentido de contratar Maria João Bastos à TVI parecem não distrair a actriz. Totalmente dedicada à sua personagem em Sedução, a cara de Queluz de Baixo refere que só o presente está nos seus planos: "Neste momento estou a fazer uma novela na TVI e a preparar um novo filme que começarei a filmar em Fevereiro e é nisso que estou focada".
À Flash! deixou ainda escapar que não é por ser amiga de Gabriela Sobral que irá abandonar uma casa que desde cedo apostou em si. "As amizades não se misturam com o trabalho", revelou à referida publicação. Consciente das últimas movimentações no mercado televisivo português, Maria João Bastos demonstrou-se muito contida nas suas palavras, não adiantado pormenores sobre a sua possível transferência para a SIC. "Não vou falar sobre as minhas questões contratuais", finalizou.

Quiosque: Flash!

Esta noite...



... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Fala-se! 11/01/2011



Boa tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta terça-feira!





Vanessa Oliveira


Depois de tentar esconder de tudo e todos o seu relacionamento com o colega Rui Porto Nunes, a apresentadora confirmou, finalmente, o estado de alegria que vive.

“É inevitável esconder, até porque andam atrás de nós para todo o lado. Estou bem e espero continuar assim”, confessou Vanessa Oliveira à edição desta semana da Nova Gente.



João Manzarra e Jéssica Athayde


Apesar de insistirem em esconder o relacionamento que parece cada vez mais existir entre ambos, a actriz voltou a marcar presença na gala especial vencedores do Ídolos que a SIC emitiu no passado domingo.

Apesar de se manter bastante discreta e quase sempre nos bastidores, Jéssica Athayde não resistiu a ver a actuação de alguns dos vencedores do talent-show de Carnaxide. Os dois jovens já não conseguem esconder a cumplicidade que os une…


Quiosque: Vidas, Nova Gente

Parabéns, Vanessa Vieira Dias!


A nossa Vanessa está de parabéns! A autora do Cine-Opinião e Ponto M, celebra hoje o seu aniversário. Sempre de olhos postos na moda e nas telas de cinema, a Vanessa tem dado provas do seu talento para estas duas áreas. O Televisão-Opinião tem por isso o privilégio de contar com a sua opinião semanalmente.

Tem um bom dia Vanessa ;)

Revista de Imprensa 11/01/2011



Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!


Margarida Marinho será “mulher cheia de contradições”

Depois da brilhante prestação em Meu Amor, a actriz está já a preparar o seu regresso ao pequeno ecrã e, mais uma vez, em parceria com António Barreira.


É já em Março que as gravações arrancam e, embora ainda esteja tudo escondido dos telespectadores, a Notícias TV desta semana revela alguns pormenores sobre a próxima personagem de Margarida Marinho. “É uma mulher muito forte, cheia de contradições. Tem uma maneira de estar na vida bastante voluntariosa”, explicou a actriz à referida publicação. Ainda segundo o autor esta personagem “tem origens humildes, mas enriqueceu”.


A avaliar por aquilo que a imprensa tem especulado, Margarida Marinho prepara-se para ser mãe da personagem de Rita Pereira e com ela disputar o coração de Marco D’Almeida, numa trama que arrancará “num país europeu”: “A novela vai contar a história de portugueses que emigraram e depois regressaram”, explicou ainda António Barreira.


Eduardo Madeira prepara regresso à RTP

Depois de uma passagem sem sucesso pela SIC, onde apresentou, ao lado de Bárbara Guimarães M F e de Marco Horácio o Notícias em 2ª Mão, o humorista está de volta à televisão pública.


E já prepara um programa para o próximo mês de Fevereiro. Quem o garante é o próprio, em entrevista ao Diário de Notícias: “Em Fevereiro estarei a fazer um programa. Regresso ao lado de humoristas e dos melhores. O projecto ainda está numa fase preliminar”, frisou.


Resta aguardar para saber qual será o novo programa, mas é de esperar que seja o mesmo em que estará envolvido, por exemplo, Bruno Nogueira, entre muitos outros.


CITAÇÃO DO DIA:


"(Portugal tem Talento) Vai ser o primeiro grande acontecimento televisivo do ano"

Nuno Santos

Número do dia:


35.3


Foi o share médio alcançado pelo regresso de Casos da Vida à TVI, no passado domingo.

Quiosque: Notícias TV, Diário de Notícias


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Estudo de caso

Tem toda a legitimidade, o Governo, ao pretender reduzir as verbas pagas às estações privadas pelos tempos de antena. O ano vai ser duro - e mau seria se o Estado, para manter as convenções do jogo eleitoral, estivesse agora na disposição de pagar às televisões aquilo que já anunciou pretender negar a outros fornecedores.



Têm igualmente toda a legitimidade, a SIC e a TVI, ao rejeitarem a primeira proposta do Governo. O direito a um sinal de TV implica uma série de compromissos, mas a aceitação automática de reduções orçamentais impostas pelo cliente Estado não está prevista entre esses compromissos.


E tem igualmente toda a legitimidade, Pinto Balsemão, ao sugerir que, se não houver acordo, então talvez a SIC possa ser dispensada da obrigação dos tempos de antena. A SIC e a TVI são estações privadas, a operar num mercado altamente competitivo contra um concorrente com centenas de milhões de euros anuais em indemnizações compensatórias - era o que faltava não terem direito a negociar.


O problema é que, aqui, o que está em causa não são direitos: são necessidades. Tanto a SIC como a TVI, e mesmo não vivendo ambas o mesmo momento financeiro, precisam dos tempos de antena e precisam de um acordo com o Estado. Que vai chegar (se ainda não chegou).


Falta é saber em que tom. E o tom diz quase tudo. Neste pequeno debate concentram-se, bem vistas as coisas, todos os dilemas da exploração privada de televisão em Portugal.